Como atualizar do openSUSE Leap 42.2 para o openSUSE Leap 42.3

Confira, nesta dica, o passo a passo de atualização para o openSUSE Leap 42.3, seja utilizando pela mídia de instalação ou alterando os repositórios.

Passo a passo de atualização do openSUSE Leap 42.2 para o 42.3

 Você vai aprender, neste tutorial, a atualizar do seu openSUSE Leap 42.2 para o Leap 42.3, seja utilizando a mídia de instalação ou alterando os repositórios.

 Na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro de 2018, chegará ao fim o suporte oficial para o openSUSE Leap 42.2, lançado em julho do ano passado. Com isso, todos os usuários deverão atualizar para a versão mais recente, o openSUSE Leap 42.3, para continuar recebendo as correções de segurança e atualizações de pacotes.

 Apesar de considerar (na minha opinião) uma instalação "limpa" do openSUSE Leap 42.3 a melhor opção, é possível atualizar da versão 42.2 para a 42.3 sem problemas, desde que siga à risca alguns procedimentos, e é isso que você vai aprender neste passo a passo que preparamos!

Índice

Preparativos;
Resumo dos métodos de atualização disponíveis;
Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 via mídia de instalação (recomendado);
Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 alterando os repositórios;
Restaurando os repositórios "antigos" (opcional).



  Preparativos

 O processo de atualização para a versão mais recente do openSUSE Leap é relativamente fácil, porém, fique atento a alguns detalhes que você deverá seguir ANTES de realizar este procedimento:

   O upgrade funciona apenas da versão anterior (42.2) para a mais nova (42.3)

 Para garantir o sucesso do processo, só é recomendado atualizar para a versão mais recente do openSUSE Leap 42.3 se você estiver executando a versão anterior, o Leap 42.2.

 Caso ainda utilize o openSUSE Leap 42.1, você pode até tentar atualizar diretamente para o Leap 42.3, porém, o risco de quebrar o sistema será grande. Note que também não é possível atualizar para o Leap 42.3 se estiver utilizando uma versão mais antiga do openSUSE, como a 13.2. Nestes dois casos, a melhor solução é fazer uma instalação "limpa", como indicamos neste artigo.

   FAÇA BACKUP de todas as suas músicas, imagens, documentos, etc.

 Antes de tudo, você deve fazer backup de todos os seus arquivos pessoais importantes, como documentos, músicas, imagens e vídeos (principalmente se você não utiliza uma partição /home separada), pois caso aconteça algum imprevisto durante o processo de upgrade, poderá restaurá-los posteriormente.

   Faça backup da sua atual lista de repositórios [OPCIONAL]

 Ao realizar o upgrade para a nova versão do openSUSE Leap, todos os repositórios que você adicionou (como o Packman, do Google Chrome, Opera e outros) serão removidos, dando lugar apenas aos repositórios oficiais do openSUSE Leap 42.3. Porém, é possível restaurá-los após a conclusão do upgrade, para isso, basta executar o comando abaixo para criar uma cópia de segurança dos mesmos:

sudo cp -Rv /etc/zypp/repos.d /etc/zypp/repos.d.BKP

   Instale todas as atualizações do openSUSE Leap 42.2

 É recomendável você instale todas as atualizações disponíveis para o seu openSUSE Leap 42.2 ANTES de realizar o upgrade para a versão mais nova.
 Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo zypper ref && sudo zypper up

 Ou atualize-o através do YaST, pelo módulo "Atualização Online".

 Após, você deve reiniciar o seu computador para concluir o processo de atualização, ok?!


  Resumo dos métodos de atualização disponíveis

 Existem duas maneiras de atualizar do openSUSE Leap 42.2 para o openSUSE Leap 42.3, são elas:

   Atualização via mídia de instalação (recomendado)

 É a maneira mais prática e fácil de realizar o upgrade para o openSUSE Leap 42.3, já que todo o processo é realizado graficamente. Você pode usar o DVD de instalação do openSUSE Leap 42.3 ou a mídia Netinstall (necessário uma conexão ativa à internet).

   Atualização via alteração dos repositórios

 Este método de atualização consiste em alterar os repositórios do openSUSE Leap 42.2 para os do openSUSE Leap 42.3 e após, realizar a atualização da distribuição. É mais "difícil" que o método anterior e requer um pouco mais de atenção.


 Logo abaixo mostro o passo a passo de cada método, basta apenas escolher a melhor opção para o seu caso.


  Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 via mídia de instalação

 Você vai aprender agora a atualizar do openSUSE Leap 42.2 para o Leap 42.3 através da mídia de instalação (DVD ou Netinstall), que, na minha opinião, é a maneira mais fácil e prática de realizar o upgrade.

 Para isso, baixe a ISO através do site oficial, acesse:

  https://software.opensuse.org/distributions/leap

 Ou através dos links (também oficiais) abaixo:

 DVD (4,3 GB):

 Netinstall (108 MB):

 Após o download, grave a ISO num DVD/CD (instruções para Linux e Windows) ou crie um pen drive bootável (instruções para Linux e Windows), configure o Setup do seu computador para dar boot pela mídia de instalação criada (aprenda aqui e/ou aqui) e vamos ao que interessa!

 Supondo que você já tenha instalado todas as atualizações no seu openSUSE Leap 42.2 e tenha feito um backup de todos os seus arquivos importantes, reinicie o seu computador e dê boot no mesmo com a mídia de instalação do openSUSE Leap 42.3 que você criou anteriormente.






 Será exibido uma janela semelhante à imagem abaixo, selecione a opção "Upgrade" e pressione Enter em seguida:

Tela de boot do openSUSE Leap 42.3

 Aguarde o carregamento do sistema e em seguida, selecione o seu Idioma (no meu caso, o "Portuguese (Brazilian) - Português brasileiro"), o Layout de teclado (o "Português (Brasil)" é a opção padrão) e leia o Contrato de Licença do openSUSE Leap 42.3.

 Feito isso, clique em "Próximo", na parte inferior direita da tela:

Escolha o seu idioma, o layout do teclado e leia o Contrato de Licença do openSUSE

 O instalador fará uma busca pelos sistemas operacionais presentes no(s) seu(s) disco(s) rígido(s) e irá listar, logo em seguida, o seu openSUSE Leap 42.2 (informando qual a partição onde está instalado e o sistema de arquivos do mesmo). Apenas deixe-o selecionado e clique em "Próximo":

Selecione o sistema que deseja atualizar (no caso, o openSUSE Leap 42.2)

 Logo após, todos os repositórios do seu openSUSE Leap 42.2 (incluindo os que você adicionou manualmente) serão removidos, como mostrado pela imagem abaixo.

 Clique em "Próximo" para continuar:

Repositórios utilizados no openSUSE Leap 42.2 serão removidos

 Em seguida, serão apresentados os novos repositórios que serão adicionados no sistema. Recomendo que deixe selecionado as opções padrão e clique em "Próximo":

Os novos repositórios do openSUSE Leap 42.2 serão adicionados ao seu sistema

 E aguarde enquanto é feito o download dos metadados dos repositórios:

Aguarde enquanto os repositórios são adicionados

 O Contrato de Licença do openSUSE Leap 42.3 será exibido novamente, apenas clique em "Próximo" para continuar:

Leia e aceite o contrato de licença do openSUSE

 Após, será exibido um resumo de todas as alterações que serão realizadas no seu sistema, como mostrado pela imagem abaixo.

 Clique em "Atualizar" para iniciar o processo de atualização:

Configurações da instalação/upgrade

 Algumas licenças adicionais de pacotes serão exibidas logo em seguida (como mostrado neste exemplo AQUI), você deve aceitá-las para poder continuar com o processo de upgrade.

 Feito isso, clique em "Iniciar a atualização" para aplicar todas as mudanças:

Clique em "Iniciar a atualização"

 É iniciado o processo de atualização do openSUSE Leap 42.2 para o openSUSE Leap 42.3, agora é só aguardar:

Processo de atualização iniciado!

 Clicando na aba "Detalhes", você poderá acompanhar todas as mudanças que estão sendo realizadas no seu computador. É também uma boa hora para você ir até a cozinha e preparar um bom café, já que a atualização demora mais que a instalação "limpa"! :)

 Note também que após a instalação de todos os pacotes, será feita a atualização de alguns componentes e configurações do sistema (o instalador aparenta estar "travado", mas não está), você deve apenas aguardar a conclusão do processo, ok?!

Progresso do processo de atualização

 Concluída a atualização, será exibido uma janela de diálogo informando que o sistema será reinicializado, basta apenas clicar em "OK" ou aguardar os 10 segundos:

Clique em "OK" para reiniciar o sistema

 Após reiniciar, será exibido a tela do GRUB, listando o openSUSE Leap 42.3 e outros sistemas instalados no seu computador (caso tenha mais de um).

 Deixe selecionado o openSUSE e pressione Enter em seguida:

Tela do GRUB, mostrando o openSUSE Leap 42.3

 Faça login normalmente na sua conta de usuário:

Tela de login do openSUSE Leap 42.3 (com ambiente de área de trabalho KDE Plasma)

 E pronto! Você atualizou do openSUSE Leap 42.2 para o Leap 42.3 com sucesso!

Área de trabalho do openSUSE Leap 42.3 KDE Plasma


  Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 alterando os repositórios

 Também é possível atualizar para a versão mais recente do openSUSE apenas alterando os repositórios do seu sistema atual (no caso, o Leap 42.2). Esse processo é um pouco mais "trabalhoso" do que o upgrade via mídia de instalação (que mostramos anteriormente), mas funciona da mesma forma.






 Depois de instalar todas as atualizações disponíveis para o seu openSUSE Leap 42.2 e reiniciar o computador, abra um terminal e logue-se como root:

su

 E exclua todos os repositórios do openSUSE Leap 42.2 executando:

rm /etc/zypp/repos.d/*

 Feito isso, adicione os repositórios oficiais do openSUSE Leap 42.3 no seu sistema executando os comandos abaixo (um por vez):

zypper ar -f -n 'Repositório principal (Non-OSS)' http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/ download.opensuse.org-non-oss
zypper ar -f -n 'Repositório de atualização (Non-OSS)' http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/non-oss/ download.opensuse.org-non-oss_1
zypper ar -f -n 'Repositório principal (OSS)' http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/oss/ download.opensuse.org-oss
zypper ar -f -n 'Repositório principal de atualização' http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/oss/ download.opensuse.org-oss_1

 Os repositórios abaixo (também oficiais do openSUSE) são voltados principalmente a usuários avançados, já que fornecem os pacotes de depuração (Debug) e o código fonte dos aplicativos (Source). Eles são desabilitados por padrão, mas caso queira adicioná-los no seu sistema, basta executar os comandos abaixo (um por vez):

zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Debug' http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/oss/ repo-debug
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Debug-Non-Oss' http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/ repo-debug-non-oss
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug' http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/oss/ repo-debug-update
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug-Non-Oss' http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/non-oss/ repo-debug-update-non-oss
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Source' http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/oss/ repo-source
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Source-Non-Oss' http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/ repo-source-non-oss

 Logo após, execute o comando abaixo para conferir os repositórios presentes no seu sistema:

zypper lr -u

 A "saída" será semelhante a esta abaixo:

#  | Apelido                         | Nome                                    | Habilitado | Verificação GPG | Atualizar | URI                                                                     
---+---------------------------------+-----------------------------------------+------------+-----------------+-----------+-------------------------------------------------------------------------
 1 | download.opensuse.org-non-oss   | Repositório principal (Non-OSS)         | Sim        | (p ) Sim        | Sim       | http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/       
 2 | download.opensuse.org-non-oss_1 | Repositório de atualização (Non-OSS)    | Sim        | (p ) Sim        | Sim       | http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/non-oss/                  
 3 | download.opensuse.org-oss       | Repositório principal (OSS)             | Sim        | (p ) Sim        | Sim       | http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/oss/           
 4 | download.opensuse.org-oss_1     | Repositório principal de atualização    | Sim        | (p ) Sim        | Sim       | http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/oss/                      
 5 | repo-debug                      | openSUSE-Leap-42.3-Debug                | Não        | ----            | ----      | http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/oss/     
 6 | repo-debug-non-oss              | openSUSE-Leap-42.3-Debug-Non-Oss        | Não        | ----            | ----      | http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/ 
 7 | repo-debug-update               | openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug         | Não        | ----            | ----      | http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/oss/                
 8 | repo-debug-update-non-oss       | openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug-Non-Oss | Não        | ----            | ----      | http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/non-oss/            
 9 | repo-source                     | openSUSE-Leap-42.3-Source               | Não        | ----            | ----      | http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/oss/    
10 | repo-source-non-oss             | openSUSE-Leap-42.3-Source-Non-Oss       | Não        | ----            | ----      | http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/

 Atualize os novos repositórios (habilitados) adicionados anteriormente executando:

zypper --gpg-auto-import-keys ref

 E faça o download de todos os pacotes necessários para a atualização da distribuição com:

zypper dup -d

 Serão listadas todas as mudanças que serão realizadas, incluindo os pacotes que serão removidos, instalados e os que vão mudar de "fornecedor", como mostrado pela imagem abaixo.

 Para confirmar, digite s (sim) e pressione Enter em seguida:

Baixando todos os pacotes necessários para esta atualização
  FIQUE ATENTO - Será exibido o Contrato de Licença de alguns pacotes, como mostrado neste link AQUI. Leia-os até o fim (se for o caso) ou pressione q para pular; depois, digite sim para aceitá-los e pressione Enter para confirmar, ok?!

 Após concluído o processo de download dos pacotes (o que pode demorar), você deve "sair" da interface gráfica ANTES de realizar a instalação dos pacotes baixados anteriormente, já que o Xorg (servidor gráfico) poderá parar/travar, interrompendo assim o upgrade.

 Para isso, pressione Ctrl + Alt + F2 e faça login no terminal que será aberto, digitando root e informando a sua senha de administrador logo em seguida:

Faça login como root após "sair" da interface gráfica

 Depois, mude para o nível de execução (ou runlevel) 3 executando:

init 3

 Faça a atualização para o openSUSE Leap 42.3 (utilizando os pacotes baixados anteriormente) com o comando:

zypper --no-refresh dup

 Digite y (yes) e pressione Enter para confirmar:

Realizando o upgrade para o openSUSE Leap 42.3
  FIQUE ATENTO - Será exibido novamente o Contrato de Licença de alguns pacotes, tecle q para "pular" (caso não queira ler), digite yes para aceitá-los e pressione Enter para confirmar (veja este exemplo AQUI).

 Agora só resta aguardar enquanto é feita a instalação dos pacotes em cache:

É iniciada a instalação de todos os pacotes baixados anteriormente

 Concluído o processo, digite systemctl reboot ou apenas reboot para reiniciar o seu computador, pressionando Enter em seguida:

Concluída a instalação, reinicie o sistema

 Logo após o reinício, será exibido a tela do GRUB, listando o openSUSE Leap 42.3 e os outros sistemas instalados no seu computador (caso tenha mais de um).

 Deixe selecionado o openSUSE e pressione Enter:

Tela do GRUB, exibindo o openSUSE Leap 42.3

 Faça login na sua conta de usuário:

Tela de login do openSUSE Leap 42.3 (com ambiente de área de trabalho KDE Plasma)

 E só! Upgrade para o openSUSE Leap 42.3 realizado com sucesso!

Área de trabalho do openSUSE Leap 42.3 KDE Plasma


  Restaurando os repositórios "antigos" (opcional)

 Se você deseja restaurar os repositórios de terceiros que havia adicionado no Leap 42.2 (e tenha feito um backup dos mesmos, como explicamos no início deste post), abra um terminal e execute o comando abaixo para substituir os números da versão dos mesmos (do 42.2 para o 42.3) conforme necessário:

sudo sed -i 's,42\.2,42.3,g' /etc/zypp/repos.d.BKP/*

 Exclua todos os repositórios que foram adicionados para realizar o upgrade:

sudo rm /etc/zypp/repos.d/*

 Mova a lista de repositórios "antiga" para a pasta de repositórios do openSUSE:

sudo mv /etc/zypp/repos.d.BKP/* /etc/zypp/repos.d/

 Remova a pasta onde os repositórios "antigos" foram salvos:

sudo rm -Rf /etc/zypp/repos.d.BKP

 E atualize a lista de repositórios com:

sudo zypper --gpg-auto-import-keys ref

 Fácil, não?!


 Então é isso! Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito do mesmo, deixe o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como atualizar do openSUSE Leap 42.2 para o openSUSE Leap 42.3
Como atualizar do openSUSE Leap 42.2 para o openSUSE Leap 42.3
Confira, nesta dica, o passo a passo de atualização para o openSUSE Leap 42.3, seja utilizando pela mídia de instalação ou alterando os repositórios.
https://4.bp.blogspot.com/-4gGYYlVFcFA/WYWtiNaeYpI/AAAAAAAAHLw/hDoO4gxXEdskGc-eEH21tJp-yd18kikbQCLcBGAs/s1600/Atualizando-do-openSUSE-Leap-42.2-para-o-openSUSE-Leap-42.3.png
https://4.bp.blogspot.com/-4gGYYlVFcFA/WYWtiNaeYpI/AAAAAAAAHLw/hDoO4gxXEdskGc-eEH21tJp-yd18kikbQCLcBGAs/s72-c/Atualizando-do-openSUSE-Leap-42.2-para-o-openSUSE-Leap-42.3.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Atualizando-do-openSUSE-Leap-42-2-para-o-42-3.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Atualizando-do-openSUSE-Leap-42-2-para-o-42-3.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo