Aprenda a gravar uma imagem ISO num CD ou DVD em qualquer distribuição Linux, utilizando o K3b ou o Brasero.
Como gravar uma imagem ISO num CD ou DVD no Linux

Você vai aprender, neste tutorial, a gravar uma imagem ISO num CD ou DVD em qualquer distribuição Linux, utilizando o K3b ou o Brasero.

 Apesar da popularidade das mídias de armazenamento portáteis, como os pen drives e cartões de memória, muitas pessoas ainda utilizam CDs e DVDs para ouvir músicas, assistir filmes, armazenar os seus dados pessoais e etc. Eu mesmo ainda utilizo DVDs para guardar as minhas músicas e também uso quando vou instalar algum sistema operacional no meu computador.

 Uma imagem ISO nada mais é do que um arquivo que contém uma cópia exata de um disco óptico (CD, DVD ou BD (Blu-ray Disc)) com a extensão .iso. Vários sistemas operacionais, como o Linux, são distribuídos em imagens ISOs, possibilitando ao usuário que baixar a ISO gravá-la, por exemplo, num DVD e testar/instalar o seu sistema operacional preferido.
 Mas, você sabe gravar uma imagem ISO em um CD ou DVD? No Linux? É isso o que você vai aprender neste post, utilizando o K3b e o Brasero.

 Chega de enrolação e vamos ao que interessa!

 Mas antes de começar, recomendo que verifique se a sua ISO não está corrompida, veja como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html


Gravando uma imagem ISO com o K3b


 O K3b é o gravador de discos do KDE mais "famoso" do mundo Linux, e já vem pré-instalado em muitas distribuições (principalmente as que usam o KDE). Confira todos os recursos do K3b acessando www.k3b.org/about.

* Caso não tenha o K3b instalado, procure-o na Loja/Central de Aplicativos da sua distribuição Linux e instale-o.

 A primeira coisa a fazer é inserir um CD ou DVD virgem (de boa qualidade) na sua unidade óptica (vai depender do tamanho da ISO que irá gravar). Após, abra o K3b e no menu superior, em "Ferramentas", selecione a opção "Gravar imagem...", como mostra a imagem abaixo:

Janela principal do K3b

 Na tela seguinte, clique no ícone de pasta (indicado na imagem abaixo) para procurar a imagem ISO que irá utilizar nesse processo:

Clique no ícone de pasta para procurar e selecionar a imagem ISO

 Ao encontrar a ISO que quer utilizar, dê dois cliques sobre a mesma ou selecione-a e clique em "OK" (no meu caso, utilizando a ISO do openSUSE Leap 42.2):
 
Dê dois cliques sobre a imagem ISO

 Caso tenha mais de uma unidade óptica no seu computador, selecione a que será utilizada nesse processo no local destacado na imagem abaixo; o K3b também oferece uma opção de verificar os dados gravados no disco após o processo, basta marcá-la. Tudo pronto, basta clicar em "Iniciar":

Clique em "Iniciar" para gravar a ISO no seu CD ou DVD

 Agora é só aguardar; caso tenha marcado a opção "Verificar os dados gravados", o processo será um pouco mais demorado:

Aguarde o processo de gravação da ISO

 Se tudo ocorrer bem, aparecerá um aviso indicando que a gravação foi concluída com sucesso e o seu disco será ejetado em seguida:

A ISO foi gravada com sucesso!

 Fácil, não é?! Veja agora como gravar uma ISO utilizando o Brasero.


Gravando uma imagem ISO com o Brasero


 O Brasero é o aplicativo de gravação de discos do GNOME, que também já vem pré-instalado em várias distribuições Linux. Acessando wiki.gnome.org/Apps/Brasero você pode conferir todos os recursos que o Brasero oferece.

* Caso não tenha o Brasero instalado, procure-o na Loja/Central de Aplicativos da sua distribuição Linux e faça a instalação.

 A primeira coisa a fazer é inserir um CD ou DVD virgem (de boa qualidade) na sua unidade óptica (vai depender do tamanho da ISO que irá gravar). Em seguida, abra o Brasero através do menu de aplicativos da sua distro e selecione a opção "Gravar imagem":

Na janela principal do Brasero, clique em "Gravar imagem"

 Na tela seguinte clique no local indicado para procurar e selecionar a imagem ISO a ser utilizada neste processo:

Clique no local indicado para procurar e selecionar a imagem ISO

 Ao encontrá-la, dê dois cliques sobre a mesma ou selecione-a e clique em "Abrir" (no caso, utilizando uma ISO do Ubuntu 16.04 LTS):

Dê dois cliques sobre a imagem ISO que será utilizada

 No local destacado na imagem abaixo você poderá escolher a unidade óptica que quer utilizar (caso tenha mais de uma no seu computador), feito isso, clique em "Gravar" para dar início ao processo:

Clique em "Gravar" para iniciar o processo

 Agora é só aguardar:

Aguarde enquando a ISO é gravada

 Ao término, será exibido um aviso de que a sua imagem ISO foi gravada com sucesso e o seu disco será ejetado automaticamente:

A imagem ISO foi gravada com sucesso!

 Muito simples, não é?! Espero que este tutorial seja útil para você!

 Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Basta escrever um comentário logo abaixo, ou, se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite também e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências


Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: