Aprenda, neste tutorial, a instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no openSUSE Leap.
Aprenda, neste tutorial, a instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no openSUSE Leap.
O VMware Workstation Player (anteriormente VMware Player) é um software de virtualização para computadores de 64 bits, disponível tanto para Linux quanto Windows, com ele é possível criar e executar máquinas virtuais dos mais variados sistemas operacionais (guest) ao mesmo tempo que utiliza o S.O. instalado no seu computador (host).
Diferente do Oracle VM VirtualBox, o VMware Workstation Player é proprietário, mas pode ser utilizado gratuitamente apenas para uso pessoal e não comercial.
Conheça todos os recursos e detalhes a respeito do VMware Workstation Player acessando:
http://www.vmware.com/br/products/workstation-for-linux.html
Vamos à instalação!
* Testado no openSUSE Leap 42.1 e 42.2, com a versão 12.5.1 do VMware Workstation Player.
Requisitos de sistema
Os requisitos de sistema exigidos para instalar e executar o VMware Workstation Player são:
- Processador Intel ou AMD de 64 bits, com velocidade igual ou superior a 1,3 GHz;
- 4 GB ou mais de memória RAM;
- 700 MB de espaço em disco para a instalação do software.
Instalando o VMware Workstation Player
Você deve atualizar o seu sistema antes de fazer a instalação, para isso, abra um terminal e digite:
sudo zypper up
Após a conclusão, você DEVE reiniciar o seu computador antes de continuar seguindo os passos a seguir, ok?
Supondo que você reiniciou o seu computador após atualizar o sistema, abra novamente um terminal e instale as dependências necessárias com:
sudo zypper in autoconf automake gcc kernel-devel make
Faça o download da versão mais recente do VMware Workstation Player através do site oficial:
https://www.vmware.com/go/downloadplayer
Clique em "VMware Workstation Player for Linux 64-bit - Download Now", como indicado na imagem abaixo:
Acesse a pasta onde baixou o arquivo de instalação pelo terminal, caso o mesmo esteja na pasta "Downloads" (por exemplo), digite:
cd /home/$USER/Downloads
Após, dê permissão de execução ao arquivo com:
sudo chmod +x VMware*.bundle
E execute-o:
sudo sh VMware*.bundle
O instalador do VMware Workstation Player será executado via terminal, já que os pacotes necessários/compatíveis para exibir o instalador gráfico não estão disponíveis no sistema.
Pressione Enter para continuar:
Será exibido o Contrato de Licença do VMware Workstation Player (continue pressionando Enter para exibir o restante do contrato ou tecle q para pular), você deve aceitá-lo para usar o software, para isso, tecle y (ou escreva yes) e logo após, pressione Enter, como mostra a imagem abaixo:
Feito isso, pressione novamente Enter para exibir o Contrato de Licença do VMware OVF Tool:
Continue pressionando a tecla Enter para exibir o restante do contrato ou tecle q para pular. Após, tecle y (ou escreva yes) para aceitá-lo e pressione Enter para continuar:
Na próxima etapa você poderá escolher se o VMware Workstation Player deve procurar ou não atualizações ao iniciar. No meu caso não habilitei essa função, escrevi no e pressionei Enter, conforme mostrado na imagem abaixo:
Após, você poderá permitir ou não que o VMware Workstation Player envie informações anônimas sobre o seu sistema e as estatísticas de uso à VMware, eu preferi não enviar, escrevi no e pressionei Enter para continuar:
Na próxima etapa você tem a opção de inserir uma chave de licença comercial do VMware Workstation Player (caso tenha comprado). Como não tenho uma chave de licença e nem pretendo utilizá-lo comercialmente, apenas pressionei Enter para continuar:
Tudo pronto, pressione Enter mais uma vez para instalar o VMware Workstation Player:
Agora é só aguardar a conclusão do processo, que é bem rápida:
Se tudo ocorrer bem, aparecerá uma mensagem indicando que a instalação foi bem sucedida ("Installation was successful"), como mostrado abaixo:
Procure pelo atalho do VMware Player no menu de aplicativos (na categoria "Sistema", caso use o KDE) e clique sobre o mesmo, conforme indicado na imagem abaixo (ou digite vmplayer no terminal para executá-lo):
Ao executá-lo pela primeira vez, será exibido uma janela semelhante a esta abaixo, nela, selecione a opção "Use VMware Workstation Player for free for non-commercial use" (Usar o VMware Workstation Player gratuitamente para uso não comercial) e digite o seu endereço de e-mail no campo indicado logo abaixo desta opção.
Caso tenha comprado uma Licença de uso comercial, selecione a opção "Enter a license key to allow commercial use" e insira-a logo abaixo).
Feito isso, clique em "OK":
Agora é só começar a utilizar o VMware Workstation Player no openSUSE Leap!
Desinstalando o VMware Workstation Player
Caso queira desinstalar o VMware Workstation Player, basta executar o comando abaixo:
sudo vmware-installer -u vmware-player
O processo de desinstalação também será via terminal, após fornecer a sua senha de usuário, você será questionado se deseja manter os arquivos de configuração do software, no meu caso optei por deletar, escrevi no e pressionei Enter (caso queira manter, escreva yes):
E aguarde o término de desinstalação:
O VMware Workstation Player foi desinstalado com sucesso:
Simples, não?!
Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo (se não aparecer a sessão de comentários do Disqus, recarregue a página), ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS