Aprenda a criar um pen drive bootável de qualquer distribuição Linux no Windows com o Rufus.
Aprenda, neste tutorial, a criar um pen drive bootável de qualquer distribuição Linux no Windows com o Rufus.
Cada vez menos as pessoas utilizam CDs e DVDs para ouvir suas músicas, assistir filmes ou fazer backup dos seus dados nos dias de hoje. Com a popularização dos pen drives, ficou muito mais fácil armazenar nossos dados, além de ser relativamente mais seguro.
Instalar um sistema operacional no computador (seja Linux ou Windows) por um pen drive, atualmente, é bem mais prático que por CDs / DVDs (isso quando não é a única opção), já que alguns computadores (principalmente notebooks e Ultrabooks modernos) "saem" de fábrica sem unidade óptica.
Criar um pen drive bootável é uma tarefa bem fácil, existem vários programas gráficos disponíveis, tanto para Linux quando Windows, mas, você sabe como criar um pen drive bootável de uma distribuição Linux no Windows? Com o Rufus? É isso que você vai aprender a fazer neste tutorial!
O Rufus é um dos melhores e mais populares programas para se criar pen drives bootáveis no Windows. Com uma interface simples e fácil de se utilizar, Rufus não necessita de instalação, o executável tem menos de 1MB e é de código aberto, distribuído sob a licença GPL versão 3.
Conheça um pouco mais sobre o Rufus e todas as suas funcionalidades, acesse este link .
Vamos então ao passo a passo!
Download do Rufus
A primeira coisa a se fazer (obviamente) é baixar a versão mais recente do Rufus, acesse:
Criando o pen drive bootável
Dê dois cliques no executável do Rufus para abrir o mesmo; na imagem abaixo podemos destacar:
1 - Selecione o pen drive a ser utilizado no processo (no meu caso, utilizando um pen drive SanDisk de 8GB); recomendo que desconecte todos os outros pen drives do computador, deixando somente o pen drive que irá utilizar (obviamente);
2 - Em "Tipo de partição e do sistema de destino" poderá deixar selecionado a opção padrão (Partição MBR para BIOS ou UEFI). Mas se o seu computador/notebook tem UEFI, você DEVERÁ escolher escolher a opção "Partição GPT para UEFI", conforme mostra a imagem deste link;
3 - Em "Criar disco bootável com" selecione a opção 'Imagem ISO';
4 - Clique no local indicado para selecionar a ISO da distribuição Linux que irá gravar no pen drive (no meu caso, utilizando uma ISO do Fedora 24 Workstation de 64 bits).
Não é necessário fazer nenhum outro "ajuste", além dos citados acima. Feito isso, clique em "Iniciar":
Dependendo da ISO que irá utilizar, será necessário baixar alguns arquivos para realizar o processo de gravação no pen drive, como mostra a imagem abaixo, clique em "Sim" para continuar:
Após o download realizado pelo próprio Rufus, será exibido duas opções de gravação da ISO, deixe selecionado a opção padrão recomendada pelo mesmo (Gravar no modo Imagem ISO) e após, selecione "OK" para iniciar a criação do pen drive bootável.
Caso tenha algum problema ao dar boot com o pen drive no seu computador, você pode tentar criar novamente o pen drive bootável, desta vez selecionando a opção "Gravar no modo Imagem DD":
Exibirá um aviso para você confirmar a criação do pen drive bootável, clique em "OK" para continuar:
Agora é só aguardar o processo, o que não deve demorar muito:
Pen drive bootável criado, basta fechar a janela do Rufus:
Feito isso, reinicie o seu computador com o pen drive "espetado" para testar ou instalar o seu Linux. Talvez seja necessário alterar as opções de boot no Setup do BIOS da sua máquina para iniciar primeiro pelo pen drive, veja como fazer isso assistindo a este vídeo do canal "Sayro Digital" (YouTube) ou este vídeo do canal "Tutoriais para Tudo" (YouTube).
Boa sorte!
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite também e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS