Guia de instalação do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak)

Veja como instalar o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak passo a passo no seu computador (fazendo ou não dual boot com o Windows) de um jeito simples e prático.

Guia de instalação do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

Neste tutorial, você vai aprender a instalar passo a passo o Ubuntu 16.10 no seu computador (com ou sem dual boot) de um jeito simples e prático.

 A Canonical anunciou hoje, dia 13 de outubro de 2016, a versão final do Ubuntu 16.10 (codinome "Yakkety Yak"), você pode conferir algumas das novidades dessa nova versão acessando o nosso post anterior ou acessando o anúncio oficial.

 Vamos então à instalação!

 Para este tutorial utilizei uma máquina virtual criada no Oracle VM VirtualBox, versão 5.1.6, onde já tinha instalado o Windows 10 (com o recurso EFI habilitado) num disco virtual de 50GB e 2GB de RAM; apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser realizados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


Tópicos desse artigo:

  Antes de tudo, o que fazer?

  Download do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

  Gravando a ISO baixada no DVD ou pen drive

  Particionando o HD

  Instalando o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

  Possíveis problemas



Antes de tudo, o que fazer?


 Você quer instalar o Ubuntu ao lado do Windows ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu HD (fazendo o "famoso" dual boot)? Então siga as recomendações abaixo:

  • Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial do wikiHow.

     Você encontra mais detalhes de como fazer backup dos seus arquivos (e também do seu HD) no nosso artigo, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html#backup

     Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por possíveis perdas de dados que venham a acontecer (apesar que o risco disso acontecer seguindo os passos desse tutorial é mínimo, mas pode acontecer), por isso a importância de fazer uma cópia de seus dados.

  • Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o Ubuntu. O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.

     Confira na dica abaixo como desfragmentar o seu HD pelo Windows, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.

  • Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.

     Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.


* Caso seu computador não dê boot pelo DVD ou pendrive e tenha UEFI, pode ser necessário desativar o Boot Seguro (Secure Boot), veja como fazer esse procedimento nesse tutorial do site TecMundo.

 Para mais informações do que fazer antes de instalar o Ubuntu 16.10 no seu computador você confere no nosso outro post, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html


OBS.: Se tiver um notebook da Samsung com UEFI, fique atento a esta notícia antes de fazer um dual boot com Linux:

  https://tecnoblog.net/123104/notebooks-samsung-linux-brick/


Download do Ubuntu 16.10 "Yakkety Yak"


 Faça o download do Ubuntu 16.10, acesse:

  http://releases.ubuntu.com/16.10/

 No nosso post anterior você encontra também os links para baixar todas as versões do Ubuntu, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/lancado-ubuntu-16-10-yakkety-yak.html

 Após o download, verifique a integridade da ISO, como é explicado na dica abaixo, publicada no site Viva o Linux, acesse:

  https://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-checar-verificar-md5sum


Gravar a ISO no pen drive ou DVD


 Existem vários programas para gravar ISOs em CDs/DVDs e pen drives, cito aqui apenas alguns deles que já usei e recomendo.

 Caso esteja no Windows e deseja utilizar um DVD para gravar a ISO, poderá utilizar o próprio utilitário do Windows para isso, mas também é possível utilizar outros programas para isso, como o popular Nero (que é pago), além do InfraRecorder (que é gratuito e de código aberto) e do CDBurnerXP (gratuito).

 Para gravar a ISO do Ubuntu 16.10 num pen drive, no Windows, recomendo que use o Rufus, veja como criar um pen drive bootável acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html

 No Linux, se for utilizar um DVD para instalar o Ubuntu 16.10, recomendo gravar a ISO utilizando o Brasero ou o K3B (que estão disponíveis nos repositórios de várias distros).

 Caso queira utilizar um pen drive, utilize o UNetbootin ou grave a ISO pelo terminal utilizando o "dd", confira como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html


Particionando o HD


 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD, agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o Ubuntu, abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html

 Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/11/redimensionando-particoes-com-o-gparted.html

* Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.


 Após criar um espaço vazio no seu HD, reinicie o computador com o pen drive ou DVD criado anteriormente e vamos para o próximo, a instalação do Ubuntu 16.10 "Yakket Yak"!


Instalando o Ubuntu 16.10 "Yakkety Yak"


 Vamos então à instalação do Ubuntu 16.10 no computador!

 Após reiniciar (e se seu computador estiver configurado corretamente) irá aparecer uma tela semelhante a esta (caso seu computador tenha UEFI):

Tela de boot do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

 Deixe selecionado a opção Try Ubuntu without installing (Experimentar o Ubuntu sem instalar) e tecle Enter. Caso seu computador seja mais "antigo" e tenha BIOS, a tela será semelhante a esta.


OBS.: Se seu HDD é "novo" e/ou quer deixar o Ubuntu como o único sistema operacional no seu computador continue lendo a partir deste ponto.

 Aguarde o sistema carregar e em pouco tempo irá surgir a área de trabalho do Ubuntu, logo em seguida clique no ícone do Ubuntu na barra lateral à esquerda, como indica a imagem:

Clique no ícone do Ubuntu na barra lateral

 Digite gparted no campo de pesquisa do Unity e clique para abrir o GParted (é óbvio) para criarmos as partições e instalar o Ubuntu:

Pesquisar por gparted no Dash do Ubuntu

 Com o GParted aberto você poderá selecionar em qual HD quer instalar o Ubuntu (caso tenha mais de um), para isso escolha o seu dispositivo na lista indicada pela "Seta 1" na imagem abaixo:

Selecione o seu HD onde vai instalar o Ubuntu

 Após selecionar o HD onde você criou anteriormente um espaço livre, verá uma área cinza com nome "Unallocated" (ou "Não alocado"); clique com o botão direito do mouse sobre esse espaço e após em New (ou "Novo") para criar uma nova partição, como mostra a imagem abaixo:

Clique no espaço vazio para criar uma nova partição

 No meu caso vou criar somente duas partições, a partição raiz "/" e a "swap"; caso queira que a partição de dados ( /home ) fique separada da partição raiz, basta somente criar uma partição com o tamanho desejado e/ou, caso já tenha uma partição /home separada, basta que na hora da instalação do sistema você informe o ponto de montagem /home.

 Vamos criar primeiro a partição raiz, na imagem abaixo podemos destacar:

1 - Defina o tamanho (em MB) para a nova partição; no meu caso, vou deixar 21 GB para a partição raiz (1 GB = 1024 MB, então, 1024 x 21 = 21504 MB ou 21 GB);

2 - Selecione o sistema de arquivos para a partição raiz, recomendo que utilize o EXT4, que é o mais utilizado atualmente.

 Feito isso, clique em "Add":

Crie a partição que será a raiz do sistema

 Após, crie uma área de troca ( swap ) para o sistema; o tamanho recomendado para a mesma é o dobro do tamanho da memória RAM do seu computador, ou seja, se seu computador tem 3 GB de RAM (por exemplo), use uma partição de 6 GB para a swap; mas, no meu caso, desde a primeira vez que utilizei Linux (e até hoje), sempre deixei a swap com 4 GB (atualmente tenho 7 GB de RAM), e nunca cheguei a utilizar metade dela, portanto fica a seu critério utilizar o dobro de RAM para a swap (como é recomendado) ou o tamanho que desejar (mas aconselho a deixar no mínimo 4GB para ela também, só por garantia, ok?!).

 Na imagem abaixo destacamos:

1 - Escolha o tamanho para a partição swap, no meu caso vou utilizar o restante do espaço livre no meu disco, o que dá aproximadamente 4 GB;

2 - Defina o sistema de arquivos como linux-swap.

 Feito isso, clique em "Add":

Crie a partição swap

 Ao concluir a criação das partições clique em "Apply All Operations" ("Aplicar todas as operações"), como indicado pela seta na imagem abaixo:

Aplicar todas as operações no HD

 Vai aparecer um aviso do GParted para você confirmar as mudanças que serão feitas no disco, verifique com cuidado e se tudo estiver correto clique em "Apply" ("Aplicar"):

Confirme as mudanças a serem realizadas no HD

 Agora é só aguardar o GParted concluir as operações; logo após, as partições estarão criadas, feche a janela do GParted e vamos para o próximo passo:

Partições criadas, feche o GParted

 Dê dois cliques em "Install Ubuntu 16.10":

Clique em "Install Ubuntu 16.10"

 Na próxima tela selecione o idioma (no meu caso, o Português do Brasil) e clique em "Continuar":

Selecione o idioma de instalação

 No próximo passo você poderá escolher "Baixar as atualizações enquanto instala o Ubuntu" e "Instalar drivers de vídeo, Wi-Fi e codecs não incluídos na mídia de instalação do Ubuntu". Para isso, basta simplesmente selecionar essas opções; no meu caso, deixei essas opções desmarcadas, já que podemos fazer isso após a instalação do Ubuntu, fica a seu critério marcar essas opções ou não:

Escolher ou não se o Ubuntu deve baixar atualizações e instalar drivers durante a instalação

 Agora vem uma das partes mais importantes da instalação, que é a configuração do disco onde vai instalar o Ubuntu.
 Caso você não tenha nenhum outro sistema operacional no seu computador (por exemplo, se o HDD é novo), a tela que irá aparecer será semelhante a esta. SE esse for o teu caso, recomendo deixar essa opção marcada, com isso o Ubuntu irá configurar automaticamente as partições no disco e você poderá continuar lendo a partir deste ponto.

 Caso tenha outro sistema no computador (seja Windows ou Linux) você poderá escolher a opção "Instalar Ubuntu ao lado do Windows Boot Manager" (caso tenha o Windows instalado) ou "Instalar Ubuntu ao lado do Fedora release" (caso tenha o Fedora já instalado no HD, por exemplo), dessa forma o Ubuntu irá configurar automaticamente o dual boot para você.






 Apesar do próprio Ubuntu fazer o "trabalho" todo de dual boot para você (como explicado acima), se você tem algum sistema instalado no HD, eu recomendo que escolha a "Opção Avançada", conforme mostrado pela "Seta 1" na imagem abaixo, assim você poderá selecionar as partições e os pontos de montagem de cada uma manualmente.

 Abaixo mostro como fazer a instalação do Ubuntu utilizando a "Opção Avançada", selecionada a opção, clique em "Continuar":

Selecione a "Opção Avançada" e clique em continuar

 Nesse passo, como criamos as partições anteriormente, basta somente selecionar cada partição e informar o ponto de montagem da mesma.

 Primeiramente vamos configurar a partição raiz, que no meu caso é a sda5 (FIQUE ATENTO E SELECIONE A PARTIÇÃO CORRETA), selecione a partição e clique em "Alterar":

Selecione a partição raiz criada anteriormente e clique em "Alterar"

 Agora altere as opções, conforme mostrado na imagem abaixo:

1 - Em "Usar como", selecione a opção "Sistema de arquivos com 'journaling' ext4";

2 - Marque a opção "Formatar a partição";

3 - E em "Ponto de montagem", defina como / (barra) ou "raiz do sistema".

 Feito isso, clique em "Ok":

Defina o sistema de arquivos, se deve formatar a partição e o seu ponto de montagem

 Como já criamos a partição swap anteriormente não é necessário mudar mais nada, o próprio Ubuntu irá reconhecê-la.
Observe também que SOMENTE a partição onde o Ubuntu será instalado vai ser formatada.

 Tudo certo, clique em "Instalar agora":

Tudo pronto, clique em "Instalar agora"

 Atenção: Será mostrado um aviso com as modificações que serão feitas no seu HD, caso queira fazer alguma outra modificação ou se tem algo errado, basta clicar em "Voltar", mas se estiver tudo correto, clique em "Continuar":

Confirme as mudanças e clique em "Continuar"

 Vamos agora para a pré-configuração do Ubuntu; selecione a região correspondente ao seu fuso horário (no meu caso é o de Brasília/São Paulo) e clique em "Continuar":

Selecione o seu fuso horário

 Selecione o layout que corresponde ao seu teclado, no meu caso é a primeira opção em "Português (Brasil)".
 Caso esteja em dúvida, você pode fazer testes digitando caracteres especiais (por exemplo) no campo próprio para isso e veja se os caracteres que aparecerem "conferem" com as teclas digitadas; ou, se preferir, clique em Detectar layout do teclado (indicado pela seta na imagem abaixo) para iniciar o assistente de configuração de teclado do Ubuntu. Após concluir, clique em "Continuar":

Selecione o layout do seu teclado

 Na tela seguinte você deverá informar o seu nome completo, definir um nome para o seu computador (ou hostname), nome de usuário do sistema e uma senha para utilizar o computador:

Informe o seu nome e defina um hostname, nome de usuário do sistema e senha

 Agora é só aguardar a instalação do Ubuntu (que é bem rápida)! Caso tenha marcado a opção "Baixar as atualizações enquanto instala o Ubuntu" (por exemplo), esse processo pode demorar um pouco mais:

Aguarde enquanto o Ubuntu é instalado!

 Instalação completa! Clique em "Reiniciar agora" para reiniciar o computador (obviamente) e começar a usar o Ubuntu!

Instalação completa, clique em "Reiniciar agora"

* Será pedido que remova o disco de instalação do Ubuntu e pressione ENTER antes do sistema reiniciar, como mostrado na tela abaixo:

Remova o DVD ou pen drive de instalação e tecle ENTER

 Se estiver fazendo dual boot com o Windows ou outro Linux (e se tudo correr bem) essa será a tela ao iniciar/reiniciar o computador (o GRUB), basta usar as teclas direcionais e escolher o sistema que quer usar:

Tela do GRUB, mostrando os sistemas operacionais instalados

 Faça logon na sua conta criada durante a instalação:

Área de trabalho do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

 E comece a usar o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak!

Área de trabalho do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak


Possíveis problemas


 Se por acaso, após fazer a instalação do Ubuntu Yakkety Yak, não aparecer o GRUB e iniciar diretamente no Windows, será necessário configurar a opção de inicialização dentro do próprio Windows. Para isso, abra o Prompt de Comando (como Administrador) e execute:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Prompt de comando


Após, provavelmente o GRUB será o gerenciador de boot padrão. Caso o Windows continue iniciando direto, tente recuperar o GRUB através do Boot-Repair, como é explicado neste post publicado no Viva o Linux, acesse:

  https://www.vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente/


 Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então deixe o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux diretamente no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:



COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak)
Guia de instalação do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak)
Veja como instalar o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak passo a passo no seu computador (fazendo ou não dual boot com o Windows) de um jeito simples e prático.
https://1.bp.blogspot.com/-P81HJ2ewiA8/V_7LWikUSUI/AAAAAAAAE10/4WuGbZzkecES1gA-Jtt-8Gxj4nfEvJDuACLcB/s400/Guia%252Binstala%25C3%25A7%25C3%25A3o%252BUbuntu%252BYakkety%252BYak-fs8.png
https://1.bp.blogspot.com/-P81HJ2ewiA8/V_7LWikUSUI/AAAAAAAAE10/4WuGbZzkecES1gA-Jtt-8Gxj4nfEvJDuACLcB/s72-c/Guia%252Binstala%25C3%25A7%25C3%25A3o%252BUbuntu%252BYakkety%252BYak-fs8.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/guia-instalacao-ubuntu-16-10-yakkety-yak.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/guia-instalacao-ubuntu-16-10-yakkety-yak.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo