Confira como instalar o openSUSE Tumbleweed no seu computador, seja em dual-boot com o Windows, com outras distros Linux ou numa instalação única!
O openSUSE Tumbleweed é uma distribuição Linux que oferece atualizações contínuas de pacotes e softwares, também conhecida como Rolling Release. Ao contrário de outras distribuições Linux com lançamentos regulares (ou Fixed Release, como é o caso do próprio openSUSE Leap), o Tumbleeweed é atualizado frequentemente com as versões estáveis mais recentes dos softwares (como o Linux Kernel, ambientes de área de trabalho, aplicativos de escritório e muito mais), proporcionando aos usuários o acesso às últimas tecnologias e recursos de software disponíveis.
Muito popular entre os usuários avançados e desenvolvedores de software, o Tumbleweed é uma distribuição estável e confiável. Todas as atualizações disponibilizadas nos repositórios oficiais são testadas exaustivamente de acordo com os padrões de qualidade da indústria. Não apenas cada nova versão de um pacote é testado individualmente, mas diferentes grupos de versões são testados entre si, garantindo que seu sistema seja internamente consistente.
Oferecendo uma grande variedade de pacotes e repositórios de software (com destaque para o Packman, o repositório de terceiros mais completo e utilizado pelos usuários), o openSUSE é reconhecido pela confiabilidade, desempenho e facilidade de uso. Para conferir mais detalhes a respeito do openSUSE Tumbleweed, acesse o portal oficial da distribuição clicando no botão abaixo:
E com o objetivo de ajudar (principalmente) os usuários iniciantes que queiram utilizar a versão Rolling Release do "sistema do camaleão", preparamos este passo a passo completo de instalação do openSUSE Tumbleweed que abrange desde os preparativos iniciais - como a criação da mídia de instalação e liberação de espaço em disco - até o primeiro login no sistema.
Índice de Conteúdo
- Requisitos de sistema do openSUSE Tumbleweed;
- Antes de começar, o que devo fazer?
- Faça BACKUP de TODOS os seus arquivos;
- Faça a DESFRAGMENTAÇÃO ou OTIMIZAÇÃO do disco;
- Desative a Inicialização Rápida do Windows;
- Download do openSUSE Tumbleweed;
- Verifique se a imagem ISO não está corrompida;
- Crie uma mídia de instalação do openSUSE Tumbleweed;
- Criando um pen drive bootável com o Ventoy (recomendado);
- Criando um pen drive bootável com o dd (Linux);
- Criando um pen drive bootável com o Rufus (Windows);
- Gravando a ISO num DVD;
- Libere espaço no seu SSD ou HDD (pelo Windows ou com o GParted);
- Inicialize o PC a partir da mídia de instalação;
- Instalação do openSUSE Tumbleweed;
- Somente o Windows inicia após instalar o openSUSE, o que fazer?
- O que fazer após instalar o openSUSE Tumbleweed?
- Conclusão.
Requisitos de sistema do openSUSE Tumbleweed
Antes de começarmos, confira logo abaixo se o seu computador atende aos seguintes requisitos mínimos para a instalação e execução do openSUSE Tumbleweed:
- Processador dual core (Intel ou AMD) de 2 GHz ou mais rápido;
- 2 GB de memória RAM (4GB ou mais é o recomendado);
- 40 GB (ou mais) de espaço livre* em disco para a instalação;
Antes de começar, o que devo fazer?
Pretende instalar o openSUSE Tumbleweed ao lado do Windows 11, Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux previamente instalada no seu disco (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO para evitar futuras dores de cabeça:
Faça BACKUP de TODOS os seus arquivos (como músicas, documentos, fotos, etc) para um dispositivo de armazenamento externo (como um HDD/SSD, Blu-rays, DVDs, pen drives ou cartões SD) utilize um serviço de armazenamento em nuvem (Google Drive, Dropbox, MEGA, etc.). Isso é de extrema importância e deve ser feito regularmente (não apenas agora que pretende instalar o openSUSE), pois caso algo dê errado os seus dados pessoais estarão a salvo.
O site "Canaltech" possui um tutorial que mostra as 3 maneiras mais fáceis de se fazer backup, basta clicar no link abaixo para acessá-lo:
Você também encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e do seu SSD/HDD) em nosso outro artigo, acesse:
Faça a DESFRAGMENTAÇÃO ou OTIMIZAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição NTFS que irá redimensionar para instalar o openSUSE. Caso utilize um SSD, utilize o software de otimização fornecido pelo fabricante do disco para otimizá-lo, já para HDDs, recomendo que use a própria ferramenta de desfragmentação do Windows para, obviamente, desfragmentá-lo.
Software para otimização dos SSDs da Gigabyte® |
No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:
Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente nas versões mais novas do Windows (mais precisamente no Windows 11, Windows 10, Windows 8.1 e 8) que faz com que o seu computador entre em hibernação ao desligá-lo, causando problemas ao realizar o dual boot e também caso queira acessar a partição do Windows.
Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida". Após, salve as alterações, como mostrado na imagem de exemplo abaixo:
O passo a passo detalhado de como desativar a Inicialização Rápida do Windows está disponível no link abaixo, acesse:
Você pode conferir estas e mais algumas dicas do que fazer antes de instalar o openSUSE Tumbleweed no seu computador acessando o tutorial abaixo:
Download do openSUSE Tumbleweed
O openSUSE Tumbleweed está disponível gratuitamente tanto para uso pessoal quanto comercial. Para baixar a versão mais recente (caso ainda não tenha feito isso), basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:
Estão disponíveis tanto a ISO de instalação padrão (Offline Image - cerca de 4,3GB) quanto uma ISO de instalação via rede (Network Image - pouco mais de 200MB) do Tumbleweed, basta selecionar a opção desejada de acordo com a arquitetura do seu computador, ok?!
Logo abaixo você também encontra os links oficiais para baixar a versão mais recente do openSUSE Tumbleweed:
Verifique se a imagem ISO não está corrompida
Após o download, é altamente recomendável que verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num DVD ou pen drive (evitando assim problemas aleatórios durante a instalação).
Se você é usuário Linux, poderá verificar facilmente a integridade da ISO utilizando o terminal. No link abaixo você encontra um passo a passo detalhado de como checar as somas SHA-256, acesse:
Já no Windows, você terá que baixar um software de terceiros para realizar a verificação. Confira todos os detalhes acessando o nosso outro tutorial:
Crie uma mídia de instalação do openSUSE Tumbleweed
Depois de checar se a ISO que baixou está íntegra, é hora de criar uma mídia de instalação com a mesma. Logo abaixo mostro alguns métodos fáceis de se criar um pen drive bootável que eu uso e recomendo, além do método tradicional por DVD.
Criando um pen drive bootável com o Ventoy (recomendado)
A maneira mais fácil de criar um pen drive de instalação do openSUSE, seja no Windows ou Linux, é utilizando o Ventoy. Com o Ventoy basta formatar o pen drive uma única vez e copiar a ISO para a partição criada, simplesmente isso!
Exemplo de como copiar a ISO do openSUSE Tumbleweed para o pen drive com o Ventoy |
Confira o passo a passo de como utilizar o Ventoy acessando o link abaixo:
Criando um pen drive bootável com o dd (Linux)
Para os usuários Linux que gostam de usar o bom e velho terminal, também é possível criar uma mídia de instalação do Tumbleweed com o "dd". Caso queira utilizar esta opção, recomendo que confira no link abaixo o passo a passo de como utilizar o comando dd, acesse:
Criando um pen drive bootável com o Rufus (Windows)
O Rufus é, sem sombra de dúvidas, a ferramenta mais conhecida e prática para se criar pen drives bootáveis disponível para o Windows.
Caso queira criar um pen drive bootável do openSUSE Tumbleweed com o Rufus, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo de como utilizá-lo corretamente:
Gravando a ISO num DVD
Uma outra opção mais tradicional mas que é pouco utilizada hoje em dia é de criar discos ópticos inicializáveis (CDs, DVDs e Blu-rays) para se instalar sistemas operacionais.
No Linux você tem à disposição alguns softwares como o famoso K3B, o Brasero ou o Xfburn para criar um DVD de instalação do openSUSE facilmente em poucos cliques.
Para aprender como gravar a ISO do openSUSE Tumbleweed num DVD pelo Linux, basta acessar o tutorial no link abaixo:
O Windows possui uma ferramenta nativa para gravar ISOs em DVDs, basta apenas clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ISO do openSUSE e selecionar a opção "Gravar imagem do disco".
Confira no link abaixo o tutorial de como como gravar um DVD de instalação do openSUSE no Windows:
Libere espaço no seu SSD ou HDD (pelo Windows ou com o GParted)
Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a otimização ou desfragmentação do seu SSD/HDD (caso utilize o Windows), agora será necessário criar um espaço vazio no seu disco que seja suficiente para instalar o openSUSE Tumbleweed (o recomendado é destinar, no mínimo, 40 GB para a Partição Raiz/root). Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:
Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo. Acesse o link abaixo e confira como utilizá-la para redimensionar as suas partições:
Caso tenha alguma distribuição Linux instalada no seu SSD/HDD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:
Inicialize o PC a partir da mídia de instalação
Depois de liberar espaço em disco, é hora de inicializar o seu PC ou notebook a partir da mídia de instalação do openSUSE Tumbleweed que você aprendeu a criar logo acima.
O procedimento é simples, o primeiro passo é deixar o seu pen drive bootável "espetado" numa porta USB ou inserir o DVD do openSUSE na unidade óptica. Depois, reinicie o seu computador normalmente e ANTES que seja iniciado o sistema operacional já instalado na sua máquina você deverá pressionar várias vezes uma determinada tecla para acessar o Menu de Inicialização (ou Boot Menu) e selecionar a sua mídia de instalação.
A maioria das placas-mãe possuem uma tecla especial para acessar o Menu de Inicialização (que geralmente são as de função), sendo que cada fabricante define uma própria. No caso do meu PC, por exemplo (que possui uma mobo da ASUS®), é a tecla F8, já num outro PC mais antigo que tenho aqui da Positivo® é a tecla F11. Portanto, verifique no manual do seu computador e/ou placa-mãe para saber qual é a tecla para acessar o Boot Menu, ok?!
Ao acessar o Boot Menu você encontrará várias opções de inicialização, incluindo o seu SSD e/ou HDD. Caso esteja utilizando um DVD para instalar o openSUSE, basta apenas selecionar a sua unidade óptica no Boot Menu, pressionar Enter e aguardar o carregamento da mesma.
Já se você está utilizando um pen drive de instalação do openSUSE Tumbleweed, fique atento:
Para computadores com UEFI + Secure Boot É provável que o seu pen drive provavelmente seja listado duas vezes, porém, você DEVE selecionar o pen drive no modo UEFI (a opção de nome "UEFI: nome/modelo do pen drive") para instalar o openSUSE, como destacado pela letra A na imagem de exemplo abaixo:
Para computadores com BIOS/Legacy Basta selecionar normalmente o seu pen drive na lista do Boot Menu (sem a opção "UEFI"), como mostrado pela letra B na imagem de exemplo abaixo:
Depois de fazer backup dos seus dados, de liberar espaço no SSD/HDD e após aprender a dar boot pela mídia de instalação, reinicie o computador para darmos início ao passo a passo de instalação do openSUSE Tumbleweed!
Instalação do openSUSE Tumbleweed
E finalmente chegou a hora de instalar o openSUSE Tumbleweed. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!
Após dar boot no seu computador com o pen drive bootável ou CD/DVD do openSUSE Tumbleweed será exibida uma tela semelhante à imagem abaixo (caso o seu computador tenha UEFI). Nela, selecione a opção "Installation" e pressione Enter em seguida:
Aguarde enquanto é carregado o instalador do openSUSE Tumbleweed (o que pode demorar um pouco, dependendo da mídia usada). Após, será exibido as configurações de Idioma e do Teclado, bem como será exibido o Contrato de Licença do openSUSE.
No meu caso, selecionei o idioma "Portuguese (Brazilian) - Português brasileiro" e o layout do teclado como "Português (Brasil)", que é a opção padrão, em seguida, testei no campo logo abaixo alguns caracteres especiais do meu teclado (conferindo se o layout que selecionei realmente estava correto).
Feito isso, clique no botão "Próximo" na parte inferior direita da tela:
O instalador fará uma análise geral dos dispositivos do seu computador e, em seguida, você será questionado se deseja (ou não) ativar os repositórios online. A vantagem de ativá-los é que você contará com todos os pacotes disponíveis para o openSUSE Tumbleweed (e não somente os da mídia de instalação).
No meu caso eu optei pela ativação dos mesmos, cliquei no botão "Sim" para prosseguir:
Caso também tenha optado pela ativação dos repositórios, na tela seguinte serão exibidos os repositórios oficiais do openSUSE Tumbleweed. Eu recomendo que não altere nada nesta etapa (a menos que realmente necessário) e apenas pressione o botão "Próximo" para continuar:
E aguarde enquanto é feito o download dos metadados dos repositórios selecionados anteriormente:
Nesta etapa você poderá definir a Função do sistema, escolhendo um Ambiente de Área de Trabalho como o KDE Plasma, GNOME e Xfce (mais adequados para uso em computadores pessoais) ou, caso pretenda utilizar o openSUSE Tumbleweed como servidor, basta escolher as opções "Servidor" ou "Servidor transacional".
No meu caso, selecionei a opção "Área de trabalho com KDE Plasma" e cliquei no botão "Próximo":
A próxima etapa é a mais importante, nela você deverá definir o local de instalação do openSUSE Tumbleweed, então fique atento a todos os detalhes, ok?!
O próprio instalador do openSUSE irá propor uma opção de particionamento automático (de acordo com os seus dispositivos de armazenamento) e fará a instalação de acordo com a mesma (caso você aceite clicando em "Próximo"). Eu sugiro que aceite o particionamento automático APENAS se estiver instalando o openSUSE Tumbleweed num SSD/HDD "vazio" e/ou que não tenha nenhum outro sistema operacional ou alguma partição com seus dados pessoais. Caso tenha escolhido a opção de particionamento automática proposta pelo instalador, continue lendo este tutorial a partir deste ponto - CLIQUE AQUI . Neste tutorial mostraremos como configurar manualmente as partições necessárias para a instalação do openSUSE Tumbleweed em dual-boot com outros sistemas operacionais.
Caso tenha optado pela instalação manual e supondo que você tenha criado um espaço livre no seu SSD/HDD (conforme indicamos logo mais acima), clique no botão "Particionador avançado":
E selecione a opção "Iniciar com as partições existentes":
Na tela seguinte serão exibidos todos os seus discos e suas respectivas partições presentes no seu computador. Selecione o SSD/HDD em que pretende instalar o openSUSE no menu do lado esquerdo (como mostrado pelo número 1 na imagem abaixo) e após, clique no botão "Adicionar partição...":
Vamos primeiramente criar a partição raiz (onde o Tumbleweed será instalado), para isso selecione a opção "Tamanho personalizado" e, em seguida, defina o Tamanho (em GiB) para a mesma, como destacado pelas setas na imagem abaixo.
Feito isso clique em "Próximo":
Em Função escolha a opção "Sistema operacional" e clique no botão "Próximo":
Na tela seguinte, em Opções de formatação, selecione a opção "Formatar dispositivo" e logo abaixo escolha um Sistema de arquivos (que, no meu caso, selecionei o Ext4). Após, em Opções de montagem, selecione a opção "Montar dispositivo" e defina o Ponto de montagem como a / (barra), conforme destacado na imagem abaixo:
Feito isso, clique em "Próximo":
De volta à tela inicial do particionador, vamos criar agora a partição Swap (ou área de troca) para o openSUSE Tumbleweed. Para isso, selecione novamente o seu SSD/HDD e clique no botão "Adicionar partição...":
Na tela seguinte selecione a opção "Tamanho personalizado" e, logo abaixo, defina o Tamanho (em GiB) para a Swap, como indicado pelas setas na imagem abaixo:
Feito isso, clique em "Próximo":
Já em Função, selecione a opção "Troca" e pressione o botão "Próximo" para continuar:
Em Opções de formatação (Nº 1), selecione a opção "Formatar dispositivo" e defina o Sistema de arquivos como "Swap". Já em Opções de montagem (Nº 2), selecione a opção "Montar dispositivo" e defina o Ponto de montagem como swap, conforme indicado pela imagem abaixo. Pressione o botão "Próximo" para continuar:
Com isso concluímos a criação das partições necessárias para a instalação do openSUSE Tumbleweed. Mas antes de continuar com os próximos passos, fique atento:
Você tem a opção de criar uma Partição HOME (caso tenha espaço livre suficiente em disco) ou utilizar uma Partição HOME existente (de outra distribuição Linux instalala).
Se você não quiser criar ou usar uma Partição HOME nesta instalação do openSUSE Tumbleweed (deseja armazenar todos os seus arquivos pessoais na Partição Raiz), continue lendo o tutorial a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .
Caso queira criar uma nova Partição HOME ou utilizar uma Partição HOME já existente no seu disco, confira o passo a passo de cada opção logo abaixo (clique para expandi-las):
Agora chegamos na parte mais "crítica" deste tutorial, então fique atento aos detalhes abaixo para que consiga dar boot no openSUSE logo após a instalação:
Se o seu computador é mais "antigo" e possui BIOS (ou está instalando no modo "Legacy") - Basta apenas pressionar o botão "Aceitar" na tela seguinte e pular o passo adicional que mostraremos na sequência. Continue lendo este tutorial a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .
Mas se o seu computador possui UEFI - Será necessário EDITAR a Partição de sistema EFI presente no seu SSD/HDD (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).
Para editá-la, você deve IDENTIFICAR e selecionar a partição de nome "Partição do sistema EFI Partição" (sim, há um erro na tradução do instalador) e, em seguida, clicar no botão "Editar...", como mostrado pelo Nº 2 na imagem abaixo:
E fique atento na etapa seguinte, em Opções de formatação você DEVE SELECIONAR a opção "Não formatar o dispositivo" (como mostrado pelo Nº 1 na imagem abaixo), já em Opções de montagem selecione a opção "Montar dispositivo" e defina o Ponto de montagem como /boot/efi, assim como destacado pelas setas do Nº 2 na imagem abaixo.
Feito isso, clique em "Próximo":
Retornando à tela inicial do particionador você terá uma visão geral das alterações que serão realizadas no(s) seu(s) disco(s). Verifique se o ponto de montagem de cada partição que alterou está da mesma forma que indicamos neste tutorial ANTES de concluir o processo.
Se tudo estiver correto, basta pressionar o botão "Aceitar" para continuar:
Na próxima tela será exibido um resumo das alterações que serão realizadas no(s) seu(s) disco(s). Esta é última chance para você verificar se o particionamento está correto (conforme indicamos neste tutorial) e, caso perceba algo errado, clique no botão "Voltar" para revisar o particionamento.
Se tudo estiver OK, basta clicar no botão "Próximo" para continuar:
Em Relógio e fuso horário você deve escolher a sua Região (que no meu caso é o Brasil) e escolher a sua cidade (ou a que for mais próxima de onde mora) para definir o Fuso horário do seu sistema.
Após, clique em "Próximo":
Na próxima etapa você deve criar uma conta de Usuário Local. Deixe selecionado a opção "Criar Novo Usuário" e, nos campos abaixo, informe o seu Nome Completo, defina um Nome de Usuário do sistema (geralmente em letras minúsculas) e crie uma Senha (de preferência forte e com carateres especiais, além de letras e números).
Tudo pronto, clique em "Próximo" para continuar:
E chegamos na última etapa antes da instalação do openSUSE Tumbleweed. Nesta tela será exibido as Configurações da instalação, contendo todas as alterações que serão realizadas no seu computador (desde o boot até a ativação do firewall).
Feito isso, comece a instalação do openSUSE Tumbleweed clicando no botão "Instalar", como mostrado pelo Nº 1 na imagem abaxo:
Será exibido uma janela de diálogo informando que todas as alterações que você escolheu anteriormente serão aplicadas. Caso esteja tudo certo, basta clicar no botão "Instalar" para dar início ao processo:
E é iniciada a instalação do openSUSE Tumbleweed! Agora é um ótimo momento para ir até a cozinha e preparar aquele cafezinho , já que este processo pode demorar um pouco (principalmente se escolheu mais de um ambiente de área de trabalho ou está utilizando a mídia de instalação via rede):
Após concluída a instalação o seu computador será reiniciado automaticamente:
Caso tenha seguido à risca este tutorial, após reiniciar será exibido a tela do GRUB, listando todos os sistemas operacionais instalados no seu computador.
Deixe selecionado a primeira opção (que a partir de agora é o openSUSE Tumbleweed) e pressione Enter para continuar:
Faça login na sua conta de usuário (a mesma que criou durante o processo de instalação):
Meus parabéns, você instalou com sucesso openSUSE Tumbleweed no seu computador! Agora é só desfrutar do seu sistema novinho em folha! \o/:
Somente o Windows inicia após instalar o openSUSE Tumbleweed, o que fazer?
Um problema que alguns usuários podem ter logo após fazer um dual-boot do openSUSE (ou outras distribuições Linux) com o Windows é a tela do GRUB não aparecer depois de reiniciar o computador, sendo que o Windows inicia "direto" sem mostrar as opções de qual S.O. escolher. Para corrigir esse problema será necessário configurar as opções de inicialização pelo próprio Windows.
A solução é bem simples, basta iniciar o Windows e fazer login normalmente na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira uma imagem de exemplo AQUI).
Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar ou colar UM dos comandos abaixo, pressionando Enter logo em seguida:
Se o Secure Boot (ou Inicialização Segura) estiver habilitado no Setup do seu computador, execute:
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\opensuse\shim.efi
Já se o Secure Boot estiver desabilitado, basta executar o comando:
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\opensuse\grubx64.efi
Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. Boa sorte! :)
O que fazer depois de instalar o openSUSE Tumbleweed
Após instalar esta mais nova versão do openSUSE Tumbleweed você provavelmente vai querer adicionar o repositório Packman, instalar os codecs e players multimídia, o Skype, Steam, navegadores populares como o Google Chrome, o Microsoft Edge, Vivaldi e Opera, além de outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso no dia a dia, não é verdade? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o openSUSE Tumbleweed, basta acessar o link abaixo:
Conclusão
E chegamos ao fim deste tutorial de instalação do openSUSE Tumbleweed, espero realmente que ele tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus, Google/Blogger ou pelo Facebook, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- Release Notes - openSUSE Tumbleweed
- Portal:Tumbleweed - openSUSE Wiki
- openSUSE Tumbleweed - SUSE Defines
- openSUSE:UEFI - openSUSE Wiki
- Dual Boot configuration for Windows 10 and openSUSE with full UEFI and Secureboot support - Adventures in openSUSE Linux
COMENTÁRIOS