Como fazer backup e restaurar o seu HD com o Redo Backup and Recovery

Neste tutorial você vai conhecer e aprender a usar o Redo Backup and Recovery, a ferramenta ideal para fazer backup e restaurar o seu HD de um jeito prático e fácil.

Faça backup e restaure o seu HD com o Redo Backup and Recovery

 Neste tutorial você vai conhecer e aprender a usar o Redo Backup and Recovery, a ferramenta ideal para fazer backup e restaurar o seu HD de um jeito prático e fácil.

 Uma coisa importante e que muitas pessoas não se preocupam em fazer é uma cópia de segurança dos dados que estão no HD, e só lembram que deviam ter feito um backup depois que o "estrago" está feito (quando, por exemplo, o HD para de funcionar ou quando você acidentalmente formata a partição onde estão seus documentos mais importantes, fotos de família dentre outras coisas).

 Fazer backups dos nossos dados é de extrema importância hoje em dia, e o quanto antes possível. Para isso, você pode simplesmente copiar seus dados manualmente para um outro dispositivo de armazenamento ou utilizar um serviço de armazenamento em nuvem, como é o caso do Google Drive, mas, e se você quiser fazer também uma cópia de segurança do sistema operacional instalado no seu HD? Pode parecer complicado, mas não é! Neste artigo você vai conhecer e aprender a utilizar o Redo Backup and Recovery, uma ferramenta (como o próprio nome diz) para fazer backup e restauração dos dados de seu disco rígido.

 O Redo Backup and Recovery é uma ferramenta de backup e restauração completa, gratuita e open source, distribuído sobre a Licença GNU GPLv3. Redo é um front-end para o programa Partclone, com ele você poderá criar uma cópia exata de todo o seu HD ou de uma partição em específico e salvar em outro dispositivo de armazenamento ou numa pasta de rede, tudo isso combinado com uma interface bem simples de se utilizar. Dentre as suas principais características estão:

  • Sem instalação - Redo Backup and Recovery é executado através de um Live CD / DVD ou pen drive, não é um programa que precisa ser instalado e também não é necessário ter algum sistema operacional instalado no HD, basta apenas reiniciar o computador com o Live CD na unidade óptica ou pen drive conectado;
  • Suporta a restauração Bare Metal - Bare Metal (Bare-metal restore) é a recuperação completa de um computador após uma falha grave no disco rígido, incluindo a restauração do sistema operacional, do sistema de arquivos, das partições, dos volumes e dos dados através de um ponto de recuperação completo;
  • Funciona tanto com Linux como Windows - Redo Backup realiza backups e restaura os dados de máquinas que executam os sistemas operacionais Linux e Windows;
  • Acesse e copie os seus arquivos - Seus sistema não inicia mais? O Redo conta também com um gerenciador de arquivos, assim você poderá acessar e copiar seus arquivos manualmente para um HD externo / pen drive;
  • Recupere arquivos deletados - Excluiu algum arquivo por engano? Redo Backup and Recovery já traz pré-instalado um programa que auxilia na recuperação de seus arquivos excluídos, salvando-os em outro dispositivo de armazenamento.

 Conheça todos os recursos presentes no Redo Backup and Recovery, acesse:

  http://redobackup.org/features

 Quer aprender como utilizar essa ferramenta? Então vamos lá!


Tópicos desse artigo:

  Download do Redo Backup and Recovery

  Gravando a ISO em um CD / DVD ou pen drive

  Criando um backup do seu HD ou partição

  Restaurando o backup do HD ou partição


Os testes de backup e restauração foram realizados utilizando o VirtualBox. Tanto a criação do backup do HD inteiro e de partições "separadas" quanto a restauração dos mesmos foram bem sucedidas. Mesmo assim, como qualquer operação que envolva a manipulação de partições, poderá não funcionar em todos os casos. Faça por sua conta e risco.


Download do Redo Backup and Recovery


 Atualmente, a versão mais recente do Redo Backup and Recovery é a 1.0.4, lançada em 2012, faça o download da ISO acessando o link:

  https://sourceforge.net/projects/redobackup/

 Ou clique no botão abaixo para fazer o download direto:

Download do VirtualBox para Linux


Gravando a ISO em um CD / DVD ou pen drive


 Existem vários programas para gravar ISOs em CDs/DVDs e no pen drive, cito aqui apenas alguns deles que já usei e recomendo.

 Caso esteja no Windows e deseja utilizar um DVD para gravar a ISO, poderá utilizar o próprio utilitário do Windows para isso, mas também é possível utilizar outros programas para isso, como o popular Nero (que é pago), além do InfraRecorder (que é gratuito e de código aberto) e do CDBurnerXP (gratuito).
 Para gravar a ISO do Redo num pen drive, recomendo o Universal USB Installer ou o Rufus (ambos gratuitos e de código aberto).

 No Linux, se for utilizar um DVD, recomendo gravar a ISO utilizando o Brasero ou o K3B (que estão disponíveis nos repositórios de várias distros).
 Caso queira utilizar um pendrive, utilize o UNetbootin ou grave a ISO pelo terminal utilizando o "dd", como é explicado neste tutorial.

 Tudo pronto? Vamos ao que interessa!


Criando um backup do seu HD ou partição


 Insira o CD / DVD do Redo Backup and Recovery na unidade óptica ou conecte o pen drive com o mesmo e reinicie o computador.

 OBS.: Caso o CD / DVD / pen drive não dê boot, talvez seja necessário alterar as opções de boot no Setup do BIOS do seu computador, veja como fazer isso assistindo a este vídeo do canal Tutoriais para Tudo (YouTube)

 Se seu computador estiver configurado corretamente, aparecerá a tela inicial do Redo Backup and Recovery:

Tela de boot do Redo Backup and Recovery

 Deixe selecionado a opção "Start Redo Backup", tecle Enter e aguarde. Em alguns segundos irá aparecer a tela inicial do Redo Backup and Recovery, com as opções para você fazer Backup e Restaurar, clique em "Backup":

Selecione a opção "Backup"

 Após, selecione o HD que você pretende fazer backup:

Selecione o HD que você quer fazer backup

 Em seguida, selecione a(s) partição(ões) que deseja incluir no backup (apesar de ter a opção de escolher as partições a serem copiadas, recomendo que faça o backup completo do HD):

Selecione as partições a incluir no backup

 Agora você deverá escolher aonde salvar o backup, seja em outro HD conectado na máquina ou salvar em uma pasta compartilhada num computador da rede (Shared over a network); no caso, vou utilizar um outro HD conectado na máquina.






 OBS.: A capacidade do local de destino escolhido para salvar o backup DEVERÁ SER IGUAL OU MAIOR que o dispositivo a ser copiado:

Selecione o destino para o backup

 Feito isso, selecione a pasta de destino desse backup, clique em "Browse" para selecionar a pasta:

Escolha uma pasta onde salvar o backup

 Será aberto uma janela para que selecione ou crie uma nova pasta para armazenar o backup; caso queira criar uma nova pasta, clique em "Create Folder":

Crie uma nova pasta

 Defina um nome de fácil identificação para a pasta criada, em seguida, clique em "Save Here":

Selecione a pasta criada como destino do backup

 Confira o local de destino do backup e clique em "Next":

Pasta de destino selecionada, clique em "Next"

 Defina agora um nome e data para identificar o backup:

Defina um nome para identificar esse backup

 Agora é só aguardar o fim do processo de criação do backup, pode demorar de minutos a mais de uma hora, dependendo da quantidade de dados a serem copiados:

* Lembrando que você pode navegar na internet enquanto o backup é realizado, já que o Redo Backup traz pré-instalado o Chromium, além de outras ferramentas, como por exemplo o GParted, você encontra esses e outros programas clicando no botão de menu localizado na parte inferior esquerda.

Backup sendo criado, agora é só aguardar...

 Assim que terminar, irá aparecer um aviso informando que o backup foi realizado com sucesso, clique em "OK" para fechá-la:

Backup realizado com sucesso!

 Clique em "Exit" para fechar a janela do Redo Backup:

Feche a janela do Redo Backup

 E clique no botão no canto inferior direito da área de trabalho do Redo Backup and Recovery para desligar ou reiniciar o computador, conforme mostra a imagem:

Desligar ou reiniciar o computador

 Ao sair, você deverá remover o CD / DVD ou pen drive do Redo Backup and Recovery e teclar "Enter", conforme indicado pela tela a seguir:

Remova o CD / DVD / pen drive do Redo Backup e tecle "Enter"

 Tudo certo, você criou o backup do seu HD com sucesso! Mas, como fazer para restaurá-lo? É isso que vamos ver logo abaixo!


Restaurando o backup do HD ou partição


 Reinicie o computador com o CD / DVD ou pen drive do Redo Backup na unidade óptica / conectado no mesmo, na tela de boot deixe selecionado a opção "Start Redo Backup" e tecle "Enter":

Tela de boot do Redo Backup and Recovery

 Aguarde o carregamento do mesmo (que é bem rápido); em seguida, dê um clique a opção "Restore" (Restaurar):

Selecione a opção "Restore"

 Após, selecione o local onde você salvou o backup, num HD que esteja conectado ao computador ou numa pasta de rede; no caso, vamos utilizar um HD:

Selecione o local onde salvou o backup

 Clique no local indicado pela seta na imagem abaixo para selecionar o backup criado anteriormente;

Encontre e selecione o backup salvo

 Navegue até a pasta onde está o backup que vai utilizar para a recuperação do HD ou partição, ao encontrá-lo (o arquivo criado pelo Redo tem a extensão .BACKUP), dê dois cliques sobre o mesmo ou selecione-o e clique em "Open", como mostra a imagem:

Dê dois cliques sobre o arquivo de backup

 Backup selecionado, clique em "Next":

Backup selecionado, clique em "Next"

 Agora você deverá escolher o HD que será restaurado, clique no local indicado pela imagem abaixo para selecionar:

#####

     Atenção     

Os dados que existirem no HD de destino serão destruídos, dando lugar ao conteúdo do backup.


#####

Selecione o HD que irá restaurar o backup, muita atenção nessa parte!

 Aparecerá uma janela de aviso para você confirmar a restauração do backup no disco rígido indicado, confira se está tudo certo, se estiver, clique em "Yes" para continuar:

Confirme a alteração que será realizada clicando em "Yes"

 Processo de restauração iniciado, agora é só aguardar.

* Lembrando que você pode navegar na internet durante a restauração, já que o Redo Backup traz pré-instalado o Chromium, além de outras ferramentas, como por exemplo o GParted, você encontra esses e outros programas clicando no botão de menu localizado na parte inferior esquerda.

O backup está sendo restaurado, aguarde...

 Ao término, irá aparecer uma janela informando que o backup foi restaurado, clique em "OK" para fechá-la:

O backup foi restaurado com sucesso!

 Em seguida clique em "Exit":

Clique em "Exit" para sair da janela do Redo Backup

 E clique no botão no canto inferior direito da área de trabalho do Redo Backup and Recovery para desligar ou reiniciar o computador:

Desligar ou reiniciar o computador

 Ao sair, você deverá remover o CD / DVD ou pen drive do Redo Backup and Recovery e teclar "Enter", conforme mostra a tela a seguir:

Remova o CD / DVD / pen drive do Redo Backup e tecle "Enter"

 Seu HD foi restaurado com sucesso!


 Espero que este tutorial seja útil para você, grande abraço e até o próximo!

 Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
 Aproveite também e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)


Referências:



COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como fazer backup e restaurar o seu HD com o Redo Backup and Recovery
Como fazer backup e restaurar o seu HD com o Redo Backup and Recovery
Neste tutorial você vai conhecer e aprender a usar o Redo Backup and Recovery, a ferramenta ideal para fazer backup e restaurar o seu HD de um jeito prático e fácil.
https://4.bp.blogspot.com/-ESRa6FGa428/V9sOFCBdtcI/AAAAAAAAEnc/mYUXlCSFU4sTvBh1pRjCSmsOIAegneZCACLcB/s400/Redo-Backup-%2526-Recovery.png
https://4.bp.blogspot.com/-ESRa6FGa428/V9sOFCBdtcI/AAAAAAAAEnc/mYUXlCSFU4sTvBh1pRjCSmsOIAegneZCACLcB/s72-c/Redo-Backup-%2526-Recovery.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/09/redo-backup-and-recovery-ferramenta-backup-recuperacao-hd.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/09/redo-backup-and-recovery-ferramenta-backup-recuperacao-hd.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo