Guia de instalação do Debian 12 "Bookworm"

Aprenda a instalar passo a passo o Debian 12 "Bookworm" no seu computador, seja fazendo dual-boot com o Windows, com outro Linux ou instalação única!

Passo a passo de instalação do Debian 12 (Bookworm)


Veja como instalar corretamente o Debian 12 "Bookworm" no seu computador (em dual-boot ou não) seguindo as nossas dicas!

 O Projeto Debian disponibilizou no dia 10 de junho de 2023 a versão estável do Debian 12 "Bookworm" com suporte a atualizações, correções de segurança e de bugs por cerca de 5 anos (até junho de 2028). Tendo como "base" o Linux Kernel 6.1 LTS, o Debian Bookworm traz os firmwares proprietários na mídia de instalação oficial e conta com as versões mais recentes dos ambientes de área de trabalho, como é o caso do KDE Plasma 5.27, GNOME 43 e Xfce 4.18, além de várias atualizações de softwares e pacotes do sistema.

 Para conferir estes e outros detalhes a respeito do Debian 12 "Bookworm" basta conferir o nosso post anterior  ou acesse o anúncio oficial  através do link abaixo:

[Debian  Debian 12 "bookworm" released - Debian News   ##external-link##]


 E para ajudar principalmente os iniciantes que querem utilizar esta mais nova versão do Debian, preparamos este passo a passo completo de instalação do Debian 12 "Bookworm", desde os preparativos iniciais como a criação da mídia de instalação e liberação de espaço em disco até o primeiro login no sistema.

   Dica!
Tire um tempo livre para ler este tutorial com calma, pois há vários detalhes que, se não executados da maneira correta, podem impedir que o seu sistema inicie conforme o esperado, ok?!
   Atenção!
A manipulação de discos e partições é um procedimento arriscado que pode causar PERDA DE DADOS. FAÇA BACKUP de todos os seus arquivos importantes ANTES de realizar qualquer operação, ok?!
   Informação!
Utilizamos a ISO/DVD 1 do Debian 12 "Bookworm" juntamente com o Oracle VM VirtualBox na versão 7.0.8 neste tutorial, onde já estava instalado o Windows 10 Pro (com os recursos EFI e Secure Boot habilitados nas configurações) num disco rígido "virtual" de 150GB e 3 GB de memória RAM. Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


  Requisitos de sistema do Debian 12


 Antes de começarmos, confira logo abaixo se o seu computador atende aos seguintes requisitos mínimos para a instalação e execução do Debian 12 "Bookworm":

  • Processador (Intel® ou AMD®) de 1 GHz ou mais rápido;
  • 1 GB de memória RAM (2 GB ou mais é o recomendado);
  • 10 GB (ou mais) de espaço livre* em disco para a instalação;
   Informação!
Lembrando que para executar de forma satisfatória o Debian Bookworm é recomendável que tenha mais de 3 GB de memória RAM.

 Caso o seu computador seja mais "antigo" e/ou tenha menos de 2 GB de RAM, considere selecionar no momento da instalação outros ambientes gráficos como o Xfce ou o LXDE ao invés do GNOME e KDE (que geralmente consomem mais recursos da máquina), ok?!
 Seu computador está apto a instalar o Debian Bookworm? Se sim, confira abaixo algumas etapas que você deve seguir ANTES de iniciar a instalação!


  Antes de começar, o que devo fazer?


 Pretende instalar o Debian 12 "Bookworm" ao lado do Windows 11, Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux previamente instalada no seu disco (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO para evitar futuras dores de cabeça:


    Faça BACKUP de TODOS os seus arquivos (como músicas, documentos, fotos, etc) para um dispositivo de armazenamento externo (como um HDD/SSD, Blu-rays, DVDs, pen drives ou cartões SD) utilize um serviço de armazenamento em nuvem (Google Drive, Dropbox, MEGA, etc.). Isso é de extrema importância e deve ser feito regularmente (não apenas agora que pretende instalar o Debian), pois caso algo dê errado os seus dados pessoais estarão a salvo.

Ferramenta para criação de backups nativa do Windows 10

 O site "Canaltech" possui um tutorial que mostra as 3 maneiras mais fáceis de se fazer backup, basta clicar no link abaixo para acessá-lo:

[Canaltech  3 maneiras fáceis de fazer backup - Canaltech   ##external-link##]

 Você também encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e do seu SSD/HDD) em nosso outro artigo, acesse:

[Blog Opção Linux  O que fazer ANTES de instalar o Linux - #BACKUP   ##external-link##]


   Atenção!
Desde já deixamos claro que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR EVENTUAIS PERDAS DE DADOS que venham a acontecer ao instalar o Debian. Se você realmente seguir este tutorial à risca, as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim é importante que faça uma cópia de segurança dos seus dados.

    Faça a DESFRAGMENTAÇÃO ou OTIMIZAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição NTFS que irá redimensionar para instalar o Debian. Caso utilize um SSD, utilize o software de otimização fornecido pelo fabricante do disco para otimizá-lo, já para HDDs, recomendo que use a própria ferramenta de desfragmentação do Windows para, obviamente, desfragmentá-lo.

Utilitário SSD Tool Box para análise e otimização dos SSDs GIGABYTE
Software para otimização dos SSDs da Gigabyte®

 No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

[Blog Opção Linux  Como desfragmentar o HDD no Windows   ##external-link##]


    Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente nas versões mais novas do Windows (mais precisamente no Windows 11, Windows 10, Windows 8.1 e 8) que faz com que o seu computador entre em hibernação ao desligá-lo, causando problemas ao realizar o dual boot e também caso queira acessar a partição do Windows.

 Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida". Após, salve as alterações, como mostrado na imagem de exemplo abaixo:

Desativando o recurso de Inicialização Rápida do Windows

 O passo a passo detalhado de como desativar a Inicialização Rápida do Windows está disponível no link abaixo, acesse:

[Blog Opção Linux  Como desativar a inicialização rápida do Windows   ##external-link##]


 Você pode conferir estas e mais algumas dicas do que fazer antes de instalar o Debian Bookworm no seu computador acessando o tutorial abaixo:

[Blog Opção Linux  O que fazer ANTES de instalar o Linux   ##external-link##]



  Download do Debian 12 "Bookworm"


  O Debian é um sistema operacional livre e de código aberto, construído por voluntários de todo o mundo e disponibilizado gratuitamente para uso pessoal ou comercial. E para baixá-lo (caso ainda não tenha feito isso), basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

[Debian  Download do Debian 12 "Bookworm"   ##external-link##]

 Abaixo você também encontra os links para acessar as ISOs mais recentes do Debian Bookworm:

  DVD de instalação offline (cerca de 3,7GB)






  Mídia de instalação via rede "netinst" (cerca de 700MB)







  Verifique se a imagem ISO não está corrompida


 Após o download, é altamente recomendável que verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num DVD ou pen drive (evitando assim problemas aleatórios durante a instalação).

 Se você é usuário Linux, poderá verificar facilmente a integridade da ISO utilizando o terminal. No link abaixo você encontra um passo a passo detalhado de como checar as somas SHA-256, acesse:

[Blog Opção Linux  Verificar somas MD5 e SHA-256 no Linux   ##external-link##]

 Já no Windows, você terá que baixar um software de terceiros para realizar a verificação. Confira todos os detalhes acessando o nosso outro tutorial:

[Blog Opção Linux  Verificar somas MD5 e SHA-256 no Windows   ##external-link##]



  Crie uma mídia de instalação do Debian 12 "Bookworm"


 Depois de checar se a ISO que baixou está íntegra, é hora de criar uma mídia de instalação com a mesma. Logo abaixo mostro alguns métodos fáceis de se criar um pen drive bootável que eu uso e recomendo, além do método tradicional por DVD.

  Criando um pen drive bootável com o Ventoy (recomendado)


 A maneira mais fácil de criar um pen drive de instalação do Debian, seja no Windows ou Linux, é utilizando o Ventoy. Com o Ventoy basta formatar o pen drive uma única vez e copiar a ISO para a partição criada, simplesmente isso!

Copiando a ISO do Debian Bookworm para o pen drive com o Ventoy instalado
Exemplo de como copiar a ISO do Debian para o pen drive com o Ventoy

 Confira o passo a passo de como utilizar o Ventoy acessando o link abaixo:

[Blog Opção Linux  Como criar um pen drive multiboot com o Ventoy   ##external-link##]


  Criando um pen drive bootável com o dd (Linux)


 Para os usuários Linux que gostam de usar o bom e velho terminal, também é possível criar uma mídia de instalação do Debian com o "dd". Caso queira utilizar esta opção, recomendo que confira no link abaixo o passo a passo de como utilizar o comando dd, acesse:

[Blog Opção Linux  Como criar um pen drive bootável pelo terminal (Linux)   ##external-link##]


  Criando um pen drive bootável com o Rufus (Windows)


 O Rufus é, sem sombra de dúvidas, a ferramenta mais conhecida e prática para se criar pen drives bootáveis disponível para o Windows.

Criando um pen drive bootável no Windows com o Rufus

 Caso queira criar um pen drive bootável do Debian Bookworm com o Rufus, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo de como utilizá-lo corretamente:

[Blog Opção Linux  Como criar um pen drive bootável com o Rufus (Windows)   ##external-link##]


  Gravando a ISO num DVD


 Uma outra opção mais tradicional mas que é pouco utilizada hoje em dia é de criar discos ópticos inicializáveis (CDs, DVDs e Blu-rays) para se instalar sistemas operacionais.

 No Linux você tem à disposição alguns softwares como o famoso K3B, o Brasero ou o Xfburn para criar um DVD de instalação do Debian facilmente em poucos cliques.

Gravando a ISO do Debian Bookworm num DVD pelo K3B

 Para aprender como gravar a ISO do Debian 12 "Bookworm" num DVD pelo Linux, basta acessar o tutorial no link abaixo:

[Blog Opção Linux  Como gravar uma ISO num DVD pelo Linux   ##external-link##]

 O Windows possui uma ferramenta nativa para gravar ISOs em DVDs, basta apenas clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ISO do Debian e selecionar a opção "Gravar imagem do disco".

Gravando a ISO do Debian num DVD pelo Windows

 Confira no link abaixo o tutorial de como como gravar um DVD de instalação do Debian no Windows:

[Blog Opção Linux  Como gravar uma ISO num DVD pelo Windows   ##external-link##]



  Libere espaço no seu SSD ou HDD (pelo Windows ou com o GParted)


 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a otimização ou desfragmentação do seu SSD/HDD (caso utilize o Windows), agora será necessário criar um espaço vazio no seu disco que seja suficiente para instalar o Debian. Abaixo você encontra algumas observações e as instruções de como redimensionar as suas partições:

  Observações a respeito das partições (em construção )


 Antes de começar a redimensionar as partições do seu disco, é importante que você fique atento a alguns detalhes para não se atrapalhar no momento da instalação do Debian:

    Quais as partições necessárias para o Debian?   

 Para a instalação "padrão" do Debian (utilizando o sistema de arquivos Ext4) num computador que já possui outro(s) sistema(s) operacional(is), são necessárias basicamente 2 partições:
  •   A "Raiz", onde o Debian e todos os softwares são instalados (que também pode armazenar seu dados pessoais);
  •   E a "Swap", uma partição que atua como uma memória RAM virtual (estendendo a memória RAM física do computador) e dá suporte para suspensão em disco.
   Informação!
Há também a Partição HOME, utilizada para armazenar dados pessoais e algumas configurações de forma separada da Raiz (útil caso necessite reinstalar o sistema).

    Qual o tamanho destinar para estas partições?   

 O tamanho para as partições varia de acordo com as exigências de cada sistema e de acordo com as necessidades de cada usuário.

 No caso do Debian (para instalação com um ambiente gráfico), é necessário destinar no mínimo 10 GB para a Partição Raiz. Isso apenas para o sistema em si, os softwares pré-instalados e para baixar futuras atualizações de pacotes, não contando com os seus arquivos pessoais e com outros softwares extras que venha a instalar.
 Em relação à Partição Swap, o instalador do Debian (no modo automático) geralmente cria uma partição de apenas 1 GB, mas isso pode variar de acordo com a quantidade de RAM disponível no seu computador.

    Mas afinal, quanto de espaço preciso para instalar o Debian?   

 Como dito logo acima, isso varia de acordo com o sistema e as necessidades dos usuários.

 De uma forma geral, EU recomendo que destine pelo menos 35 GB para a Partição Raiz, isso permite que você instale o Debian com mais "folga" e também possa instalar mais alguns softwares sem o risco de faltar espaço em disco. Lembre-se que esses 35 GB que recomendei são apenas para o Debian, se você pretende armazenar seus dados pessoais na Raiz é necessário acrescentar um tamanho suficiente para armazená-los + uns 10% de espaço livre (no mínimo) de folga.

   Dica!
Ao invés de armazenar seus dados na Raiz do Debian, recomendo fortemente que crie uma Partição HOME durante o processo de instalação, ok?!
 Já em relação à Partição Swap, eu, pessoalmente, recomendo que destine 4 GB para a mesma. É a mesma quantidade de Swap que utilizo a vários anos e nunca cheguei a utilizá-la totalmente (mas também não tenho o costume de usar o recurso de suspensão no Linux).

 Fazendo as contas, de acordo com a documentação do Debian, é necessário ter:

     10 GB p/ Partição Raiz (apenas para o sistema) + 1 GB p/ Partição Swap = 11 GB de ESPAÇO LIVRE no mínimo em disco, sem contar com o espaço para armazenar seus dados;

 De acordo com as minhas recomendações, é necessário ter:

     35 GB p/ Partição Raiz + 4 GB p/ Partição Swap + Espaço suficiente p/ Partição HOME (partição esta que vai armazenar seus arquivos pessoais) = Mais de 39 GB de ESPAÇO LIVRE em disco.

    E sobre a Partição HOME, vale a pena ter uma?   

 Por experiência própria eu digo, SIM, vale muito a pena utilizar uma Partição HOME separada da Raiz. Ao guardar seus documentos, músicas, imagens, vídeos e demais arquivos numa partição separada da partição onde foi instalado o sistema operacional você tem alguns benefícios:

  •   Mais segurança, pois caso a partição onde o seu sistema estiver instalado se corromper, os seus dados estarão a "salvo" em outro local;
  •   Possibilidade de reinstalar (ou até trocar) o sistema operacional facilmente sem afetar os seus dados (isso não substitui o backup!);
  •   Possibilidade de usar a mesma Partição HOME em outras distribuições Linux ou até mesmo no Windows (no caso, utilizando o sistema de arquivos NTFS na mesma e desabilitando o recurso de Inicialização Rápida do Windows);
  •   Permite redimensionar a partição (aumentando ou diminuindo de tamanho) sem afetar a partição do sistema.
 Estas são algumas das vantagens de se ter uma Partição HOME separada, mas apesar disso, fica a seu critério criar uma ou armazenar os seus dados diretamente na partição onde o seu Debian será instalado, ok?!


  Particionando o disco no Windows


 Se você já possui o Windows instalado no seu computador, é altamente recomendado que utilize o Gerenciamento de Disco, ferramenta nativa do sistema para criar e redimensionar partições (além de outras operações com discos).

Utilitário 'Gerenciamento de Disco' nativo do Windows

Acesse o link abaixo e confira como utilizá-la para redimensionar as suas partições:

[Blog Opção Linux  Como redimensionar partições no Windows   ##external-link##]

 Caso tenha alguma distribuição Linux instalada no seu SSD/HDD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

[Blog Opção Linux  Como redimensionar partições com o GParted   ##external-link##]


   Informação!
Apesar de ser possível utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows, eu recomendo que utilize o próprio Gerenciador de discos do Windows para redimensioná-la, evitando assim "problemas" quando fizer login no mesmo.


  Inicialize o PC a partir da mídia de instalação


 Depois de liberar espaço em disco, é hora de inicializar o seu PC ou notebook a partir da mídia de instalação do Debian Bookworm que você aprendeu a criar logo acima.

 O procedimento é simples, o primeiro passo é deixar o seu pen drive bootável "espetado" numa porta USB ou inserir o DVD do Debian na unidade óptica. Depois, reinicie o seu computador normalmente e ANTES que seja iniciado o sistema operacional já instalado na sua máquina você deverá pressionar várias vezes uma determinada tecla para acessar o Menu de Inicialização (ou Boot Menu) e selecionar a sua mídia de instalação.

   Informação!
Se o seu computador/notebook possui uma unidade óptica, é provável que já esteja configurado para dar boot primeiramente pela mesma.
 A maioria das placas-mãe possuem uma tecla especial para acessar o Menu de Inicialização (que geralmente são as de função), sendo que cada fabricante define uma própria. No caso do meu PC, por exemplo (que possui uma mobo da ASUS®), é a tecla F8, já num outro PC mais antigo que tenho aqui da Positivo® é a tecla F11. Portanto, verifique no manual do seu computador e/ou placa-mãe para saber qual é a tecla para acessar o Boot Menu, ok?!

   Dica!
Neste link você também encontra as teclas do Boot Menu dos principais fabricantes de placas-mãe e computadores.

Uma outra opção é simplesmente pesquisar pelo "modelo da sua mobo + tecla de atalho do menu de boot" no Google, DuckDuckGo, Bing ou outros mecanismos de busca.

 Ao acessar o Boot Menu você encontrará várias opções de inicialização, incluindo o seu SSD e/ou HDD. Caso esteja utilizando um DVD para instalar o Debian, basta apenas selecionar a sua unidade óptica no Boot Menu, pressionar Enter e aguardar o carregamento da mesma.

 Já se você está utilizando um pen drive de instalação do Debian, fique atento:


    Para computadores com UEFI + Secure Boot    É provável que o seu pen drive provavelmente seja listado duas vezes, porém, você DEVE selecionar o pen drive no modo UEFI (a opção de nome "UEFI: nome/modelo do pen drive") para instalar o Debian, como destacado pela letra A na imagem de exemplo abaixo:

   Informação!
Apesar do Secure Boot (ou Inicialização Segura) ser um recurso que ajuda os computadores resistirem a ataques e infecções contra malware, ele também pode (em alguns casos) impedir o boot a partir de um pen drive ou DVD.

 SE você enfrentar problemas para iniciar a mídia de instalação do Debian (depois de seguir as orientações acima), talvez seja necessário desativar temporariamente esse recurso no Setup da sua máquina (confira como neste tutorial da Microsoft).
Boot Menu / Menu de Inicialização de um PC com UEFI


    Para computadores com BIOS/Legacy    Basta selecionar normalmente o seu pen drive na lista do Boot Menu (sem a opção "UEFI"), como mostrado pela letra B na imagem de exemplo abaixo:

   Pen drive não aparece no Boot Menu
Nem todas as placas-mãe (principalmente as mais antigas) vão oferecer um Menu de Inicialização, outras também podem identificar o pen drive plugado como um HDD/SSD secundário. Nestes casos, será necessário "entrar" no Setup do computador e definir o pen drive como o dispositivo primário nas opções de boot. Você pode aprender a realizar esse procedimento assistindo este vídeo (do canal "Tutoriais para Tudo").
Boot Menu / Menu de Inicialização de um PC com BIOS

 Depois de fazer backup dos seus dados, de liberar espaço no SSD/HDD e após aprender a dar boot pela mídia de instalação, reinicie o computador para darmos início ao passo a passo de instalação do Debian 12 "Bookworm"!


  Instalação do Debian 12 "Bookworm"


 E finalmente chegou a hora de instalar o Debian 12 Bookworm. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!

   Muita calma nessa hora!
Caso esteja instalando o Debian num notebook/netbook, é altamente recomendável que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação, ok?
 Após dar boot no seu computador com o pen drive bootável ou CD/DVD do Debian Bookworm será exibida uma tela semelhante à imagem abaixo (caso o seu computador tenha UEFI). Nela, selecione a opção "Installation" e pressione Enter em seguida:

Tela de boot do Debian 12 'Bookworm' em computadores com UEFI

 Em seguida você deverá selecionar o idioma que será usado no processo de instalação do sistema. No meu caso, selecionei o "Portuguese (Brazil) - Português do Brasil" e cliquei no botão "Continue" (ou clique duas vezes sobre a opção selecionada), como mostrado pela imagem abaixo:

Selecione o seu idioma de instalação

 Após, selecione o país onde você reside (que no meu caso, é o Brasil) e clique no botão "Continuar":

Selecione o país onde você reside

 Escolha o layout do seu teclado (Português Brasileiro no meu caso) e clique em "Continuar":

Selecione o layout do seu teclado

 O instalador do Debian tentará configurar automaticamente a rede (caso esteja conectado a uma) e, se o seu computador possui mais de uma placa de rede (como Wi-Fi), você poderá escolher em qual delas se conectar.

 Após, você deverá definir um hostname para o seu sistema (ou deixar o que foi indicado por padrão) e clique em "Continuar":

Defina um hostname para o seu computador

 Em seguida, você poderá informar o nome de domínio para o seu sistema. Se você não faz ideia do que seja isso, basta deixar em branco e clicar em "Continuar":

Defina um nome de domínio (opcional)

 Na próxima etapa, você poderá definir uma senha de root para o seu Debian (recomendo que utilize caracteres especiais na mesma). Você terá que informar a senha duas vezes e, após, clique no botão "Continuar":
   Informação!
Caso queira, é possível desabilitar a conta de root, basta deixar os campos em branco e clicar em "Continuar". Com isso, a sua conta de usuário (que será criada no próximo passo) terá os poderes de Administrador.
Defina uma senha de root (recomendável usar - além de números - letras e caracteres especiais)

 Após, informe o seu Nome completo para criar uma Conta de Usuário "padrão" no seu sistema e depois clique em "Continuar":

Informe o seu nome completo

 Informe um nome de usuário (que deve sempre ser iniciado com letra minúscula) para a nova conta padrão:
   Muita calma nessa hora!
Caso tenha uma Partição /home separada no seu disco (utilizada por outra distribuição Linux instalada) e está utilizando-a nesta nova instalação, eu recomendo que escolha um nome de usuário do Debian DIFERENTE do utilizado no seu outro Linux.
 Por exemplo, se você já utiliza essa mesma partição /home no Fedora Workstation e tem o nome de usuário "fulano1", agora que irá instalar o Debian Bookworm você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano2", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas, ok?!
Informe um nome de usuário

 E crie uma senha para esta nova conta (você também terá que digitar a senha duas vezes):

Defina uma senha para o seu usuário

 Depois, defina o fuso horário selecionando o estado onde você mora e clique em "Continuar":

Defina o fuso horário escolhendo o estado onde você reside

 Agora chegamos na etapa mais importante da instalação do Debian Bookworm, que é a de Seleção de disco e Particionamento. Nela, serão apresentados vários Métodos de Particionamento, dentre os principais estão:


    O modo "Assistido - usar o maior espaço livre contínuo" (essa opção só aparecerá caso tenha liberado um espaço em disco, como indiquei no começo deste artigo) é a maneira mais fácil de configurar o particionamento (recomendado para quem é iniciante no Linux e/ou que não entende muito sobre partições), já que o instalador do Debian se encarregará de criar automaticamente todas as partições necessárias. Ao selecioná-lo, o instalador do Debian vai propor três esquemas de particionamento do disco:

  •    Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes);
  •    Partição /home separada;
  •    Partição /home, /var e /tmp separadas.

 Dentre elas, basta escolher a que for melhor para o seu caso. A primeira opção, como indicado pelo próprio instalador, é a ideal para quem é iniciante. As etapas (screenshots) deste processo você pode conferir  neste GIF animado  (abre uma nova janela) ou clicando  neste link  (abre uma nova aba).

 Se você selecionou este esquema de particionamento, continue lendo a partir  deste ponto do tutorial - CLIQUE AQUI .


    O modo "Assistido - usar o disco inteiro" é recomendado APENAS para quem deseja instalar o Debian num disco rígido novo e/ou que não tenha nenhum outro sistema operacional ou dados pessoais (fique atento, pois essa opção vai apagar todos os dados que estiverem no HDD/SSD). Nele, você deverá escolher o seu disco rígido e após (assim como indicado anteriormente), escolher um dos três esquemas de particionamento de disco:

  •    Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes);
  •    Partição /home separada;
  •    Partição /home, /var e /tmp separadas.

 Você deve escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades, sendo que a primeira opção é a ideal caso você não tenha certeza de qual escolher. As etapas deste processo você pode conferir  neste GIF animado  (abre uma nova janela) ou clicando  neste link  (abre uma nova aba).

 Caso tenha selecionado este esquema de particionamento, continue lendo este tutorial a partir  deste ponto - CLIQUE AQUI .


   Muita calma nessa hora!
Os esquemas de particionamento Assistido "usar o disco inteiro e configurar LVM" e "usar disco todo e LVM criptografado" são adequados apenas para usuários avançados e/ou aos que realmente entendam como funciona o LVM.
    O modo de particionamento Manual é o indicado para usuários mais experientes e também para quem já possui algum sistema operacional (Linux ou Windows) instalado no disco, já que através dele podemos criar manualmente as partições, definindo o tamanho, o sistema de arquivos e a "função" para cada uma delas.

 Neste tutorial abordamos o método de particionamento manual (mostrando como criar a Partição Raiz e a Partição Swap a partir do espaço livre em disco), o qual recomendo para quem deseja instalar o Debian 12 "Bookworm" em dual boot com o Windows ou com alguma distribuição Linux já instalado no HDD/SSD.


 Caso tenha optado por esse método, deixe selecionado a opção "Manual", como mostrado pela imagem abaixo, e clique no botão "Continuar":

Selecione o método de particionamento Manual

 Na tela seguinte, será exibido todos os seus discos e as partições presentes nos mesmo, bem como o espaço livre que você criou (que mostramos como fazer logo no início deste tutorial).

 Primeiramente vamos criar a Partição Raiz (onde o Debian será instalado). Selecione o maior ESPAÇO LIVRE do seu SSD/HDD, como indicado pela imagem abaixo, e clique no botão "Continuar" :

Clique duas vezes no ESPAÇO LIVRE

 Após, selecione a opção "Criar uma nova partição", como mostrado pela imagem abaixo, e clique no botão "Continuar" (ou clique duas vezes sobre a opção selecionada):

Clique duas vezes em 'Criar uma nova partição'

   Informação!
Caso o seu HDD ou SSD tenha uma tabela de partições tabela de partição MBR, será exibido uma janela de diálogo onde você deverá escolher se a nova partição será Primária ou Lógica, como mostrado  nesta imagem  (abre uma nova aba). Caso fique em dúvida, deixe como Lógica (ao selecionar esta opção, uma partição estendida será criada) e clique em "Continuar".
 Em seguida, você deverá definir o Tamanho para a Partição Raiz. Note que é possível, além de definir o tamanho "real" da partição em GB, especificar em porcentagem o tamanho da mesma (por exemplo, se você escrever 80% no campo indicado pela imagem abaixo, 80% do espaço livre será dedicado à esta nova partição).

 Recomendo que destine (no mínimo) 25 GB para a Partição Raiz (ou mais, caso não queira criar/utilizar uma Partição /home separada para armazenar todos os seus arquivos pessoais como documentos, fotos, músicas, vídeos e etc.). Neste exemplo, destinei 35 GB para a mesma e em seguida cliquei no botão "Continuar":

Defina o tamanho para a Partição Raiz

 Logo na sequência, defina que esta partição seja criada no início do espaço livre selecionando a opção "Início", como destacado pela imagem abaixo:

Clique duas vezes em 'Início'

 Nesta etapa serão exibidas as Configurações dessa partição, sendo que as principais são (para alterá-las, basta clicar duas vezes sobre as mesmas):

  • A      Clicando duas vezes em "Nome" você poderá definir um nome para a nova partição, como mostrado  neste exemplo  (abre uma nova janela) ou clicando  neste link  (abre uma nova aba). É opcional, mas útil para identificar qual a partição onde instalou o seu Debian caso, no futuro, precise modificar as partições do seu disco rígido utilizando um software de particionamento, como o GParted;


  • B      Já em "Usar como", você poderá escolher o sistema de arquivos da partição dentre os vários disponíveis  neste exemplo  (abre uma nova janela) ou clicando  neste link  (abre uma nova aba). O sistema de arquivos padrão do Debian (assim como a maioria das distribuições Linux) é o Ext4, se você não sabe qual sistema de arquivos utilizar, basta deixar selecionado a opção padrão (Sistema de arquivos com "journaling" ext4), ok?!;

  • C      Como o próprio nome sugere, em "Ponto de montagem" você poderá definir o ponto de montagem dessa nova partição, como mostrado  neste exemplo  (abre uma nova janela) ou clicando  neste link  (abre uma nova aba). No caso da Partição Raiz, você deve selecionar (obviamente) a opção "/ - o sistema de arquivos raiz".
   Atenção!
As outras opções avançadas exibidas nesta tela (como Blocos reservados e Flag inicializável) NÃO DEVEM SER ALTERADAS, a menos que você realmente saiba o que está fazendo (e conforme as suas necessidades), ok?!
Tela exibindo as configurações da partição criada e as principais opções a serem alteradas

 Depois de alterar as opções como mostramos logo acima, selecione a opção "Finalizar a configuração da partição" (como destacado pela imagem abaixo) e clique em "Continuar":

Clique duas vezes em 'Finalizar a configuração da partição'

 Com isso concluímos a criação e configuração da Partição Raiz do Debian, você será direcionado novamente à tela inicial de particionamento manual.

 Vamos agora criar a Partição Swap (ou área de troca), partição esta que atua como uma "memória virtual", realocando as partes inativas da RAM para a Swap no disco quando falta memória RAM para o sistema.

   Informação!
Caso já tenha uma Partição Swap no(s) seu(s) disco(s) (utilizada por alguma distribuição Linux) poderá pular este passo, já que o próprio instalador do Debian irá identificar e utilizá-la automaticamente).
 Selecione o ESPAÇO LIVRE do seu SSD/HDD (como destacado pelo exemplo abaixo) e clique no botão "Continuar":

Clique duas vezes no ESPAÇO LIVRE

 Selecione a opção "Criar uma nova partição" e clique em "Continuar", como destacado pela imagem abaixo:

Clique duas vezes em 'Criar uma nova partição'

 Na sequência você deverá definir o tamanho para a Partição Swap, sendo que você também poderá escolher o tamanho da mesma em GB ou em porcentagem (em relação ao tamanho do espaço vazio restante no disco).

 Neste exemplo, destinei 4 GB para a mesma (como indicado pela imagem abaixo) e cliquei em no botão "Continuar":

   Informação!
O tamanho a ser destinado para a partição Swap vai depender da forma que você usará o seu sistema. Na documentação oficial do Debian, é sugerido que a Swap (caso pretenda utilizar o recurso de hibernação) tenha o dobro do tamanho da memória RAM instalada no computador, porém, fica a seu critério o quanto de espaço destinar para a Swap.

 Na dúvida, eu recomendo que deixe-a com no mínimo 4 GB (que considero um tamanho "OK" para a maioria dos usuários - e que uso a alguns anos sem problemas na minha máquina "real").
Defina o tamanho para a partição Swap

 Indique que esta partição seja criada no início do espaço livre selecionando a opção "Início", como destacado pela imagem abaixo:

Defina que a partição seja criada no início do espaço livre

 Agora serão exibidas as Configurações da partição, Nesta etapa, apenas clique duas vezes em "Usar como", como destacado pela imagem abaixo:

Clique duas vezes em 'Usar como'

 E selecione a opção "Área de troca (swap)", como indicado pela imagem abaixo.

 Feito isso, basta clicar no botão "Continuar":

Selecione a opção 'Área de troca (swap)'

 Tudo pronto, selecione a opção "Finalizar a configuração da partição" e clique no botão "Continuar":

Clique duas vezes em 'Finalizar a configuração da partição'

 Com isso concluímos a criação das partições necessárias para a instalação do Debian 12 "Bookworm". Mas antes de continuar, fique atento:

    Você tem a opção (caso tenha espaço livre suficiente em disco) de criar uma Partição HOME ou utilizar uma Partição HOME existente (utilizada por alguma distribuição Linux).

   Dica!
A Partição HOME é usada para armazenar os dados pessoais (como músicas, documentos, imagens, vídeos e etc.) de maneira que eles fiquem separados da Partição Raiz. Caso precise reinstalar o seu Debian ou queira instalar outra distribuição Linux, os seus dados estarão a salvo na HOME, basta apenas informar a localização da mesma na nova instalação.
 Se você não quiser criar ou usar uma Partição HOME nesta instalação do Debian Bookworm (deseja armazenar todos os seus arquivos pessoais na Partição Raiz), continue lendo o tutorial a partir   deste ponto - CLIQUE AQUI .


    Caso queira criar uma nova Partição HOME ou utilizar uma Partição HOME já existente no seu disco, confira o passo a passo de cada opção logo abaixo (clique para expandi-las):

 Para criar uma nova Partição HOME, basta repetir os mesmos passos de criação da Partição Raiz, que é identificar e selecionar o maior ESPAÇO LIVRE em disco e clicar no botão "Continuar".

Selecione o maior ESPAÇO LIVRE em disco para criar a Partição HOME

 Selecione a opção "Criar uma nova partição" e depois clique no botão "Continuar":

Clique duas vezes em 'Criar uma nova partição'

 Agora você deve indicar o tamanho para a sua Partição HOME. Lembrando que nesta partição ficará armazenado todos os seus arquivos pessoais, então defina um tamanho adequado para a mesma.

 Neste exemplo destinei o restante do espaço livre do meu disco e em seguida cliquei no botão "Continuar":

Defina o tamanho para a Partição HOME adequado às suas necessidades

 Nesta próxima etapa de Configurações da partição você deve alterar as seguintes opções:

  •   Opcionalmente definir um Nome para a Partição HOME (indicado pela seta A);
  •   Em "Usar como" (seta B) você deve escolher um sistema de arquivos para sua /home (recomendo o ext4);
  •   E em "Ponto de montagem" (seta C), escolha a opção "/home - diretório pessoal dos usuários".
Escolha um sistema de arquivos para a Partição HOME e defina o ponto de montagem como /home

 Concluída as alterações indicadas pela imagem acima, basta selecionar a opção "Finalizar a configuração da partição" e clicar no botão "Continuar":

Clique em 'Finalizar a configuração da partição' e depois em 'Continuar'

 E com isso chegamos na parte final do processo de particionamento do Debian, mas antes de continuar, fique atento:


    Se o seu computador é mais antigo e possui BIOS (ou está instalando no modo "Legacy")  Não é necessário fazer mais nenhum ajuste, basta apenas selecionar a opção "Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco" e clicar no botão "Continuar". Você pode continuar lendo este tutorial a partir   deste ponto - CLIQUE AQUI .


    Se o seu computador possui UEFI   A partir de agora, o instalador do Debian irá detectar e montar automaticamente a Partição EFI presente no seu disco (criada pelo Windows ou outra distro Linux, que no meu caso é a partição #1 do disco primário sda).
   Muita calma nessa hora!
A Partição EFI geralmente é uma das primeiras no SSD/HDD, é formatada em FAT32, tem um tamanho que varia de 100 a 500 MB e pode ser facilmente identificada pelo nome de "EFI system p" na lista de partições.
 Mas por garantia, recomendo que IDENTIFIQUE e selecione a partição de nome "EFI system p" (o "p" é de partition mas aparece 'cortado' no instalador) e clique em seguida no botão "Continuar", como mostrado pelas setas numeradas na imagem abaixo:

Identifique e selecione a Partição EFI presente no seu disco

 Na tela seguinte serão exibidas as Configurações da partição. Nela, verifique se em "Usar como" está definido como "Partição de Sistema EFI", assim como mostrado pela imagem abaixo:

 Caso esteja desta mesma forma, basta apenas selecionar a opção "Finalizar a configuração da partição" e clicar no botão "Continuar":

Verifique se a partição está setada como 'Partição de Sistema EFI'

 E chegamos ao fim da etapa de particionamento de disco, esta é a hora de conferir e revisar todas as alterações que serão aplicadas no seu SSD/HDD ANTES de prosseguir.

 Caso tudo esteja correto, basta selecionar a opção "Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco" e clicar no botão "Continuar", como mostrado pela imagem abaixo:

Clique duas vezes em 'Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco'

 Na sequência será exibido um resumo das alterações que serão realizadas no seu disco. Esta é sua última chance de rever o particionamento e voltar atrás (caso seja necessário) para modificar alguma opção.

 Se tudo estiver correto, selecione a opção "Sim" e clique em seguida no botão "Continuar":

Confirme as mudanças selecionando a opção 'Sim' e clicando em 'Continuar'

 Agora é só aguardar enquanto as alterações são aplicadas no seu disco e, em seguida, será feita a instalação do sistema básico (como o Kernel Linux, pacotes como o apt, dpkg e diversos outros essenciais para inicializar o Debian):

Aguarde enquanto o sistema básico é instalado

 Logo após este processo (que geralmente é rápido), você terá a opção de inserir uma mídia de instalação adicional do Debian (como o DVD 2 ou DVD 3).

 Se você (assim como eu) baixou apenas o primeiro DVD de instalação do Debian 11, basta selecionar a opção "Não" e clicar no botão "Continuar":

O instalador irá perguntar se deseja ler outro DVD de instalação adicional do Debian

 Na etapa seguinte você terá a opção de configurar um espelho de rede para obter pacotes adicionais que não estão na mídia de instalação e também as mais recentes atualizações de softwares.

 No meu caso optei por usar um espelho de rede, selecionei a opção "Sim" e cliquei em seguida no botão "Continuar":

Caso queira definir um espelho de rede, selecione 'Sim'

 Na sequência selecione o seu País (que, no meu caso, é o Brasil) e clique em "Continuar":

Selecione o seu país para configurar o espelho do Debian

 E após, selecione um espelho do Debian dentre as opções na lista. O padrão é "deb.debian.org" e é geralmente a melhor escolha.

 Feito isso, clique em "Continuar":

Selecione um espelho de rede do Debian

 Você será questionado na sequência se deseja adicionar um proxy HTTP para acessar a rede.

 Como não utilizo proxy, apenas deixei essa opção em branco e cliquei em "Continuar":

Deixe em branco para não utilizar um proxy no Debian

 A seguir você será questionado novamente se deseja participar (ou não) do Concurso de utilização de pacotes do Projeto Debian. Caso aceite, estatísticas anônimas dos pacotes que você instalar e mais utilizar no seu Debian serão enviadas aos desenvolvedores. Elas ajudarão a escolher quais os pacotes mais populares que serão incluídos no primeiro CD/DVD de futuras versões do Debian.

 No meu caso, optei por participar do concurso, escolhi a opção "Sim" e cliquei no botão "Continuar":

Escolha se você deseja ou não participar do 'Concurso de utilização de pacotes' do Debian

 Nesta etapa de Seleção de software serão apresentados os conjuntos de softwares e pacotes pré-definidos (incluindo os principais ambientes de área de trabalho) que estão disponíveis para instalação no Debian Bookworm. No meu caso, deixei selecionado as opções "ambiente de área de trabalho no Debian", "GNOME" (que é o ambiente de desktop padrão do Debian) e "utilitários de sistema padrão", como mostrado pela imagem abaixo.

 Após selecionar as opções mais adequadas às suas necessidades, basta clicar no botão "Continuar":

Etapa de seleção dos pacotes/ambientes gráficos a serem instalados

 E aguarde a instalação dos pacotes selecionados anteriormente (o que pode demorar um pouco caso tenha escolhido, por exemplo, mais de um ambiente de área de trabalho):

 Esta é uma boa hora de ir até a cozinha para preparar um bom café , hein?!
Aguarde enquanto as opções selecionadas anteriormente são instaladas no seu Debian

   Muita calma nessa hora!
Logo após a instalação dos pacotes é provável que seja exibida uma etapa extra, a de instalação do carregador de inicialização GRUB (essa etapa geralmente é exibida em computadores mais "antigos" que possuem BIOS ou caso esteja instalando o Debian no modo Legacy em um computador com suporte a UEFI).

 O instalador do Debian fará uma busca por outros sistemas operacionais presentes no seu computador e vai propor a instalação do GRUB na MBR do seu disco rígido. Para isso, basta clicar em "Sim" e na tela seguinte, selecionar o seu disco rígido, como mostrado  neste GIF animado  (abre uma nova janela) ou clicando  neste link  (abre uma nova aba).
   Informação!
Caso o seu computador tenha suporte a UEFI, o GRUB será instalado automaticamente na Partição EFI e a etapa citada acima não será exibida.
 E depois de mais algum tempo será exibido uma mensagem informando que a instalação do Debian está completa. Agora basta clicar no botão "Continuar" para reiniciar o seu computador e, em seguida, remova a mídia de instalação que utilizou para instalar o Debian:

Debian 12 'Bookworm' instalado com sucesso! Clique em 'Continuar' para reiniciar o seu computador!

 Se tudo correr bem, logo após reiniciar o computador será exibido a tela do GRUB, listando todos os sistemas operacionais instalados no seu computador, como mostrado pela imagem abaixo.

 Deixe selecionado a opção "Debian GNU/Linux" e pressione a tecla Enter para continuar:

Tela do GRUB exibindo os sistemas operacionais 'Debian GNU/Linux' e o 'Windows'

 Aguarde o carregamento do sistema e, em seguida, faça login na sua Conta de Usuário (a mesma que criou durante o processo de instalação):

Tela de login do GNOME no Debian 12 'Bookworm'

 Na primeira inicialização do Debian será exibida uma tela de boas-vindas onde você poderá confirmar o seu Idioma (ou escolher outro).

 Feito isso, clique no botão "Próximo", como destacado pela imagem abaixo:

Selecione o seu idioma na tela de boas-vindas do Debian

 Agora você deve escolher o layout do seu teclado e, após, clicar em "Próximo":

Defina o layout do seu teclado

 Na sequência você poderá habilitar ou desabilitar os serviços de localização do sistema (que por padrão é habilitado).

 No meu caso, deixei tais serviços desabilitados e cliquei em "Próximo":

Você pode habilitar ou desabilitar os serviços de localização do sistema

 Configurações concluídas, clique no botão "Começar a usar Debian GNU/Linux" para fechar a janela:

Clique no botão 'Começar a usar Debian GNU/Linux'

 Meus parabéns! Você instalou com sucesso o Debian 12 "Bookworm" no seu computador, agora é só desfrutar do seu sistema novinho em folha! \o/

Área de trabalho do Debian 12 'Bookworm' com o desktop GNOME Shell



  Somente o Windows inicia após instalar o Debian, o que fazer?


 Um problema que alguns usuários podem ter logo após fazer um dual-boot do Debian (ou outras distribuições Linux) com o Windows é a tela do GRUB não aparecer depois de reiniciar o computador, sendo que o Windows inicia "direto" sem mostrar as opções de qual S.O. escolher. Para corrigir esse problema será necessário configurar as opções de inicialização pelo próprio Windows.

 A solução é bem simples, basta iniciar o Windows e fazer login normalmente na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira uma imagem de exemplo AQUI).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar ou colar UM dos comandos abaixo, pressionando Enter logo em seguida:

    Se o Secure Boot (ou Inicialização Segura) estiver habilitado no Setup do seu computador, execute:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\debian\shimx64.efi

    Já se o Secure Boot estiver desabilitado, basta executar o comando:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\debian\grubx64.efi

Tela do CMD no Windows 10 executando o comando para computadores com Secure Boot ativado

   Informação!
 A opção relativa ao Secure Boot geralmente fica na aba "BOOT" do Setup / BIOS do seu computador. Consulte o manual do seu computador ou placa-mãe para saber qual é a tecla para acessar o BIOS.
 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. Boa sorte! :)

 Mas se mesmo assim não conseguir iniciar o seu Debian, recomendo que siga o passo a passo de recuperação do GRUB com o Boot-Repair publicado no site Viva o Linux. acesse:

[Viva o Linux  Boot-Repair - Como recuperar o GRUB facilmente - Viva o Linux   ##external-link##]



  O que fazer depois de instalar o Debian 12 "Bookworm"?


 Após instalar esta mais nova versão do Debian você provavelmente vai querer configurar uma sources.list para o seu Debian Bookworm, bem como instalar os codecs e players multimídia como o VLC, o Spotify, Skype, o Steam, navegadores populares como o Google Chrome e o Microsoft Edge, ferramentas para desenvolvedores como o IntelliJ IDEA e Visual Studio Code, ferramentas para virtualização como o Oracle VM VirtualBox e vários outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso diário, não é mesmo? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Debian 12 Bookworm acessando o link abaixo:

[Blog Opção Linux  Guia de pós-instalação do Debian 12 "Bookworm"   ##external-link##]



  Conclusão


 E chegamos ao fim deste tutorial de instalação do Debian Bookworm, espero que ele tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


   Changelog
[Versão 1.1 - (19/06/2023)]
   + Melhorias na etapa de liberação de espaço em disco (em construção );

[Versão 1.0 - (17/06/2023)]
   • Primeira versão do tutorial publicada!

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Debian 12 "Bookworm"
Guia de instalação do Debian 12 "Bookworm"
Aprenda a instalar passo a passo o Debian 12 "Bookworm" no seu computador, seja fazendo dual-boot com o Windows, com outro Linux ou instalação única!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjb6aLcfTA0AVd4wQGVKmqDdlQPDzJxvGY9JcPivCzKlW-eYWagkGRwbdZwZcNp689pgdDW6luJbEKj4hyQxwwe7UELKUxPhgqR-6fMgtXqIo-UwjB9o7ksaNzMeViIgW--P2N2AEoctn3ZczR5uzWL9KbXuBNkVeISC3kA0AM_s09sDdOOQXK6vbyfOg/s1600/Guia-instalacao-Debian-12-Bookworm.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjb6aLcfTA0AVd4wQGVKmqDdlQPDzJxvGY9JcPivCzKlW-eYWagkGRwbdZwZcNp689pgdDW6luJbEKj4hyQxwwe7UELKUxPhgqR-6fMgtXqIo-UwjB9o7ksaNzMeViIgW--P2N2AEoctn3ZczR5uzWL9KbXuBNkVeISC3kA0AM_s09sDdOOQXK6vbyfOg/s72-c/Guia-instalacao-Debian-12-Bookworm.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/06/Guia-instalacao-Debian-12-Bookworm.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/06/Guia-instalacao-Debian-12-Bookworm.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo