Como desativar a inicialização rápida do Windows

Como ativar ou desativar a inicialização rápida do Windows

 Uma das novas funcionalidades introduzidas no Windows 8/8.1 e que continua presente no Windows 11 e Windows 10 é a Inicialização Rápida (ou Fast Startup). Esse recurso (que vem habilitada por padrão) faz com que o Windows inicie muito mais rápido que o normal, já que ele fica "hibernando" mesmo após desligar o computador.

 É útil para a maioria das pessoas (principalmente para os que utilizam disco rígido - HDD), porém, pode causar alguns problemas ao instalar as atualizações do Windows e também para os que desejam fazer dual boot com alguma distribuição Linux. Por exemplo, ao tentar instalar o Ubuntu ao lado do Windows 11 com a inicialização rápida ativa, você não conseguirá redimensionar a partição do Windows pelo Ubuntu e, caso já tenha espaço livre no HDD/SSD para a instalação, quando for iniciar o Windows você terá que aguardar a verificação de disco do mesmo (isso é, se conseguir iniciá-lo).

 A solução para evitar estes e outros problemas é desativar a Inicialização Rápida do Windows. Para isso, abra o Executar pressionando as teclas + R, digite powercfg.cpl na caixa de texto e pressione o botão "OK" para abrir as Opções de Energia.

Abrindo as Opções de Energia do Windows pelo Executar

 Após, na lateral esquerda da janea, clique em "Escolher a função dos botões de energia", como mostrado pela imagem abaixo:

Clique na opção 'Escolher a função dos botões de energia'

 Na tela seguinte, clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e depois no botão "Sim" caso seja exibida a janela do UAC:

Clique na opção 'Alterar configurações não disponíveis no momento'

 E em "Configurações de desligamento", você deve desmarcar a opção "Ligar inicialização rápida (recomendado)", como destacado pela imagem abaixo. Após, lembre-se de clicar no botão "Salvar alterações" antes de fechar a janela.

Deixe desmarcada a opção 'Ligar inicialização rápida'

 Com isso você desabilitou a inicialização rápida do Windows com sucesso, a partir de agora será possível instalar qualquer distribuição Linux sem problemas no seu computador (sendo que a única mudança que você irá notar daqui em diante é alguns segundos a mais para o seu Windows iniciar).

 Caso se arrependa de fazer dual boot com o Linux (deixando apenas o Windows no seu computador) e deseja ativar novamente a inicialização rápida, basta abrir novamente as "Opções de Energia" "Escolher a função dos botões de energia" "Alterar configurações não disponíveis no momento" e selecionar a opção "Ligar inicialização rápida (recomendado)", clicando logo após no botão "Salvar alterações".


 Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


 Referência:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
static_page
Blog Opção Linux: Como desativar a inicialização rápida do Windows
Como desativar a inicialização rápida do Windows
Veja como desabilitar o recurso de Inicialização Rápida (ou Fast Startup) presente no Windows 11, Windows 10 e Windows 8/8.1!
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/p/desativar-inicializacao-rapida-windows.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/p/desativar-inicializacao-rapida-windows.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo