Uma das novas funcionalidades introduzidas no Windows 8/8.1 e que continua presente no Windows 11 e Windows 10 é a Inicialização Rápida (ou Fast Startup). Esse recurso (que vem habilitada por padrão) faz com que o Windows inicie muito mais rápido que o normal, já que ele fica "hibernando" mesmo após desligar o computador.
É útil para a maioria das pessoas (principalmente para os que utilizam disco rígido - HDD), porém, pode causar alguns problemas ao instalar as atualizações do Windows e também para os que desejam fazer dual boot com alguma distribuição Linux. Por exemplo, ao tentar instalar o Ubuntu ao lado do Windows 11 com a inicialização rápida ativa, você não conseguirá redimensionar a partição do Windows pelo Ubuntu e, caso já tenha espaço livre no HDD/SSD para a instalação, quando for iniciar o Windows você terá que aguardar a verificação de disco do mesmo (isso é, se conseguir iniciá-lo).
A solução para evitar estes e outros problemas é desativar a Inicialização Rápida do Windows. Para isso, abra o Executar pressionando as teclas + R, digite
powercfg.cpl
na caixa de texto e pressione o botão "OK" para abrir as Opções de Energia.Após, na lateral esquerda da janea, clique em "Escolher a função dos botões de energia", como mostrado pela imagem abaixo:
Na tela seguinte, clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e depois no botão "Sim" caso seja exibida a janela do UAC:
E em "Configurações de desligamento", você deve desmarcar a opção "Ligar inicialização rápida (recomendado)", como destacado pela imagem abaixo. Após, lembre-se de clicar no botão "Salvar alterações" antes de fechar a janela.
Com isso você desabilitou a inicialização rápida do Windows com sucesso, a partir de agora será possível instalar qualquer distribuição Linux sem problemas no seu computador (sendo que a única mudança que você irá notar daqui em diante é alguns segundos a mais para o seu Windows iniciar).
Caso se arrependa de fazer dual boot com o Linux (deixando apenas o Windows no seu computador) e deseja ativar novamente a inicialização rápida, basta abrir novamente as "Opções de Energia" "Escolher a função dos botões de energia" "Alterar configurações não disponíveis no momento" e selecionar a opção "Ligar inicialização rápida (recomendado)", clicando logo após no botão "Salvar alterações".
Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS