Nesta dica você vai aprender a instalar o VirtualBox no Debian 13 "Trixie" e demais distribuições derivadas através do repositório oficial da Oracle!

Passo a passo de instalação do VirtualBox no Debian 13 "Trixie" via repositório oficial da Oracle!
O Oracle VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma e de código aberto mais popular do mundo, disponível gratuitamente tanto para uso pessoal quanto comercial. Com o VirtualBox é possível criar e executar em uma única máquina física (host ou hospedeiro) uma série de sistemas operacionais convidados (ou guests) como o Linux, Windows, macOS, Solaris, BSD e muitos outros, tudo isso sem a necessidade de reinstalar o sistema que está sendo executado no computador.Sua interface amigável permite aos usuários gerenciar cada máquina virtual facilmente, personalizando o tipo de hardware (como quantidade de processadores e de memória RAM), recursos e dispositivos para as mesmas. O Oracle VirtualBox também é ideal para os profissionais de TI e desenvolvedores, permitindo-os criar ambientes de teste isolados, desenvolver, demonstrar e implantar soluções em várias plataformas sem a necessidade de possuir várias máquinas físicas.

Dentre algumas das principais funcionalidades do VirtualBox estão o compartilhamento da área de trabalho e de pastas entre o host e os sistemas convidados, integração do ponteiro do mouse, capacidade de emular várias telas, suporte a portas seriais e dispositivos USB, criptografia de disco, criação de snapshots (pontos de restauração), clonagem de máquinas virtuais, possibilidade de organizar as VMs em grupos, integração com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e muito mais!
Acesse o site oficial do projeto e confira todos os recursos presentes no Oracle VirtualBox:

Neste tutorial, você vai aprender a instalar a versão mais recente do Oracle VirtualBox no Debian 13 "Trixie" e demais distribuições derivadas.
Índice de Conteúdo
Atualize o seu sistema!;
Instalando o VirtualBox no Debian via repositório oficial;
Assinando o módulo do kernel em máquinas com o Secure Boot habilitado;
Automatizando a assinatura do módulo do kernel;
Instalação do VirtualBox Extension Pack;
Instalação via terminal (recomendado);
Instalação via interface gráfica;
Solução de problemas comuns;
VirtualBox can't enable the AMD-V/VT-x extension;
Kernel driver not installed (rc=-1908);
Não foi possível enumerar os dispositivos USB;
Como desinstalar o VirtualBox do Debian?
Referências.
Atualize o seu sistema!
Antes de iniciar a instalação do VirtualBox, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu Debian a fim de evitar possíveis problemas com dependências de pacotes.
Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo apt update && sudo apt upgrade
Após instalar todas as atualizações (principalmente as de kernel), reinicie o seu computador para que as alterações sejam aplicadas no seu sistema ANTES de seguir os passos a seguir, ok?!
Instalando o VirtualBox no Debian via repositório oficial
Supondo que já tenha atualizado o seu Debian (conforme indicamos logo acima), abra novamente um terminal e, em seguida, execute o comando abaixo para instalar as dependências necessárias:
sudo apt install binutils build-essential dkms linux-headers-$(uname -r) make
Na sequência, adicione o repositório oficial do VirtualBox no seu sistema com o comando:
echo "deb [arch=amd64 signed-by=/usr/share/keyrings/oracle-virtualbox-2016.gpg] https://download.virtualbox.org/virtualbox/debian trixie contrib" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list
Após, importe a chave de assinatura GPG com:
cd /tmp && curl https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc | sudo gpg --dearmor --yes --output /usr/share/keyrings/oracle-virtualbox-2016.gpg && cd $HOME
Atualize o cache dos seus repositórios:
sudo apt update
E instale a versão desejada do Oracle VirtualBox no seu Debian com um dos comandos abaixo:
### Para instalar o VirtualBox 7.2, execute:
sudo apt install virtualbox-7.2
### Para instalar o VirtualBox 7.1, execute:
sudo apt install virtualbox-7.1

Concluída a instalação, execute o comando abaixo para adicionar o seu usuário ao grupo vboxusers:
sudo usermod -a -G vboxusers $USER
Por último, será necessário adicionar os módulos do KVM à blacklist do kernel para que não sejam carregados e entrem em conflito com o módulo do VirtualBox.Execute o comando a seguir para criar o arquivo "blacklist-kvm.conf" em /etc/modprobe.d/ (utilizando o editor nano):
sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist-kvm.conf
E adicione neste arquivo uma das opções abaixo (de acordo com o seu processador):
Se você possui um processador AMD®, adicione as linhas a seguir no arquivo::
blacklist kvm_amd
blacklist kvm
Se você possui um processador Intel®, adicione as linhas a seguir no arquivo::
blacklist kvm_intel
blacklist kvm
Confira como ficou o arquivo no meu caso (que tenho um processador da AMD):

Salve o arquivo pressionando as teclas Ctrl + O, depois tecle Enter para confirmar e após, pressione Ctrl + X para fechar o editor.
Feito isso, reinicie o seu computador para que as alterações sejam devidamente aplicadas e apóss, basta procurar pelo atalho "Oracle VirtualBox" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo (ou através do terminal com o comando
virtualbox
):
Assinando o módulo do Kernel em máquinas com o Secure Boot habilitado
Nas placas-mãe dos computadores mais "recentes" (que possuem UEFI), existe um recurso de segurança chamado "Secure Boot" (ou Inicialização Segura) que protege o processo de inicialização dos sistemas operacionais, permitindo que apenas os drivers e softwares devidamente assinados sejam executados durante o boot.
Como a instalação do VirtualBox envolve a criação de um módulo do Kernel (que, por sua vez, é carregado na inicialização), faz-se necessário assinar tal módulo nos computadores que possuem o Secure Boot habilitado no Setup/BIOS.
Para verificar se o Secure Boot está ou não habilitado na sua máquina, basta executar o comando abaixo num terminal:
mokutil --sb-state
A saída do mesmo será "SecureBoot enabled" (indicando que o Secure Boot está habilitado) ou "SecureBoot disabled" (o Secure Boot está desabilitado). No meu caso, o Secure Boot está habilitado, como mostrado pela imagem a seguir:

Caso o Secure Boot esteja desabilitado no seu computador, você poderá instalar e executar normalmente o VirtualBox sem se preocupar em assinar o módulo do Kernel. Porém, se o Secure Boot estiver habilitado, você tem estas duas opções:
- Manter o Secure Boot habilitado - Se você não quer desabilitá-lo, será necessário criar uma chave de segurança e assinar o módulo do kernel do Oracle VirtualBox (como mostraremos logo abaixo). Do contrário, o Debian não irá carregar o módulo durante a inicialização e, por consequência, você não conseguirá iniciar nenhuma máquina virtual criada no VirtualBox;
- Desativar o Secure Boot - Apesar de não ser recomendado, esta é a opção que muitos usuários escolhem. Para realizar esta mudança, será necessário que você acesse o Setup/BIOS da sua placa-mãe e desative o Secure Boot (consulte o manual da mesma).
Se você optou por desativar o Secure Boot (ou o mesmo já está desabilitado no seu computador), clique AQUI para pular as etapas abaixo e ir diretamente para a seção "Instalando o "Extension Pack" do VirtualBox no Debian".
Mas caso queira manter o Secure Boot habilitado, execute o comando abaixo para criar a pasta "/shim-signed/mok" em /var/lib e "entrar" na mesma em seguida:
sudo mkdir -p /var/lib/shim-signed/mok/ && cd /var/lib/shim-signed/mok/
Agora crie um certificado autoassinado e uma chave privada RSA com o comando:
sudo openssl req -nodes -new -x509 -newkey rsa:2048 -keyout MOK.priv -outform DER -out MOK.der -days 36500 -subj "/CN=VirtualBox Secure Boot Key/"
Converta o certificado "MOK.der" para "MOK.pem" com:
sudo openssl x509 -inform der -in MOK.der -out MOK.pem
Feito isso, importe a chave criada juntamente com o certificado no MOK (Machine Owner Key) executando o comando:
sudo mokutil --import /var/lib/shim-signed/mok/MOK.der
Será pedido que você crie uma senha para esta chave (que será usada na próxima reinicialização):

E digite mais uma vez a senha que acabou de criar:

systemctl reboot
Nesta primeira reinicialização, será exibida a tela inicial do utilitário "MOK Manager", onde você deve pressionar qualquer tecla para continuar:

Com as teclas direcionais, selecione a opção "Enroll MOK" (como destacado pela imagem abaixo) e pressione Enter para continuar:

Na sequência, selecione a opção "Continue" e pressione Enter:

Selecione a opção "Yes" para registrar a chave e, logo após, pressione a tecla Enter:

Informe a mesma senha que criou anteriormente para a chave, pressionando Enter em seguida:

Por último, selecione a opção "Reboot" e pressione Enter para reiniciar o seu computador:

Se seguir todos os passos à risca, o seu Debian carregará o módulo do kernel do VirtualBox durante a inicialização e você poderá usar normalmente o VirtualBox! :)
Automatizando a assinatura do módulo do kernel
Sempre que uma atualização do kernel Linux (ou mesmo do VirtualBox) é instalada, os módulos do kernel também são reconstruídos durante este processo. Com isso, também se faz necessário executar novamente os procedimentos de assinatura do módulo do kernel do VirtualBox (como mostramos na etapa anterior).
Porém, é possível automatizar esse processo de assinatura dos módulos simplesmente adicionando as instruções para o utilitário DKMS (Dynamic Kernel Module Support).
Para isso, execute o comando abaixo para editar o arquivo de configuração do DKMS (utilizando o editor nano):
sudo nano /etc/dkms/framework.conf
Utilizando a tecla direcional , navegue até o fim do arquivo. E justamente no final dele, adicione as linhas abaixo:
# Assinar automaticamente os módulos do kernel
mok_signing_key="/var/lib/shim-signed/mok/MOK.priv"
mok_certificate="/var/lib/shim-signed/mok/MOK.der"
Confira como ficou o meu arquivo "framework.conf" após adicionar as linhas acima:

Salve o arquivo pressionando as teclas Ctrl + O, depois Enter para confirmar e, na sequência, pressione Ctrl + X para fechar o editor nano.
Com isso, sempre que houver uma atualização de kernel no seu Debian, o DKMS irá reconstruir e assinar o módulo do VirtualBox 'automagicamente'! :)
Instalando o "Extension Pack" do VirtualBox no Debian
O VirtualBox Extension Pack (como o próprio nome sugere) é um pacote de extensão do Oracle VirtualBox que permite a utilização de dispositivos USB 2.0 e 3.0 (como pen drives, adaptadores Wireless, etc.) nas máquinas virtuais, além de fornecer suporte a inicialização via rede (PXE Boot) para placas Intel, acesso remoto (via VirtualBox RDP), criptografia de disco com algoritmo AES dentre outras funcionalidades.
Diferentemente do "pacote base" do VirtualBox (que é de código aberto, sob a licença GPLv2), o Extension Pack é um binário de código fechado, fornecido sob a licença PUEL e é gratuito apenas para uso pessoal e educacional.
Caso queira (ou seja necessário) utilizar o VirtualBox Extension Pack, confira abaixo duas maneiras de instalá-lo no seu sistema.
Instalação via terminal (recomendado)
A maneira mais prática e rápida de se instalar o Extension Pack do VirtualBox é usando a linha de comando. Para isso, abra um terminal e execute o comando a seguir para identificar a versão do Oracle VirtualBox instalada no seu sistema:
export VBOX_VER=$(VBoxManage --version | awk -F'r|_' '{print $1}')
Feito isso, execute o comando abaixo para baixar (na sua pasta "Downloads") o Extension Pack referente à versão do VirtualBox instalada:wget -P $HOME/Downloads -c https://download.virtualbox.org/virtualbox/$VBOX_VER/Oracle_VirtualBox_Extension_Pack-$VBOX_VER.vbox-extpack
E instale o VirtualBox Extension Pack que acabou de baixar com o comando:
VBoxManage extpack install --replace $HOME/Downloads/Oracle*VirtualBox_Extension_Pack-$VBOX_VER.vbox-extpack
Será exibida a Licença do VirtualBox Extension Pack, pressione as teclas Y + Enter para aceitá-la:

Na sequência, basta informar a sua senha de usuário para confirmar e concluir a instalação do pacote de extensão.
Instalação via interface gráfica
Esta é a forma mais "tradicional" de se instalar o Extension Pack do VirtualBox. Para baixar as versões mais recentes, basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

E na seção "VirtualBox Extension Pack", basta clicar no botão "Accept and download", como destacado pela imagem abaixo:

Após concluído o download, você pode simplesmente clicar duas vezes no pacote de extensão para instalá-lo ou realizar esse processo pelo próprio VirtualBox.
Para isso, abra o Oracle VirtualBox e pressione as teclas Ctrl + T (ou clique no menu "Arquivo" >> "Ferramentas" >> "Extensions"). Depois, clique no botão "Instalar" para navegar até a pasta onde baixou o VirtualBox Extension Pack, selecione-o e clique no botão "Abrir":

Na próxima janela, clique no botão "Instalar":

Será exibida a Licença do VirtualBox Extension Pack, role a página até o final e clique no botão "Eu concordo" para aceitá-la:

Informe a sua senha de usuário para confirmar e aguarde o processo de instalação (que é bem rápido).
Solução de problemas comuns
Abaixo listo alguns dos problemas comuns relacionados à execução do Oracle VirtualBox e suas possíveis soluções. Caso conheça mais alguma dica, fique à vontade para compartilhar nos comentários! :)
VirtualBox can't enable the AMD-V/VT-x extension
Este problema é geralmente causado por um conflito entre o módulo de Kernel do KVM e do VirtualBox. Ao iniciar uma máquina virtual, é exibida uma mensagem de erro com os dizeres "VirtualBox can't enable the AMD-V/VT-x extension. Please disable the KVM kernel extension, recompile your kernel and reboot (VERR_SVM_IN_USE)", como mostrado pela imagem abaixo:

Na versão 7.2 do VirtualBox, a mensagem de erro aparece de forma um pouco diferente: é exibida uma janela chamada "Guru Meditation" que não traz detalhes técnicos, mas informa que o log da VM pode conter a causa do problema:

E ao verificar o log, no meu caso, continha os dizeres "ERROR [COM]: aRC=VBOX_E_IPRT_ERROR (0x80bb0005) aIID={5eb93d85-6aa7-7e93-3ba6-c747b4e51ba9} aComponent={ConsoleWrap} aText={The VBoxGuestPropSvc service call failed with the error VERR_HGCM_SERVICE_NOT_FOUND}, preserve=false aResultDetail=-2900".
A solução deste problema é bem simples, basta apenas adicionar os módulos do KVM à blacklist do kernel, impedindo que os mesmos sejam carregados. Clique AQUI para acessar o passo a passo.
Kernel driver not installed (rc=-1908)
Este é um problema bem comum e pode ter várias causas, dentre elas estão a não instalação das dependências como o linux-headers e o build-essential (no caso da instalação do VirtualBox pelo repositório da Oracle), de uma incompatibilidade com o kernel (caso tenha instalado uma versão "não oficial") ou mesmo por não ter assinado os módulos do kernel (no caso de computadores com o Secure Boot habilitado):

O primeiro passo para tentar solucionar esse problema é conferir se todas as dependências estão instaladas no seu sistema. Basta executar o comando abaixo:
sudo apt install binutils build-essential dkms linux-headers-$(uname -r) make
Na sequência, recompile os módulos do Kernel:
sudo /sbin/vboxconfig
E, por último, reinicie o seu computador para que as alterações sejam aplicadas.
Caso o seu computador possua UEFI, mas não tem certeza se o Secure Boot (ou Inicialização Segura) está habilitado no Setup/BIOS, clique AQUI para conferir os procedimentos necessários.
Mas se o problema estiver relacionado a alguma incompatibilidade com o kernel do Debian (como pode ocorrer ao usar uma versão não oficial da distribuição), recomendo instalar e utilizar o kernel oficial do Debian para garantir que o Oracle VirtualBox funcione sem problemas.
Não foi possível enumerar os dispositivos USB
Outro problema também comum é o de que "não foi possível enumerar os dispositivos USB" (can't ennumerate USB devices), essa mensagem de erro exibida assim que o VirtualBox é aberto:

A solução para este erro também é simples, basta apenas adicionar o seu usuário ao grupo "vboxusers" com o comando abaixo:
sudo usermod -a -G vboxusers $USER
Após, reinicie o seu computador para que as alterações tenham efeito, ok?!
Como desinstalar o VirtualBox do Debian?
Caso não queira mais utilizar o Oracle VirtualBox e deseja removê-lo do seu Debian, basta abrir um terminal e executar um dos comandos abaixo (de acordo com a versão instalada):
### Para desinstalar o VirtualBox 7.2:
sudo apt remove virtualbox-7.2
### Para desinstalar o VirtualBox 7.1:
sudo apt remove virtualbox-7.1
Caso também queira remover o repositório do VirtualBox, execute:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list
Se você adicionou os módulos do KVM na blacklist do kernel, execute o comando abaixo para remover o arquivo de configuração criado:
sudo rm /etc/modprobe.d/blacklist-kvm.conf
Se você seguiu os passos de automatizar a assinatura do módulo do kernel, execute o comando abaixo:
sudo nano /etc/dkms/framework.conf
Navegue até o final do arquivo e remova APENAS as linhas abaixo (e salve-o em seguida):
# Assinar automaticamente os módulos do kernel
mok_signing_key="/var/lib/shim-signed/mok/MOK.priv"
mok_certificate="/var/lib/shim-signed/mok/MOK.der"
Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até a próxima dica!
Referências:
- Oracle VirtualBox
- Virtualization - Oracle VirtualBox
- Oracle VM VirtualBox Overview (PDF)
- VirtualBox - Debian Wiki
- VirtualBox - Wikipedia
- Installation Details - Oracle Help Center
- SecureBoot - Debian Wiki
- When will Debian 13 ("Trixie") be supported? - VirtualBox Forum
COMENTÁRIOS