Veja como instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no Debian 9 Stretch e Debian 8 Jessie.
Aprenda, nesta dica, a instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no Debian 9 "Stretch" e Debian 8 "Jessie".
O VMware Workstation Player (antes chamado de VMware Player Pro) é um software de virtualização gratuito para computadores de 64 bits, disponível para Linux e Windows. Com uma interface de usuário simplificada, o VMware Workstation permite a criação e execução de sistemas operacionais e aplicativos em uma máquina virtual (guest), ao mesmo tempo que utiliza o sistema operacional que está instalado no seu computador (host).
Ao contrário do Oracle VM VirtualBox, o VMware Workstation Player é proprietário, possui menos recursos que a sua versão paga, o VMware Workstation Pro (como a possibilidade de criar snapshots e clones das máquinas virtuais) e apenas é permitido o uso pessoal e não comercial.
Acesse o link abaixo e confira todos os detalhes sobre o VMware Workstation Player:
http://www.vmware.com/br/products/workstation-for-linux.html
Oracle VM VirtualBox ou VMware Workstation Player? Qual destes é a melhor opção de virtualização para as minhas necessidades? Descubra os prós e contras de cada versão acessando o link abaixo:
http://technologyadvice.com/blog/information-technology/vmware-vs-virtualbox/
Confira também um teste de desempenho entre o Oracle VM VirtualBox e o VMware Workstation Player, acesse:
http://xmodulo.com/vmware-player-vs-virtualbox-performance-comparison.html
Vamos à instalação!
Requisitos de sistema
Os requisitos de sistema exigidos para instalar e executar o VMware Workstation Player são:- Processador Intel ou AMD de 64 bits, com velocidade igual ou superior a 1,3 GHz;
- 4 GB ou mais de memória RAM;
- 700 MB de espaço em disco para a instalação do software.
Instalando o VMware Workstation Player no Debian
Você deve atualizar o seu sistema antes de fazer a instalação, para isso, abra um terminal e logue-se como root:su
E execute:
apt-get update && apt-get upgrade
Supondo que você reiniciou o seu computador após atualizar o seu Debian, abra novamente um terminal e logue-se como root:
su
Em seguida, instale as dependências necessárias executando:
apt-get install linux-headers-`uname -r` build-essential gcc libx11-6 libx11-dev
Faça o download da versão mais recente do VMware Workstation Player através do site oficial:
https://www.vmware.com/go/downloadplayer
Clique no botão de download referente à versão do VMware Workstation Player para Linux, conforme indicado na imagem abaixo:
Acesse a pasta onde baixou o arquivo de instalação pelo terminal, caso o mesmo esteja na pasta "Downloads" (por exemplo), digite:
cd /home/$USER/Downloads
Após, dê permissão de execução ao arquivo com:
chmod +x VMware*.bundle
E execute-o:
sh VMware*.bundle
Será aberto o instalador do VMware Workstation Player, mostrando o Contrato de Licença do VMware Workstation Player, leia-o com atenção (copie e cole num tradutor online, se for o caso) e selecione a opção "I accept the terms in the license agreement" (Eu aceito os termos do contrato de licença) para aceitar, após, pressione "Next":
A seguir, será exibido o Contrato de Licença do VMware OVF Tool (também é necessário aceitar a licença para usar o software), leia com atenção, selecione novamente a opção "I accept the terms in the license agreement" e clique em "Next":
Na próxima etapa você poderá escolher se o VMware Workstation Player deve procurar ou não atualizações ao iniciar. No meu caso não habilitei essa função, selecionei a opção "No" e cliquei em "Next":
Na próxima tela você poderá permitir ou não que o VMware Workstation Player envie informações anônimas sobre o seu sistema e as estatísticas de uso à VMware, eu preferi não enviar, selecionei a opção "No" e cliquei em "Next":
A seguir é possível inserir uma Licença do VMware Workstation (caso já tenha comprado e fará o uso comercial do software), mas como no meu caso é apenas para uso pessoal, deixei essa opção em branco e cliquei em "Next":
Tudo pronto, clique em "Install" para começar a instalação (é óbvio):
Agora é aguardar a instalação, que é bem rápida.
Instalação completa, clique em "Finish":
E saia do usuário root no terminal pressionando Ctrl + D ou execute:
exit
Procure pelo atalho do VMware Player no menu de aplicativos do Debian e clique sobre o mesmo para executá-lo; se preferir, "chame-o" pelo terminal com o comando vmplayer.
Ao executá-lo pela primeira vez, será exibido uma janela de diálogo semelhante a esta abaixo, selecione a opção "Use VMware Workstation Player for free for non-commercial use" (Usar o VMware Workstation Player gratuitamente para uso não comercial) e digite o seu endereço de e-mail no campo indicado logo abaixo desta opção, como destacado na imagem. Caso tenha comprado uma Licença de uso comercial do VMware Workstation Player, selecione a opção "Enter a license key to allow commercial use" e insira-a logo abaixo).
Feito isso, clique em "OK":
Tudo pronto, agora poderá utilizar o VMware Workstation Player no seu Debian!
E como faço para desinstalar o VMware Workstation Player?
Caso queira desinstalar o VMware Workstation Player, primeiro logue-se como root:su
E em seguida, execute o comando abaixo:
vmware-installer -u vmware-player
Será aberto a janela de desinstalação do VMware Workstation Player, nela você será questionado se deseja manter os arquivos de configuração do software, no meu caso optei por deletar, selecionei "No" e cliquei em "Next":
O processo de desinstalação é bem rápido, por aqui levou menos de 5 segundos:
Após, clique em "Close" para fechar a janela:
E por fim, saia do usuário root no terminal pressionando Ctrl + D ou execute:
exit
Fácil, não é?!
Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS