Guia de instalação do Ubuntu 17.04 Zesty Zapus

Aprenda, neste tutorial, a instalar facilmente o Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) no seu computador, seja em dual boot ou em instalação única.

Guia de instalação do Ubuntu 17.04 Zesty Zapus

Neste tutorial você vai aprender a instalar facilmente o Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) no seu computador, seja em dual boot ou em instalação única.

 Na última quinta-feira, dia 13 de abril de 2017, a Canonical disponibilizou para download o Ubuntu 17.04 (codinome 'Zesty Zapus'), que trouxe várias novidades, dentre elas está a substituição da partição Swap por um arquivo Swap File. Este e outros detalhes desta versão acessando o link abaixo:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/04/Lancado-o-Ubuntu-17-04-Zesty-Zapus.html

 Ou acessando as Notas da Versão:

  https://wiki.ubuntu.com/ZestyZapus/ReleaseNotes

 Vamos então à instalação do Ubuntu 17.04!

Utilizamos a ISO de 64 bits do Ubuntu 17.04 'Zesty Zapus' com a interface Unity neste tutorial, além do Oracle VM VirtualBox na versão 5.1.18 para esta instalação, onde já estava instalado o Windows 10 (com o recurso EFI habilitado nas configurações) num disco rígido "virtual" de 50GB e 2GB de memória RAM. Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.
Lembrando que o Ubuntu 17.04 é uma versão "regular", ou seja, terá suporte a atualizações e correções de erros por apenas 9 meses (até fevereiro de 2018), depois dessa data você terá que instalar outra versão mais recente do Ubuntu.

Caso não goste da ideia de instalar uma nova versão do Ubuntu a cada 6 ou 9 meses, considere instalar a versão de Longo Tempo de Suporte do Ubuntu (LTS), como a 16.04 (com suporte até abril de 2021). Acesse o link abaixo e veja como:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html

O que você verá neste tutorial:

Antes de tudo, o que fazer?

Requisitos de sistema do Ubuntu

Download do Ubuntu 17.04 'Zesty Zapus'

Gravando a ISO do Ubuntu no DVD ou pen drive

Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)

Instalação do Ubuntu 17.04 'Zesty Zapus' - Página 2

O Windows está iniciando direto, o que fazer? - Página 2

O que fazer após instalar o Ubuntu 17.04 - Página 2



Antes de tudo, o que fazer?

 Pretende instalar o Ubuntu ao lado do Windows 10 (ou versões anteriores) ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido, fazendo o "famoso" dual boot? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO:

  • Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja como fazer isso neste tutorial do wikiHow:

      http://pt.wikihow.com/Fazer-Backup-do-Computador

     Você encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido) em nosso outro artigo, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html#backup

    Desde já deixo claro que NÃO ME RESPONSABILIZO por possíveis perdas de dados que venham a acontecer ao instalar o Ubuntu. Caso siga à risca este tutorial, as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim, é importante que você faça uma cópia de segurança dos seus dados, ok?!

  • Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o Ubuntu. O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.

     No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.

  • Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.

     Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.


 Confira outras dicas do que fazer antes de instalar o Ubuntu no seu computador no link abaixo, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html


Requisitos de sistema do Ubuntu

 Antes de baixar a imagem ISO do Ubuntu, confira abaixo os requisitos mínimos de sistema para a versão Desktop (Unity):

  • 1 GB de memória RAM (2 GB ou mais recomendado);
  • 5 GB de espaço livre em disco (20 GB ou mais recomendado);
  • Monitor com resolução 1024×768 ou superior;
  • Drive óptico ou uma entrada USB para a mídia de instalação.

 O seu computador está apto a instalar o Ubuntu 17.04? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!


Download do Ubuntu 17.04 'Zesty Zapus'

 Acesse o site oficial do Ubuntu e faça o download da imagem ISO::

  https://www.ubuntu.com/download/desktop

Se o seu computador é equipado com UEFI, você deverá baixar e utilizar a imagem ISO de 64 bits do Ubuntu.

 Os links (oficiais) para download do Ubuntu (incluindo os principais "flavours") você também encontra no nosso outro post, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/04/Lancado-o-Ubuntu-17-04-Zesty-Zapus.html

Caso queira baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Para baixar por torrent, utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!






 Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html

 Já no Windows, você terá que baixar um programa par verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o nosso outro tutorial:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html


Gravando a ISO do Ubuntu no DVD ou pen drive

 Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

Gravando num DVD
 Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Ubuntu utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html

 No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html

Gravando num pen drive
 Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do Ubuntu pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html

 Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html


Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)

 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o Ubuntu. Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html

 Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-com-gparted.html

Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.

 Após fazer backup dos seus dados e criar um espaço vazio no seu HD, reinicie o computador com o DVD ou pen drive anteriormente e vamos para a instalação do Ubuntu Zesty Zapus!


    Este artigo está dividido em duas páginas, acesse a próxima clicando no número 2, ok?!




Instalação do Ubuntu 17.04 'Zesty Zapus'

 E finalmente, vamos ao passo a passo de instalação do Ubuntu 17.04 'Zesty Zapus'!

   ---   ATENÇÃO   ---   

Caso esteja utilizando um notebook, recomendo que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação do Ubuntu, ok?

 Após reiniciar o seu computador (e se ele estiver configurado corretamente) aparecerá uma tela semelhante a esta abaixo (caso seu computador tenha UEFI):

Tela de boot da mídia de instalação do Ubuntu em sistemas UEFI

 Deixe selecionado a opção "Try Ubuntu without installing" (Experimentar o Ubuntu sem instalar) e pressione Enter .

Caso seu computador seja mais "antigo" e tenha BIOS, a tela será semelhante a esta, neste caso, selecione o seu idioma e clique em "Experimentar Ubuntu", ok?

 Após o carregamento do sistema, dê dois cliques em "Install Ubuntu 17.04" (na área de trabalho) para iniciar o processo de instalação, como mostrado na imagem abaixo:

Dê dois cliques em "Install Ubuntu 17.04"

 Selecione o idioma de instalação (que no meu caso é o Português do Brasil) e após, clique em "Continuar":

Selecione o idioma de instalação e clique em "Continuar"

 Na próxima etapa você terá a opção de instalar as atualizações, os codecs e drivers proprietários no sistema (lembrando que poderá fazer isso após a instalação do Ubuntu), basta apenas marcar as opções "Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu" e "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-Fi, Flash, MP3 e outras mídias" (em destaque na imagem abaixo); com isso, o processo de instalação do Ubuntu será um pouco mais demorado, já que será necessário baixar os pacotes necessários pela internet.

 Após, clique em "Continuar":

Você tem a opção de instalar as atualizações, codecs e drivers proprietários durante a instalação do Ubuntu

 A etapa seguinte é uma das mais importantes, nela você deverá escolher o Tipo de instalação. Caso já tenha algum sistema operacional instalado no seu disco rígido, será exibido algumas opções, dentre elas, a de instalar o Ubuntu ao lado do sistema operacional instalado (que no meu caso, é o Windows 10); ao selecioná-la, o dual boot será configurado automaticamente pelo instalador do Ubuntu.
 Apesar disso, recomendo que selecione a "Opção Avançada" (em destaque na imagem abaixo), com isso, poderemos criar manualmente as partições necessárias para a instalação do Ubuntu.

  ---   FIQUE ATENTO  ---   

Se o seu disco rígido é novo e/ou não tem NENHUM SISTEMA OPERACIONAL INSTALADO (muito menos os seus arquivos pessoais), você poderá selecionar a opção "Apagar disco e reinstalar o Ubuntu", como neste EXEMPLO.

Avisando novamente, APENAS ESCOLHA A OPÇÃO "APAGAR DISCO E REINSTALAR O UBUNTU" SE O SEU HDD FOR NOVO E/OU NÃO TEM NENHUM SISTEMA OPERACIONAL OU SEUS ARQUIVOS PESSOAIS NO MESMO. Neste caso, você poderá continuar com o processo de instalação do Ubuntu a partir deste ponto (clique AQUI).

 Abaixo mostro como instalar o Ubuntu manualmente, selecione a "Opção Avançada" e clique em "Continuar", como mostrado na imagem abaixo:

No Tipo de instalação, selecione a "Opção avançada"

 Na tela seguinte será exibido o(s) disco(s) rígido(s) do seu computador, bem como as partições (caso existam).

 Como nesta nova versão do Ubuntu não é mais necessário a utilização de uma partição Swap, precisamos criar apenas a Partição Raiz (onde o Ubuntu será instalado) ou, caso queira, uma partição HOME (para armazenar os seus dados de usuário). Se você seguiu corretamente os passos anteriores (liberando um espaço em disco pelo Windows ou GParted), basta selecionar o espaço livre do seu disco rígido e clique no botão +, destacado pelo círculo azul na imagem abaixo:

Selecione o espaço livre e clique no ícone de "+"

 Na tela seguinte você deverá configurar os detalhes da partição, alterando apenas as seguintes opções:

- Defina o Tamanho (em MB), como mostrado por "1" na imagem abaixo (recomendo que destine, no mínimo, 20 GB para a partição raiz). Com isso, você deverá multiplicar por 1024 o tamanho em GB que deseja, obtendo assim o valor em MB da mesma; neste exemplo, utilizei todo o espaço livre do meu disco rígido (aproximadamente 26 GB);

- Em "Usar como", selecione a opção "Sistema de arquivos com 'journaling' ext4", e em "Ponto de montagem", selecione a "/" (barra), como indicado por "2" na imagem abaixo:

Recomendo que não altere as opções "Tipo para a nova partição" e "Localização para a nova partição", a menos que saiba o que está fazendo, ok?

 Feito isso, clique em "OK":

Defina o tamanho, sistema de arquivos e ponto de montagem para a partição raiz

 As principais partições para a instalação do Ubuntu foram criadas, mas antes de continuar, fique atento:

- Você tem a opção de criar uma Partição Home para armazenar os seus arquivos, tais como músicas, vídeos, documentos e outros (se não criá-la, seus arquivos ficarão guardados dentro da partição raiz). Caso precise reinstalar o Ubuntu ou instalar outra distro Linux no seu disco rígido, os seus arquivos pessoais ficarão a salvo nela.
 Para criar uma NOVA PARTIÇÃO HOME, basta repetir o processo de criação de partição raiz acima, selecionando o espaço livre em disco >> clicar no botão + e definir o tamanho da partição. Após, em "Usar como", selecione "Sistema de arquivos com 'journaling' ext4" (opção padrão) e o ponto de montagem como /home (veja o EXEMPLO);






- Se já possui uma Partição Home separada no disco rígido (que utiliza em outra distribuição Linux instalada) e quer utilizá-la no Ubuntu, apenas selecione-a e clique no botão Alterar. Depois, em "Usar como", selecione o Sistema de arquivos da partição e em "Ponto de montagem", selecione a opção /home. Certifique-se de DEIXAR DESMARCADO a opção "Formatar a partição", ok? (veja este EXEMPLO).

   ---   ATENÇÃO   ---   

- Se o seu computador for mais "antigo" e não tenha UEFI, após criar/editar as partições necessárias, basta clicar em "Instalar agora" e continuar para o próximo passo clicando AQUI.


- Mas caso o seu computador seja equipado com UEFI (e tenha o Windows 8, 8.1, Windows 10 ou outra distro Linux instalado(a) no disco rígido), você deverá identificar a partição com o Tipo EFI (formatada em FAT32 e com tamanho igual ou um pouco maior que 100 MB, que no meu caso é a sda2). Após, selecione essa mesma partição em "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização", como indicado na imagem abaixo:

Caso seu computador tenha UEFI, será necessário alterar a partição onde instalar o GRUB

 Confira todas as mudanças feitas anteriormente, se tudo estiver correto, clique em "Instalar agora":

Tudo pronto, clique em "Instalar agora"

 Será exibido as mudanças que serão realizadas no seu disco rígido, clique em "Continuar" para confirmar:

Clique em "Continuar" para confirmar as alterações

 Vamos agora fazer a pré-configuração do Ubuntu. Primeiro, em "Onde você está?", selecione a região correspondente ao fuso horário onde você está localizado; feito isso, clique em "Continuar":

Selecione a região correspondente ao seu fuso horário

 Após, selecione o layout do seu teclado, que no meu caso foi detectado automaticamente.

Caso esteja em dúvida, você pode fazer testes digitando, por exemplo, caracteres especiais no campo próprio para isso (e veja se os caracteres que aparecerem "conferem" com as teclas digitadas). Uma outra opção é clicar em "Detectar layout do teclado" para iniciar o assistente de configuração de teclado.

 Feito isso, clique em "Continuar":

Defina o layout do seu teclado e clique em "Continuar"

 Na tela seguinte você deverá informar o seu Nome completo, definir o hostname para o seu computador (Nome do seu computador), escolher um Nome de Usuário do sistema e uma Senha para utilizar o computador.

Caso tenha uma partição home separada no seu disco rígido (utilizada por outra distribuição Linux instalada), você deve escolher um Nome de Usuário do Ubuntu diferente do utilizado no seu outro Linux, ok?
 Por exemplo, se você utiliza essa partição /home no Fedora e tem o o nome de usuário "fulano", agora que irá instalar o Ubuntu você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano1", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas.

 Feito isso, recomendo que deixe marcado a opção "Solicitar minha senha para entrar" e NÃO MARQUE a opção "Criptografar minha pasta pessoal".

 Após, clique em "Continuar":

Defina o seu Nome de Usuário, Hostname e informe uma senha para seu usuário

 O processo de instalação foi iniciado, agora é só aguardar! Caso tenha marcado as opções "Instalar atualizações" e "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-Fi, Flash, MP3 e outras mídias", a instalação será um pouco mais demorada:

O Ubuntu 17.04 está sendo instalado, aguarde...

 Após concluir a instalação, aparecerá uma mensagem na tela onde você poderá reiniciar o computador ou continuar testando o Ubuntu no modo "Live". No caso, clique em "Reiniciar agora" e aguarde:

Ubuntu instalado, clique em "Reiniciar" para (obviamente) reiniciar o seu computador

 Será pedido que remova a mídia de instalação e pressione Enter para reiniciar o computador, como mostrado na imagem abaixo:

Antes de reiniciar, você deverá remover a mídia de instalação do Ubuntu e pressionar Enter

 Se estiver fazendo dual boot com o Windows ou outro Linux (e se tudo correr bem durante o processo de instalação), aparecerá uma tela semelhante a esta abaixo quando iniciar/reiniciar o computador (o GRUB, mostrando os sistemas operacionais instalados). Com as teclas direcionais para cima e para baixo, você pode selecionar qual sistema operacional iniciar; no caso, deixe selecionado o Ubuntu e pressione Enter :

Tela do GRUB mostrando os sistemas operacionais instalados, no meu caso, o Ubuntu e o Windows 10

 Faça login na sua conta de usuário criada no momento da instalação:

Tela de login do Ubuntu 17.04 (Unity)

 Parabéns, você instalou com sucesso o Ubuntu 17.04 no seu computador! Agora é só começar a utilizá-lo!

Área de trabalho do Ubuntu 17.04 "Zesty Zapus", com desktop Unity 7


O Windows está iniciando direto, o que fazer?

 Se após instalar o Ubuntu, não aparecer a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. para iniciar), será necessário configurar a opção de inicialização dentro do próprio Windows.
 Para isso, faça login na sua conta do Windows normalmente, depois, digite "cmd" (sem aspas) no Menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (EXEMPLO).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar o comando abaixo:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Tela do Prompt de comando no Windows 10

 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. E se mesmo assim o Windows inicia direto, recomendo que tente recuperar o GRUB através do Boot-Repair, como é explicado neste post publicado no Viva o Linux, acesse:

  https://www.vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente/

 E boa sorte!


O que fazer após instalar o Ubuntu 17.04

 Depois de instalar o Ubuntu, você provavelmente vai querer instalar os codecs multimídia, o Google Chrome, Skype, Dropbox e outros aplicativos, não é verdade? Então confira o nosso tutorial de pós-instalação do Ubuntu 17.04 acessando o link abaixo:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/04/Guia-pos-instalacao-do-Ubuntu-17-04-Zesty-Zapus.html


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:


    Este artigo está dividido em duas páginas, acesse a página anterior clicando no número 1, ok?!

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Ubuntu 17.04 Zesty Zapus
Guia de instalação do Ubuntu 17.04 Zesty Zapus
Aprenda, neste tutorial, a instalar facilmente o Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) no seu computador, seja em dual boot ou em instalação única.
https://2.bp.blogspot.com/-vzrGdu78eUk/WPNrvx2nuOI/AAAAAAAAGQ0/gQW36HWawrIyUr_3zoPG3x-H1UKnvHeawCLcB/s1600/Guia%252Bde%252Binstalacao%252BUbuntu%252B17%252B04%252BZesty%252BZapus.png
https://2.bp.blogspot.com/-vzrGdu78eUk/WPNrvx2nuOI/AAAAAAAAGQ0/gQW36HWawrIyUr_3zoPG3x-H1UKnvHeawCLcB/s72-c/Guia%252Bde%252Binstalacao%252BUbuntu%252B17%252B04%252BZesty%252BZapus.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/04/Guia-de-instalacao-do-Ubuntu-17-04-Zesty-Zapus.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/04/Guia-de-instalacao-do-Ubuntu-17-04-Zesty-Zapus.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo