Aprenda a redimensionar uma partição no seu HD e criar um espaço livre em disco, seja para instalar alguma distribuição Linux ou somente criar uma nova partição.

 Neste tutorial, utilizei o GParted Live versão 0.23.0-1 e um disco virtual de 50 GB (com tabela de partições MBR) onde está instalado o Windows 7, criado no VirtualBox 5.0.8.

#####

Antes de tudo, ao fazer qualquer modificação nas partições já existentes no seu HD, é ESSENCIAL fazer BACKUP de todos os seus dados para um outro HD/pen drive/DVD, enfim, uma unidade de armazenamento que não seja o HD que irá trabalhar, ok?!

#####

 Se você utiliza o Windows, recomendo que utilize a própria ferramenta do Windows para redimensionar as suas partições, veja como no nosso outro tutorial:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html

 Caso tenha o Windows e mesmo assim quer utilizar o GParted para redimensionar a partição do mesmo, além de fazer backup dos seus dados, também é necessário que faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição do Windows (pelo menos 2 vezes), caso contrário, poderá causar problemas no Windows, ok? Veja como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html


 Tudo certo? Vamos ao que interessa!

 A primeira coisa é baixar a versão mais recente do GParted, acesse:

  http://gparted.org/download.php

 Feito isso, grave a ISO baixada em um CD/DVD virgem ou crie um pen drive bootável com a mesma. Veja como gravar uma ISO num CD ou DVD

 No Linux:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html

 Pelo Windows:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html

 Já para criar um pen drive bootável, aprenda como fazer:

 No Linux:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html

 Pelo Windows:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html

 Reinicie o computador e dê boot com o Live CD/DVD ou pen drive bootável do GParted criado anteriormente. Após o carregamento do GParted, você verá uma tela semelhante a esta:


 Nela observamos que as partições existentes no HD. No meu caso, vou redimensionar a partição do Windows, que é indicada por /dev/sda2 (varia de máquina pra máquina), identifique e selecione a partição que você quer redimensionar e em seguida clique em "Redimensionar/Mover" (no meu caso vou diminuir a partição do Windows 7 em 20 GB (1024 x 20 = 20480 MB)):


 Após definir o tamanho a diminuir da partição selecionada, clique novamente em "Redimensionar/Mover", depois, clique em "Apply" para confirmar as mudanças.

 E só! Muito simples, não é?!

 Com isso você criou um espaço livre no seu HD, que poderá ser utilizado, por exemplo, para instalar alguma distribuição Linux ou simplesmente criar uma nova partição para armazenar os seus dados!

 Obrigado pela visita e até a próxima!



 Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)