Aprenda, neste tutorial, a redimensionar a partição onde está instalado o Windows e criar novas partições com o GParted.

Veremos nesse tutorial como redimensionar uma partição do HD onde está instalado o Windows 7 e criar outras, usando o GParted e opcionalmente pelo Windows.

 Dando continuidade a esta série de dicas, hoje mostrarei como redimensionar a partição do Windows e criar outras a partir do espaço livre.

Antes de tudo, ao fazer qualquer modificação nas partições já existentes no seu HD, é ESSENCIAL fazer BACKUP dos seus dados para um outro HD / Pendrive / DVD, enfim, uma unidade de armazenamento que não seja o HD que irá trabalhar.

 Neste tutorial, utilizei o GParted Live versão 0.23.0-1 e um disco virtual de 50 GB (com tabela de partições MBR) onde está instalado o Windows 7, criado no VirtualBox 5.0.8.

Situação 2: Quero redimensionar a partição do Windows e liberar espaço em disco para instalar alguma distribuição Linux.

Objetivo: Utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windowsrealizar todo o processo.








Redimensionar a partição do Windows com o GParted


 Antes de realizar os procedimentos abaixo é necessário que FAÇA A DESFRAGMENTAÇÃO da partição do Windows (pelo menos 2 vezes), caso contrário poderá causar problemas no Windows, ok? Veja como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html

 Após, baixe a versão mais recente do GParted, acesse:

  http://gparted.org/download.php

 Feito isso, grave a ISO baixada em um CD/DVD virgem ou crie um pen drive bootável com a mesma. Veja como criar um pen drive bootável no Windows acessando o tutorial:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html


 Supondo que já tenha feito a desfragmentação da partição que irá redimensionar, reinicie o computador e dê boot com o Live CD/DVD ou pen drive bootável do GParted criado anteriormente. Após o carregamento do GParted, você verá uma tela semelhante a esta:


 Nela observamos que a partição do Windows é indicada por /dev/sda2 (varia de máquina pra máquina), identifique e selecione a partição onde o seu Windows está instalado e em seguida clique em "Redimensionar/Mover" (no meu caso vou diminuir a partição do Windows 7 em 20 GB (1024 x 20 = 20480 MB)):


 Após definir o tamanho a diminuir da partição selecionada, clique novamente em "Redimensionar/Mover", depois, clique em "Apply" para confirmar as mudanças.

 Com isso você criou um espaço livre no seu HD, que poderá ser utilizado, por exemplo, para instalar alguma distribuição Linux ou simplesmente criar uma nova partição para armazenar os seus dados! Muito simples, não é?!


Criando novas partições com o GParted


 Abaixo você vai aprender a criar novas partições com o GParted a partir do espaço livre que criou anteriormente (no caso, para instalar uma distro Linux).

 Selecione a área não alocada que surgiu e clique em "Novo"; vamos criar duas partições para a instalação de uma distribuição Linux, uma para a partição raiz ( / ) e outra para a área de troca ( Swap ).

 Como o HD que está sendo feito este tutorial tem uma tabela de partições MBR, é possível ter apenas 3 partições primárias e outra estendida (num HD com tabela de partições GPT é possível ter até 128 partições, todas primárias); no meu caso, vou criar uma partição estendida e logo após criar as duas partições citadas acima (mas isso não é regra, somente uma opção, podendo também criar uma partição primária para a instalação do sistema e deixar a Swap dentro da partição estendida ou vice-versa, no caso de um HD com tabela de partições MBR):


 Clique em "Add" e aplique as mudanças clicando em "Apply".

 Feito isto, crie as partições a partir do espaço não alocado que está dentro da partição estendida, no caso criei a partição raiz com 16 GB = 16384 MB e a partição Swap com o restante do disco (o tamanho ideal para a Swap é duas vezes a quantidade de memória RAM do computador, por exemplo, se você tiver 4 GB de RAM, deixe 8 GB para a Swap. Mas isso fica a critério de cada um, eu mesmo tenho 7 GB de RAM no computador e sempre deixei a Swap com 4 GB, mas mesmo assim nunca utilizei 30% dela):


 Após definir o tamanho das partições clique em "Add", logo após, confirme as mudanças no HD clicando em "Apply", o resultado final será semelhante a este:


 Agora é só escolher as partições criadas quando for instalar alguma distribuição Linux!

 Até o próximo tutorial!

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: