Guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"

Confira dicas do que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS, como a instalação dos codecs e de softwares como o Steam, Skype, Google Chrome e mais!

Guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 LTS

 Foi anunciado no dia 21 de abril de 2022 a versão estável do Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish", contando com 5 anos de suporte a atualizações e correções de bugs (até abril de 2027). Além de ter como base o Linux Kernel 5.15 (que inclui um novo driver para o sistema de arquivos NTFS), o Ubuntu 22.04 chega com o GNOME 42 como desktop padrão (mas mantendo vários aplicativos do GNOME 41), contando com vários recursos como a nova ferramenta de captura e gravação de tela nativo, o novo modo escuro global e a possibilidade de alterar a cor de destaque de ícones, pastas e botões do sistema (útil para quem não gosta do laranja clássico do Ubuntu). A suíte de escritório LibreOffice 7.3, o Mozilla Firefox 99 e o Thunderbird 91 também foram incluídos no Jammy Jellyfish.

 Para conferir todas as novidades e recursos presentes no Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish" basta acessar o anúncio oficial, as notas da versão ou no nosso post anterior pelo link abaixo:

[Lançado o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)   ##external-link##]

 E para ajudar principalmente os iniciantes, preparamos este tutorial com algumas dicas e sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish". Aqui você encontrará desde os passos mais básicos como deixar o seu sistema atualizado e realizar pequenos ajustes na interface, mas vai aprender também a instalar os drivers proprietários para placas de rede e de vídeo (NVIDIA e AMD), instalar os codecs e softwares multimídia como o VLC, de navegadores como o Google Chrome e Microsoft Edge, instalação de softwares populares como o Steam, Spotify, Skype, VirtualBox e muito mais!

   Aviso!
Tutorial testado no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), com ambiente de área de trabalho GNOME 42.

Índice de Conteúdo




  Atualizando o sistema

 Um dos procedimentos mais importantes que devemos fazer após instalar o Ubuntu 22.04 (e qualquer outro sistema operacional) é atualizá-lo para receber as mais recentes versões de pacotes e de softwares, bem como as atualizações de segurança e correções de erros. Você tem duas opções para fazer isso:

    Pelo Atualizador de Programas:


 O Ubuntu possui a muitos anos um aplicativo gráfico para instalar as atualizações do sistema, o Atualizador de Programas. Pressione a tecla (ou Super) e pesquise por "atualizador" (sem aspas) na barra de pesquisa, como mostrado na imagem abaixo:

Pesquisando pelo Atualizador de Programas no Ubuntu 22.04 LTS

 Ao executá-lo os repositórios serão atualizados automaticamente e, caso tenha atualizações disponíveis, elas serão exibidas em seguida, como mostrado na imagem abaixo. Clique no botão "Instalar agora", forneça a sua senha de usuário e aguarde a conclusão do processo:

Atualizador de Programas do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)
   Informação!
Após instalar as atualizações você deve reiniciar o seu computador para que as alterações sejam aplicadas, ok?!

    Pelo terminal (recomendado):


 A maneira mais prática e fácil (pelo menos na minha opinião) de atualizar o Ubuntu é através da linha de comando usando o apt (que é a ferramenta de gerenciamento de pacotes e repositórios do Debian, Ubuntu e demais distribuições .DEB). Abra um terminal pressionando as teclas Ctrl + Alt + T, copie e cole o comando abaixo no mesmo e pressione a tecla Enter:

sudo apt update && sudo apt upgrade

 O comando acima fará a atualização dos repositórios e exibirá (em seguida) as atualizações de pacotes disponíveis. Quando perguntado, pressione a tecla S + Enter para prosseguir com a instalação e aguarde a conclusão:

Atualizando o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) pelo terminal
   Informação!
Após instalar as atualizações você deve reiniciar o seu computador para que as alterações sejam aplicadas, ok?!


  Fazendo pequenos "ajustes"

 Nesta seção você encontrará algumas dicas e sugestões de pequenos "ajustes" a serem feitos no seu Ubuntu, como a instalação de novos ambientes de área de trabalho, de como reduzir o uso da Swap pelo sistema e outras cositas mais.

  Deixando o Ubuntu totalmente em Português


 Mesmo selecionando o idioma "Português" ou "Português do Brasil" no momento da instalação e também após instalar todas as atualizações disponíveis, como você viu logo acima, algumas "partes" do seu Ubuntu ainda ficam em Inglês. Para corrigir isso, abra o aplicativo "Configurações" clicando no canto direito da barra superior (como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo) ou pesquisando por "configurações" no menu de aplicativos:

Abra o aplicativo 'Configurações'

 Selecione a opção "Região e Idioma" na lateral esquerda da janela e após, clique no botão "Gerir idiomas instalados", como mostrado na imagem a seguir:

Clique no botão 'Gerir Idiomas instalados'

 Será exibido uma janela de diálogo informando que o suporte ao idioma não está instalado completamente, clique em "Lembre-me mais tarde" para fechá-la:

Clique em 'Lembre-me mais tarde' para fechar a janela

 Em seguida, clique em "Instalar/remover idiomas...", como mostrado pela seta do mouse na imagem abaixo:

Clique em 'Instalar/remover idiomas...'

 Na tela seguinte, desmarque todos os idiomas, deixando selecionado apenas o "Português".

 Feito isso, clique em "Aplicar", forneça a sua senha de usuário e aguarde:

Deixe selecionado apenas o Português e clique em 'Aplicar'

 Clique em "Aplicar a todo o sistema" e forneça novamente a sua senha. Depois disso, poderá fechar a janela de diálogo.

Clique em 'Aplicar a todo o sistema'

 Após, abra novamente o "Suporte a idiomas" (conforme indicado acima), clique em "Instalar" para baixar os pacotes de idioma que faltam e aguarde:

Clique em 'Instalar' para instalar os pacotes de idiomas

 Opcionalmente você pode instalar os pacotes de idioma faltantes através do terminal, basta executar o comando abaixo:

sudo apt install mythes-pt-pt mythes-pt-br thunderbird-locale-pt-pt thunderbird-locale-pt-br hunspell-pt-pt hunspell-pt-br hyphen-pt-pt hyphen-pt-br

   Informação!
Concluído esse processo você deve reiniciar o seu computador para que as alterações sejam aplicadas, ok?!


  Ativar o tema escuro para os aplicativos


 Desde a versão 20.04 o Ubuntu conta com um recurso nativo que habilita o tema escuro para a maioria dos aplicativos compatíveis e notificações do sistema, sem a necessidade de instalar temas extras. Para habilitá-lo, abra o aplicativo "Configurações", clique no menu "Aparência" e alterne clicando nas opções "Claro" (padrão) e "Escuro", como mostrado pelo GIF animado abaixo:

Alternando entre o tema claro e escuro no Ubuntu 22.04 LTS

 A novidade é que nesta versão você também pode alterar a cor de destaque nos aplicativos, podendo substituir o laranja padrão do Ubuntu por outras cores pré-definidas.


  Habilitando o "minimizar com um clique" na Ubuntu Dock


 Um recurso útil e que não vem habilitado por padrão (desde os tempos do Ubuntu com Unity) é o de minimizar os aplicativos clicando sobre os ícones dos mesmos na Dock. Caso queira habilitá-lo, basta executar o comando abaixo no terminal:

gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action 'minimize'

 Caso se arrependa e não queira mais utilizar o recurso de "minimizar com 1 clique", basta executar:

gsettings reset org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action



  Como ocultar automaticamente a Ubuntu Dock


 Por padrão, a Doca do Ubuntu sempre fica "fixa" na lateral esquerda da tela, mesmo ao maximizar a janela de qualquer aplicativo. Caso queira que a Doca seja ocultada automaticamente (ganhando assim um pouco mais de espaço na tela), basta abrir o aplicativo "Configurações", clicar no menu "Aparência" e na seção "Doca" clicar no botão referente à opção "Ocultar automaticamente a doca", como mostrado pela imagem abaixo:

Como ocultar automaticamente a Doca no Ubuntu 22.04 LTS

 Além disso, nesse seção também é possível alterar o Tamanho dos ícones da Doca (o padrão é 56), a sua Posição na tela e (caso utilize mais de um monitor) se a Doca deve ser Exibida apenas no monitor principal ou em todos os monitores.


  Como ocultar permanentemente a Ubuntu Dock


 Logo acima você aprendeu a "esconder" automaticamente a Doca do Ubuntu, mas uma outra opção é ocultá-la permanentemente e não apenas ao maximizar alguma janela. Para isso, basta executar os comandos abaixo num terminal (um por vez):

gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock dock-fixed false
gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock autohide true
gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock intellihide false

 Com isso a Doca só será exibida ao pressionar a tecla ou clicando no canto superior esquerdo, permitindo que você acesse normalmente os aplicativos fixados na mesma bem como o Menu de Aplicativos.

 Caso se arrependa e queira restaurar as configurações padrão da Ubuntu Dock, abra um terminal e execute os comandos abaixo (um por vez):

gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock dock-fixed true
gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock autohide false
gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock intellihide true



  Instalando o GNOME Tweaks no Ubuntu


 O GNOME Tweaks (ou "Ajustes") é uma ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Com ele é possível realizar vários ajustes, como, por exemplo, habilitar os botões de minimizar e maximizar das janelas, definir os aplicativos que serão iniciados junto com o sistema, alterar as fontes do sistema, alterar opções avançadas do teclado e mouse dentre várias outros ajustes.

GNOME Tweaks executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o GNOME Tweaks no seu Ubuntu, basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o GNOME Tweaks]

 Ou execute o comando abaixo para instala-lo:

sudo apt install gnome-tweaks



  Como alternar para a Sessão com Xorg no Ubuntu


 O Wayland é um servidor gráfico promissor que visa substituir o antigo Xorg (X11) por um sistema de janelas moderno, seguro e mais simples de desenvolver e manter. Ele está em desenvolvimento já a alguns anos e funciona perfeitamente na maioria dos hardwares mais recentes e "antigos", tanto é que o Ubuntu adotou o Wayland como padrão desde a versão 21.04. Apesar disso, você poderá enfrentar problemas ao executar determinados aplicativos gráficos (principalmente como root) ou softwares para gravar a tela do computador.

 A solução para evitar esses problemas é continuar usando o Ubuntu na sessão com Xorg. E realizar essa troca é bem simples, basta clicar no canto superior direito da tela, depois em "  Desligar / encerrar sessão" e selecionar a opção "Encerrar sessão", como mostrado na imagem abaixo:

Como encerrar a sessão no Ubuntu / GNOME Shell

 Na janela de diálogo que será exibida, selecione mais uma vez a opção "Encerrar sessão" para confirmar:

Clique no botão 'Encerrar sessão'

 E na tela de login, clique na roda dentada no canto inferior direito da tela e selecione a opção "Ubuntu no Xorg", como mostrado pela imagem abaixo:

Selecione a opção 'Ubuntu no Xorg' na tela de login



  Alterando o valor da swappiness


 Swappiness é um parâmetro que controla a tendência do Kernel Linux de mover os processos da memória RAM para a Swap (em disco). Por padrão, o valor da swappiness é 60 (podendo variar de 0 a 100), sendo que quanto maior o valor mais agressivo será o uso da Swap em disco.

 Caso queira alterar o valor padrão da swappiness (proporcionando assim um melhor desempenho do seu sistema), abra um terminal e execute o comando abaixo para editar o arquivo de configuração em "/etc/sysctl.conf" (utilizando o nano):

sudo nano /etc/sysctl.conf

 Com a tecla direcional navegue até o fim do arquivo e justamente no final dele adicione a linha:

vm.swappiness=10

 Veja como ficou o meu arquivo:

Alterando o valor da swappiness para 10

 Feito isso, pressione as teclas Ctrl + O para salvar o arquivo de configuração, Enter para confirmar e Ctrl + X para sair do nano.
   Informação!
Para que essa alteração tenha efeito será necessário reiniciar o seu computador, ok?!


  Otimizando a vida útil da bateria de seu notebook com o TLP


 Uma dica para quem instalou o Ubuntu num notebook é instalar o TLP, um utilitário que ajuda a extender a vida útil da bateria dos portáteis. Apesar de não ter uma interface gráfica, as configurações padrões do TLP já são otimizadas para a duração da bateria, basta instalar e esquecer.

 Se você está utilizando um notebook/netbook e quer instalar o TLP no seu Ubuntu, basta executar o comando abaixo:

sudo apt install tlp tlp-rdw

 O serviço será iniciado automaticamente após a primeira reinicialização do sistema, mas caso já queira ativá-lo basta executar o comando a seguir:

systemctl enable tlp && tlp start

 Mais detalhes sobre o uso do TLP estão disponíveis na documentação oficial, acesse:

TLP - Optimize Linux Laptop Battery Life  



  Adicionando o repositório Flathub (Flatpak)


 Além dos seus repositórios oficiais com uma grande variedade de aplicativos e pacotes disponíveis, o Ubuntu conta também com os Snaps, um sistema de empacotamento próprio de aplicativos desenvolvido pela Canonical e "rodam" de forma isolada (incluindo também suas dependências) em qualquer distribuição Linux, independente dos gerenciadores de pacotes das mesmas. Para instalar qualquer app Snap basta procurá-lo no site oficial, pela Ubuntu Software ou no terminal com o comando snap ao invés do apt.

 Apesar disso, recomendo que adicione o suporte a Flatpaks no seu Ubuntu 22.04 (que, assim como os Snaps, é um outro sistema de empacotamento de aplicativos, funcionando de forma isolada e independente da distribuição Linux). Com isso você terá mais uma fonte de aplicativos no seu sistema, já que existem softwares disponíveis no formato flatpak que não estão disponíveis na Snapcraft e nem nos repositórios oficiais do Ubuntu (e vice-versa), como é o caso do cliente Dropbox.

 Caso queira habilitar o suporte a Flatpaks no Ubuntu, basta instalar o pacote flatpak com o comando abaixo num terminal:

sudo apt install flatpak

 Após, adicione o repositório do Flathub, que é a principal e maior fonte de Flatpaks atualmente, contando uma grande variedade de softwares que geralmente não são incluídos nos repositórios oficiais das distros. Ainda no terminal execute:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

 Com isso você vai conseguir instalar qualquer flatpak via linha de comando, seguindo as instruções de cada aplicativo no Flathub. Caso queira instalar flatpaks de forma gráfica, será necessário instalar a Loja de Aplicativos do GNOME juntamente com um plugin (com isso você ficará com 2 lojas de aplicativos no sistema), já que a Ubuntu Software não possui suporte a flatpaks. Execute o comando a seguir:

sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak

   Dica!
Confira abaixo o ícone de cada uma das lojas para não se confundir na hora de instalar aplicativos:

GNOME Software

Esta é a loja de aplicativos do GNOME (que instalou com o comando acima), onde você poderá instalar Flatpaks, Snaps e os pacotes .deb disponibilizados pelos repositórios do Ubuntu.

Ubuntu Software

Esta é a loja de aplicativos oficial do Ubuntu, onde é possível instalar apenas Snaps (que são o padrão da mesma) e pacotes .deb disponibilizados pelos repositórios do Ubuntu.
   Informação!
Concluído esse processo você deve reiniciar o seu computador para que as alterações sejam aplicadas, ok?!



  Instalando drivers adicionais no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)


 O Ubuntu já disponibiliza os drivers de código aberto para a maioria dos dispositivos (como placas de vídeo, de som, wireless, etc.), porém, tais drivers podem não funcionar adequadamente e/ou o dispositivo pode apresentar um desempenho abaixo do esperado.

 Pensando nisso, a Canonical incluiu no Ubuntu uma ferramenta gráfica para instalar os drivers proprietários dos seus dispositivos (para placas de vídeo da NVIDIA ou AMD, drivers para placas de rede ou Wi-Fi, dentre outros) de um jeito simples e fácil. Para acessá-la basta abrir o aplicativo "Programas e atualizações", acessar a aba "Drivers adicionais", selecionar a opção referente ao driver proprietário do seu dispositivo e clicar no botão "Aplicar alterações", como mostrado pela imagem abaixo:

Instalando os drivers proprietários no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Após informar a sua senha de usuário será feito o download e instalação dos pacotes necessários, de acordo com as opções que selecionou anteriormente.

Aguarde enquanto é feito o download e instalação dos pacotes necessários

 Concluída a instalação, clique no botão "Reiniciar..." para que as alterações sejam aplicadas no seu sistema:

Você deve reiniciar o seu PC para que as alterações sejam aplicadas



  Reprodução de Áudio e Vídeo


 Nada como trabalhar no computador ouvindo uma música relaxante ao fundo ou mesmo assistir aos seus vídeos nos momentos de lazer, não é mesmo? Nesta seção mostraremos como instalar os mais populares players de áudio e vídeo no Ubuntu, bem como a instalação dos codecs multimídia.


  Instalando os codecs no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)


 O Ubuntu já conta com o suporte à codificação e decodificação dos principais formatos livres de royalties e de código aberto (como o FLAC, Ogg, Opus, Theora e outros), mas devido a questões legais, nem todos os codecs podem ser disponibilizados de forma oficial na mídia de instalação.

 A solução neste caso é instalar o meta pacote "ubuntu-restricted-extras" que, além de fornecer os codecs para reprodução dos formatos AAC, MP3 e H.264 (MP4), também dá suporte à descompactação de arquivos .rar, instala as fontes TrueType da Microsoft e mais. Para instala-lo, basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o pacote ubuntu-restricted-extras]

 Ou se preferir, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt install ubuntu-restricted-extras

 Será exibida uma janela de diálogo com os Termos de Uso das fontes TrueType da Microsoft, pressione a tecla Tab (para selecionar o botão "OK" na janela) e Enter para continuar:

Termos de Uso das fontes TrueType da Microsoft

 Com as teclas direcionais, selecione a opção "Sim" para aceitar os Termos de Uso e pressione Enter para confirmar:

Aceite os Termos de Uso para continuar com a instalação

 Feito isso basta aguardar enquanto é feito o download, extração e instalação das fontes da Microsoft no seu sistema.


  Suporte à reprodução de DVDs criptografados


 Se você é um dos que ainda utilizam DVDs, talvez queira habilitar o suporte à reprodução de DVDs criptografados no seu Ubuntu Jammy Jellyfish. Para isso, será necessário instalar o pacote libdvd-pkg, execute:

sudo apt install libdvd-pkg

 Na sequência será exibido uma mensagem de diálogo informando que será feito o download e instalação do pacote libdvdcss2 através do repositório do VLC Media Player, apenas pressione a tecla Enter para confirmar:

Habilitando suporte à reprodução de DVDs criptografados no Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish

 Caso queira, você poderá habilitar a atualização automática do pacote libdvdcss2, basta apertar a tecla Tab, selecionar a opção "Sim" com as teclas direcionais e apertar Enter para confirmar:

Ativar a atualização automática do pacote libdvdcss2

 Após, execute o comando abaixo para dar continuidade ao download e instalação dos pacotes necessários:

sudo dpkg-reconfigure libdvd-pkg

 Será exibido uma janela de diálogo para que você possa confirmar mais uma vez o download e instalação do pacote libdvdcss2, selecione a opção "Sim", pressione Enter e aguarde a conclusão do processo.

Confirmar o download e instalação do pacote libdvdcss2



  Instalando o Audacious


 O Audacious é um player de músicas minimalista (descendente do XMMS) e cheio de recursos, com foco no baixo uso de recursos, alta qualidade de som e suporte a uma grande variedade de formatos de áudio.

Instalando o Audacious no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Audacious no seu Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Audacious]

 Ou pelo terminal com o comando:

sudo apt install audacious



  Instalando o VLC Media Player


 O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.

Instalando o VLC Media Player no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o VLC no Ubuntu 22.04 LTS é só clicar no botão abaixo:

[   Instalar o VLC Media Player]

 Caso queira realizar a instalação pelo terminal, execute:

sudo apt install vlc



  Instalando o SMPlayer


 O SMPlayer (front-end gráfico para o MPlayer) é mais um player muito popular entre os usuários que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, tendo como um dos diferenciais a possibilidade de pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.

Instalando o SMPlayer no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o SMPlayer no seu Ubuntu, basta clicar no botão a seguir:

[   Instalar o SMPlayer]

 Opcionalmente você poderá instala-lo pelo terminal com o comando:

sudo apt install smplayer



  Instalando o Kodi


 O Kodi é um aplicativo multiplataforma (um centro de entretenimento) que reúne todas as suas mídias digitais num único lugar, tudo isso com uma interface bonita, customizável e fácil de usar.

Kodi executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Kodi no Ubuntu Jammy Jellyfish basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Kodi Media Center]

 Pelo terminal basta executar o comando:

sudo apt install kodi



  Instalando o Spotify


 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.

Spotify executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Se você é um dos milhares de usuários do Spotify e deseja instalar o aplicativo oficial do Spotify no seu Ubuntu, basta executar o comando abaixo:

sudo snap install spotify



  Produção/edição de áudio, imagem e de vídeo


 Precisando retocar uma foto, cortar ou converter um vídeo? Você consegue fazer isso e muito mais no seu Ubuntu! Essa é uma seção dedicada para quem deseja criar e/ou editar arquivos de áudio, vídeos e imagens, listando alguns dos principais softwares de código aberto disponíveis para instalação no Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish".

  Instalando o Audacity


 O Audacity é um dos mais conhecidos softwares de código aberto e multiplataforma para manipulação e gravação de áudio, contando com recursos simplificados de edição (Recortar, Copiar, Colar e Apagar), remoção de ruídos, mixagem em múltiplas faixas, efeitos de som embutidos (com a possibilidade de adicionar novos através de plugins) e muito mais.

Audacity executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Audacity no seu Ubuntu, basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Audacity]

 Ou se preferir, execute o comando a seguir no terminal:

sudo apt install audacity



  Instalando o Blender


 O Blender é uma poderosa suíte de criação 3D multiplataforma e de código aberto, oferecendo uma ampla gama de ferramentas essenciais como modelagem, renderização, animação, edição e efeitos de vídeo (VFX), composição, texturização, arranjos de animação, diversos tipos de simulações e também criação de jogos.

Blender executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Blender no seu Ubuntu é só clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Blender]

 Ou pelo terminal executando o comando:

sudo apt install blender



  Instalando o GIMP


 O GIMP é um dos melhores e mais famosos softwares de manipulação e criação de imagens, podendo ser utilizado para tarefas simples como pinturas, desenhos, conversão de formato de imagens e também para procedimentos de manipulação mais complexos como, por exemplo, retoques fotográficos com qualidade profissional. Além disso, é possível adicionar ainda mais recursos ao GIMP com scripts e plugins de terceiros, tais como o G'MIC.

GIMP executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o GIMP no Ubuntu 22.04 LTS é simples, basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o GIMP]

 Para instalar o GIMP pelo terminal, execute:

sudo apt install gimp



  Instalando o HandBrake


 O HandBrake é um software usado para ripar DVDs e Blu-rays, além de ser possível converter vídeos nos mais diversos formatos com o mesmo.

HandBrake executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 E para instalar o HandBrake no Ubuntu Jammy Jellyfish é só dar um clique no botão:

[   Instalar o HandBrake]

 Já pelo terminal é só executar o comando:

sudo apt install handbrake



  Instalando o Inkscape


 O Inkscape é um software de código aberto e multiplataforma para criar e editar gráficos vetoriais, utilizado por entusiastas e profissionais de design em todo o mundo para a criação de uma grande variedade de gráficos, tais como ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, mapas e gráficos da web.

Inkscape executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Inkscape no Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Inkscape]

 Ou pelo terminal com o comando:

sudo apt install inkscape



  Instalando o Kdenlive


 O Kdenlive é um editor de vídeos multitrack e não-linear do Projeto KDE, projetado para atender desde uma simples edição até um trabalho profissional. Com uma interface personalizável (inclusive com temas) e fácil de utilizar, o Kdenlive traz consigo dezenas de efeitos de vídeo e de áudio que variam de correção de cor para ajustes de áudio, bem como todas as opções padrão de transformação.

Kdenlive executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Kdenlive no seu Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Kdenlive]

 Caso queira instalar pelo terminal, execute:

sudo apt install kdenlive



  Instalando o Krita


 O Krita é um software multiplataforma para criação de ilustrações e pinturas digitais, histórias em quadrinhos, concept art e animações 2D. Além disso, também é possível utilizá-lo para retoques e manipulação de imagens e conversor de formatos, suportando vários modelos de cores, pinturas HDR e arquivos PSD (do Photoshop).

Krita executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 E para instalar o Krita no Ubuntu é simples, clique no botão abaixo para prosseguir:

[   Instalar o Krita]

 Ou instale pelo terminal com o comando:

sudo apt install krita krita-l10n



  Instalando o OpenShot


 O OpenShot é também um software para edição de vídeos com suporte a vários formatos de áudio e vídeo. Sua interface simples torna muito mais fácil editar e cortar os seus vídeos, além de contar com vários efeitos, transições e títulos animados em 3D (necessário ter o Blender instalado).

   Atenção!
O OpenShot disponível no repositório do Ubuntu 22.04 LTS está "bugado" e não exibe a interface gráfica. Aguardando uma possível correção nos próximos dias/semanas para atualizar este tutorial.


  Aplicativos para comunicação


 Acessar a internet e não utilizar pelo menos um aplicativo de mensagens instantâneas ou um simples e-mail hoje em dia (seja para o trabalho, para diversão ou apenas conversar com os amigos) é praticamente impossível. Nesta seção você encontrará o passo a passo de instalação dos principais mensageiros e softwares para comunicação disponíveis para o Ubuntu 22.04 LTS.

  Instalando o Discord


 O Discord é um software proprietário e multiplataforma de bate-papo por voz e texto. É normalmente utilizado por gamers do mundo inteiro e possui vários recursos, dentre eles estão a possibilidade de criar Servidores (ou canais), chamadas de vídeo e áudio com baixa latência e muito mais.

Discord executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Discord no seu Ubuntu 22.04 LTS, abra um terminal e execute o comando abaixo para baixar o instalador (na pasta /tmp):

cd /tmp && wget -O discord.deb 'https://discord.com/api/download?platform=linux&format=deb'

 E após, instale o pacote 'discord.deb' com:

sudo apt install ./discord.deb && cd ..



  Instalando o Skype


 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.

Skype executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar a versão estável do Skype no seu Ubuntu você deve primeiro adicionar o repositório oficial do mesmo, execute:

echo "deb [arch=amd64] https://repo.skype.com/deb stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/skype-stable.list

 Importe a chave de assinatura do repositório:

cd /tmp && wget https://repo.skype.com/data/SKYPE-GPG-KEY && sudo apt-key add SKYPE-GPG-KEY && cd ..

 Atualize o cache dos repositórios e instale o Skype na sequência com:

sudo apt update && sudo apt install skypeforlinux



  Instalando o Telegram


 O Telegram é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares da atualidade (um concorrente direto ao WhatsApp). Com foco na velocidade e segurança, o Telegram é super rápido, simples de usar, gratuito e o melhor de tudo, é de código aberto!

Telegram executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Se você utiliza e quer instalar o cliente oficial do Telegram no seu Ubuntu, basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Telegram]

 Ou pelo terminal com o comando:

sudo apt install telegram-desktop



  Instalando o Mozilla Thunderbird


 O Thunderbird é um aplicativo gratuito, de código aberto e multiplataforma desenvolvido pela Mozilla, usado para gerenciar e-mails, fontes de notícias, bate-papo e grupos de notícias. Ele é um aplicativo de e-mail local (ao invés de ser baseado em navegador ou na web), poderoso e ao mesmo tempo simples de usar.

Mozilla Thunderbird executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 É provável que o Thunderbird já esteja instalado no seu Ubuntu, sendo desnecessário seguir o passo abaixo. Mas se ele não estiver (principalmente se escolheu a opção "Instalação mínima" no instalador do Ubuntu), clique no botão abaixo caso queira instala-lo no seu sistema:

[   Instalar o Mozilla Thunderbird]

 Se preferir instalar o Thunderbird pelo terminal é só executar o comando:

sudo apt install thunderbird thunderbird-l10n-pt-br



  Games e emuladores


 Essa seção é destinada para os amantes dos games que jogam no sistema do pinguim, mostrando o passo a passo de instalação do Steam e de alguns dos principais emuladores de consoles disponíveis para instalação no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish).

  Instalando o Steam no Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"


 O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (muitos são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.

Cliente Steam executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Steam no Ubuntu é simples, basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Steam]

 Caso queira fazer a instalação pelo terminal é só executar o comando:

sudo apt install steam



  Instalando o Dolphin Emulator


 O Dolphin é um emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii de código aberto e multiplataforma, disponível para Linux, Windows, macOS e Android. Com ele é possível executar a grande maioria dos jogos lançados para os dois consoles em alta definição com várias melhorias e funcionalidades que não estão presentes nos mesmos, como a compatibilidade com todos os controles de PC, multiplayer em rede, velocidade turbo e muito mais.

Dolphin Emulator executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Dolphin Emulator no seu sistema basta apenas clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Dolphin Emulator]

 Ou pelo terminal executando o comando:

sudo apt install dolphin-emu



  Instalando outros emuladores de consoles no Ubuntu 22.04 LTS


 Para os fãs de consoles de gerações passadas, listamos logo abaixo mais alguns emuladores disponíveis para instalação (via Flatpak) no Ubuntu 22.04 LTS.

    Citra - Emulador de Nintendo 3DS:

flatpak install flathub org.citra_emu.citra


    Flycast - Emulador de SEGA Dreamcast:

flatpak install flathub org.flycast.Flycast


    PCSX2 - Emulador de PlayStation 2:

flatpak install flathub net.pcsx2.PCSX2


    RPCS3 - Emulador de PlayStation 3 (experimental):

flatpak install flathub net.rpcs3.RPCS3


    Snes9x - Emulador de Super Nintendo:

flatpak install flathub com.snes9x.Snes9x


    xemu - Emulador de Microsoft Xbox:

flatpak install flathub app.xemu.xemu


    Yuzu - Emulador de Nintendo Switch (experimental):

flatpak install flathub org.yuzu_emu.yuzu



  Navegadores da Internet


 Um dos primeiros aplicativos que abrimos após a inicialização de qualquer sistema operacional é o navegador da internet. Nesta seção mostramos como instalar os principais e mais populares navegadores da atualidade no Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish", como o Google Chrome, Microsoft Edge, Vivaldi e o Opera.

  Instalando o Chromium


 O Chromium é um navegador de código aberto desenvolvido pela Google com foco na estabilidade e velocidade de navegação, servindo de "base" para o Google Chrome e também para a maioria dos navegadores da atualidade.

Chromium executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Chromium no Ubuntu Jammy Jellyfish basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Chromium]

 Caso queira proceder com a instalação pelo terminal, execute:

sudo apt install chromium-browser



  Instalando o Google Chrome


 O Google Chrome é o navegador mais popular da atualidade, sendo mais rápido que os seus concorrentes para iniciar e carregar as páginas. Além disso conta com milhares de aplicativos, extensões e temas exclusivos disponíveis na Chrome Web Store.

Google Chrome executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Google Chrome no Ubuntu 22.04 LTS será necessário adicionar o repositório oficial do mesmo no sistema, abra um terminal e execute:

echo "deb [arch=amd64] http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list

 Após, importe a chave de assinatura do Google:

cd /tmp && wget -q -O - https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add - && cd ..

 Atualize o cache dos repositórios e instale a versão estável do Google Chrome com:

sudo apt update && sudo apt install google-chrome-stable



  Instalando o Microsoft Edge


  O Edge é o novo navegador desenvolvido pela Microsoft inicialmente exclusivo do Windows 10, mas que em 2019 foi reconstruído como um navegador baseado no Chromium. Disponível para Linux nas versões Stable, Beta e Dev.

Microsoft Edge executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Microsoft Edge no seu Ubuntu, execute o comando abaixo para adicionar o repositório oficial do mesmo:

echo "deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-beta.list

 Importe e instale a chave de assinatura da Microsoft:

cd /tmp && curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | gpg --dearmor > microsoft.gpg && sudo install -o root -g root -m 644 microsoft.gpg /etc/apt/trusted.gpg.d/ && cd ..

   Informação!
Se ao executar o comando acima aparecer a mensagem "bash: curl: comando não encontrado", será necessário instalar antes o pacote curl com o comando:

sudo apt install curl

 Depois basta executar novamente o comando de importação e instalação da chave da Microsoft, ok?!
 Atualize o cache dos repositórios e instale a versão estável do Microsoft Edge com:

sudo apt update && sudo apt install microsoft-edge-stable



  Instalando o Opera


 O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado (se comparado ao Chrome), ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Instagram, Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook).

Opera executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Opera no Ubuntu 22.04 LTS devemos adicionar antes o repositório oficial do mesmo no sistema, execute:

echo "deb https://deb.opera.com/opera-stable/ stable non-free" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/opera-stable.list

 Importe a chave de assinatura do repositório:

cd /tmp && wget -q -O - https://deb.opera.com/archive.key | sudo apt-key add - && cd ..

 Após, atualize o cache dos repositórios e instale a versão estável do Opera com:

sudo apt update && sudo apt install opera-stable



  Instalando o Vivaldi


 O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores).

Vivaldi executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Vivaldi no seu Ubuntu você deve adicionar primeiro o repositório oficial do mesmo no sistema com o comando:

echo "deb http://repo.vivaldi.com/stable/deb/ stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/vivaldi.list

 Em seguida, importe a chave de assinatura do mesmo:

cd /tmp && wget -q -O - http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add - && cd ..

 Após, atualize o cache dos repositórios e instale a versão estável do Vivaldi com:

sudo apt update && sudo apt install vivaldi-stable



  Ferramentas para desenvolvedores


 Esta seção é destinada para os desenvolvedores que utilizam Linux e/ou estão migrando para o Ubuntu, mostrando o passo a passo de instalação de algumas das principais ferramentas e softwares mais utilizados desta área.

  Instalando o OpenJDK


 O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java Standard Edition ("Java SE"), disponível nos repositórios oficiais da maioria das distribuições Linux. Por padrão o Ubuntu não instala o OpenJDK juntamente com outros pacotes no momento da instalação, mas você pode verificar se ele está presente no seu sistema com o comando abaixo num terminal:

java --version

 Caso tenha alguma versão do Java instalada, a saída do comando será semelhante a da imagem abaixo:

Verificando a versão do Java instalada pelo terminal

 No repositório oficial do Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish" você encontrará várias versões do OpenJDK disponíveis para instalação, e para listá-las basta executar o comando abaixo no terminal:

sudo apt search openjdk*

   Informação!
No momento da criação deste tutorial haviam 4 versões do OpenJDK disponíveis para instalação, o OpenJDK 8, OpenJDK 11 (padrão), OpenJDK 17 e o OpenJDK 18.
 Dito isso, confira abaixo como instalar a versão adequada do OpenJDK no seu sistema.

  Para instalar o ambiente de execução Java (JRE) no Ubuntu:


 O comando de instalação deverá seguir o seguinte padrão:

sudo apt install <openjdk-versão-jre>

 Exemplos:

  Para o OpenJDK 8:

sudo apt install openjdk-8-jre

  Para o OpenJDK 11:

sudo apt install openjdk-11-jre

  Para o OpenJDK 17:

sudo apt install openjdk-17-jre

  Para o OpenJDK 18:

sudo apt install openjdk-18-jre

  Opcionalmente, você pode usar o comando abaixo para instalar a versão padrão do sistema:

sudo apt install default-jre


  Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK) no Ubuntu:


 O comando de instalação deverá seguir o seguinte padrão:

sudo apt install <openjdk-versão-jdk>

 Exemplos:

  Para o OpenJDK 8:

sudo apt install openjdk-8-jdk

  Para o OpenJDK 11:

sudo apt install openjdk-11-jdk

  Para o OpenJDK 17:

sudo apt install openjdk-17-jdk

  Para o OpenJDK 18:

sudo apt install openjdk-18-jdk

  Opcionalmente, você pode usar o comando abaixo para instalar a versão padrão do sistema:

sudo apt install default-jdk



  Instalando o Oracle Java


 Caso queira ou tenha necessidade de utilizar o Oracle Java (proprietário) no seu Ubuntu 22.04 LTS, acesse o link abaixo e confira o passo a passo de instalação manual do ambiente de desenvolvimento do Java (JDK):

[Instalando o Oracle Java (JDK) no Ubuntu   ##external-link##]

 Se deseja instalar apenas o ambiente de execução (JRE) basta acessar:

[Instalando o Oracle Java (JRE) no Ubuntu   ##external-link##]



  Instalando o Android Studio


 O Android Studio é o IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) oficial da Google para desenvolver aplicativos para o Android, baseado no IntelliJ IDEA (IDE para desenvolvimento em Java da JetBrains).

Android Studio executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 O passo a passo detalhado de instalação do Android Studio no Ubuntu está disponível no link abaixo, acesse:

[Instalando o Android Studio no Ubuntu   ##external-link##]



  Instalando o NetBeans


 O NetBeans é um IDE de código aberto, gratuito e multiplataforma (mantido pela Apache Software Foundation) escrito em Java e utilizado por programadores de todo o mundo. Além de oferecer o suporte ao desenvolvimento de todos os tipos de aplicativos Java (Java SE (incluindo o JavaFX), Java ME, web apps, EJB e aplicativos móveis), ele também possui suporte a várias linguagens de programação, dentre elas o PHP, JavaScript, C e C++.

Apache NetBeans executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 O passo a passo de instalação do NetBeans no Ubuntu está disponível no link abaixo, acesse:

[Instalando o Apache Netbeans no Ubuntu   ##external-link##]



  Instalando o PyCharm


 O PyCharm é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) da JetBrains para desenvolvimento em Python. Além de trazer um conjunto de ferramentas úteis para um desenvolvimento produtivo, o IDE fornece capacidades de alta classe para o desenvolvimento web profissional com os frameworks Django, Flask e Google App Engine.

PyCharm Community executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 O passo a passo de instalação do PyCharm no Ubuntu você pode conferir no link abaixo, acesse:

[Instalando o PyCharm no Ubuntu   ##external-link##]



  Softwares para Virtualização


 A virtualização pode ser adotada em diferentes ambientes e situações, sendo que o uso mais comum entre usuários domésticos é o teste de sistemas operacionais sem o risco de danificar o sistema principal do computador. Nesta seção mostraremos como instalar as principais ferramentas de virtualização disponíveis para o Ubuntu Jammy Jellyfish.

  Instalando o Virtual Machine Manager


 O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt. Ele visa principalmente as VMs do KVM, mas também gerencia as máquinas virtuais do Xen e LXC (Linux Containers).

virt-manager executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o virt-manager no Ubuntu, execute o comando abaixo num terminal:

sudo apt install virt-manager

 Uma vez concluída a instalação, habilite o serviço do libvirtd no seu sistema com:

sudo systemctl enable libvirtd

 E inicie o serviço executando:

sudo systemctl start libvirtd



  Instalando o Oracle VM VirtualBox


 O VirtualBox é, sem sombra de dúvidas, o software de virtualização multiplataforma mais popular da atualidade. Desenvolvido pela Oracle, o VirtualBox possui uma interface gráfica intuitiva que permite criar e executar facilmente vários sistemas operacionais diferentes.

Oracle VM VirtualBox executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o VirtualBox no Ubuntu é só clicar no botão abaixo:

[   Instalar o Oracle VM VirtualBox]

 Ou execute o comando abaixo num terminal:

sudo apt install virtualbox



  Ferramentas e Utilitários


 E para finalizar este tutorial, abaixo listo alguns utilitários e ferramentas disponíveis para instalação no Ubuntu 22.04 LTS, dentre eles estão gerenciadores de download, um editor de partições e mais!

  Suporte para extração e compactação de arquivos


 Para poder compactar e extrair arquivos dos mais variados formatos no seu Ubuntu 22.04 LTS será necessário instalar os pacotes e ferramentas necessárias. Abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt install arc arj cabextract lhasa p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace unzip xz-utils zip



  Instalando o GDebi


 O GDebi é um pequeno utilitário que permite instalar pacotes .DEB facilmente no sistema, além de resolver automaticamente as dependências dos mesmos.

GDebi executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o GDebi no Ubuntu é simples, basta apenas clicar no botão abaixo:

[   Instalar o GDebi]

 Ou pelo terminal com o comando:

sudo apt install gdebi



  Instalando o Stacer


 O Stacer é um dos melhores e mais completos otimizadores do sistema disponíveis para Linux. Além de um simples limpador de cache do APT e de aplicativos, o Stacer também possui um monitor de uso da CPU, disco e rede, gerenciador de repositórios e aplicativos de inicialização, removedor de pacotes do sistema e várias outras funcionalidades, tudo isso com uma interface gráfica bonita e de fácil uso.

Stacer executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Stacer no seu Ubuntu, basta executar o comando abaixo num terminal:

sudo apt install stacer



  Instalando o Dropbox


 O Dropbox é um dos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem mais utilizados, oferecendo segurança e praticidade para guardar os seus documentos, músicas, imagens, etc., com a facilidade de poder acessar os seus arquivos de qualquer lugar.

Cliente do Dropbox executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso utilize esse serviço e queira instalar o cliente oficial do Dropbox no seu Ubuntu, execute o comando a seguir no terminal para baixar a versão mais recente do mesmo na pasta /tmp:

cd /tmp && wget -O dropbox.deb 'https://www.dropbox.com/download?dl=packages/ubuntu/dropbox_2020.03.04_amd64.deb'

 E instale-o na sequência com o comando:

sudo apt install ./dropbox.deb && cd ..



  Instalando o MEGAsync


 O MEGA também é um dos mais populares serviços de armazenamento e hospedagem de arquivos em nuvem, oferecendo privacidade e criptografia (que é controlada pelo próprio usuário - UCE) de ponta a ponta. Fundado por Kim Dotcom, o serviço oferece até 50GB de armazenamento gratuito e possui um cliente nativo para Linux.

MEGAsync executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Se você é usuário deste serviço e quer instalar o cliente do MEGA no Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish", execute o comando abaixo para baixar a versão mais recente do mesmo na pasta /tmp:

cd /tmp && wget -O megasync.deb 'https://mega.nz/linux/repo/xUbuntu_22.04/amd64/megasync-xUbuntu_22.04_amd64.deb'

 E instale-o na sequência com o comando:

sudo apt install ./megasync.deb && cd ..



 Caso queira instalar também a integração com o gerenciador de arquivos, execute um dos comandos abaixo (de acordo com o seu ambiente de área de trabalho):

    Integração com o Nautilus (GNOME):

sudo apt install nautilus-megasync

    Integração com o Dolphin (KDE Plasma):

sudo apt install dolphin-megasync

    Integração com o Nemo (Cinnamon):

sudo apt install nemo-megasync

    Integração com o Thunar (Xfce):

sudo apt install thunar-megasync



  Instalando o uGet


 O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado por categorias, download de arquivos em lotes e muito mais.

uGet executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o uGet no seu Ubuntu basta clicar no botão:

[   Instalar o uGet]

 Caso prefira a instalação via terminal, execute:

sudo apt install uget



  Instalando o qBittorrent


 Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrents multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona).

qBittorrent executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o qBittorrent no Ubuntu é só clicar no botão abaixo:

[   Instalar o qBittorrent]

 Ou executar no terminal o comando:

sudo apt install qbittorrent



  Instalando o GParted


 O GParted é um dos melhores gerenciadores de partições disponível para Linux (possuindo, inclusive, uma mídia Live). Com ele é possível redimensionar, copiar e mover partições sem perdas de dados, tudo isso de uma forma simples e intuitiva.

GParted executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o GParted no seu Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

[   Instalar o GParted]

 Já no terminal é só executar o comando:

sudo apt install gparted



  Instalando o TeamViewer


 O TeamViewer é o mais popular software multiplataforma para acesso remoto. Com ele é possível estabelecer conexões de entrada e saída para suporte ou acesso a outros computadores em tempo real, participar de reuniões, apresentações, conversar com outras pessoas/grupos e fazer chamadas em vídeo.

TeamViewer executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o TeamViewer no seu Ubuntu basta executar o comando abaixo no terminal:

cd /tmp && wget -c https://download.teamviewer.com/download/linux/teamviewer_amd64.deb && sudo apt install ./teamviewer*.deb && cd ..



  Gerenciando pacotes com o Synaptic


 O Synaptic é um dos softwares mais icônicos do mundo Linux (em especial das distribuições .DEB). Trata-se de uma ferramenta gráfica para o APT que permite a instalação, remoção e atualização de pacotes de forma fácil e prática. Além destas funções básicas, com o Synaptic você também pode:

  •   Buscar por pacotes disponíveis e aplicar filtros personalizados;
  •   Executar atualizações de sistema inteligentes;
  •   Corrigir dependências de pacotes quebrados;
  •   Editar a lista de repositórios usados (sources.list);
  •   Obter o último registro de mudanças ("changelog") de um pacote;
  •   Configurar pacotes através do sistema debconf;
  •   Navegar em toda a documentação disponível relativa a um pacote (necessário instalar o dwww).

O gerenciador de pacotes e repositórios Synaptic executando no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Synaptic no Ubuntu é simples, basta clicar no botão:

[   Instalar o Synaptic]

 Ou pelo terminal com o comando:

sudo apt install synaptic



  Procurando e instalando novos softwares no Ubuntu 22.04 LTS


 Apesar do Synaptic ser uma das melhores opções para gerenciar pacotes, ele pode não ser a melhor alternativa para os iniciantes no Ubuntu. Para ajudá-los, a Canonical criou a Ubuntu Software, uma central de programas bonita e completa que torna muito mais fácil a pesquisa e instalação de novos programas, tudo isso de forma gráfica e, na maioria das vezes, com screenshots dos mesmos.

Ubuntu Software, a loja de aplicativos do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Além da separação dos aplicativos disponíveis para instalação por Categorias, pela Ubuntu Software é possível navegar pelos softwares e pacotes instalados no seu sistema e também instalar as atualizações mais recentes nas guias superiores. Muito fácil, não é mesmo?!


Conclusão


 Espero que este tutorial com algumas dicas do que fazer depois de instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish" tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"
Guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"
Confira dicas do que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS, como a instalação dos codecs e de softwares como o Steam, Skype, Google Chrome e mais!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgWPnoYzM559FBJWYvDXT5GkJD2wffWQXtIU5vg_QHisIeU4WO-ZKu8PcuX6YiJ-gNqiLUXCrusCgDxOFtJPNiYEcCsVRu17XPacqBnGaCnK3Horo_NrnaJM3jrZVcWRnBygey3wtAzqAGLEsUEw_jKepKAzAryeNR5ikdRYO-qtivN6diSWC3vPUxnQ/s1600/Guia-pos-instalacao-Ubuntu-22.04-LTS-Jammy-Jellyfish.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgWPnoYzM559FBJWYvDXT5GkJD2wffWQXtIU5vg_QHisIeU4WO-ZKu8PcuX6YiJ-gNqiLUXCrusCgDxOFtJPNiYEcCsVRu17XPacqBnGaCnK3Horo_NrnaJM3jrZVcWRnBygey3wtAzqAGLEsUEw_jKepKAzAryeNR5ikdRYO-qtivN6diSWC3vPUxnQ/s72-c/Guia-pos-instalacao-Ubuntu-22.04-LTS-Jammy-Jellyfish.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/04/Guia-pos-instalacao-Ubuntu-22-04-LTS-Jammy-Jellyfish.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/04/Guia-pos-instalacao-Ubuntu-22-04-LTS-Jammy-Jellyfish.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo