O que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"

Confira 10 dicas e sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish" para deixá-lo pronto para uso no seu dia a dia!

Dicas do que fazer depois de instalar o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 A Canonical disponibilizou nesta quinta-feira, dia 21 de abril de 2022, a mais nova versão estável e de longo suporte do seu sistema operacional, o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish". Utilizando o Linux Kernel 5.15, o Ubuntu 22.04 chega com várias novidades, dentre as principais estão a inclusão do GNOME 42 como ambiente de área de trabalho (mas ainda utilizando alguns aplicativos de versões anteriores do GNOME) e novas opções de personalização, sendo possível agora alterar o tamanho da Doca, escolher a posição dos ícones da área de trabalho e também alterar a cor de destaque nos aplicativos, botões, nos ícones de pasta e muito mais.

 Além disso, o Ubuntu Jammy Jellyfish traz versões atualizadas dos principais aplicativos, como o LibreOffice 7.3, Mozilla Firefox 99 (versão Snap) e Mozilla Thunderbird 91, além de componentes do sistema como o GCC 11.2, binutils 2.38, glibc 2.35, Python 3.10 e OpenSSL 3.0. Para conferir estas e demais novidades presentes no Ubuntu 22.04 LTS basta acessar as Notas de Lançamento neste link.

 E para ajudar os iniciantes que acabaram de instalar essa mais nova versão, preparamos este breve guia com 10 sugestões do que fazer depois de instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish", dentre elas estão a instalação dos codecs multimídia, do Spotify, Google Chrome, do Steam e mais!

   Aviso!
Dicas testadas no Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish" com ambiente de área de trabalho GNOME 42.

1 - Atualize o seu sistema


 Uma das primeiras coisas a se fazer depois de instalar o Ubuntu é instalar todas as atualizações disponíveis. Para isso, abra um terminal pressionando as teclas Ctrl + Alt + T e cole o comando abaixo no mesmo, pressionando Enter em seguida:

sudo apt update && sudo apt upgrade

Atualizando o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) pelo terminal

 Quando perguntado, pressione S para continuar com a atualização e Enter para confirmar. Logo após a atualização você deve reiniciar o seu computador para que as alterações sejam aplicadas ao seu sistema, ok?!


2 - Instale os codecs e outros pacotes adicionais


 Um pacote famoso e que não pode faltar depois de instalar o Ubuntu Jammy Jellyfish é o 'ubuntu-restricted-extras', ele fornece os codecs para os mais variados arquivos de áudio e vídeo, dá suporte à reprodução de DVDs criptografados, instala as fontes da Microsoft e outros pacotes extras.

 Ainda no terminal, execute o comando abaixo para instalar o pacote ubuntu-restricted-extras no seu Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish):

sudo apt install ubuntu-restricted-extras



3 - Instale o VLC Media Player


 O VLC Media Player é um dos melhores e mais conhecidos players da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.

Como instalar o VLC Media Player no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o VLC no seu Ubuntu, copie e cole o comando abaixo no seu terminal e pressione Enter:

sudo apt install vlc



4 - Instale o Spotify no Ubuntu 22.04 LTS


 O Spotify é um serviço de streaming digital mais popular do mundo, oferecendo acesso instantâneo a milhões de músicas, podcasts, vídeos e vários outros conteúdos.

Como instalar o Spotify no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Spotify no Ubuntu 22.04 LTS via Snap é só executar o comando:

sudo snap install spotify



5 - Instale o Skype no Ubuntu 22.04 LTS


 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.

Como instalar o Skype no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Skype no seu Ubuntu você também precisa adicionar o repositório oficial do mesmo, ainda no terminal execute:

echo "deb [arch=amd64] https://repo.skype.com/deb stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/skype-stable.list

 Importe a chave de assinatura:

cd /tmp && wget https://repo.skype.com/data/SKYPE-GPG-KEY && sudo apt-key add SKYPE-GPG-KEY && cd ..

 E após, instale a versão mais recente do Skype executando o comando:

sudo apt update && sudo apt install skypeforlinux



6 - Instale o Google Chrome no Ubuntu 22.04 LTS


 O Google Chrome é o navegador mais popular da atualidade, sendo mais rápido que os seus concorrentes para iniciar e carregar as páginas. Além disso conta com milhares de aplicativos, extensões e temas exclusivos disponíveis na Chrome Web Store.
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Google Chrome no Ubuntu é necessário adicionar o repositório oficial no sistema, no terminal execute:

echo "deb [arch=amd64] http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list

 Após, importe a chave de assinatura do Google:

cd /tmp && wget -q -O - https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add - && cd ..

 E instale a versão mais recente do Google Chrome no Ubuntu 22.04 LTS com:

sudo apt update && sudo apt install google-chrome-stable



7 - Instale o Steam no Ubuntu 22.04 LTS


 O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (muitos são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.

Como instalar o Steam no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o Steam no seu Ubuntu basta executar o comando abaixo no terminal:

sudo apt install steam



8 - Instale o VirtualBox no Ubuntu 22.04 LTS


 O VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma e de código aberto desenvolvido pela Oracle. O VirtualBox possui uma interface gráfica intuitiva que permite criar e executar facilmente vários sistemas operacionais diferentes.

Como instalar o Oracle VM VirtualBox no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o VirtualBox é simples, basta executar o comando abaixo num terminal:

sudo apt install virtualbox



9 - Instale o GDebi


 O GDebi é um pequeno utilitário que permite instalar pacotes .DEB facilmente no sistema, além de resolver automaticamente as dependências dos mesmos.

Como instalar o GDebi no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Caso queira instalar o GDebi no seu Ubuntu basta apenas executar o comando:

sudo apt install gdebi



10 - Instale o Synaptic


  O Synaptic é um dos softwares mais icônicos do mundo Linux (em especial das distribuições .DEB). Trata-se de uma ferramenta gráfica para o APT que permite a instalação, remoção e atualização de pacotes de forma fácil e prática.

Como instalar o Synaptic no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish)

 Para instalar o Synaptic basta executar o comando abaixo num terminal:

sudo apt install synaptic



 Espero que com essas 10 sugestões você consiga deixar o seu Ubuntu pronto para uso no dia a dia!

 Para conferir estas e muitas outras sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish" (como a instalação dos drivers da NVIDIA, softwares para edição de imagens/vídeos/áudios, ferramentas para desenvolvedores, navegadores populares e etc.), acesse o nosso tutorial completo de pós-instalação no link abaixo:

[Guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"   ]


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: O que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"
O que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish"
Confira 10 dicas e sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish" para deixá-lo pronto para uso no seu dia a dia!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6uGkESZUZkbY3QYBauZRJgDumy_7hRdaKgtHSnW09lLHfSq4xwtcCuyfQggc8YmqGKj3-KS87GQt2wLr6_iWl7S35Ky5XMvwvc_UdDVEfSCnyoT3QNCICYhac0wfTxo11W64xlSAuIheoFiCPYIC8QRbtLTuqGHEY3ETp4k6Xo2rhuaeL_3HpKj2X1g/s1600/O-que-fazer-apos-instalar-Ubuntu-22-04-LTS-Jammy-Jellyfish.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6uGkESZUZkbY3QYBauZRJgDumy_7hRdaKgtHSnW09lLHfSq4xwtcCuyfQggc8YmqGKj3-KS87GQt2wLr6_iWl7S35Ky5XMvwvc_UdDVEfSCnyoT3QNCICYhac0wfTxo11W64xlSAuIheoFiCPYIC8QRbtLTuqGHEY3ETp4k6Xo2rhuaeL_3HpKj2X1g/s72-c/O-que-fazer-apos-instalar-Ubuntu-22-04-LTS-Jammy-Jellyfish.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/04/O-que-fazer-apos-instalar-o-Ubuntu-22-04-LTS-Jammy-Jellyfish.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/04/O-que-fazer-apos-instalar-o-Ubuntu-22-04-LTS-Jammy-Jellyfish.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo