Instalando o Apache NetBeans IDE no Debian e no Ubuntu

Confira, nesta dica, como instalar a versão mais recente do Apache NetBeans IDE no Debian, no Ubuntu, Linux Mint e distribuições derivadas.

Passo a passo de instalação do Apache NetBeans IDE no Debian e no Ubuntu

 O Apache NetBeans é um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) de código aberto, gratuito e multiplataforma (disponível Linux, macOS, Solaris e Windows). Ele é escrito em Java e utilizado por programadores de todo o mundo, permitindo aos mesmos escrever, compilar, depurar e instalar programas. Além de oferecer o suporte ao desenvolvimento de todos os tipos de aplicativos Java (Java SE (incluindo o JavaFX), Java ME, web apps, EJB e aplicativos móveis), o NetBeans IDE também possui suporte a várias linguagens de programação, dentre elas o PHP, HTML5, JavaScript, C e C++.

 Dentre os principais recursos do NetBeans estão o FindBugs, uma ferramenta de análise estática com integração especial, amplamente utilizada para a identificação e correção de problemas comuns em código Java e o NetBeans Debugger, que permite a inserção de pontos de interrupção no código fonte, adicionar "watches" de campo, avançar pelo código, executar métodos, obter telas e monitorar a execução durante sua ocorrência.

 Além disso, ele também conta com um editor de código fonte integrado, que possui vários recursos para aplicações Web (Servlets e JSP, JSTL, EJBs) e aplicações visuais com Swing (API Java para interfaces gráficas) e um visualizador de classes integrado ao de interfaces, que gera automaticamente o código dos componentes de forma bem organizada, facilitando o entendimento de programadores iniciantes.

 Para conhecer melhor o NetBeans e todas as suas funcionalidades, acesse o site oficial do projeto clicando no botão abaixo:

[Conheça mais sobre o Apache NetBeans   ##external-link##]


 Neste tutorial você vai aprender a instalar facilmente a versão mais recente do Apache NetBeans IDE no seu Debian, no Ubuntu e em distribuições Linux derivadas, como o Linux Mint!

   Dica!
Tutorial testado no Debian 11 Bullseye e no Ubuntu 20.04.3 LTS (Focal Fossa).


  Requisitos de sistema e instalação do Java Development Kit


 Antes de iniciar, confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos para instalar e executar a versão mais recente do Apache NetBeans:

  •   Processador AMD® ou Intel® de 64 bits;
  •   Obviamente, um sistema operacional de 64 bits;
  •   Monitor com resolução de 1024x768 ou superior;
  •   512MB de RAM livre;
  •   Cerca de 1,3GB de espaço livre em disco para baixar e instalar o NetBeans.
 Além disso, é necessário que tenha o ambiente de desenvolvimento do Java JDK (versão 11+) instalado no seu sistema, seja o OpenJDK (o Java de código aberto), que funciona perfeitamente na maioria dos casos, ou o Oracle JDK (proprietário).

 Caso queira utilizar o OpenJDK, abra um terminal e instale-o com o comando abaixo:

sudo apt install default-jdk

   Dica!
No exemplo acima mostramos como instalar a versão padrão do OpenJDK. Caso queira instalar outra versão, execute no terminal o comando sudo apt search openjdk* para visualizar as versões disponíveis (lembrando, mais uma vez, que o NetBeans requer a versão de desenvolvimento do OpenJDK).

 Porém, se você deseja utilizar o Java da Oracle, basta clicar num dos botões abaixo (de acordo com o seu sistema operacional) e conferir o passo a passo de instalação:


 Tudo pronto? Então vamos para a instalação do Apache NetBeans!

  Como instalar o Apache NetBeans IDE no Debian, Ubuntu e distros derivadas


 Logo após instalar o JDK no seu sistema, recomendo que faça uma atualização no seu sistema para evitar possíveis problemas com dependências de pacotes. Abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt update && sudo apt upgrade

 Feito isso, clique no botão abaixo para acessar o site oficial do Apache NetBeans e baixar a versão mais recente do mesmo:

[Download do Apache NetBeans   ##external-link##]

 E baixe o pacote com a extensão .deb (para Debian, Ubuntu, Linux Mint e demais distros DEB), como destacado pela imagem abaixo:

Página de download do Apache NetBeans IDE - Fevereiro de 2023


  Recomendo que utilize o uGet para baixar o pacote de instalação do NetBeans (.deb), ou, se preferir, pelo terminal com o comando wget -c + o link de download do mesmo no terminal, ok?!

 Depois de baixar, você pode abrir o gerenciador de arquivos e clicar duas vezes no instalador do NetBeans para executá-lo. Caso queira fazer isso pela linha de comando também é simples, basta abrir um terminal e "entrar" na pasta onde baixou o pacote .deb do Apache NetBeans. Se ele estiver, por exemplo, na sua pasta "Downloads", basta executar:

cd $HOME/Downloads

 E instale-o com o comando:

sudo apt install ./apache-netbeans*.deb

 Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "Apache NetBeans" no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo ou simplesmente pelo terminal com o comando netbeans.

Apache NetBeans IDE 12.4 executando no Debian 11 Bullseye com o desktop GNOME Shell



  E como faço para desinstalar o NetBeans?


 Não quer mais utilizar o NetBeans IDE e deseja removê-lo do seu sistema? Então é simples, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo:

sudo apt remove apache-netbeans

 E só! :)

 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Instalando o Apache NetBeans IDE no Debian e no Ubuntu
Instalando o Apache NetBeans IDE no Debian e no Ubuntu
Confira, nesta dica, como instalar a versão mais recente do Apache NetBeans IDE no Debian, no Ubuntu, Linux Mint e distribuições derivadas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7ae5RHn-5Zff3HSUltfSpmxLuUWJq4Mmt3E34POvCxXS3m0OzVz8MbRA17lq9F88KpeJpJ0R3G7cAlbGnlaU1H3TecTJrH5Gz1hdg5gbpUl97eviBToXJlW9w5XhvnldlpQNWwiTkDXC04RgWHTmEafTFTNcKTCwNYabIArlyahA-xIM1NZo5vBAPwg/s1600/Instalando-Apache-NetBeans-no-Debian-Ubuntu-e-Linux-Mint.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7ae5RHn-5Zff3HSUltfSpmxLuUWJq4Mmt3E34POvCxXS3m0OzVz8MbRA17lq9F88KpeJpJ0R3G7cAlbGnlaU1H3TecTJrH5Gz1hdg5gbpUl97eviBToXJlW9w5XhvnldlpQNWwiTkDXC04RgWHTmEafTFTNcKTCwNYabIArlyahA-xIM1NZo5vBAPwg/s72-c/Instalando-Apache-NetBeans-no-Debian-Ubuntu-e-Linux-Mint.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/09/Instalando-o-NetBeans-no-Debian-e-no-Ubuntu.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/09/Instalando-o-NetBeans-no-Debian-e-no-Ubuntu.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo