Como instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 11 "Bullseye"

Confira, nesta dica, como deixar o seu Debian 11 Bullseye instalado no Oracle VM VirtualBox em tela cheia instalando os Adicionais para Convidado.

Instalando os Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 11 Bullseye

 Já não é novidade para ninguém que o Oracle VirtualBox é um dos softwares de virtualização de sistemas operacionais mais populares da atualidade. Disponível gratuitamente para Linux, Windows, macOS e Solaris, o VirtualBox possui uma interface de fácil uso e conta com alguns recursos que não estão presentes (ou necessitam de uma licença paga) em outras soluções gratuitas de virtualização.

 Com o lançamento do Debian 11 "Bullseye", muitas pessoas optam por testá-lo no VirtualBox antes de instalar em sua "máquina real" (ou pretendem utilizá-lo apenas no VirtualBox). Porém, durante e logo após a instalação do mesmo a janela da máquina virtual ficará com a proporção 4:3 e com "barras pretas" nos 4 cantos da tela ao colocá-la em tela cheia (pressionando Ctrl (direita) + F), como mostrado pela imagem abaixo:

Máquina Virtual do Debian 11 Bullseye com proporção de tela 4:3 após a instalação

 Para resolver esse "problema", nesta dica mostraremos como instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox, que além de deixar em tela cheia (sem as barras pretas) a sua máquina virtual do Debian 11 Bullseye, ele também permite o compartilhamento da área de transferência e de pastas entre o sistema convidado (instalado no VirtualBox) e o hospedeiro (o sistema do seu computador "real"), integração do ponteiro do mouse (permitindo a livre movimentação do mouse entre sua máquina virtual e demais aplicativos do seu sistema principal) e vários outros recursos.
  Tutorial testado no Debian 11 "Bullseye" (64 bits) com o desktop GNOME e utilizando o Oracle VM VirtualBox 6.1.26.

  Instalando a versão mais recente do Oracle VM VirtualBox


 Antes de começar, recomendo que você instale a versão mais recente do VirtualBox no seu sistema. Para isso, basta clicar no menu "Arquivo" na janela principal do VirtualBox e depois em "Verificar por atualizações". Caso uma nova versão esteja disponível, será exibida uma janela e um link para baixar e fazer a instalação manualmente no seu computador. Alternativamente você poderá acessar o site oficial do Oracle VM VirtualBox e baixar a versão mais recente disponível, de acordo com o seu sistema:

[Downloads - Oracle VM VirtualBox   ##external-link##]

 Se você já utiliza alguma distribuição Linux, verifique se há uma versão atualizada do VirtualBox nos repositórios da mesma, ok?!


  Criando um Snapshot da máquina virtual (opcional)


 Um dos melhores recursos presentes no Oracle VM VirtualBox é o de criar "snapshots" (ou "instantâneos") do estado atual das máquinas virtuais, permitindo que você retorne a sua VM esse mesmo estado após fazer alguma modificação que acabe por quebrar o sistema. Isso te poupa tempo, já que leva apenas alguns segundos (ou minutos) para fazer tal restauração e é muito mais prático do que reinstalar novamente um sistema operacional, não é verdade?!

 Por conta disso, sugerimos que crie um snapshot da sua máquina virtual do Debian 11 ANTES de instalar os Adicionais para Convidado, pois caso não consiga acessá-la após esse procedimento (o que pode acontecer), basta apenas restaurar o estado original da VM!

 Para isso, abra a janela principal do VirtualBox, selecione a sua máquina virtual do Debian, clique no botão e selecione a opção "Snapshots", como mostrado pela imagem abaixo:

Clique no menu da sua máquina virtual do Debian e selecione a opção 'Snapshots'

 E clique no ícone de câmera com um sinal de " " (em destaque na imagem abaixo) para criar um snapshot do estado atual do seu Debian:

Criando um Snapshot da máquina virtual do Debian 11 Bullseye

 Após, você deverá definir um nome para esse Snapshot (por exemplo, "Antes dos Adicionais para Convidado") e também uma descrição para o mesmo (opcional), ok?

Defina um nome e descreva os detalhes do snapshot que acabou de criar

 Snapshot criado, vamos para o que realmente interessa!







  Instalando os Adicionais para Convidado no Debian 11 Bullseye


 E vamos então ao procedimento de instalação dos Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 11, que é bem simples. Lembrando que o repositório contrib deve estar habilitado na sua sources.list, ok?!

 Com a janela do Oracle VM VirtualBox aberta, inicie normalmente a sua máquina virtual do Debian, abra um terminal e logue-se como usuário root com o camando:

su -

 Atualize o cache dos repositórios:

apt update

 E instale na sequência as dependências necessárias:

apt install build-essential module-assistant

 Após, execute o comando abaixo para preparar o seu Debian para a construção dos módulos do Kernel:

m-a prepare

 Feito isso, insira a ISO dos Adicionais para Convidado através do menu "Dispositivos"    "Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado...", como mostrado na imagem abaixo (talvez seja necessário pressionar Ctrl (direita) + F para sair do modo de tela cheia, caso tenha desabilitado a minibarra de ferramentas nas configurações da VM):

Inserindo o CD dos Adicionais para Convidado

 Será exibido uma janela de diálogo informando que a ISO inserida contém um software de início automático, basta clicar em "Executar" para instalar os Adicionais para Convidado:

Clique em 'Executar' na janela de diálogo que será exibida após inserir o CD dos Adicionais para Convidado

 Caso a janela mostrada acima não seja exibida automaticamente, abra um terminal e execute o comando abaixo (como root) para realizar a instalação:

sh /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions.run

Exemplo de saída do comando ao instalar os Adicionais para Convidado no Debian 11

 E aguarde alguns minutos até que o comando de instalação termine. Concluído o processo, reinicie a sua máquina virtual do Debian 11 para que as alterações seja aplicadas e logo após você verá que a sua VM ficará totalmente em tela cheia, sem as barras pretas nas laterais!

Máquina virtual do Debian 11 Bullseye em tela cheia após a instalação dos Adicionais para Convidado



  Não consigo iniciar o meu Debian após a instalação dos Adicionais para Convidado, o que fazer?


 Se por algum motivo não consiga acessar normalmente o seu Debian após a instalação dos Adicionais para Convidado, basta restaurar o snapshot que criamos anteriormente. Para isso, acesse a janela principal do VirtualBox, selecione novamente a sua máquina virtual do Debian, clique no botão e selecione a opção "Snapshots". Após, identifique e selecione o snapshot que você criou antes de instalar os Adicionais para Convidado e clique no botão "Restaurar", como mostrado pela imagem abaixo:

Clique no botão em destaque para restaurar o Snapshot da sua VM do Debian

 Você será questionado se deseja restaurar o snapshot selecionado, basta apenas clicar em "Restaurar"! Sua máquina virtual voltará ao mesmo estado antes de instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox!


 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até a próxima dica!


  Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 11 "Bullseye"
Como instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 11 "Bullseye"
Confira, nesta dica, como deixar o seu Debian 11 Bullseye instalado no Oracle VM VirtualBox em tela cheia instalando os Adicionais para Convidado.
https://1.bp.blogspot.com/-lhms47tFWR4/YT_wOjJsRmI/AAAAAAAAKH8/Re4J8x9CbtM_JkxO8kulo6SHxMoIg5w5wCLcBGAsYHQ/s0/Adicionais-para-Convidado-no-Debian-11-BUllseye.WebP
https://1.bp.blogspot.com/-lhms47tFWR4/YT_wOjJsRmI/AAAAAAAAKH8/Re4J8x9CbtM_JkxO8kulo6SHxMoIg5w5wCLcBGAsYHQ/s72-c/Adicionais-para-Convidado-no-Debian-11-BUllseye.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/09/Instalando-Adicionais-para-Convidado-VirtualBox-no-Debian-11-Bullseye.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/09/Instalando-Adicionais-para-Convidado-VirtualBox-no-Debian-11-Bullseye.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo