Confira, nesta dica, como instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no Fedora 26 Workstation!
Você vai aprender, nesta dica, a instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no Fedora 26 Workstation.
O VMware Workstation Player (antes chamado de VMware Player Pro) é um software de virtualização gratuito para computadores de 64 bits, disponível para Linux e Windows. Com uma interface de usuário simplificada, o VMware Workstation permite a criação e execução de sistemas operacionais e aplicativos em uma máquina virtual (guest), ao mesmo tempo que utiliza o sistema operacional que está instalado no seu computador (host).
Ao contrário do Oracle VM VirtualBox, o VMware Workstation Player é proprietário, possui menos recursos que a sua versão paga, o VMware Workstation Pro (como a possibilidade de criar snapshots e clones das máquinas virtuais) e apenas é permitido o uso pessoal e não comercial.
Acesse o link abaixo e confira todos os detalhes sobre o VMware Workstation Player:
http://www.vmware.com/br/products/workstation-for-linux.html
Oracle VM VirtualBox ou VMware Workstation Player? Qual é a melhor solução de virtualização para as minhas necessidades? Descubra os prós e contras de cada versão acessando o link abaixo:
http://technologyadvice.com/blog/information-technology/vmware-vs-virtualbox/
Confira também um teste de desempenho entre o Oracle VM VirtualBox e o VMware Workstation Player, acesse:
http://xmodulo.com/vmware-player-vs-virtualbox-performance-comparison.html
Tópicos:
- Requisitos de sistema;
- Instalando o VMware Workstation Player no Fedora 26;
- Não consigo executar o VMware Workstation no Fedora, o que fazer?;
- E como faço para desinstalar o VMware Workstation Player do Fedora?.
Requisitos de sistema
Confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos exigidos pelo VMware Workstation Player, que são:- Processador Intel ou AMD de 64 bits, com velocidade igual ou superior a 1,3 GHz;
- 4 GB ou mais de memória RAM;
- 700 MB de espaço em disco para a instalação do software.
Instalando o VMware Workstation Player no Fedora 26
Antes de iniciar a instalação, você DEVE instalar todas as atualizações disponíveis para o seu sistema. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:sudo dnf update
Supondo que você tenha reiniciado o seu computador, abra novamente um terminal e execute o comando abaixo para instalar as dependências necessárias:
sudo dnf install gcc glibc-headers kernel-devel kernel-headers patch
Após, acesse o link abaixo e faça o download da versão mais recente do VMware Workstation Player:
https://www.vmware.com/go/downloadplayer
E clique no botão de download referente à versão do mesmo para Linux, como mostrado pela imagem abaixo:
Depois de baixar o arquivo de instalação do VMware Workstation (com a extensão .bundle), acesse a pasta onde está o mesmo através do terminal. Caso ele esteja na sua pasta "Downloads" (por exemplo), basta executar o comando abaixo:
cd /home/$USER/Downloads
Após, dê permissão de execução ao arquivo:
sudo chmod +x VMware*.bundle
E execute-o com:
sudo sh VMware*.bundle
Será exibido o instalador do VMware Workstation Player, mostrando o Contrato de Licença do VMware Workstation Player, leia-o com atenção (copie e cole num tradutor online, se for o caso) e selecione a opção "I accept the terms in the license agreement" (Eu aceito os termos do contrato de licença) para aceitar, após, pressione "Next":
A seguir, será exibido o Contrato de Licença do VMware OVF Tool (também é necessário aceitar a licença para usar o software), leia com atenção, selecione novamente a opção "I accept the terms in the license agreement" e clique em "Next":
Na próxima etapa você poderá escolher se o VMware Workstation Player deve procurar ou não atualizações ao iniciar.
No meu caso, não habilitei essa função, selecionei a opção "No" e cliquei em "Next":
Na próxima tela você poderá permitir ou não que o VMware Workstation Player envie informações anônimas sobre o seu sistema e as estatísticas de uso à VMware, eu preferi não enviar, selecionei a opção "No" e cliquei em "Next":
A seguir é possível inserir uma Licença do VMware Workstation (caso já tenha comprado e fará o uso comercial do software), mas como no meu caso é apenas para uso pessoal, deixei essa opção em branco e cliquei em "Next":
Tudo pronto, clique em "Install" para começar a instalação (é óbvio):
Agora é aguardar a instalação, que é bem rápida.
Processo de instalação completo, apenas clique em "Finish":
Procure pelo atalho do VMware Workstation Player no menu de aplicativos do seu sistema ou através do terminal, com o comando
vmplayer
(ou vmware
, caso tenha instalado o Workstation Pro).Ao executá-lo pela primeira vez, será exibido uma janela de diálogo semelhante a esta abaixo; selecione a opção "Use VMware Workstation Player for free for non-commercial use" (Usar o VMware Workstation Player gratuitamente para uso não comercial) e informe o seu endereço de e-mail no campo indicado logo abaixo desta opção.
Caso possua uma licença de uso comercial do VMware Workstation Player, selecione a opção "Enter a license key to allow commercial use" e insira-a logo abaixo.
Feito isso, clique em "OK":
Tudo pronto, você instalou com sucesso o VMware Workstation Player no seu Fedora 26!
Não consigo executar o VMware Workstation no Fedora, o que fazer?
Você instalou o VMware Workstation Player (versão 12.5.7 e anteriores) seguindo o tutorial acima, mas mesmo assim não está conseguindo executá-lo (nem pelo terminal)? Então execute os comando abaixo (um por vez) para corrigir este problema:sudo cp -r /usr/lib/vmware-installer/2.1.0/lib/lib/libexpat.so.0 /usr/lib/vmware/lib
cd /usr/lib/vmware/lib/libz.so.1
sudo mv -i libz.so.1 libz.so.1.old
sudo ln -s /usr/lib64/libz.so.1 .
Após, você conseguirá executar o VMware Workstation (através do atalho no menu de aplicativos ou via linha de comando), porém, será exibido uma janela de diálogo informando que o GCC (GNU C Compiler) não foi encontrado, como mostrado pela imagem abaixo:
Para corrigir esse erro, você deverá fechar a janela de diálogo clicando em "Cancelar" e após, executar um script disponibilizado pelo usuário "mfelker" no fórum da VMware (confira o código fonte do mesmo neste link). Para isso, copie e cole o comando abaixo no terminal para baixá-lo:
wget -c https://raw.githubusercontent.com/sandrodecastro/Blog/master/Script-VMware-Workstation.sh
Depois, dê permissão de execução ao script:
sudo chmod +x Script-VMware-Workstation.sh
E execute-o com:
sudo ./Script-VMware-Workstation.sh
Aguarde a conclusão do processo e após, execute o comando abaixo para carregar os módulos do sistema:
sudo modprobe vmmon && sudo modprobe vmnet
E só! Agora você conseguirá executar o VMware Workstation e suas máquinas virtuais normalmente!
Solução alternativa (dica do onai ツ)
Caso não tenha conseguido executar o VMware Workstation após "rodar" o script acima, a solução pode estar nos passos a seguir (contribuição do nosso leitor onai ツ), que consiste em remover as pastas "vmmon-only" e "vmnet-only" do diretório "/usr/lib/vmware/modules/source", baixar estas mesmas pastas já "preparadas" para as novas versões do Kernel (confira aqui) e após, compilar os módulos do VMware Workstation. Execute um comando por vez:cd /usr/lib/vmware/modules/source && sudo rm -rf vmmon-only vmnet-only
sudo rm -rf /lib/modules/$(uname -r)/misc
cd $HOME/Downloads
wget -c "https://codeload.github.com/mkubecek/vmware-host-modules/zip/b50848c985f1a6c0a341187346d77f0119d0a835" -O vmware-host-modules.zip
unzip vmware-host-modules.zip
cd vmware-host-modules-*/
sudo cp -r vmmon-only vmnet-only /usr/lib/vmware/modules/source
cd /usr/lib/vmware/modules/source
cd vmmon-only
sudo make
cd ../vmnet-only
sudo make
sudo mkdir /lib/modules/$(uname -r)/misc
sudo cp /usr/lib/vmware/modules/source/vmmon-only/vmmon.ko /lib/modules/$(uname -r)/misc
sudo cp /usr/lib/vmware/modules/source/vmnet-only/vmnet.ko /lib/modules/$(uname -r)/misc
sudo depmod -a
sudo systemctl restart vmware
Após executar os comandos acima, abra o VMware Workstation e desabilite a "Aceleração 3D" nas configurações das suas máquinas virtuais antes de executá-las, ok?
E como faço para desinstalar o VMware Workstation Player do Fedora?
Caso não queira mais utilizar o VMware Workstation Player e deseja removê-lo, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo:sudo vmware-installer -u vmware-player
Será exibido o utilitário de desinstalação do VMware Workstation Player, perguntando se deseja manter (ou não) os arquivos de configuração do software.
No meu caso, optei por remover todos os arquivos de configuração, selecionei a opção "No" e cliquei em "Next":
O processo de desinstalação é muito rápido, por aqui levou menos de 5 segundos:
Após, clique em "Close" para fechar a janela:
Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS