Como instalar o Telegram Desktop no Debian

Veja como é fácil instalar manualmente o Telegram Desktop no seu Debian e em distribuições derivadas!


Você vai aprender, nesta dica, a instalar manualmente a versão mais recente do Telegram Desktop no Debian e em distribuições derivadas.

 O Telegram é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares da atualidade (um concorrente direto ao WhatsApp). Com foco na velocidade e segurança, o Telegram é super rápido, simples de usar, gratuito e o melhor de tudo, tanto os aplicativos para celulares e computadores, bem como sua API são de código aberto! \o/


 É possível utilizar o Telegram em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo — suas mensagens serão sincronizadas em todos os seus celulares, tablets ou computadores. Além de mensagens, também é possível enviar fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo (.doc, .zip, .m4a, etc.) de até 1,5GB cada, assim como a possibilidade de criar grupos de até 5000 pessoas ou canais para transmitir informações para audiências ilimitadas.
 Você pode conversar com seus contatos telefônicos ou procurando-os pelo nome de usuário. Como resultado, o Telegram é como SMS e email combinados — e pode tomar conta de todas as suas necessidades de mensagens pessoais ou de negócios.

 Para conhecer mais detalhes sobre o Telegram, basta acessar o site oficial no link abaixo:

  https://telegram.org/

  Tutorial testado no Debian 9 "Stretch" e no LMDE 2 (Linux Mint Debian Edition 2), ambos de 64 bits.

Instalando o Telegram Desktop no Debian

 O processo de instalação do Telegram Desktop é bem simples, consiste apenas em descompactar o pacote compactado e executar o arquivo binário. Porém, nesta dica, mostro também como criar um link simbólico do mesmo no sistema e um atalho no menu de aplicativos.

 Abra um terminal e "entre" na sua pasta Downloads com o comando:

cd /home/$USER/Downloads

 Após, execute um dos comandos abaixo, de acordo com a arquitetura do seu sistema operacional, para baixar a versão mais recente do Telegram:

   Se o seu Debian é de 64 bits:

wget -O tsetup64.tar.xz -c https://telegram.org/dl/desktop/linux


   Se o seu Debian é de 32 bits:

wget -O tsetup32.tar.xz -c https://telegram.org/dl/desktop/linux32


 Concluído o download, descompacte o pacote e mova os arquivos para a sua pasta pessoal (excluindo o pacote compactado em seguida) com:

tar -xvf tsetup*.tar.xz && mv Telegram .TelegramDesktop && mv .TelegramDesktop /home/$USER && rm tsetup*.tar.xz

 Em seguida, crie um link simbólico do Telegram no sistema:

su -c 'ln -s /home/USUARIO/.TelegramDesktop/Telegram /usr/bin/telegram'

  Você DEVE substituir o "USUARIO" (no comando acima) pelo nome do seu usuário do sistema, ok?!

 E crie também um atalho para o mesmo, basta apenas copiar e colar todo o conteúdo abaixo no terminal, pressionando Enter em seguida:

tee /home/$USER/.local/share/applications/telegram-desktop.desktop <<ATALHO
[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=Telegram Desktop
Comment=Official desktop version of Telegram messaging app
TryExec=telegram
Exec=telegram
Icon=telegram
Terminal=false
StartupWMClass=TelegramDesktop
Type=Application
Categories=Network;InstantMessaging;Qt;
MimeType=x-scheme-handler/tg;
X-Desktop-File-Install-Version=0.23
ATALHO

 Feito isso, abra o Telegram Desktop com o comando telegram no terminal ou através do atalho no menu de aplicativos, ok?






Configuração pós-instalação do Telegram Desktop

 Ao executar o Telegram pela primeira vez, você verá que a interface do mesmo estará em Inglês. Para deixá-lo em Português, basta clicar em "Trocar para Português (Brasil)", como destacado pela imagem abaixo:

Tela inicial do Telegram Desktop após a instalação

 Feito isso, clique no botão "Comece a conversar" para continuar:

Clique em "Comece a Conversar" para continuar


 Informe o código do país (que, no caso do Brasil, é +55), o DDD da sua região e o número do seu celular.

 Feito isso, clique em "Próximo":

Informe o seu país e o número do seu celular

 Caso já tenha feito o seu cadastro no Telegram com o número informado anteriormente, você receberá um código de ativação via SMS ou uma ligação no seu celular (ou no aplicativo do Telegram instalado no seu smartphone).

 Assim que receber o código, digite-o no campo indicado na imagem abaixo e clique em "Próximo":

Digite o código que foi enviado para o seu outro dispositivo com o Telegram e clique em "Próximo"

 Fácil, não é?! Agora é só começar a utilizar o Telegram no seu computador!


 Aproveite e siga o canal oficial do Blog Opção Linux no Telegram para ficar informado sobre os novos posts publicados, acesse t.me/BlogOpcaoLinux ou pesquise por @blogopcaolinux na caixa de busca do mesmo. :)


E como faço para desinstalar o Telegram Desktop?

 Caso não queira mais utilizar o Telegram no seu Debian, basta executar os comandos abaixo num terminal para desinstalá-lo:

rm -rf /home/$USER/.TelegramDesktop

 Remova o atalho criado no menu de aplicativos:

rm /home/$USER/.local/share/applications/telegram-desktop.desktop && rm /home/$USER/.local/share/applications/telegramdesktop.desktop

 E o link simbólico do mesmo:

su -c 'rm /usr/bin/telegram'


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Telegram Desktop no Debian
Como instalar o Telegram Desktop no Debian
Veja como é fácil instalar manualmente o Telegram Desktop no seu Debian e em distribuições derivadas!
https://4.bp.blogspot.com/-QLMjoRmaxKE/Wb_vwXwSREI/AAAAAAAAHc0/J4rn29D39mAX9F6BcZWT5lcjhfam8F3JACLcBGAs/s1600/Telegram%252BDesktop%252Bno%252BDebian%252Be%252Bdistros%252Bderivadas.png
https://4.bp.blogspot.com/-QLMjoRmaxKE/Wb_vwXwSREI/AAAAAAAAHc0/J4rn29D39mAX9F6BcZWT5lcjhfam8F3JACLcBGAs/s72-c/Telegram%252BDesktop%252Bno%252BDebian%252Be%252Bdistros%252Bderivadas.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/09/Instalando-o-Telegram-Desktop-no-Debian.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/09/Instalando-o-Telegram-Desktop-no-Debian.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo