Instalando o NetBeans IDE no openSUSE e no Fedora Workstation

Saiba como instalar a versão mais recente do NetBeans IDE no seu openSUSE e no Fedora Workstation.

Como instalar o NetBeans no openSUSE e no Fedora

 O Apache NetBeans é um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) de código aberto, gratuito e multiplataforma (disponível Linux, macOS, Solaris e Windows). Ele é escrito em Java e utilizado por programadores de todo o mundo, permitindo aos mesmos escrever, compilar, depurar e instalar programas. Além de oferecer o suporte ao desenvolvimento de todos os tipos de aplicativos Java (Java SE (incluindo o JavaFX), Java ME, web apps, EJB e aplicativos móveis), o NetBeans IDE também possui suporte a várias linguagens de programação, dentre elas o PHP, HTML5, JavaScript, C e C++.

 Dentre os principais recursos do NetBeans estão o FindBugs, uma ferramenta de análise estática com integração especial, amplamente utilizada para a identificação e correção de problemas comuns em código Java e o NetBeans Debugger, que permite a inserção de pontos de interrupção no código fonte, adicionar "watches" de campo, avançar pelo código, executar métodos, obter telas e monitorar a execução durante sua ocorrência.

 Além disso, ele também conta com um editor de código fonte integrado, que possui vários recursos para aplicações Web (Servlets e JSP, JSTL, EJBs) e aplicações visuais com Swing (API Java para interfaces gráficas) e um visualizador de classes integrado ao de interfaces, que gera automaticamente o código dos componentes de forma bem organizada, facilitando o entendimento de programadores iniciantes.

 Para conhecer melhor o NetBeans e todas as suas funcionalidades, acesse o site oficial do projeto clicando no botão abaixo:

[Apache NetBeans - Site Oficial   ##external-link##]


 Neste tutorial você vai aprender a instalar a versão mais recente do NetBeans no seu openSUSE e Fedora Workstation, que é bem fácil. Vamos lá?!

    • [message]
      • ##check## Aviso
        •  Tutorial testado no openSUSE Tumbleweed e no Fedora 34 Workstation.

 Requisitos de sistema e instalação do Java Development Kit


 Antes de iniciar, confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos/recomendados para executar a versão mais recente do Apache NetBeans (lembrando que a resolução mínima do monitor deve ser igual ou superior a 1024x768):

Requisitos Mínimos


  • Processador Intel® Pentium III de 800MHz ou equivalente;
  • 512MB de memória RAM;
  • 650MB de espaço livre em disco.

Requisitos Recomendados


  • Processador Intel® Core i5 ou equivalente;
  • 2GB de RAM (em sistemas 32 bits), 4GB de RAM (em sistemas de 64 bits);
  • 1.5GB de espaço livre em disco.

 Além disso, é necessário que tenha o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK) instalado no seu sistema, seja o OpenJDK (o Java de código aberto), que funciona perfeitamente para a maioria das pessoas, ou o Oracle JDK (proprietário). Caso queira utilizar o OpenJDK, abra um terminal e instale-o com o comando abaixo:

  No openSUSE (Leap ou Tumbleweed):

sudo zypper in java-11-openjdk-devel

    • [message]
      • ##check## Aviso
        •  No exemplo acima mostramos como instalar OpenJDK 11 no openSUSE. Caso queira instalar outra versão, execute no terminal o comando sudo zypper se openjdk para visualizar as versões disponíveis (lembrando, mais uma vez, que o NetBeans requer a versão de desenvolvimento do OpenJDK).


  No Fedora Workstation:

sudo dnf install java-11-openjdk-devel

    • [message]
      • ##check## Aviso
        •  No exemplo acima mostramos como instalar OpenJDK 11 no Fedora. Caso queira instalar outra versão, execute no terminal o comando sudo dnf search openjdk para visualizar as versões disponíveis ou se preferir instalar a última versão disponível, basta executar o comando sudo dnf install java-latest-openjdk-devel (lembrando, mais uma vez, que o NetBeans requer a versão de desenvolvimento do OpenJDK).


 Porém, se você deseja utilizar o Java da Oracle, basta clicar num dos botões abaixo (de acordo com o seu sistema operacional) e conferir o passo a passo de instalação:


[Como instalar o Oracle Java no openSUSE   ##external-link##]

[Como instalar o Oracle Java no Fedora   ##external-link##]


 Tudo pronto? Então vamos para a instalação do NetBeans!


 Como instalar o NetBeans no openSUSE e no Fedora


 Logo após instalar o JDK no seu sistema, acesse o link abaixo para baixar a versão mais recente do NetBeans IDE:

Faça o download do NetBeans  

 E baixe a versão para Linux (64 bits apenas), como destacado na imagem abaixo:

  Recomendo que utilize o uGet para baixar o script de instalação do NetBeans (.sh), ou, se preferir, pelo terminal com o comando wget -c + o link de download do mesmo no terminal, ok?!

 Feito isso, abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou o NetBeans. Caso tenha baixado, por exemplo, na pasta "Downloads", basta executar:

cd $HOME/Downloads

 Torne o script executável:

sudo chmod +x Apache-NetBeans*.sh

 E execute-o com o comando:

sudo sh netbeans*.sh

 Na janela inicial do instalador do NetBeans será exibido todos os recursos que serão instalados, basta clicar em "Próximo" para confirmar ou em "Personalizar", para selecionar ou desmarcar outros componentes:


 Na sequência será exibido o Contrato de Licença do NetBeans IDE, você deve marcar a opção "Eu aceito os termos do contrato de licença" para poder utilizá-lo.

 Feito isso, clique em "Próximo":


 Após, você poderá escolher a pasta onde o NetBeans será instalado (recomendo que deixe a opção padrão) e, logo abaixo, a versão do JDK a ser utilizada pelo mesmo:


 Dependendo da versão e componentes escolhidos, também será exibido o diálogo de instalação dos servidores GlassFish e Apache Tomcat:


 Por último, será exibido o resumo das alterações que serão feitas no seu sistema, basta apenas clicar em "Instalar" para confirmar, como mostrado pela imagem abaixo (e, caso queira, marque a opção "Verificar Atualizações" para que o instalador do NetBeans procure e instale as versões mais recentes dos plugins):


 Agora é só aguardar enquanto a instalação do NetBeans é concluída, o que é relativamente rápida, mas pode demorar um pouco caso tenha marcado a opção de verificar atualizações dos plugins:


 Concluída a instalação, basta clicar em "Finalizar" para fechar a janela de diálogo.

 Caso queira fornecer as estatísticas de uso do NetBeans aos desenvolvedores, basta deixar marcada a opção "Contribuir para o projeto do NetBeans, fornecendo dados de uso anônimos":


 Tudo pronto, o NetBeans foi instalado com sucesso! Agora é só procurar pelo atalho do mesmo no menu de aplicativos do seu sistema para executá-lo!








 E como faço para desinstalar o NetBeans?

 Não quer mais utilizar o NetBeans IDE e deseja removê-lo do seu sistema? Então abra um terminal e execute o comando abaixo para iniciar o assistente de desinstalação:

sudo sh /usr/local/netbeans*/uninstall.sh

 Será exibido uma janela de diálogo informando os componentes que serão removidos, basta clicar no botão "Desinstalar":


 E aguarde a conclusão do processo, que é bem rápido:


 Tudo pronto, o NetBeans foi desinstalado com sucesso! Clique em "Finalizar" para fechar a janela:



 Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então não deixe de escrever o seu comentário logo abaixo usando o Disqus, sua conta do Google na aba "Blogger" ou com o Facebook, ok?!

 Obrigado pela visita e até +!


Referências:

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

Nome

#BlogOpçãoLinux,2,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,41,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,27,Déjà Dup,1,Dica,109,Dolphin Emulator,1,Fedora,53,Fedy,1,Firefox,2,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,1,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IRPF,3,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,40,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,25,Linux Mint,9,Microsoft Edge,1,Morvan,1,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,50,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,47,openSUSE Leap,6,openSUSE Tumbleweed,1,Opera,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,9,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,SELinux,2,Skype,2,Spotify,2,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,4,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,41,Ventoy,1,VirtualBox,9,VMware Player,7,VMware Workstation,1,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Instalando o NetBeans IDE no openSUSE e no Fedora Workstation
Instalando o NetBeans IDE no openSUSE e no Fedora Workstation
Saiba como instalar a versão mais recente do NetBeans IDE no seu openSUSE e no Fedora Workstation.
https://2.bp.blogspot.com/-8UcTFD1O0oo/WirkkK93ZHI/AAAAAAAAIGs/EwzVYBEIy08RjPiyMqbRQRdRO6sfmqIXACLcBGAs/s1600/Instalando-o-NetBeans-no-openSUSE-e-Fedora-FINAL.png
https://2.bp.blogspot.com/-8UcTFD1O0oo/WirkkK93ZHI/AAAAAAAAIGs/EwzVYBEIy08RjPiyMqbRQRdRO6sfmqIXACLcBGAs/s72-c/Instalando-o-NetBeans-no-openSUSE-e-Fedora-FINAL.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/01/Instalando-o-NetBeans-no-openSUSE-e-no-Fedora.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/01/Instalando-o-NetBeans-no-openSUSE-e-no-Fedora.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo