
O NetBeans é um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) de código aberto, gratuito e multiplataforma (disponível Linux, macOS, Solaris e Windows). Ele é escrito em Java e utilizado por programadores de todo o mundo, permitindo aos mesmos escrever, compilar, depurar e instalar programas. Além de oferecer o suporte ao desenvolvimento de todos os tipos de aplicativos Java (Java SE (incluindo o JavaFX), Java ME, web apps, EJB e aplicativos móveis), o NetBeans IDE também possui suporte a várias linguagens de programação, dentre elas o PHP, HTML5, JavaScript, C e C++.
Dentre os principais recursos do NetBeans estão o FindBugs, uma ferramenta de análise estática com integração especial, amplamente utilizada para a identificação e correção de problemas comuns em código Java e o NetBeans Debugger, que permite a inserção de pontos de interrupção no código fonte, adicionar "watches" de campo, avançar pelo código, executar métodos, obter telas e monitorar a execução durante sua ocorrência.
Além disso, ele também conta com um editor de código fonte integrado, que possui vários recursos para aplicações Web (Servlets e JSP, JSTL, EJBs) e aplicações visuais com Swing (API Java para interfaces gráficas) e um visualizador de classes integrado ao de interfaces, que gera automaticamente o código dos componentes de forma bem organizada, facilitando o entendimento de programadores iniciantes.
Para conhecer melhor o NetBeans e todas as suas funcionalidades, acesse o site oficial do projeto clicando no botão abaixo:
Neste tutorial você vai aprender a instalar a versão mais recente do NetBeans no seu openSUSE e Fedora Workstation, que é bem fácil. Vamos lá?!
Requisitos de sistema e instalação do Java Development Kit
Antes de iniciar, confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos/recomendados para executar a versão mais recente do NetBeans IDE (lembrando que a resolução mínima do monitor deve ser igual ou superior a 1024x768):- Processador Intel® Pentium III de 800MHz ou equivalente;
- 512MB de memória RAM;
- 650MB de espaço livre em disco.
- Processador Intel® Core i5 ou equivalente;
- 2GB de RAM (em sistemas 32 bits), 4GB de RAM (em sistemas de 64 bits);
- 1.5GB de espaço livre em disco.
Além disso, é necessário que tenha o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK) instalado no seu sistema, seja o OpenJDK (o Java de código aberto), que funciona perfeitamente para a maioria das pessoas, ou o Oracle JDK (proprietário). Caso queira utilizar o OpenJDK, abra um terminal e instale-o com o comando abaixo:
No openSUSE (Leap ou Tumbleweed):
sudo zypper in java-1_8_0-openjdk-devel
No Fedora Workstation:
sudo dnf install java-1.8.0-openjdk
Porém, se você deseja utilizar o Java da Oracle, basta clicar num dos botões abaixo (de acordo com o seu sistema operacional) e conferir o passo a passo de instalação:
Tudo pronto? Então vamos para a instalação do NetBeans!
Como instalar o NetBeans no openSUSE e no Fedora
Logo após instalar o JDK no seu sistema, acesse o link abaixo para baixar a versão mais recente do NetBeans IDE:Você encontrará várias versões disponíveis do NetBeans, basta baixar a versão referente à sua linguagem de programação preferida ou a versão completa, que possui suporte a todas as linguagens, incluindo também os servidores Apache Tomcat e GlassFish (lembre-se de selecionar o idioma do IDE e a plataforma (Linux (x86/x64) na parte superior direita da página).
No meu caso, fiz o download da versão completa (cerca de 213MB), como mostrado pela imagem abaixo:

Feito isso, abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou o NetBeans. Caso tenha baixado, por exemplo, na pasta "Downloads", basta executar:
cd $HOME/Downloads
Torne o script executável:
sudo chmod +x netbeans*.sh
E execute-o com o comando:
sudo sh netbeans*.sh
Na janela inicial do instalador do NetBeans será exibido todos os recursos que serão instalados, basta clicar em "Próximo" para confirmar ou em "Personalizar", para selecionar ou desmarcar outros componentes:

Na sequência será exibido o Contrato de Licença do NetBeans IDE, você deve marcar a opção "Eu aceito os termos do contrato de licença" para poder utilizá-lo.
Feito isso, clique em "Próximo":
Após, você poderá escolher a pasta onde o NetBeans será instalado (recomendo que deixe a opção padrão) e, logo abaixo, a versão do JDK a ser utilizada pelo mesmo:
Dependendo da versão e componentes escolhidos, também será exibido o diálogo de instalação dos servidores GlassFish e Apache Tomcat:
Por último, será exibido o resumo das alterações que serão feitas no seu sistema, basta apenas clicar em "Instalar" para confirmar, como mostrado pela imagem abaixo (e, caso queira, marque a opção "Verificar Atualizações" para que o instalador do NetBeans procure e instale as versões mais recentes dos plugins):
Agora é só aguardar enquanto a instalação do NetBeans é concluída, o que é relativamente rápida, mas pode demorar um pouco caso tenha marcado a opção de verificar atualizações dos plugins:
Concluída a instalação, basta clicar em "Finalizar" para fechar a janela de diálogo.
Caso queira fornecer as estatísticas de uso do NetBeans aos desenvolvedores, basta deixar marcada a opção "Contribuir para o projeto do NetBeans, fornecendo dados de uso anônimos":
Tudo pronto, o NetBeans foi instalado com sucesso! Agora é só procurar pelo atalho do mesmo no menu de aplicativos do seu sistema para executá-lo!

E como faço para desinstalar o NetBeans?
Não quer mais utilizar o NetBeans IDE e deseja removê-lo do seu sistema? Então abra um terminal e execute o comando abaixo para iniciar o assistente de desinstalação:sudo sh /usr/local/netbeans*/uninstall.sh
Será exibido uma janela de diálogo informando os componentes que serão removidos, basta clicar no botão "Desinstalar":

E aguarde a conclusão do processo, que é bem rápido:

Tudo pronto, o NetBeans foi desinstalado com sucesso! Clique em "Finalizar" para fechar a janela:

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então não deixe de escrever o seu comentário logo abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco através deste formulário, ok?!
Obrigado pela visita e até +!
Postar um comentário:
0 Comentários: