
Por muitas vezes criamos um pen drive bootável que possui um espaço de armazenamento bem maior que a imagem ISO, não é mesmo?! Uma outra situação também bem comum é ter que formatar o mesmo pen drive para gravar a ISO de outro sistema, o que não é nada prático. Porém, é possível ter mais de um sistema instalado no mesmo pen drive com a ajuda do MultiBootUSB.
O MultiBootUSB é um software multiplataforma e de código aberto que permite criar um pen drive bootável com vários sistemas operacionais (Linux ou Windows), bem como antivírus (no modo "Live"), utilitários para clonagem de disco, ferramentas de recuperação e/ou diagnóstico sem apagar os dados do mesmo, tudo isso com uma interface gráfica simples e fácil de utilizar!
Além disso, ele também possui a opção de gravar uma única imagem de disco no pen drive (utilizando o "dd") e de testar o próprio pen drive sem reiniciar o computador através do QEMU, que é um emulador/virtualizador de código aberto.
Para mais detalhes sobre o MultiBootUSB, acesse o site oficial do projeto:
Instalando o MultiBootUSB
O MultiBootUSB é gratuito e está disponível para Linux e Windows, acesse o link abaixo e faça o download da versão mais recente, de acordo com o seu sistema:Caso o MultiBootUSB não esteja funcionando corretamente, você poderá testar as versões anteriores do mesmo, basta acessar o link abaixo:
Após baixá-lo, dê dois cliques no executável (Windows) para iniciar a instalação. Já no Linux, recomendo que instale o pacote .DEB ou .RPM pelo terminal, basta entrar na pasta onde está o mesmo (provavelmente em "Downloads") com o comando:
cd $HOME/Downloads
E execute (como root):
No Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:
apt-get install ./python3-multibootusb*.deb
No Fedora:
dnf install multibootusb*noarch.rpm
No openSUSE:
zypper in multibootusb*noarch.rpm
Para utilizar a função de testar a(s) ISO(s), bem como o pen drive multibootável que você irá criar, instale também o QEMU no seu sistema:
No Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:
apt-get install qemu
No Fedora:
dnf install qemu
No openSUSE:
zypper in qemu
Criando um pen drive multibootável com o MultiBootUSB
Uma vez instalado, insira o pen drive a ser utilizado em qualquer porta USB e em seguida, abra o MultiBootUSB procurando pelo atalho do mesmo no menu de aplicativos da sua distribuição (ou através do Menu Iniciar, no Windows).
Na tela principal, selecione o seu pen drive na área em destaque pela imagem abaixo:

Após, clique em "Browse", no lado direito, para procurar a primeira imagem ISO que deseja utilizar nesse processo:

Identificada a ISO, selecione-a e clique em "Open":

E por último, basta clicar no botão "Install distro" para iniciar o processo, como destacado pela imagem abaixo:

Confirme as alterações clicando em "Yes":

E aguarde a conclusão do processo, o que pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de escrita do pen drive e tamanho da ISO:

Ao término, será exibido uma mensagem informando que a ISO selecionada anteriormente foi instalada com sucesso!

Muito fácil, não?! Para adicionar outros sistemas no seu pen drive é bem simples, basta repetir etapas anteriores, ou seja, selecionar a nova ISO, clicar em "Install distro" e aguardar enquanto ela é extraída para o mesmo.
Testando a ISO ou o pen drive multibootável sem reiniciar o computador
O MultiBootUSB possui a função de testar a(s) ISO(s) e o pen drive que acabou de criar sem a necessidade de reiniciar o computador. Para isso, acesse a aba "Boot ISO/USB" e escolha se deseja dar boot no seu pen drive ou na última ISO selecionada, como mostrado pela imagem abaixo:
Removendo um sistema instalado pelo MultiBootUSB
Além de adicionar sistemas no seu pen drive, como você aprendeu nesta dica, também é possível remover facilmente qualquer sistema adicionado no mesmo.Na aba "MultiBootUSB", selecione o seu pen drive, identifique/selecione o sistema que você deseja remover e clique em "Uninstall distro", como indicado pela imagem abaixo (no meu caso, estou removendo CentOS 7.0 do pen drive):

Confirme a remoção do sistema selecionado anteriormente e aguarde a conclusão.
Gravando uma imagem ISO diretamente no pen drive
Outra função muito útil e que está incluída no MultiBootUSB é a de gravar uma ISO diretamente no pen drive, utilizando o "dd".Caso queira criar um pen drive bootável "normal", basta selecioná-lo no MultiBootUSB, acesse a aba "Write image to disk", procure/selecione a ISO que deseja utilizar e por último, clique no botão "Write image to USB":

Confirme as alterações clicando em "Yes":

E aguarde enquanto a ISO é gravada no pen drive:

Editando e reinstalando o Syslinux
O Syslinux é um gerenciador de inicialização utilizado pelo MultiBootUSB, instalado ao criar o pen drive multibootável.Se após criar o pen drive você não conseguir dar boot pelo mesmo, você poderá reinstalá-lo e também editar o arquivo de configuração "syslinux.cfg" (o que deve ser feito com cuidado), basta apenas acessar a aba "Install Syslinux" e selecionar a opção desejada:

Desinstalando o MultiBootUSB
Caso não queira mais utilizar o MultiBootUSB e deseja removê-lo, basta seguir os procedimentos abaixo, de acordo com o seu sistema:Removendo o MultiBootUSB do Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:
apt-get remove multibootusb
Removendo o MultiBootUSB do Fedora:
dnf remove multibootusb
Removendo o MultiBootUSB do openSUSE:
zypper rm multibootusb
Removendo o MultiBootUSB do Windows:
Abra o Painel de Controle, vá até "Programas e Recursos", identifique e selecione a opção "multibootusb (remove only)" e clique em "Desinstalar/Alterar".
Então é isso, espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Um grande abraço e até +!
Referências:
Features - MultiBootUSB | http://multibootusb.org/page_featuresGuide - MultiBootUSB | http://multibootusb.org/page_guide
Postar um comentário:
0 Comentários: