Aprenda a criar um pen drive multibootável (ou até mesmo um pen drive bootável "comum") no seu Linux ou Windows com o MultiBootUSB.
Compartilhe nas redes sociais!

 Por muitas vezes criamos um pen drive bootável que possui um espaço de armazenamento bem maior que a imagem ISO, não é mesmo?! Uma outra situação também bem comum é ter que formatar o mesmo pen drive para gravar a ISO de outro sistema, o que não é nada prático. Porém, é possível ter mais de um sistema instalado no mesmo pen drive com a ajuda do MultiBootUSB.

 O MultiBootUSB é um software multiplataforma e de código aberto que permite criar um pen drive bootável com vários sistemas operacionais (Linux ou Windows), bem como antivírus (no modo "Live"), utilitários para clonagem de disco, ferramentas de recuperação e/ou diagnóstico sem apagar os dados do mesmo, tudo isso com uma interface gráfica simples e fácil de utilizar!
 Além disso, ele também possui a opção de gravar uma única imagem de disco no pen drive (utilizando o "dd") e de testar o próprio pen drive sem reiniciar o computador através do QEMU, que é um emulador/virtualizador de código aberto.

 Para mais detalhes sobre o MultiBootUSB, acesse o site oficial do projeto:

  Saiba mais sobre o MultiBootUSB
  Tutorial testado nas versões de 64 bits do Fedora 27 Workstation, openSUSE Leap 42.3 e Debian 9.3 "Stretch".

Instalando o MultiBootUSB

 O MultiBootUSB é gratuito e está disponível para Linux e Windows, acesse o link abaixo e faça o download da versão mais recente, de acordo com o seu sistema:

  Download do MultiBootUSB
  Lembrando que existem 3 versões distintas para as distribuições Linux RPM (uma para o Fedora e derivados, outra para o openSUSE e para o Mageia), por isso, você deve baixar o instalador referente à sua distro, ok?!

 Caso o MultiBootUSB não esteja funcionando corretamente, você poderá testar as versões anteriores do mesmo, basta acessar o link abaixo:

  Histórico de versões do MultiBootUSB no GitHub

 Após baixá-lo, dê dois cliques no executável (Windows) para iniciar a instalação. Já no Linux, recomendo que instale o pacote .DEB ou .RPM pelo terminal, basta entrar na pasta onde está o mesmo (provavelmente em "Downloads") com o comando:

cd $HOME/Downloads

 E execute (como root):

  No Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:

apt-get install ./python3-multibootusb*.deb


  No Fedora:

dnf install multibootusb*noarch.rpm


  No openSUSE:

zypper in multibootusb*noarch.rpm


 Para utilizar a função de testar a(s) ISO(s), bem como o pen drive multibootável que você irá criar, instale também o QEMU no seu sistema:

  No Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:

apt-get install qemu


  No Fedora:

dnf install qemu


  No openSUSE:

zypper in qemu


Criando um pen drive multibootável com o MultiBootUSB

  O processo de criação do pen drive com vários sistemas (multibootável) não apagará os dados presentes no mesmo.
  ATENÇÃO - É necessário que o seu pen drive esteja formatado com o sistema de arquivos FAT32 ou NTFS para executar com sucesso o MultiBootUSB.

 Uma vez instalado, insira o pen drive a ser utilizado em qualquer porta USB e em seguida, abra o MultiBootUSB procurando pelo atalho do mesmo no menu de aplicativos da sua distribuição (ou através do Menu Iniciar, no Windows).

 Na tela principal, selecione o seu pen drive na área em destaque pela imagem abaixo:
 Note que, no Windows, você deverá selecionar a letra correspondente ao seu pen drive (E:, F:, etc.), já no Linux você deverá selecionar a partição primária do mesmo (/dev/sdc1, /dev/sdd1, etc.) ao invés do dispositivo (/dev/sdc, /dev/sdd, etc.).
Selecione o seu pen drive na aba "MultiBootUSB"

 Após, clique em "Browse", no lado direito, para procurar a primeira imagem ISO que deseja utilizar nesse processo:

Procure pela imagem ISO a ser utilizada e selecione-a

 Identificada a ISO, selecione-a e clique em "Open":

Selecione a imagem ISO e clique em "Open"

 E por último, basta clicar no botão "Install distro" para iniciar o processo, como destacado pela imagem abaixo:

Clique em "Install distro"

 Confirme as alterações clicando em "Yes":

Confirme as alterações a serem realizadas

 E aguarde a conclusão do processo, o que pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de escrita do pen drive e tamanho da ISO:

Aguarde a conclusão do processo

 Ao término, será exibido uma mensagem informando que a ISO selecionada anteriormente foi instalada com sucesso!

Primeira ISO instalada com sucesso!

 Muito fácil, não?! Para adicionar outros sistemas no seu pen drive é bem simples, basta repetir etapas anteriores, ou seja, selecionar a nova ISO, clicar em "Install distro" e aguardar enquanto ela é extraída para o mesmo.

 Lembrando que o MultiBootUSB possui a função de criar um pen drive persistente, assim, todas as mudanças que realizar nos sistemas instalados serão preservadas (como se estivessem instaladas no seu HDD/SSD), basta apenas selecionar o tamanho desejado antes de instalar a ISO no pen drive (compatível apenas com os sistemas baseados no Debian, Fedora e Ubuntu):

Definir o tamanho do pen drive persistente






Testando a ISO ou o pen drive multibootável sem reiniciar o computador

  O instalador do MultiBootUSB para o Windows já inclui os binários do QEMU, mas se você usa Linux, confira logo no início desta dica o comando para instalar o QEMU no seu sistema.
 O MultiBootUSB possui a função de testar a(s) ISO(s) e o pen drive que acabou de criar sem a necessidade de reiniciar o computador. Para isso, acesse a aba "Boot ISO/USB" e escolha se deseja dar boot no seu pen drive ou na última ISO selecionada, como mostrado pela imagem abaixo:

Testando o pen drive pelo MultiBootUSB


Removendo um sistema instalado pelo MultiBootUSB

 Além de adicionar sistemas no seu pen drive, como você aprendeu nesta dica, também é possível remover facilmente qualquer sistema adicionado no mesmo.

 Na aba "MultiBootUSB", selecione o seu pen drive, identifique/selecione o sistema que você deseja remover e clique em "Uninstall distro", como indicado pela imagem abaixo (no meu caso, estou removendo CentOS 7.0 do pen drive):

Removendo um sistema instalado no pen drive multibootável

 Confirme a remoção do sistema selecionado anteriormente e aguarde a conclusão.


Gravando uma imagem ISO diretamente no pen drive

 ATENÇÃO - Diferente do processo anterior, este DELETA TODOS OS DADOS DO PEN DRIVE selecionado.
 Outra função muito útil e que está incluída no MultiBootUSB é a de gravar uma ISO diretamente no pen drive, utilizando o "dd".

 Caso queira criar um pen drive bootável "normal", basta selecioná-lo no MultiBootUSB, acesse a aba "Write image to disk", procure/selecione a ISO que deseja utilizar e por último, clique no botão "Write image to USB":

Clique no botão "Write image to USB" para criar um pen drive bootável "comum"

 Confirme as alterações clicando em "Yes":

Confirme as mudanças clicando em "Yes"

 E aguarde enquanto a ISO é gravada no pen drive:

Aguarde a conclusão do processo


Editando e reinstalando o Syslinux

 O Syslinux é um gerenciador de inicialização utilizado pelo MultiBootUSB, instalado ao criar o pen drive multibootável.

 Se após criar o pen drive você não conseguir dar boot pelo mesmo, você poderá reinstalá-lo e também editar o arquivo de configuração "syslinux.cfg" (o que deve ser feito com cuidado), basta apenas acessar a aba "Install Syslinux" e selecionar a opção desejada:

Instalar e/ou editar o Syslinux


Desinstalando o MultiBootUSB

 Caso não queira mais utilizar o MultiBootUSB e deseja removê-lo, basta seguir os procedimentos abaixo, de acordo com o seu sistema:

  Removendo o MultiBootUSB do Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:

apt-get remove multibootusb


  Removendo o MultiBootUSB do Fedora:

dnf remove multibootusb


  Removendo o MultiBootUSB do openSUSE:

zypper rm multibootusb


  Removendo o MultiBootUSB do Windows:

 Abra o Painel de Controle, vá até "Programas e Recursos", identifique e selecione a opção "multibootusb (remove only)" e clique em "Desinstalar/Alterar".



 Então é isso, espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Um grande abraço e até +!


Referências:

    Features - MultiBootUSB | http://multibootusb.org/page_features
    Guide - MultiBootUSB | http://multibootusb.org/page_guide
Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: