Como criar um pen drive multibootável com o MultiBootUSB

Aprenda a criar um pen drive multibootável (ou até mesmo um pen drive bootável "comum") no seu Linux ou Windows com o MultiBootUSB.


    • [message]
      • ##exclamation-triangle##  Software descontinuado

 Por muitas vezes criamos um pen drive bootável que possui um espaço de armazenamento bem maior que a imagem ISO, não é mesmo?! Uma outra situação também bem comum é ter que formatar o mesmo pen drive para gravar a ISO de outro sistema, o que não é nada prático. Porém, é possível ter mais de um sistema instalado no mesmo pen drive com a ajuda do MultiBootUSB.

 O MultiBootUSB é um software multiplataforma e de código aberto que permite criar um pen drive bootável com vários sistemas operacionais (Linux ou Windows), bem como antivírus (no modo "Live"), utilitários para clonagem de disco, ferramentas de recuperação e/ou diagnóstico sem apagar os dados do mesmo, tudo isso com uma interface gráfica simples e fácil de utilizar!
 Além disso, ele também possui a opção de gravar uma única imagem de disco no pen drive (utilizando o "dd") e de testar o próprio pen drive sem reiniciar o computador através do QEMU, que é um emulador/virtualizador de código aberto.

 Para mais detalhes sobre o MultiBootUSB, acesse o site oficial do projeto:

  Saiba mais sobre o MultiBootUSB
  Tutorial testado nas versões de 64 bits do Fedora 27 Workstation, openSUSE Leap 42.3 e Debian 9.3 "Stretch".

Instalando o MultiBootUSB


    • [message]
      • ##exclamation-triangle##  Software descontinuado

 O MultiBootUSB é gratuito e está disponível para Linux e Windows, acesse o link abaixo e faça o download da versão mais recente, de acordo com o seu sistema:

  Download do MultiBootUSB
  Lembrando que existem 3 versões distintas para as distribuições Linux RPM (uma para o Fedora e derivados, outra para o openSUSE e para o Mageia), por isso, você deve baixar o instalador referente à sua distro, ok?!

 Caso o MultiBootUSB não esteja funcionando corretamente, você poderá testar as versões anteriores do mesmo, basta acessar o link abaixo:

  Histórico de versões do MultiBootUSB no GitHub

 Após baixá-lo, dê dois cliques no executável (Windows) para iniciar a instalação. Já no Linux, recomendo que instale o pacote .DEB ou .RPM pelo terminal, basta entrar na pasta onde está o mesmo (provavelmente em "Downloads") com o comando:

cd $HOME/Downloads

 E execute (como root):

  No Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:

apt-get install ./python3-multibootusb*.deb


  No Fedora:

dnf install multibootusb*noarch.rpm


  No openSUSE:

zypper in multibootusb*noarch.rpm


 Para utilizar a função de testar a(s) ISO(s), bem como o pen drive multibootável que você irá criar, instale também o QEMU no seu sistema:

  No Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:

apt-get install qemu


  No Fedora:

dnf install qemu


  No openSUSE:

zypper in qemu


Criando um pen drive multibootável com o MultiBootUSB

  O processo de criação do pen drive com vários sistemas (multibootável) não apagará os dados presentes no mesmo.
  ATENÇÃO - É necessário que o seu pen drive esteja formatado com o sistema de arquivos FAT32 ou NTFS para executar com sucesso o MultiBootUSB.

 Uma vez instalado, insira o pen drive a ser utilizado em qualquer porta USB e em seguida, abra o MultiBootUSB procurando pelo atalho do mesmo no menu de aplicativos da sua distribuição (ou através do Menu Iniciar, no Windows).

 Na tela principal, selecione o seu pen drive na área em destaque pela imagem abaixo:
 Note que, no Windows, você deverá selecionar a letra correspondente ao seu pen drive (E:, F:, etc.), já no Linux você deverá selecionar a partição primária do mesmo (/dev/sdc1, /dev/sdd1, etc.) ao invés do dispositivo (/dev/sdc, /dev/sdd, etc.).
Selecione o seu pen drive na aba "MultiBootUSB"

 Após, clique em "Browse", no lado direito, para procurar a primeira imagem ISO que deseja utilizar nesse processo:

Procure pela imagem ISO a ser utilizada e selecione-a

 Identificada a ISO, selecione-a e clique em "Open":

Selecione a imagem ISO e clique em "Open"

 E por último, basta clicar no botão "Install distro" para iniciar o processo, como destacado pela imagem abaixo:

Clique em "Install distro"

 Confirme as alterações clicando em "Yes":

Confirme as alterações a serem realizadas

 E aguarde a conclusão do processo, o que pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de escrita do pen drive e tamanho da ISO:

Aguarde a conclusão do processo

 Ao término, será exibido uma mensagem informando que a ISO selecionada anteriormente foi instalada com sucesso!

Primeira ISO instalada com sucesso!

 Muito fácil, não?! Para adicionar outros sistemas no seu pen drive é bem simples, basta repetir etapas anteriores, ou seja, selecionar a nova ISO, clicar em "Install distro" e aguardar enquanto ela é extraída para o mesmo.

 Lembrando que o MultiBootUSB possui a função de criar um pen drive persistente, assim, todas as mudanças que realizar nos sistemas instalados serão preservadas (como se estivessem instaladas no seu HDD/SSD), basta apenas selecionar o tamanho desejado antes de instalar a ISO no pen drive (compatível apenas com os sistemas baseados no Debian, Fedora e Ubuntu):

Definir o tamanho do pen drive persistente






Testando a ISO ou o pen drive multibootável sem reiniciar o computador

  O instalador do MultiBootUSB para o Windows já inclui os binários do QEMU, mas se você usa Linux, confira logo no início desta dica o comando para instalar o QEMU no seu sistema.
 O MultiBootUSB possui a função de testar a(s) ISO(s) e o pen drive que acabou de criar sem a necessidade de reiniciar o computador. Para isso, acesse a aba "Boot ISO/USB" e escolha se deseja dar boot no seu pen drive ou na última ISO selecionada, como mostrado pela imagem abaixo:

Testando o pen drive pelo MultiBootUSB


Removendo um sistema instalado pelo MultiBootUSB

 Além de adicionar sistemas no seu pen drive, como você aprendeu nesta dica, também é possível remover facilmente qualquer sistema adicionado no mesmo.

 Na aba "MultiBootUSB", selecione o seu pen drive, identifique/selecione o sistema que você deseja remover e clique em "Uninstall distro", como indicado pela imagem abaixo (no meu caso, estou removendo CentOS 7.0 do pen drive):

Removendo um sistema instalado no pen drive multibootável

 Confirme a remoção do sistema selecionado anteriormente e aguarde a conclusão.


Gravando uma imagem ISO diretamente no pen drive

 ATENÇÃO - Diferente do processo anterior, este DELETA TODOS OS DADOS DO PEN DRIVE selecionado.
 Outra função muito útil e que está incluída no MultiBootUSB é a de gravar uma ISO diretamente no pen drive, utilizando o "dd".

 Caso queira criar um pen drive bootável "normal", basta selecioná-lo no MultiBootUSB, acesse a aba "Write image to disk", procure/selecione a ISO que deseja utilizar e por último, clique no botão "Write image to USB":

Clique no botão "Write image to USB" para criar um pen drive bootável "comum"

 Confirme as alterações clicando em "Yes":

Confirme as mudanças clicando em "Yes"

 E aguarde enquanto a ISO é gravada no pen drive:

Aguarde a conclusão do processo


Editando e reinstalando o Syslinux

 O Syslinux é um gerenciador de inicialização utilizado pelo MultiBootUSB, instalado ao criar o pen drive multibootável.

 Se após criar o pen drive você não conseguir dar boot pelo mesmo, você poderá reinstalá-lo e também editar o arquivo de configuração "syslinux.cfg" (o que deve ser feito com cuidado), basta apenas acessar a aba "Install Syslinux" e selecionar a opção desejada:

Instalar e/ou editar o Syslinux


Desinstalando o MultiBootUSB

 Caso não queira mais utilizar o MultiBootUSB e deseja removê-lo, basta seguir os procedimentos abaixo, de acordo com o seu sistema:

  Removendo o MultiBootUSB do Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc.:

apt-get remove multibootusb


  Removendo o MultiBootUSB do Fedora:

dnf remove multibootusb


  Removendo o MultiBootUSB do openSUSE:

zypper rm multibootusb


  Removendo o MultiBootUSB do Windows:

 Abra o Painel de Controle, vá até "Programas e Recursos", identifique e selecione a opção "multibootusb (remove only)" e clique em "Desinstalar/Alterar".



 Então é isso, espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Um grande abraço e até +!


Referências:

    Features - MultiBootUSB | http://multibootusb.org/page_features
    Guide - MultiBootUSB | http://multibootusb.org/page_guide

COMENTÁRIOS

OATENÇÃO
Anúncio

Nome

#BlogOpçãoLinux,1,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,1,Artigo,37,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,20,Déjà Dup,1,Dica,101,Dolphin Emulator,1,Fedora,51,Fedy,1,Firefox,2,GNOME,5,Google Chrome,1,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IRPF,3,Java,8,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,37,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,23,Linux Mint,7,Morvan,1,MultiBootUSB,1,NetBeans,1,Notícias,47,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,44,openSUSE Leap,4,openSUSE Tumbleweed,1,Opera,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,6,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,Skype,2,Spotify,2,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,TeamViewer,4,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,36,Ventoy,1,VirtualBox,8,VMware Player,6,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como criar um pen drive multibootável com o MultiBootUSB
Como criar um pen drive multibootável com o MultiBootUSB
Aprenda a criar um pen drive multibootável (ou até mesmo um pen drive bootável "comum") no seu Linux ou Windows com o MultiBootUSB.
https://4.bp.blogspot.com/-uODvSTuSfIQ/Wl9AgIrZ9pI/AAAAAAAAIWY/7V92qCNdTlMP-6mF53_h5y0NDXKYPs6jwCLcBGAs/s1600/Como-criar-um-pen-drive-multiboot%25C3%25A1vel-com-o-MultiBootUSB-fs8.png
https://4.bp.blogspot.com/-uODvSTuSfIQ/Wl9AgIrZ9pI/AAAAAAAAIWY/7V92qCNdTlMP-6mF53_h5y0NDXKYPs6jwCLcBGAs/s72-c/Como-criar-um-pen-drive-multiboot%25C3%25A1vel-com-o-MultiBootUSB-fs8.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/01/Criar-pen-drive-multibootavel-com-MultiBootUSB.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/01/Criar-pen-drive-multibootavel-com-MultiBootUSB.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo