Como criar um pen drive multiboot com o Ventoy

Aprenda, nesta dica, a criar facilmente um pen drive multibootável com o Ventoy no Linux ou Windows, via interface gráfica ou linha de comando!



 Aprenda, nesta dica, a criar facilmente um pen drive multiboot com ISOs de vários sistemas utilizando o Ventoy no Linux e no Windows.

 Criar mídias de instalação é uma tarefa recorrente de quem gosta de testar vários sistemas operacionais, e ferramentas como o Etcher e o Rufus (no Windows) facilitam e muito nossa vida. E hoje em dia o pen drive é o dispositivo mais utilizado quando se pensa nisso devido a praticidade, já que uma vez criado não se corre o risco de danificá-lo (como é o caso de CD's e DVD's). Porém, quase sempre as ISO's que utilizamos para criar um pen drive bootável é bem menor que a capacidade real do mesmo e o espaço restante, por muitas vezes, fica inutilizável até formatarmos o dispositivo. Uma opção seria utilizar esse espaço vazio para adicionarmos outras ISO's, e é pra isso que existe o Ventoy.

 O Ventoy é uma das melhores ferramentas de código aberto para criar pen drives bootáveis a partir de arquivos ISO, WIM e IMG, além de riscos rígidos virtuais (VHD/VHDX) e arquivos EFI. Com ele você só precisará formatar o dispositivo uma única vez e o melhor de tudo, basta apenas copiar as suas ISO's (ou os arquivos com suporte citados acima) para o mesmo que o Ventoy exibirá um menu para que você escolha uma delas assim que der boot pelo pen drive. Com suporte à maioria dos sistemas operacionais (Linux, Unix, Windows, WinPE, VMware, Xen, etc.), atualmente são mais de 700 arquivos ISO testados e suporte a cerca de 90% das distribuições disponíveis no site DistroWatch.


 Compatível com a Inicialização Segura (Secure Boot) no modo UEFI (além do modo Legacy), com o Ventoy também é possível criar pen drives de boot (com distribuições Linux) persistentes, permitindo assim salvar todas as alterações feitas no sistema de modo que elas estejam presentes nas próximas vezes que inicializar a partir do pen drive. Para conferir todas as funções e recursos que o Ventoy possui basta visitar o GitHub ou o site oficial do projeto, acesse:

Ventoy - A New Bootable USB Solution  



Os principais tópicos deste tutorial:



  Criando o pen drive com o Ventoy via "GUI"


 Disponível tanto para Linux quanto Windows, a versão Linux do Ventoy não possui (até o momento) uma interface gráfica "nativa" e sim uma GUI baseada em navegador da internet (porém com os mesmos recursos da versão para Windows). Acesse o link abaixo para fazer o download da versão mais recente do Ventoy, de acordo com o seu sistema operacional:

Download do Ventoy - GitHub  


 Para os que estão no Windows, basta apenas extrair o arquivo .zip e dar dois cliques em "Ventoy2Disk.exe" para acessar a interface do Ventoy. Já para quem está no Linux, abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou o arquivo ventoy-linux.tar.gz (que provavelmente é a "Downloads") com o comando:

cd $HOME/Downloads

 Após, rode o comando abaixo para descompactar o arquivo, renomear a pasta resultante e "entrar" nela:

tar xvzf ventoy*.tar.gz && mv ventoy-*/ ventoy && cd ventoy/

 E o último comando abaixo para executar o servidor web local do Ventoy e, assim, poder acessar a interface do mesmo num navegador:

sudo sh VentoyWeb.sh




 Agora é só abrir qualquer navegador, digitar o endereço http://127.0.0.1:24680 e pressionar Enter para ter acesso à GUI do Ventoy.
    • [message]
      • ##exclamation-triangle## IMPORTANTE
        •  Note que além de poder alterar o idioma do aplicativo (no botão "Languages"), é possível também alterar algumas opções do Ventoy como, por exemplo, ativar a Inicialização Segura (Secure Boot) no pen drive. Caso queira, basta apenas marcar essa função no botão "Option" e em seguida clicar no botão "Update" (isso pode ser alterado mesmo após já ter instalado o Ventoy no dispositivo e adicionado as ISO's, já que não será reformatado, ok?!
    • [message]
      • ##exclamation-triangle## FIQUE ATENTO
        •  Recomendo que deixe "espetado" no seu computador APENAS o pen drive que pretende utilizar durante o processo, evitando assim que formate o dispotivo errado, ok?!

 Tudo pronto, basta apenas clicar no botão "Install" para, obviamente, instalar o Ventoy no seu pen drive.


 Será exibida uma janela para você confirmar a formatação do dispositivo selecionado anteriormente. Clique em "OK" (por 2 vezes) para continuar:


 Se tudo ocorrer bem será exibida uma mensagem informando que a operação foi um sucesso. Na tela seguinte você poderá verificar que em "Ventoy in Device" agora mostra a mesma versão do Ventoy que baixou.


 O processo acima, além de instalar o Ventoy no dispositivo, criará também uma partição de nome "Ventoy". Abra o gerenciador de arquivos do seu sistema operacional, acesse a tal partição "Ventoy" de seu pen drive e copie todas as ISO's que desejar para a mesma, simplesmente isso!


 Agora só resta reiniciar o seu computador e dar boot pelo pen drive que acabou de criar. O Ventoy exibirá uma lista em ordem alfabética com as ISO's que adicionou, selecione uma e veja a "mágica" acontecer!

    • [message]
      • ##exclamation-triangle## INFORMAÇÃO
        •  Lembrando que nem todas as ISO's irão funcionar com o Ventoy. Acesse este link e verifique se a ISO que deseja utilizar tem suporte.







  Criando o pen drive com o Ventoy via terminal no Linux


 Além de fazer todo o processo de instalação do Ventoy pela interface gráfica, é possível também utilizar apenas a linha de comando para isso. Supondo que já tenha feito o passo a passo de download e extração do pacote do Ventoy (como explicamos logo mais acima), clique aqui para pular essa parte. Para os que ainda não fizeram, acesse este link para baixar a versão mais recente do Ventoy, depois abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou o arquivo ventoy-linux.tar.gz (que provavelmente é a "Downloads") com o comando:

cd $HOME/Downloads

 Descompacte o arquivo, renomeie a pasta resultante e "entre" nela com:

tar xvzf ventoy*.tar.gz && mv ventoy-*/ ventoy && cd ventoy/

 E antes de instalar o Ventoy no seu pen drive, é necessário que rode o comando fdisk para identificá-lo corretamente:

sudo fdisk -l

    • [message]
      • ##exclamation-triangle## FIQUE ATENTO
        •  Recomendo que deixe "espetado" no seu computador APENAS o pen drive que pretende utilizar durante o processo, evitando assim que formate o dispotivo errado, ok?!
 No meu caso, o pen drive está identificado como /dev/sdd, conforme indicado na imagem abaixo:


 Pen drive identificado? Então vamos ao que interessa! A sintaxe de instalação por linha de comando (no Linux) é a seguinte:

sudo sh Ventoy2Disk.sh [COMANDO] [OPÇÕES] /dev/sdX

 Ou:

sudo ./Ventoy2Disk.sh [COMANDO] [OPÇÕES] /dev/sdX

 Onde, em [COMANDO]:
  • -i      Instala o Ventoy no dispositivo (comando falha se o Ventoy já estiver instalado);
  • -I      Força a instalação do Ventoy;
  • -u      Atualiza a versão do Ventoy no dispositivo;
  • -l      Lista as informações sobre o Ventoy no dispositivo.

 Em [OPÇÕES]:
  • -r TAMANHO_MB      Preserva algum espaço no final do dispositivo (informar valor em MB, válido apenas para instalação);
  • -s      Ativa o suporte à Inicialização Segura (Secure Boot) que é desativada por padrão;
  • -g      Utiliza o estilo de partição GPT, o padrão é MBR (válido apenas para o comando de instalação);
  • -L      Rotula a primeira partição exFAT (o padrão é Ventoy).

 E   /dev/sdX   é o seu dispositivo.

 Neste exemplo mostrarei como utilizar o comando de instalação padrão do Ventoy, que no meu caso ficou assim:

sudo sh Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdd

    • [message]
      • ##exclamation-triangle## ATENÇÃO
        •  A operação acima irá FORMATAR o pen drive e TODOS OS DADOS contidos nele SERÃO APAGADOS. Portanto identifique corretamente o seu pen drive com o comando fdisk -l (como mostramos logo acima), substituindo /dev/sdX pelo seu dispositivo.

 Será exibido (por 2 vezes) uma mensagem para confirmar a instalação, tecle y e pressione Enter para continuar:


 Se tudo correr bem, uma mensagem de sucesso será exibida logo após a instalação:


 O processo anterior, além de formatar e instalar o Ventoy no seu pen drive, criará também uma partição de nome "Ventoy" no mesmo. Agora você deve abrir o gerenciador de arquivos da sua distribuição Linux (no meu caso, o Nautilus), acessar a partição "Ventoy" e simplesmente copiar todas as ISO's que desejar para criar o seu pen drive multibootável.


 Tudo pronto, agora é só reiniciar o seu computador e dar boot pelo pen drive que acabou de criar. O Ventoy exibirá uma lista (em ordem alfabética) com todas as ISO's que adicionou, selecione uma e veja a "mágica" acontecer!




  Atualizando o Ventoy no pen drive


 Uma vez instalado, não é necessário atualizar a versão presente no seu pen drive, a menos que foi adicionado o suporte à uma ISO que desejava usar e não era compatível até então (eu mesmo espero que um dia seja possível usar o MHDD e o HDAT2 no Ventoy hehehe). Para fazer isso é bem simples e não é necessário reformatar o dispositivo, o que é muito bom.

 Antes de tudo, delete a versão antiga do Ventoy (o arquivo compactado e a pasta "ventoy") do seu computador usando o gerenciador de arquivos do seu sistema ou no Linux pelo terminal vom o comando (supondo que os arquivos ainda estejam na pasta "Downloads"):

cd $HOME/Downloads && rm -rf ventoy/ ventoy*.tar.gz

 E repita os mesmos procedimentos iniciais (que explicamos logo acima). Primeiramente baixe a versão mais recente e atualizada do Ventoy. Depois, no Linux, abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou o arquivo ventoy-linux.tar.gz (que provavelmente é a "Downloads") com:

cd $HOME/Downloads

 Descompacte o arquivo, renomeie a pasta resultante e "entre" nela com o comando:

tar xvzf ventoy*.tar.gz && mv ventoy-*/ ventoy && cd ventoy/

 Assim como a instalação, a atualização do Ventoy pode ser feita de duas formas:

  Pela linha de comando (no Linux):

 Caso queira atualizar o seu dispositivo pelo terminal no Linux, basta executar o comando (identifique-o antes rodando o comando sudo fdisk -l):

sudo sh Ventoy2Disk.sh -u /dev/sdX

    • [message]
      • ##exclamation-triangle## ATENÇÃO
        •  Você deve substituir o /dev/sdX no comando acima pelo seu dispositivo, ok?!

 Confirme pressionando y e Enter logo em seguida. Essa operação é segura, todas as ISO's e outros dados do seu pen drive não serão deletados.


  Pela interface gráfica (no Linux e Windows):
    • [message]
      • ##check## AVISO
        •  Se estiver no Windows basta apenas extrair o arquivo zipado e clicar duas vezes em Ventoy2Disk.exe para executá-lo.
 No terminal do Linux, execute o comando a seguir para iniciar o servidor web local do Ventoy:

sudo sh VentoyWeb.sh

 Agora abra qualquer navegador, digite o endereço http://127.0.0.1:24680 e pressione Enter para acessar a interface gráfica do Ventoy.

 Com o Ventoy aberto, selecione o pen drive multibootável que deseja atualizar e apenas clique no botão "Update", como mostrado na imagem abaixo:


 Será exibida uma janela para você confirmar a atualização, clique em "OK" e aguarde a conclusão. Só isso!


 Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum erro, basta deixar o seu comentário logo abaixo usando o Disqus, Google/Blogger ou pelo Facebook, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até +!


  Referências:

COMENTÁRIOS

OATENÇÃO
Anúncio

Nome

#BlogOpçãoLinux,1,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,1,Artigo,39,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,20,Déjà Dup,1,Dica,103,Dolphin Emulator,1,Fedora,53,Fedy,1,Firefox,2,GNOME,5,Google Chrome,1,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IRPF,3,Java,8,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,37,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,25,Linux Mint,7,Microsoft Edge,1,Morvan,1,MultiBootUSB,1,NetBeans,1,Notícias,47,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,47,openSUSE Leap,6,openSUSE Tumbleweed,1,Opera,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,7,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,SELinux,2,Skype,2,Spotify,2,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,4,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,36,Ventoy,1,VirtualBox,8,VMware Player,6,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como criar um pen drive multiboot com o Ventoy
Como criar um pen drive multiboot com o Ventoy
Aprenda, nesta dica, a criar facilmente um pen drive multibootável com o Ventoy no Linux ou Windows, via interface gráfica ou linha de comando!
https://1.bp.blogspot.com/-VMPWd-U4B4E/YJBt131f1TI/AAAAAAAAJek/6Qa0q49O2384A6vFIO6f0MxaytYv35tdACLcBGAsYHQ/s0/Criar-pen-drive-multiboot%25C3%25A1vel-com-Ventoy.webp
https://1.bp.blogspot.com/-VMPWd-U4B4E/YJBt131f1TI/AAAAAAAAJek/6Qa0q49O2384A6vFIO6f0MxaytYv35tdACLcBGAsYHQ/s72-c/Criar-pen-drive-multiboot%25C3%25A1vel-com-Ventoy.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/04/Criar-pen-drive-multibootavel-com-Ventoy.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/04/Criar-pen-drive-multibootavel-com-Ventoy.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo