Lançado o openSUSE Leap 42.3, confira algumas das novidades dessa versão e faça já o download!
Lançado o openSUSE Leap 42.3, faça já o download!

 Após 252 dias do lançamento da última versão, o projeto openSUSE anunciou hoje (26/07/2017) a disponibilidade do openSUSE Leap 42.3, a terceira e última atualização da série 42.x, contando com um suporte de aproximadamente 18 meses. Esta versão teve um ciclo de desenvolvimento mais curto que as anteriores e também foi a primeira a utilizar o modelo "Rolling Release" (não foi publicado versões Alfa ou Beta do mesmo), semelhante ao openSUSE Tumbleweed.

 O openSUSE Leap é baseado no código fonte do SUSE Linux Enterprise (SLE), e esta mais recente versão adiciona ainda mais pacotes do SLE 12 Service Pack 3, sincronizando vários pacotes em comum. A base de código compartilhada permite que o openSUSE Leap 42.3 receba uma manutenção aprimorada e correções de bugs tanto da comunidade openSUSE quanto dos engenheiros da SUSE.

"Leap 42.3 é o ponto culminante de vários anos de esforço integrando a base de código Enterprise da SUSE com o excepcional trabalho de alta qualidade da comunidade openSUSE", disse Richard Brown, presidente do Conselho de Administração do projeto openSUSE. "Estou excepcionalmente orgulhoso do que o projeto openSUSE conseguiu com o Leap 42. 3 e espero que nossos usuários apreciem esta estável, ainda que inovadora, para a comunidade Linux, que pode realmente ser confiado para trabalhar."


Mas, o que há de novo no openSUSE Leap 42.3?

 Esta nova versão possui muito mais atualizações de pacotes, correções de bugs e outras melhorias em relação à versão anterior do que novidades.

 O openSUSE Leap 42.3 tem como base o Linux Kernel 4.4 LTS e traz os ambientes de área de trabalho KDE 5.8.7 LTS e o GNOME 3.20.2 (mesma versão utilizada pelo SUSE Linux Enterprise), além do MATE, Xfce, Cinnamon e Enlightenment na mídia de instalação.
 Aplicativos populares como o Mozilla Firefox 52 ESR, Thunderbird 52 e a Suíte de Escritório LibreOffice 5.3 estão presentes nesta nova nova versão, além de várias ferramentas para desenvolvedores, como o Docker 1.12, Qt 5.6 (LTS) e GTK 3.20. O Leap 42.3 traz o GCC 4.8.5 como compilador padrão (o GCC 7, GCC 6 e GCC 5 estão disponíveis como compiladores opcionais), fornecendo também várias ferramentas, bibliotecas e linguagens de programação, como o Python, Ruby, Perl, Go, Rust, Haskell e PHP.

 Confira mais detalhes do openSUSE Leap 42.3 acessando o Anúncio Oficial:

 https://news.opensuse.org/2017/07/26/refresh-of-linux-distribution-continues-leveraging-community-enterprise-benefits (em inglês)

  https://es.opensuse.org/openSUSE:Anuncio_de_la_publicaci%C3%B3n_de_la_versi%C3%B3n_Leap_42.3 (em espanhol)


 Acesse também as Notas da Versão (em inglês) no link:

  https://doc.opensuse.org/release-notes/x86_64/openSUSE/Leap/42.3/


Download do openSUSE Leap 42.3

 Faça já o download da ISO do openSUSE Leap 42.3 (disponível apenas para computadores de 64 bits) através do site oficial:

  https://software.opensuse.org/distributions/leap

 Abaixo você também encontra os links (oficiais) para baixar a versão mais recente do openSUSE Leap:


DVD de instalação (cerca de 4,3 GB)


  Soma de verificação SHA-256: openSUSE-Leap-42.3-DVD-x86_64.iso.sha256

CD de instalação via rede (cerca de 108 MB)


  Soma de verificação SHA-256: openSUSE-Leap-42.3-NET-x86_64.iso.sha256






Verifique a ISO após baixá-la

 Após o download, verifique se a sua ISO não está corrompida antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive; veja como fazer isso acessando os tutoriais abaixo, de acordo com o seu sistema operacional:

 -  No Linux:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html


 -  No Windows:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html


Grave a ISO num CD/DVD ou pen drive

 Veja como gravar a ISO baixada (após verificar a integridade da mesma) num pen drive, CD ou DVD:

 -  No Linux:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html


 -  No Windows:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até +!

Referências:

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: