Veja, neste tutorial, o que fazer após instalar o Fedora 35, como a instalação de codecs, softwares multimídia, navegadores como o Chrome, o Fedy e +!
Após pouco mais de 6 meses em desenvolvimento, foi disponiblizado no dia 2 de novembro de 2021 o Fedora 35 nas versões Workstation, Server e IoT, com suporte a atualizações e correções de bugs de aproximadamente 13 meses (até dezembro de 2022).
Contando com um novo driver de menor latência para dispositivos de áudio USB e melhorias no suporte ao USB4 disponibilizados pelo Linux Kernel 5.14, o Fedora 35 Workstation traz a versão 41 do GNOME Shell (a mais recente até a criação deste tutorial), versão esta que chega com vários aprimoramentos e novidades. O aplicativo Configurações foi um dos que recebeu maior atenção dos desenvolvedores e "ganhou" duas novas seções, a "Multitarefas" que permite alterar opções do espaço de trabalho, cantos e bordas ativas e a "Rede móvel", onde é possível configurar as conexões de rede móvel. A seção "Energia" agora conta com 3 novos modos (Balanceado, Economia de energia e Desempenho) que afetam diretamente o desempenho e consumo de energia do sistema.
Além disso, o Fedora 35 traz o WirePlumber como gerenciador de sessão padrão para o PipeWire e suporte aprimorado dos drivers proprietários da NVIDIA no Wayland, proporcionando aceleração 3D a aplicativos sem suporte nativo ao Wayland. Estes e outros detalhes você encontra no nosso post anterior ou no anúncio oficial, acesse:
E como já é de praxe, preparamos este tutorial com algumas dicas e sugestões do que fazer após instalar o Fedora 35 Workstation para ajudar aos que recém-instalaram esta mais nova versão do Fedora. Aqui você vai aprender a realizar pequenos ajustes no sistema, a instalar os codecs e players multimídia como o VLC e Kodi, dos drivers da NVIDIA, de softwares para edição de áudio, vídeo e imagem, de navegadores populares (como o Google Chrome e Microsoft Edge), do Steam e emuladores de videogames, ferramentas voltadas para desenvolvedores como o JDK e IDEs, utilitários do sistema e muito mais!
Índice de Conteúdo
- Primeiros passos
- Habilitando o Delta RPM;
- Atualizando o sistema;
- Deixando o Fedora totalmente em Português;
- Passo adicional para a suíte LibreOffice;
- Fazendo pequenos "ajustes"
- Instalando o GNOME Tweaks;
- Como alterar para a Sessão com Xorg no Fedora;
- Habilitando os ícones da bandeja no GNOME;
- Desabilitando ou habilitando o Firewalld;
- Desativando o SELinux;
- Instalando outros ambientes gráficos no Fedora 35;
- Áudio e Vídeo
- Instalação dos codecs multimídia;
- Suporte à reprodução de DVDs criptografados;
- Instalando o Audacious;
- Instalando o VLC Media Player;
- Instalando o SMPlayer;
- Instalando o Kodi;
- Instalando o Spotify;
- Produção/edição de áudio, imagem e de vídeo
- Instalando o Audacity;
- Instalando o Blender;
- Instalando o GIMP;
- Instalando o HandBrake;
- Instalando o Inkscape;
- Instalando o Kdenlive;
- Instalando o Krita;
- Instalando o OpenShot (em breve!);
- Aplicativos para comunicação
- Instalando o Discord;
- Instalando o Skype;
- Instalando o Telegram Desktop;
- Instalando o Mozilla Thunderbird;
- Games e emuladores
- Instalando o Steam no Fedora 35;
- Instalando o Dolphin Emulator;
- Instalando outros emuladores de consoles no Fedora;
- Navegadores da Internet
- Instalando o Mozilla Firefox;
- Instalando o Chromium;
- Instalando o Google Chrome (estável);
- Instalando o Microsoft Edge no Fedora;
- Instalando o Opera (estável);
- Instalando o Vivaldi (estável);
- Ferramentas para desenvolvedores
- Instalando o OpenJDK;
- Instalando o Oracle Java;
- Instalando o Android Studio;
- Instalando o Apache NetBeans;
- Instalando o PyCharm;
- Ferramentas e utilitários
- Instalando o Fedy no Fedora 35 Workstation;
- Instalando o dnfdragora;
- Suporte para extração e criação de arquivos compactados;
- Instalando o uGet;
- Instalando o qBittorrent;
- Instalando o Dropbox;
- Instalando o MEGAsync;
- Instalando o TeamViewer;
- Instalando o GParted;
- Procurando e instalando novos softwares;
Logo após a instalação de qualquer sistema operacional sempre precisamos executar alguns procecimentos básicos (como buscar e instalar as atualizações) antes de começar a usá-lo. Nesta seção mostro os principais (e mais importantes, na minha opinião) passos que você deve fazer logo depois de instalar o Fedora 35 Workstation.
Habilitando o Delta RPM
Sempre que atualizamos qualquer sistema operacional é feito o download de uma grande quantidade de novos pacotes, que, por sua vez, são instalados em seguida, o que não é novidade para ninguém. Se você, assim como eu, é usuário do Fedora a algum tempo, já sabe que o tamanho das atualizações semanais pode ultrapassar tranquilamente os 500 MB. Porém, é possível diminuir o volume de atualizações que serão baixadas com a "ajuda" do delta RPM, um recurso muito útil e que vem desabilitado por padrão desde o Fedora 22.
Se o delta RPM estiver habilitado, o download de atualizações pode ser reduzido em mais de 50%, já que será feito o download de pacotes menores contendo apenas as alterações que foram feitas em relação ao pacote antigo que está instalado no seu sistema. Em resumo, é criado um novo pacote RPM a partir do pacote RPM antigo já instalado no seu computador e do pacote de atualização que foi baixado (útil principalmente para quem possui uma conexão com a internet lenta ou limitada).
E para habilitar esse recurso no Fedora é bem simples, primeiramente abra um terminal e instale o pacote "deltarpm" e também o editor de textos GNU Nano (caso não estejam instalados no seu sistema) com o comando abaixo:
sudo dnf install deltarpm nano
Concluída a instalação, execute o comando abaixo para editarmos o arquivo dnf.conf em /etc/dnf/:
sudo nano /etc/dnf/dnf.conf
E com o arquivo aberto, adicione a linha
deltarpm=1
no final mesmo, como mostrado pela imagem abaixo:Após, tecle Ctrl + O para salvar o arquivo, Enter para confirmar e Ctrl + X para fechar o nano.
Atualizando o sistema
Uma das primeiras coisas a se fazer após instalar o Fedora (e qualquer sistema operacional) é atualizá-lo para receber novas versões dos pacotes e softwares mais recentes, bem como as atualizações de segurança e correções de erros.
Ainda no terminal, execute o comando abaixo para atualizar o seu sistema:
sudo dnf upgrade
Deixando o Fedora totalmente em Português
Mesmo selecionando o idioma "Português" durante a instalação do Fedora e na tela de pré-configuração após a instalação do mesmo, alguns programas, como o LibreOffice, ainda ficam em inglês. Para resolver isso, devemos instalar o pacote "system-config-language", abra um terminal e tecle:
sudo dnf install system-config-language
Feito isso, execute-o em seguida com:
system-config-language
Será exibido a janela de seleção de idioma (no meu caso, selecionei o "Portuguese (Brasil)":
Após o download dos pacotes de idioma, aparecerá um aviso informando que o suporte ao idioma está instalado, clique em "OK" para defini-lo como idioma padrão do sistema:
Com isso o seu Fedora ficará totalmente em português!
Passo adicional para a suíte LibreOffice
Nosso leitor, o Paulo Celso, relatou que o LibreOffice permaneceu em inglês mesmo seguindo os passos acima. Para resolver isso, basta abrir qualquer um dos aplicativos da suíte (Writer, Calc ou o Impress), clique no menu "Tools" e selecione a opção "Options..." (ou use o atalho Alt + F12).
Na janela que será aberta, vá em "Language Settings" "Language" e altere para "Portuguese (Brasil)" ou "Portuguese (Portugal)" as opções "Language of - User interface" (letra A), "Formats - Locale setting" (B) e "Default Languages for Documents - Western" (C), como mostrado pela imagem abaixo. Após, clique em "Apply" ou "OK" para continuar:
Por último, clique no botão "Restart Now" para reiniciar o LibreOffice e aplicar as alterações:
Nesta etapa você irá encontrar algumas dicas úteis para fazer pequenos ajustes no GNOME Shell e de como alternar para a Sessão com Xorg. Também mostramos como desativar o Firewall e o SELinux, bem como a instalação dos principais ambientes gráficos disponíveis para o Fedora.
Instalando o GNOME Tweaks
O GNOME Tweaks (ou "Ajustes") é uma ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Com ele é possível realizar vários ajustes, como, por exemplo, habilitar os botões de minimizar e maximizar das janelas, definir os aplicativos que serão iniciados junto com o sistema, alterar as fontes, ativar o tema escuro (para os aplicativos compatíveis), alterar opções avançadas do teclado e mouse dentre várias outros ajustes.
Se você utiliza o Fedora 35 Workstation com o desktop GNOME, instale o GNOME Tweaks com:
sudo dnf install gnome-tweaks
Como alternar para a Sessão com Xorg no Fedora
O Wayland é um servidor gráfico promissor que visa substituir o antigo Xorg (X11) por um sistema de janelas moderno, seguro e mais simples de desenvolver e manter. O Fedora Workstation utiliza-o por padrão desde a versão 25 e, apesar de ainda estar em desenvolvimento, funciona perfeitamente perfeitamente na maioria dos hardwares mais recentes e "antigos". Porém, você poderá enfrentar problemas ao executar determinados aplicativos gráficos (principalmente como root) ou softwares para gravar a tela do computador na sessão com Wayland.
A solução para evitar esses problemas é continuar usando o seu Fedora Workstation na sessão com Xorg. E realizar essa troca é bem simples, basta clicar no canto superior direito da tela, depois em " Desligar / encerrar sessão" e selecionar a opção "Encerrar sessão", como mostrado na imagem abaixo:
Na janela de diálogo que será exibida, selecione mais uma vez a opção "Encerrar sessão" para confirmar:
E na tela de login, clique na roda dentada no canto inferior direito da tela e selecione a opção "GNOME sobre Xorg", como mostrado pela imagem abaixo:
Habilitando os ícones da bandeja no GNOME
Uma função simples (porém funcional) que foi removida desde a versão 3.26 do GNOME era a bandeja do sistema, lugar onde ficavam os ícones de status de muitos aplicativos populares como a Steam, do Discord, Telegram e vários outros. No caso do Dropbox, por exemplo, é impossível acessar a janela de configurações do mesmo que fica minimizada no ícone da bandeja logo após sua instalação e inicialização.
Mas apesar disso, existem Extensões do GNOME Shell que adicionam novamente essa função removida pelos desenvolvedores. Caso queira habilitar essa função, você deve instalar primeiramente o "conector nativo" no seu sistema. No terminal, execute o comando abaixo (é provável que já esteja instalado):
sudo dnf install chrome-gnome-shell
Depois, abra o Mozilla Firefox (disponível também para o Google Chrome) e instale a extensão do navegador "GNOME Shell Integration" acessando:
Feito isso, instale a extensão "AppIndicator and KStatusNotifierItem Support" acessando o link abaixo:
E na página da extensão, basta apenas clicar no botão no canto superior direito para ativá-la, como destacado na imagem abaixo:
E a partir de agora você conseguirá visualizar os ícones dos seus aplicativos (caso tenham suporte) na barra superior do GNOME. Lembrando que, esta extensão em específico, permite que você faça alguns ajustes como a opacidade dos ícones, posição, distanciamento entre os ícones e mais, basta clicar no ícone de engrenagem ao lado do botão de ativar/desativar a extensão.
Desabilitando ou habilitando o Firewalld
Presente principalmente nas distribuições RPM, o Firewalld é uma ferramenta de gerenciamento dinâmico do firewall do Linux com suporte a zonas de rede ou firewall para definir o nível de confiança das conexões ou interfaces. No Fedora ele vem habilitado por padrão, e para verificar o status do mesmo basta rodar o comando abaixo:
sudo systemctl status firewalld.service
O resultado será semelhante ao da imagem abaixo que, no meu caso, está ativo ( active (running) ):
Se você é um usuário que não tenha o costume de testar novos aplicativos, provavelmente não precisará seguir esta dica, mas caso venha a enfrentar problemas relativos ao firewalld, você poderá tentar desabilitá-lo temporariamente, Para isso, basta executar:
sudo systemctl disable firewalld.service
Para habilitar novamente o firewalld do Fedora basta executar:
sudo systemctl enable firewalld.service
Desativando o SELinux
O SELinux é um módulo de segurança para o Kernel Linux desenvolvido pela NSA em parceria com a Red Hat e que vem ativado por padrão no Fedora. Apesar de reforçar ainda mais a segurança que os sistemas GNU/Linux já proporcionam, o uso do SELinux em computadores pessoais pode causar alguns problemas, como por exemplo, impedir que você execute uma simples máquina virtual. Caso queira desativá-lo, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:
Instalando outros ambientes gráficos no Fedora 35
Instalou o Fedora Workstation (com GNOME) e deseja testar os outros desktops alternativos (disponibilizados pelas "Spins" oficiais)? Então é simples, basta executar um dos comandos abaixo para instalar os principais ambientes de área de trabalho no seu Fedora, sem a necessidade de reinstalar o sistema:
Para instalar o KDE Plasma Desktop:
sudo dnf install @kde-desktop
Para instalar o Cinnamon Desktop:
sudo dnf install @cinnamon-desktop
Para instalar o MATE-Compiz Desktop:
sudo dnf install @mate-desktop
Para instalar o Xfce Desktop:
sudo dnf install @xfce-desktop
Para instalar o LXQt Desktop:
sudo dnf install @lxqt-desktop
Para instalar o LXDE Desktop:
sudo dnf install @lxde-desktop
Caso tenha instalado um dos Spins do Fedora e queira testar o GNOME 41, basta executar o comando abaixo para instalá-lo:
sudo dnf install @gnome-desktop
O RPM Fusion é o resultado da fusão de três repositórios (Dribble, Freshrpms e Livna), fornecendo pacotes e softwares que o Projeto Fedora e/ou a Red Hat não disponibilizam em seus repositórios oficiais (como codecs e drivers proprietários).
O RPM Fusion é dividido em dois repositórios distintos, o "Free", que contém softwares de código aberto, e o "Non-free", que disponibiliza softwares proprietários, codecs e outros. Para adicioná-los, copie e cole os comandos a seguir num terminal:
RPM Fusion Free
sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-35.noarch.rpm
Importe a chave GPG do repositório com:
sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-free-fedora-35
RPM Fusion Non-free
sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-35.noarch.rpm
Importe a chave GPG do repositório com:
sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-nonfree-fedora-35
A partir deste ponto, algumas das sugestões presentes neste tutorial utilizarão os pacotes disponibilizados pelos repositórios RPM Fusion.
O Fedora já disponibiliza os drivers de código aberto para a maioria dos dispositivos (como placas de vídeo, de som, wireless, etc.). No caso das placas de vídeo da NVIDIA, é carregado o Nouveau, um driver de código aberto feito pela comunidade e que funciona muito bem na maioria dos casos, porém, ele não é capaz de "extrair" todo o desempenho da placa se comparado ao driver proprietário.
Se você possui uma placa da NVIDIA e deseja instalar o driver proprietário da mesma no seu Fedora 35, é necessário que você atualize primeiro o seu sistema. Abra o terminal e execute:
sudo dnf update
Supondo que já tenha instalado todas as atualizações do seu sistema, tenha reiniciado o computador e que adicionou os repositórios RPM Fusion (como mostramos no tópico acima), abra novamente o terminal para identificar a sua placa de vídeo (não testado em notebooks com placa de vídeo dedicada):
/sbin/lspci | grep -e VGA
A saída será semelhante a esta abaixo:
##### EXEMPLO #####
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GP106 [GeForce GTX 1060 3GB] (rev a1)
Feito isso, execute um dos comandos abaixo para instalar o driver correto para a sua placa de vídeo, de acordo com o modelo e/ou ano de fabricação da mesma (verifique aqui):
Para placas GeForce, Quadro ou Tesla fabricadas de 2012 até hoje:
sudo dnf install akmod-nvidia --enablerepo=rpmfusion*
(OPCIONAL) Suporte às tecnologias CUDA, NVDEC e NVENC:
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-cuda
Para placas GeForce, Quadro ou Tesla (séries 400 e 500) fabricadas entre 2010 e 2012:
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-390xx akmod-nvidia-390xx --enablerepo=rpmfusion*
(OPCIONAL) Suporte à tecnologia CUDA:
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-390xx-cuda
Para placas GeForce das séries 8 (8xxx), 9 (9xxx), 200 e 300:
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-340xx akmod-nvidia-340xx --enablerepo=rpmfusion*
(OPCIONAL) Suporte à tecnologia CUDA:
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-340xx-cuda
Após a instalação, você deve reiniciar o seu computador para aplicar e concluir as alterações. Lembrando este primeiro boot será mais demorado devido à construção dos módulos do Kernel, o que pode levar de 3 a 5 minutos. Mais detalhes sobre a instalação do driver da NVDIA podem ser encontrados na página do Projeto RPM Fusion.
O Fedora Workstation traz instalado por padrão alguns programas como o Rhythmbox e o Videos para reprodução de conteúdo multimídia, porém, são muito limitados (além disso, você não conseguirá executar certos tipos de arquivos devido a ausência de codecs proprietários). Para resolver isso, listamos abaixo alguns dos aplicativos multimídia disponíveis para instalação no Fedora, bem como a instalação dos codecs.
Instalação dos codecs multimídia
Por questões legais, o Fedora (e a grande maioria das distros Linux) não disponibiliza nos repositórios oficiais os codecs para a reprodução de arquivos MP4, WMA dentre outros, exceto o suporte a reprodução de arquivos MP3 e AAC que, a partir do Fedora 25, os pacotes necessários já estão incluídos nos repositórios oficiais (gstreamer1-plugin-mpg123, mpg123-libs e fdk-aac).
Caso queira reproduzir a maioria dos formatos de áudio (além do MP3 e AAC) e vídeo no seu Fedora, a solução instalar os codecs necessários executando um dos comandos abaixo:
Se você utiliza o Fedora com desktop GNOME, Cinnamon, Xfce, MATE, LXDE ou LXQt:
sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good
Se você utiliza o Fedora com o desktop KDE Plasma:
sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good xine-lib* --setop="install_weak_deps=False"
Suporte à reprodução de DVDs criptografados (opcional)
Se você é um dos que ainda assistem/utilizam DVDs, talvez queira habilitar o suporte à reprodução de DVDs criptografados no seu Fedora. Para isso, será necessário adicionar o repositório "negativo17 - Multimedia" e instalar o pacote "libdvdcss". No terminal, importe a chave de assinatura do repositório com:
sudo rpm --import https://negativo17.org/repos/RPM-GPG-KEY-slaanesh
Após, adicione o repositório no sistema:
sudo dnf config-manager --add-repo=https://negativo17.org/repos/fedora-multimedia.repo
E instale o pacote em questão com:
sudo dnf install libdvdcss
Instalando o Audacious
O Audacious é um player de músicas minimalista (descendente do XMMS) e cheio de recursos, com foco no baixo uso de recursos, alta qualidade de som e suporte a uma grande variedade de formatos de áudio.
Caso queira instalar o Audacious no seu Fedora Workstation basta executar o comando abaixo num terminal:
sudo dnf install audacious
Instalando o VLC Media Player
O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.
Para instalar o VLC no Fedora 35 é simples, apenas execute o comando abaixo:
sudo dnf install vlc
Instalando o SMPlayer
O SMPlayer (front-end gráfico para o MPlayer) é mais um player muito popular entre os usuários que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, tendo como um dos diferenciais a possibilidade de pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.
Caso queira instalar o SMPlayer no Fedora Workstation, abra um terminal e execute o comando:
sudo dnf install smplayer
Instalando o Kodi no Fedora
O Kodi é um aplicativo multiplataforma (um centro de entretenimento) que reúne todas as suas mídias digitais num único lugar, tudo isso com uma interface bonita, customizável e fácil de usar.
Para instalar o Kodi no Fedora, basta executar o comando:
sudo dnf install kodi
Instalando o Spotify
O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.
Se você é um dos milhares de usuários do Spotify e deseja instalar o Spotify Client no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:
Precisando retocar uma foto, cortar ou converter um vídeo? Você consegue fazer isso e muito mais no seu Fedora! Essa é uma seção dedicada para quem deseja criar e/ou editar arquivos de áudio, vídeos e imagens, listando alguns dos principais softwares de código aberto disponíveis para instalação no Fedora 35 Workstation.
Instalando o Audacity
O Audacity é um dos mais conhecidos softwares de código aberto e multiplataforma para manipulação e gravação de áudio, contando com recursos simplificados de edição (Recortar, Copiar, Colar e Apagar), remoção de ruídos, mixagem em múltiplas faixas, efeitos de som embutidos (com a possibilidade de adicionar novos através de plugins) e muito mais.Para instalar o Audacity no seu Fedora é só executar o comando abaixo:
sudo dnf install audacity
Instalando o Blender
O Blender é uma poderosa suíte de criação 3D multiplataforma e de código aberto, oferecendo uma ampla gama de ferramentas essenciais como modelagem, renderização, animação, edição e efeitos de vídeo (VFX), composição, texturização, arranjos de animação, diversos tipos de simulações e também criação de jogos.
Para instalar o Blender no seu Fedora basta executar o comando:
sudo dnf install blender
Instalando o GIMP
O GIMP é um dos melhores e mais famosos softwares de manipulação e criação de imagens, podendo ser utilizado para tarefas simples como pinturas, desenhos, conversão de formato de imagens e também para procedimentos de manipulação mais complexos como, por exemplo, retoques fotográficos com qualidade profissional. Além disso, é possível adicionar ainda mais recursos ao GIMP com scripts e plugins de terceiros, tais como o G'MIC.
Para instalar o GIMP no Fedora basta executar o comando abaixo num terminal:
sudo dnf install gimp
Instalando o HandBrake
O HandBrake é um software usado para ripar DVDs e Blu-rays, além de ser possível converter vídeos nos mais diversos formatos com o mesmo.
Caso queira instalar o HandBrake no Fedora, abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo dnf install HandBrake HandBrake-gui
Instalando o Inkscape
O Inkscape é um programa de gráficos vetoriais de qualidade profissional multiplataforma, usado por entusiastas e profissionais de design em todo o mundo para a criação de uma grande variedade de gráficos, tais como ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, mapas e gráficos da web.
Para instalar o Inkscape no Fedora, execute no terminal o comando:
sudo dnf install inkscape
Instalando o Kdenlive
O Kdenlive é um editor de vídeos multitrack e não-linear do Projeto KDE, projetado para atender desde uma simples edição até um trabalho profissional. Com uma interface personalizável (inclusive com temas) e fácil de utilizar, o Kdenlive traz consigo dezenas de efeitos de vídeo e de áudio que variam de correção de cor para ajustes de áudio, bem como todas as opções padrão de transformação.
Para instalar o Kdenlive no Fedora basta apenas rodar o comando abaixo:
sudo dnf install kdenlive
Instalando o Krita
O Krita é um software multiplataforma para criação de ilustrações e pinturas digitais, histórias em quadrinhos, concept art e animações 2D. Além disso, também é possível utilizá-lo para retoques e manipulação de imagens e conversor de formatos, suportando vários modelos de cores, pinturas HDR e arquivos PSD (do Photoshop).
Caso queira instalar o Krita no seu Fedora basta executar o comando:
sudo dnf install krita
Instalando o OpenShot
O OpenShot é também um software para edição de vídeos com suporte a vários formatos de áudio e vídeo. Sua interface simples torna muito mais fácil editar e cortar os seus vídeos, além de contar com vários efeitos, transições e títulos animados em 3D (necessário ter o Blender instalado).
Acessar a internet e não utilizar pelo menos um aplicativo de mensagens instantâneas ou um simples e-mail hoje em dia (seja para o trabalho, para diversão ou apenas conversar com os amigos) é praticamente impossível. Nesta seção você encontrará o passo a passo de instalação dos principais mensageiros e softwares para comunicação disponíveis para o Fedora.
Instalando o Discord
O Discord é um software proprietário de chat de voz e texto, projetado para uso durante jogos, incluindo recursos como baixa latência, servidores de bate-papo de voz gratuitos para usuários e uma infraestrutura de servidor dedicada.
Para instalar o Discord no Fedora 35, basta rodar o comando a seguir no terminal:
sudo dnf install discord
Instalando o Skype
O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.
Se você deseja instalar a versão estável mais recente do Skype, basta apenas executar o comando abaixo:
sudo dnf install https://repo.skype.com/latest/skypeforlinux-64.rpm
Para mais detalhes sobre a instalação do Skype no Fedora, acesse o link abaixo:
Instalando o Telegram Desktop
O Telegram é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares da atualidade (um concorrente direto ao WhatsApp). Com foco na velocidade e segurança, o Telegram é super rápido, simples de usar, gratuito e o melhor de tudo, é de código aberto!
Caso queira instalar o Telegram no seu Fedora, execute o comando abaixo para "entrar" na pasta /tmp e fazer o download da versão mais recente do mesmo:
cd /tmp && wget -O tsetup.tar.xz https://telegram.org/dl/desktop/linux
Extraia o pacote baixado:
tar -xvf tsetup*.tar.xz && mv Telegram .TelegramDesktop && mv .TelegramDesktop /home/$USER
Crie um link simbólico do Telegram no seu sistema:
sudo ln -s /home/$USER/.TelegramDesktop/Telegram /usr/bin/telegram
E por fim, execute o Telegram pelo terminal com:
nohup telegram &
* Ao executá-lo na primeira vez pelo terminal será criado um atalho no menu de aplicativos (você pode fechar o terminal assim que o Telegram abrir).
Para mais detalhes, acesse o nosso passo a passo de instalação do Telegram no link abaixo:
Instalando o Mozilla Thunderbird
O Thunderbird é um aplicativo gratuito, de código aberto e multiplataforma desenvolvido pela Mozilla, usado para gerenciar e-mails, fontes de notícias, bate-papo e grupos de notícias. Ele é um aplicativo de e-mail local (ao invés de ser baseado em navegador ou na web), poderoso e ao mesmo tempo simples de usar.
Caso queira instalar o Thunderbird no Fedora 35 basta executar o comando:
sudo dnf install thunderbird
Essa seção é destinada para quem joga no Linux, mostrando o passo a passo de instalação do Steam e de alguns dos principais emuladores de consoles no Fedora Workstation.
Instalando o Steam no Fedora 35
O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (muitos são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.
Para instalar o Steam no seu Fedora, abra um terminal e execute um dos comandos abaixo (de acordo com a sua placa de vídeo) para instalar primeiramente os drivers e bibliotecas de 32 bits no seu sistema:
Se você possui uma placa de vídeo onboard da Intel:
sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-intel
Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver de código aberto (Nouveau):
sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-nouveau
Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver proprietário da mesma:
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-libs.i686
Se você possui uma placa de vídeo offboard da AMD:
sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-amdgpu
E, por último, instale o Cliente Steam no Fedora 35 executando:
sudo dnf install steam
Instalando o Dolphin Emulator
O Dolphin é um emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii de código aberto e multiplataforma, disponível para as versões de 64 bits do Fedora. Com ele é possível executar a grande maioria dos jogos lançados para os dois consoles em alta definição com várias melhorias e funcionalidades que não estão presentes nos mesmos, como a compatibilidade com todos os controles de PC, multiplayer em rede, velocidade turbo e muito mais.
Caso queira instalar o Dolphin Emulator no seu Fedora, basta executar o comando abaixo no terminal:
sudo dnf install dolphin-emu
Instalando outros emuladores de consoles no Fedora
Para os fãs de consoles de gerações passadas, abaixo listo mais alguns dos emuladores disponíveis para instalação (via Flatpak) no Fedora 35 Workstation:
Citra - Emulador de Nintendo 3DS:
flatpak install flathub org.citra_emu.citra
Flycast - Emulador de SEGA Dreamcast:
flatpak install flathub org.flycast.Flycast
PCSX2 - Emulador de PlayStation 2:
flatpak install flathub net.pcsx2.PCSX2
RPCS3 - Emulador de PlayStation 3 (experimental):
flatpak install flathub net.rpcs3.RPCS3
Snes9x - Emulador de Super Nintendo:
flatpak install flathub com.snes9x.Snes9x
xemu - Emulador de Microsoft Xbox:
flatpak install flathub app.xemu.xemu
Yuzu - Emulador de Nintendo Switch (experimental):
flatpak install flathub org.yuzu_emu.yuzu
Navegadores da Internet
Um dos primeiros aplicativos que abrimos após a inicialização de qualquer sistema operacional é o navegador da internet. Nesta seção mostramos como instalar os principais e mais populares navegadores da atualidade no Fedora 35 Workstation, como o Google Chrome, Microsoft Edge, Vivaldi e o Opera.
Instalando o Mozilla Firefox
O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da atualidade, destacando-se pela segurança e por oferecer aos usuários mais privacidade ao navegar pela internet. Ele já pré-instalado no Fedora e na maioria das distribuições Linux, porém, somente a versão estável está disponível nos repositórios oficiais.
Se é do seu interesse utilizar as outras versões do Firefox (Beta, Developer Edition e Nightly) no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo de instalação dos mesmos:
Instalando o Chromium
O Chromium é um navegador de código aberto desenvolvido pela Google com foco na estabilidade e velocidade de navegação, servindo de "base" para o Google Chrome e também para a maioria dos navegadores da atualidade.
Ele está presente no repositório oficial do Fedora e a instalação é bem simples, basta apenas executar o comando abaixo:
sudo dnf install chromium
Instalando o Google Chrome (estável)
O Google Chrome é o navegador mais popular da atualidade, sendo mais rápido que os seus concorrentes para iniciar e carregar as páginas. Além disso conta com milhares de aplicativos, extensões e temas exclusivos disponíveis na Chrome Web Store.
Se você deseja instalar a versão estável do Google Chrome no seu Fedora, basta apenas executar o comando a seguir:
sudo dnf install 'https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm'
Instalando o Microsoft Edge no Fedora 35
O Edge é o novo navegador desenvolvido pela Microsoft inicialmente exclusivo do Windows 10, mas que em 2019 foi reconstruído como um navegador baseado no Chromium. Disponível para Linux nas versões Stable, Beta e Dev.
Caso queira instalar a versão estável do Edge, você deve copiar e colar todo o conteúdo abaixo num terminal, pressionando Enter em seguida, para adicionar o repositório no seu sistema:
sudo tee /etc/yum.repos.d/microsoft-edge.repo <<RPMREPO
[microsoft-edge]
name=microsoft-edge
baseurl=https://packages.microsoft.com/yumrepos/edge/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
RPMREPO
Feito isso, importe a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
E instale o Microsoft Edge (Beta) no Fedora 35 com o comando:
sudo dnf install microsoft-edge-stable
Instalando o Opera (estável)
O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado, ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook).
Para instalar as principais versões do Opera no Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:
Instalando o Vivaldi (estável)
O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores).
Caso queira instalar a versão estável do Vivaldi no seu Fedora, execute o comando abaixo para adicionar o repositório oficial do mesmo:
sudo wget -P /etc/yum.repos.d https://repo.vivaldi.com/archive/vivaldi-fedora.repo
Importe a chave de assinatura executando:
sudo rpm --import https://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
E após, instale o Vivaldi (estável) com o comando:
sudo dnf install vivaldi-stable
Esta seção é destinada para os desenvolvedores que utilizam Linux e/ou estão migrando para o Fedora Workstation, mostrando o passo a passo de instalação de algumas das principais ferramentas e softwares mais utilizados desta área.
Instalando o OpenJDK
O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java, Standard Edition ("Java SE"), disponível nos repositórios oficiais da maioria das distribuições Linux. O Fedora já traz o ambiente de execução do OpenJDK pré-instalado por padrão, mas você pode verificar se ele está realmente instalado no seu sistema executando o comando abaixo num terminal:
java --version
Caso tenha alguma versão do Java instalada, a saída será semelhante a da imagem abaixo:
O Fedora também disponibiliza outras versões do OpenJDK nos repositórios, executando o comando abaixo será exibido uma lista com todas as versões disponíveis para instalação:
sudo dnf search openjdk
Dito isso, confira abaixo como instalar a versão adequada do Java no seu sistema.
Para instalar o ambiente de execução Java (JRE) no Fedora:
O comando de instalação deverá seguir o seguinte padrão:
sudo dnf install <openjdk-package-name>
Exemplos:
Para o OpenJDK 8:
sudo dnf install java-1.8.0-openjdk
Para o OpenJDK 11:
sudo dnf install java-11-openjdk
Para o OpenJDK 17:
sudo dnf install java-17-openjdk
Para instalar a versão mais recente do OpenJDK:
sudo dnf install java-latest-openjdk
Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK) no Fedora:
O comando de instalação deverá seguir o seguinte padrão:
sudo dnf install <openjdk-package-name>-devel
Exemplos:
Para o OpenJDK 8:
sudo dnf install java-1.8.0-openjdk-devel
Para o OpenJDK 11:
sudo dnf install java-11-openjdk-devel
Para o OpenJDK 17:
sudo dnf install java-17-openjdk-devel
Para instalar a versão mais recente do OpenJDK:
sudo dnf install java-latest-openjdk-devel
Para mais detalhes acerca da instalação do Java no Fedora basta acessar o link abaixo:
Instalando o Oracle Java
Caso queira ou necessite utilizar o Oracle Java (proprietário) no seu Fedora, acesse o link abaixo que contém o passo a passo de instalação manual do ambiente de desenvolvimento do Java (JDK):
Se deseja instalar apenas o ambiente de execução (JRE) basta acessar:
Instalando o Android Studio
O Android Studio é o IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) oficial da Google para desenvolver aplicativos Android, baseado no IntelliJ IDEA (IDE para desenvolvimento em Java da JetBrains).
Para instalar o Android Studio no Fedora, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo:
Instalando o Apache NetBeans
O NetBeans é um IDE de código aberto, gratuito e multiplataforma escrito em Java e utilizado por programadores de todo o mundo. Além de oferecer o suporte ao desenvolvimento de todos os tipos de aplicativos Java (Java SE (incluindo o JavaFX), Java ME, web apps, EJB e aplicativos móveis), ele também possui suporte a várias linguagens de programação, dentre elas o PHP, HTML5, JavaScript, C e C++.
Para instalar o NetBeans no Fedora, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo:
Instalando o PyCharm
O PyCharm é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) da JetBrains para desenvolvimento em Python. Além de trazer um conjunto de ferramentas úteis para um desenvolvimento produtivo, o IDE fornece capacidades de alta classe para o desenvolvimento web profissional com os frameworks Django, Flask e Google App Engine.
O passo a passo de instalação do PyCharm no Fedora você pode conferir no link abaixo, acesse:
A virtualização pode ser adotada em diferentes ambientes e situações, sendo que o uso mais comum entre usuários domésticos é o teste de sistemas operacionais sem o risco de danificar o sistema principal do computador. Nesta seção mostraremos como instalar as principais ferramentas de virtualização disponíveis para o Fedora.
Instalando o Virtual Machine Manager
O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt. Ele visa principalmente as VMs do KVM, mas também gerencia as máquinas virtuais do Xen e LXC (Linux Containers).
Para instalar o virt-manager e todas as suas dependências no Fedora, execute o comando abaixo num terminal:
sudo dnf group install --with-optional virtualization
Inicie o serviço do libvirtd com:
sudo systemctl start libvirtd
E para iniciar o serviço durante o boot, execute:
sudo systemctl enable libvirtd
Instalando o Oracle VM VirtualBox
O VirtualBox é, sem sombra de dúvidas, o software de virtualização multiplataforma mais popular da atualidade. Desenvolvido pela Oracle, o VirtualBox possui uma interface gráfica intuitiva que permite criar e executar facilmente vários sistemas operacionais diferentes.
Para instalar o VirtualBox no seu Fedora é simples, basta executar o comando abaixo:
sudo dnf install VirtualBox
E para finalizar este tutorial, abaixo listo alguns utilitários e ferramentas disponíveis para instalação no Fedora, dentre eles estão gerenciadores de download, um editor de partições, o Fedy, etc.
Instalando o Fedy no Fedora 35 Workstation
O Fedy é o famoso utilitário gráfico de pós-instalação do Fedora, tornando muito mais fácil a instalação da maioria dos softwares e pacotes citados neste tutorial (mas não todos!), sem a necessidade de uso do terminal.
Para instalar o Fedy no seu Fedora, abra um terminal e adicione o repositório do mesmo:
sudo dnf copr enable kwizart/fedy
Importe a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import https://download.copr.fedorainfracloud.org/results/kwizart/fedy/pubkey.gpg
E após, instale a versão mais recente do Fedy com:
sudo dnf install fedy
Instalando o dnfdragora
O dnfdragora é um front-end gráfico do gerenciador de pacotes DNF (semelhante ao Synaptic do Debian, Ubuntu e derivados) escrito em Python 3 e disponível tanto para o Fedora quanto para o Mageia, substituindo o já bastante conhecido "Yumex". Com ele fica muito mais fácil gerenciar os repositórios e atualizar o sistema, bem como procurar, instalar e remover pacotes.
Para instalar o dnfdragora no Fedora basta executar:
sudo dnf install dnfdragora-gui
Suporte para extração e criação de arquivos compactados
Para poder compactar e extrair arquivos dos mais variados formatos no seu Fedora Workstation, será necessário instalar os pacotes e ferramentas necessárias. Abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo dnf install cabextract lzip p7zip p7zip-plugins unrar
Instalando o uGet
O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado de categorias, download de arquivos em lotes e muito mais.
Para instalar o uGet no Fedora basta executar o comando abaixo:
sudo dnf install uget
Instalando o qBittorrent
Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona).
Para instalar o qBittorrent no Fedora é só rodar o comando a seguir no terminal:
sudo dnf install qbittorrent
Instalando o Dropbox
O Dropbox é um dos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem mais utilizados, oferecendo segurança e praticidade para guardar os seus documentos, músicas, imagens, etc., já que você pode acessá-los de qualquer lugar.
Caso utilize esse serviço e queira instalar o cliente oficial Dropbox no Fedora, execute o comando a seguir no terminal:
sudo dnf install dropbox
Para mais detalhes, acesse o tutorial completo de instalação do Dropbox no Fedora:
Instalando o MEGAsync
O MEGA é também um dos mais populares serviços de armazenamento e hospedagem de arquivos em nuvem, oferecendo privacidade e criptografia (que é controlada pelo próprio usuário - UCE) de ponta a ponta. Fundado por Kim Dotcom, o serviço oferece 50GB de armazenamento gratuito e possui um cliente nativo para Linux.
Se você é usuário quer instalar o cliente oficial do MEGA no Fedora, execute o comando abaixo para importar a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import https://mega.nz/linux/MEGAsync/Fedora_35/repodata/repomd.xml.key
E após, instale a versão mais recente do MEGAsync com:
sudo dnf install https://mega.nz/linux/MEGAsync/Fedora_35/x86_64/megasync-Fedora_35.x86_64.rpm
Caso queira instalar também a integração com o gerenciador de arquivos, execute um dos comandos abaixo (de acordo com o seu ambiente de área de trabalho):
Integração com o Nautilus (GNOME):
sudo dnf install https://mega.nz/linux/MEGAsync/Fedora_35/x86_64/nautilus-megasync-Fedora_35.x86_64.rpm
Integração com o Dolphin (KDE):
sudo dnf install https://mega.nz/linux/MEGAsync/Fedora_35/x86_64/dolphin-megasync-Fedora_35.x86_64.rpm
Integração com o Nemo (Cinnamon):
sudo dnf install https://mega.nz/linux/MEGAsync/Fedora_35/x86_64/nemo-megasync-Fedora_35.x86_64
Integração com o Thunar (Xfce):
sudo dnf install https://mega.nz/linux/MEGAsync/Fedora_35/x86_64/thunar-megasync-Fedora_35.x86_64.rpm
Para mais informações, confira no link abaixo o passo a passo de instalação do MEGAsync no Fedora:
Instalando o TeamViewer
O TeamViewer é o mais popular software multiplataforma para acesso remoto. Com ele é possível estabelecer conexões de entrada e saída para suporte ou acesso a outros computadores em tempo real, participar de reuniões, apresentações, conversar com outras pessoas/grupos e fazer chamadas em vídeo.
Caso queira instalar a versão mais recente do TeamViewer no Fedora, basta executar o comando abaixo:
sudo dnf install https://download.teamviewer.com/download/linux/teamviewer.x86_64.rpm
Para mais detalhes, acesse o passo a passo de instalação do TeamViewer no Fedora:
Instalando o GParted
O GParted é um dos melhores gerenciadores de partições disponível para Linux (possuindo, inclusive, uma mídia Live). Com ele é possível redimensionar, copiar e mover partições sem perdas de dados, tudo isso de uma forma simples e intuitiva.
Caso queira instalar o GParted no Fedora, basta executar o comando abaixo no terminal:
sudo dnf install gparted
Procurando e instalando novos softwares
Apesar do dnfdragora ser um ótimo aplicativo para gerenciar e instalar pacotes, ele pode não ser a melhor opção para quem está começando a usar o Fedora. O GNOME Software (ou apenas "Programas") é uma alternativa pra quem busca praticidade e facilidade na hora de instalar/remover programas, gerenciar os repositórios do seu sistema ou simplesmente navegar pela grande variedade de aplicativos disponíveis para Linux (contando, na maioria das vezes, com screenshots dos mesmos).
Porém, antes de começar a usar o "Programas", recomendo que desabilite a opção "Atualizações Automáticas". Clique no ícone de no canto superior direito e depois em "Preferências de atualização", como destacado na imagem abaixo:
E clique no botão referente às atualizações automáticas para desativá-las:
Pronto, agora é só aproveitar ao máximo o seu Fedora! :)
E chegamos ao fim deste tutorial de pós-instalação do Fedora 35 Workstation, espero que ele tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- DNF & Delta RPMs - FedoraForum.org
- Fedora Linux Can Finally Offer AAC Audio Codec Support - Phoronix
- Configuration - RPM Fusion
- What plugins do I need to install to watch movies and listen to music? - Ask Fedora
- Unable to play H.265 Video - Ask Fedora
- F21 Not finding libdvdcss - FedoraForum.org
- Steam under Linux - Valve Developer Community
- How to install Chromium in Fedora - Fedora Magazine
- Installing Java - Fedora Docs
- Getting started with virtualization - Fedora Docs
Gracias! Pra ficar completo, só faltou como instalar e configurar o MySQL!
ResponderExcluirOpa, muito obrigado pela sugestão, Dani, mas nessa vou ficar te devendo. Posso até incluir a instalação do MySQL em futuros tutoriais, mas não sei nem por onde começar a configurá-lo rsrs xDDD.
ExcluirUm abraço! :)