Guia de instalação do Fedora 35 Workstation

Aprenda a instalar passo a passo o Fedora 35 Workstation no seu computador, desde os preparativos iniciais até a primeira inicialização do sistema!

Passo a passo de instalação do Fedora 35 Workstation

 Foi disponibilizado no dia 2 de novembro de 2021 (com 1 semana de atraso) o Fedora 35 nas versões Workstation, Server e IoT, tendo como "base" o Linux Kernel 5.14 e suporte de aproximadamente 13 meses (até dezembro de 2022). Entre os destaques da versão Workstation estão o ambiente de área de trabalho GNOME 41, suporte aprimorado dos drivers proprietários da NVIDIA no Wayland, traz também o WirePlumber como gerenciador de sessão padrão para o PipeWire e a possibilidade de ativar os repositórios de terceiros (como o de Flatpaks mantidos pela comunidade do Fedora, de drivers da NVIDIA e da Steam mantidos pelo RPM Fusion) logo após a instalação do sistema.

 Além disso, esta versão inclui várias atualizações de softwares como o Mozilla Firefox 94, LibreOffice 7.2 e de pacotes como o Binutils 2.36, GCC 11, glibc 2.34, Perl 5.34. Confira estes e outros detalhes incluídos no Fedora 35 Workstation acessando o anúncio oficial ou pelo link abaixo:


 E para ajudar principalmente os usuários iniciantes que queiram utilizar a mais nova versão do Fedora, preparamos este passo a passo completo de instalação do Fedora 35 Workstation, mostrando desde os preparativos iniciais como o backup de arquivos pessoais e liberação de espaço em disco até o primeiro login no sistema instalado. Vamos lá?!

   Dica!
Tire um tempo livre para ler este tutorial com calma, pois há vários detalhes que, se não executados da maneira correta, podem impedir que o seu sistema inicie conforme o esperado, ok?!
   Informação!
Utilizamos a ISO/DVD de instalação do Fedora 35 Workstation neste tutorial, além do Oracle VM VirtualBox na versão 6.1.28 para esta instalação, onde já estava instalado o Windows 10 Pro (com o recurso EFI habilitado nas configurações) num disco rígido "virtual" de 100GB e 2 GB de memória RAM. Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


  Requisitos de sistema do Fedora Workstation


 Um dos principais requisitos para instalar a versão mais recente do Fedora é que seu processador seja de 64 bits, já que desde a versão 31 não são mais disponibilizadas as ISOs de 32 bits. Além disso, seu computador também deve atender aos seguintes requisitos mínimos para a instalação e execução do Fedora 35 Workstation:

  • Processador dual core (AMD® ou Intel®) de 2 GHz ou mais veloz;
  • 2 GB de memória RAM;
  • 15 GB (ou mais) de espaço livre no HDD/SSD para a instalação.
   Muita calma nessa hora!
Para executar de forma satisfatória o Fedora Workstation (com o ambiente de área de trabalho GNOME Shell) é recomendável que tenha 4 GB ou mais de memória RAM. Caso seu computador tenha um hardware mais "modesto" e/ou tenha menos de 2 GB de RAM, considere instalar um dos Spins do Fedora com os desktops Xfce, i3 WM, MATE, LXDE e LXQt, ok?

 Seu computador está apto a instalar a versão mais recente do Fedora? Se sim, confira abaixo algumas etapas que você deve seguir ANTES de iniciar a instalação!


  Antes de começar, o que devo fazer?


 Pretende instalar o Fedora 35 ao lado do Windows 11, Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO para evitar futuras dores de cabeça:


    Faça BACKUP de TODOS os seus arquivos (como músicas, documentos, fotos, etc) para um dispositivo de armazenamento externo (como um HDD/SSD, Blu-rays, DVDs, pen drives ou cartões SD) utilize um serviço de armazenamento em nuvem (Google Drive, Dropbox, MEGA, etc.). Isso é de extrema importância e deve ser feito regularmente (não apenas agora que pretende instalar o Fedora), pois caso algo dê errado os seus dados pessoais estarão a salvo. Aprenda a fazer isso acessando o tutorial do Canaltech:

3 maneiras fáceis de fazer backup - Canaltech  

 Você encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido) em nosso outro artigo, acesse:

[O QUE FAZER ANTES DE INSTALAR O LINUX - BACKUP   ##external-link##]

   Atenção!
Desde já deixamos claro que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR EVENTUAIS PERDAS DE DADOS que venham a acontecer ao instalar o Fedora. Se você realmente seguir este tutorial à risca, as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim é importante que faça uma cópia de segurança dos seus dados.

    Faça a DESFRAGMENTAÇÃO ou OTIMIZAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição NTFS que irá redimensionar para instalar o Fedora. Caso utilize um SSD, utilize o software de otimização do fabricante do disco para otimizá-lo, já para HDDs, recomendo que use a própria ferramenta de desfragmentação do Windows para, obviamente, desfragmentá-lo.

 No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

[COMO DESFRAGMENTAR O HDD NO WINDOWS   ##external-link##]


    Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente nas versões mais novas do Windows (mais precisamente no Windows 11, Windows 10, Windows 8.1 e 8) que faz com que o seu computador entre em hibernação ao desligá-lo, causando problemas ao realizar o dual boot e também caso queira acessar a partição do Windows.

 Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida". Após, salve as alterações, como mostrado nesta imagem de exemplo.

 Confira estas e mais dicas do que fazer antes de instalar o Fedora Workstation no seu computador acessando este link.


  Download do Fedora 35 Workstation


 O Fedora 35 é um sistema operacional de código aberto e gratuito, disponível tanto para uso pessoal quanto comercial. E para baixá-lo (caso ainda não tenha feito isso), basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

[Baixar o Fedora Workstation   ##external-link##]

   Informação!
Lembrando (mais uma vez) que o seu processador precisa ser de de 64 bits, já que o Fedora não disponibiliza ISOs de 32 bits.
 Caso queira baixar algum dos Spins do Fedora, basta clicar no botão abaixo:

[Download - Fedora Spins   ##external-link##]

 Os links oficiais para download das mídias de instalação do Fedora 35 (incluindo os "Spins") você encontra no nosso outro post, acesse:

[Lançada a versão estável do Fedora 35, confira as novidades!   ##external-link##]

   Dica!
Se for baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize um gerenciador de downloads como o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows para diminuir as chances dela se corromper. Caso queira baixar por torrent (a melhor opção), recomendo que utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!






  Verifique se a imagem ISO não está corrompida


 Após o download, é altamente recomendável que verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar facilmente a integridade da ISO pelo terminal como mostramos no tutorial abaixo, acesse:

[VERIFICAR SOMAS MD5 E SHA256 NO LINUX   ##external-link##]

 Já no Windows, você terá que baixar um software de terceiros para realizar a verificação. Confira todos os detalhes acessando o nosso outro tutorial:

[VERIFICAR SOMAS MD5 E SHA256 NO WINDOWS   ##external-link##]



  Gravando a ISO do Fedora no DVD ou pen drive


 Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

  Gravando no pen drive


 A maneira mais fácil de criar um pen drive de instalação do Fedora, seja no Windows ou Linux, é utilizando o Ventoy. Com o Ventoy basta formatar o pen drive uma única vez e copiar a ISO para a partição criada, simplesmente isso! Confira o passo a passo de uso do Ventoy acessando o link abaixo:

[Como criar um pen drive multiboot com o Ventoy   ##external-link##]

 Uma outra maneira mais "tradicional" de criar uma mídia de instalação do Fedora 35 no Linux é utilizando o velho e bom terminal com o comando "dd". Aprenda a utilizá-lo acessando o nosso passo a passo no link abaixo:

[COMO CRIAR UM PEN DRIVE BOOTÁVEL PELO TERMINAL   ##external-link##]

 Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável do Fedora, veja como acessando o passo a passo no link abaixo:

[COMO CRIAR UM PEN DRIVE BOOTÁVEL NO WINDOWS COM O RUFUS   ##external-link##]

  Gravando num DVD


 Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Fedora 35 utilizando o K3b ou o Brasero. Acesse o link abaixo e confira o passo a passo de como criar um DVD de instalação:

[COMO GRAVAR UMA ISO NUM DVD NO LINUX   ##external-link##]

 Já no Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD. Clique no botão abaixo e aprenda como gravar um DVD de instalação do Fedora no Windows:

[COMO GRAVAR UMA ISO NUM DVD NO WINDOWS   ##external-link##]



  Particionando o HDD ou SSD (pelo Windows ou com o GParted)


 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação ou otimização do seu HDD/SSD (caso utilize o Windows), agora será necessário criar um espaço vazio no seu disco que seja suficiente para instalar o Fedora (o recomendado é destinar, no mínimo, 15 GB para a Partição Raiz/root). Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo. Acesse o link abaixo e confira como utilizá-la para redimensionar as suas partições:

[COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES NO WINDOWS   ##external-link##]

 Caso tenha alguma distribuição Linux instalada no seu HDD/SSD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

[COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES COM O GPARTED   ##external-link##]

   Informação!
Apesar de ser possível utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows, eu recomendo que utilize o próprio Gerenciador de discos do Windows para redimensioná-la, evitando assim "problemas" quando fizer login no mesmo.


  Configurando o Setup do computador


 Por último, mas não menos importante, é hora de configurar o Setup do BIOS / UEFI do seu computador para que ele dê boot pela mídia de instalação do Fedora.

   Dica!
A maneira mais fácil de dar boot pela sua mídia de instalação é acessando o Menu de Inicialização do seu computador, que no meu caso (placa-mãe ASUS) é a tecla F8.

 Não há uma tecla padrão para acessar o menu de inicialização, portanto você deve pesquisar na internet pelo "modelo de sua placa-mãe/notebook + tecla de atalho do menu de boot" ou simplesmente lendo o manual do fabricante, ok?!
 Por padrão, a maioria dos computadores já saem de fábrica programados para dar boot primeiramente pela unidade de CD/DVD. Porém, caso esteja utilizando um pen drive para instalar o Fedora, será necessário configurar o seu computador para dar boot pelo mesmo (em alguns casos, pode ser necessário definir o pen drive como um disco primário).

 Se o seu computador possui UEFI, por exemplo, reinicie-o (com o pen drive bootável do Fedora "plugado" na porta USB, obviamente) pressionando a tecla Delete (a tecla usada para acessar o Setup/BIOS também varia de fabricante para fabricante) e nas opções de boot selecione o seu pen drive no modo UEFI, como mostrado  neste exemplo  (abre a imagem numa nova janela) ou clicando  neste link  (abre a imagem numa nova aba).


 Para mais detalhes de como realizar esse procedimento, recomendo que assista a dois tutoriais em vídeo. O primeiro é do canal "Tutoriais para Tudo":

[ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE   ]

 Assista também a este outro vídeo, do canal "Sayro Digital":

[ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE   ]

   Muita calma nessa hora!
Se após seguir todas as orientações acima você não conseguir dar boot pela mídia de instalação do Fedora, talvez seja necessário desativar a Inicialização Segura (ou Secure Boot) do seu computador. Para desativá-lo, acesse este tutorial do site TecMundo e confira as instruções, ok?!



 Depois de fazer backup dos seus dados, de criar um espaço vazio no HDD/SSD e após aprender a dar boot pela mídia de instalação, reinicie o computador para darmos início ao passo a passo de instalação de Fedora!


  Instalação do Fedora 35 Workstation


 E finalmente chegou a etapa mais esperada deste tutorial, a instalação do Fedora 35 Workstation. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!

   Dica!
Caso esteja instalando o Fedora num Notebook/Netbook, é altamente recomendável que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação, ok?!
 Após dar boot no seu computador com o pen drive bootável ou CD/DVD do Fedora 35 Workstation, será exibida uma tela semelhante à imagem abaixo. Nela, com a tecla direcional selecione a opção "Start Fedora-Workstation-Live 35" (Iniciar o Fedora 35 Workstation no modo Live) e pressione a tecla Enter:

Tela de boot (UEFI) do Fedora 35 Workstation






 Após o carregamento do sistema, será exibido a Tela de boas-vindas do Fedora. Clique na opção "Install to Hard Drive" (Instalar no Disco Rígido), como destacado pela imagem abaixo, e aguarde enquanto o instalador é carregado:

Clique em 'Install to Hard Drive' na tela de boas-vindas do Fedora

 Nesta primeira etapa, você deverá selecionar o Idioma de Instalação do Fedora (no meu caso, selecionei o Português / Português (Brasil)) e após, clique no botão "Continuar", na parte inferior direita da tela, como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo:

Selecione o Idioma de Instalação

 Na tela principal do Anaconda (instalador do Fedora), em "Sistema", clique em "Destino da instalação" para acessar as opções de instalação do Fedora, como destacado na imagem abaixo:

Clique em 'Destino da instalação'

 Chegamos na etapa mais importante de instalação, onde vamos configurar as partições necessárias para o Fedora Workstation. É importante que leia com muita atenção todas as instruções abaixo ANTES de colocá-las em prática no seu computador "real", ok?

 Na tela seguinte, em "Discos padrão locais" serão listados todos os discos do seu computador (incluindo seu pen drive bootável, caso esteja utilizando um) e em "Configuração de armazenamento" você poderá escolher o método de instalação do Fedora, sendo 2 principais:


    Automática    Esta opção vem selecionada por padrão e é adequada APENAS para os usuários quem pretendem instalar o Fedora num SSD/HDD "novo" e/ou que NÃO possuam nenhum sistema operacional ou arquivos pessoais no mesmo, já que ela criará automaticamente todas as partições necessárias para a instalação do Fedora a partir do espaço livre em disco.

   Muita calma nessa hora!
Apesar de ser a opção mais fácil de instalar o Fedora, a meu ver ela é um pouco arriscada, já que não temos total controle do que o Anaconda (o instalador do Fedora) fará com as partições existentes no(s) disco(s). Por esse motivo, não recomendo que utilize-a caso esteja fazendo dual boot com o Windows ou Linux, ok?!
 Caso opte pela instalação automática (como dito acima, use-a somente se não houver dados pessoais ou sistemas operacionais no seu disco), deixe-a selecionada e pressione o botão "Pronto" na parte superior esquerda. Feito isso, continue lendo este artigo a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .


    Personalização avançada (Blivet-GUI)    Esta opção é a mais recomendada para quem pretende instalar o Fedora em dual boot com o Windows ou outra distribuição Linux, já que permite a configuração manual das partições e dos pontos de montagem das mesmas.

   Informação!
Pela opção "Personalizada" também é possível configurar manualmente as partições, porém, ela é menos intuitiva que a "Blivet-GUI" e, em determinados casos, pode deixar ocultas algumas partições no disco. Nos nossos guias de instalação anteriores, como o do Fedora 34, você pode conferir como utilizar esta opção.
 Neste tutorial mostraremos como configurar manualmente o dual boot do Fedora 35 com qualquer versão do Windows ou Linux utilizando a opção "Personalização avançada (Blivet-GUI)", que é relativamente simples mas requer muita atenção aos detalhes para não danificar outras partições do seu(s) disco(s).


 Se você pretende fazer dual boot, selecione o disco que há espaço livre suficiente para a instalação do Fedora em "Discos padrão locais" (indicado pelo número 1 na imagem abaixo) e em "Configuração de armazenamento" selecione a opção "Personalização avançada (Blivet-GUI)" (como mostrado pelo número 2). Feito isso, clique no botão "Pronto" (número 3) para continuar:

   Informação!
Caso possua uma partição /home separada num disco diferente do que pretende instalar o Fedora (e queira utilizá-la), você também precisa selecioná-lo nesta etapa, ok?!
Selecione o seu disco, clique em 'Personalização avançada (Blivet-GUI)' e clique no botão 'Pronto'

 Vamos então criar a Partição Raiz (onde o Fedora será instalado). Selecione mais uma vez o disco que pretende instalar o Fedora na lateral esquerda (como mostrado pelo número 1 na imagem abaixo), depois selecione o espaço livre (free space) que você criou anteriormente e clique no botão , como mostrado pelo número 3 na imagem abaixo:

Selecione o espaço livre no seu disco e clique no botão '+'

 Na janela seguinte você deverá alterar as seguintes opções:

    Defina o Tamanho (em GiB ou GB) para a Partição Raiz (como mostrado pelo número 1 na imagem abaixo) que, de acordo com os requisitos de sistema, o recomendado é destinar no mínimo 15 GB para a mesma.

    Em "Sistema de arquivo" (número 2), recomendo que selecione a opção "Ext4" (que é o sistema de arquivos padrão do Linux e o adequado para a maioria dos usuários).

    Por último, em "Ponto de montagem", digite apenas uma "/" (barra), como indicado pelo número 3 na imagem abaixo:

   Informação!
Note que, neste exemplo, destinei 30 GiB para a partição raiz. É um tamanho mais do que suficiente para eu instalar o Fedora e também alguns programas extras no futuro, porém, não pretendo armazenar meus dados pessoais nela.

 Portanto, fica a seu critério definir um tamanho, levando em conta o espaço disponível em disco, se vai armazenar seus dados pessoais na mesma ou se pretende criar/utilizar uma partição HOME (que falaremos a respeito logo abaixo), ok?!
 Feito isso, clique no botão "OK" para continuar:

Informe o tamanho - em GiB - para a partição raiz e defina o ponto de montagem como a barra

 Com isso concluímos o processo de criação da Partição Raiz do Fedora, mas antes de continuar com os próximos passos fique atento:

    Você tem a opção de criar uma Partição HOME (caso tenha espaço livre suficiente em disco) ou utilizar uma Partição HOME existente (de outra distribuição Linux instalala).

   Dica!
 A Partição HOME é usada para armazenar os dados pessoais (como músicas, documentos, imagens, vídeos, etc.) de maneira que eles fiquem separados da Partição Raiz do Fedora. Caso precise reinstalar o Fedora ou queira instalar futuramente outra distribuição Linux, os seus dados estarão a salvo na HOME, basta apenas informar a localização dela na nova instalação.
 Se você não quiser criar ou usar uma Partição HOME nesta instalação do Fedora 35 Workstation (deseja armazenar todos os seus arquivos pessoais na Partição Raiz), continue lendo o tutorial a partir   deste ponto - CLIQUE AQUI .


    Caso queira criar uma nova Partição HOME ou utilizar uma Partição HOME já existente no seu disco, confira o passo a passo de cada opção logo abaixo (clique para expandi-las):

 Para criar uma nova Partição HOME, basta repetir os mesmos passos de criação da partição raiz, que é selecionar o espaço livre em disco e clicar no botão .

Para criar uma nova partição HOME, selecione o espaço livre em disco e clique no botão '+'

 Na janela seguinte, defina o tamanho para a Partição HOME em GiB (neste exemplo destinei o restante do espaço livre no meu disco, mas isso depende da sua necessidade), selecione o sistema de arquivos (recomendo o Ext4) e defina o ponto de montagem como /home, assim como indicado pela imagem abaixo. Feito isso basta clicar no botão "OK":

Defina o tamanho para a partição HOME, o sistema de arquivos e o ponto de montagem como /home

 E chegamos na parte mais "crítica" deste tutorial, então fique atento aos detalhes abaixo para que consiga dar boot no Fedora logo após a instalação:


    Se o seu computador é mais antigo e possui BIOS (ou está instalando no modo "Legacy")    Não é necessário fazer mais nenhum ajuste, basta apenas pressionar o botão "Pronto" na parte superior esquerda da tela e pular o passo adicional abaixo (voltado aos que possuem um computador com UEFI). Você pode continuar lendo este tutorial a partir   deste ponto - CLIQUE AQUI .


    Se o seu computador possui UEFI    Será necessário identificar e selecionar a partição do Tipo EFI (partition efi) com tamanho variando de 100 a 500 MB (que, no meu caso, é a /dev/sda1).

   Muita calma nessa hora!
A Partição EFI geralmente é uma das primeiras no HDD/SSD, é formatada em FAT32, tem um tamanho que varia de 100 a 500 MB e pode ser facilmente identificada pelo Formato de nome "efi" no esquema de particionamento Blivet-GUI.
 Depois de identificada, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma, vá em "Editar" e selecione a opção "Definir o ponto de montagem", como mostrado pela imagem abaixo:

Identifique e selecione a Partição EFI para definir o ponto de montagem da mesma

 E na tela seguinte, defina o ponto de montagem da mesma como /boot/efi e clique no botão "Definir o ponto de montagem" para continuar:

Defina o ponto de montagem como /boot/efi

 Com isso finalizamos a etapa de particionamento do Fedora Workstation. É hora de revisar todas as mudanças que serão feitas no(s) seu(s) disco(s) e, se tudo estiver correto, basta clicar no botão "Pronto" na parte superior esquerda da tela:

   Informação!
Não é necessária a criação de uma Partição Swap, já que desde a versão 33 o Fedora passou a utilizar a Swap no zRAM (módulo do Kernel Linux que cria um dispositivo de bloco compactado na RAM, podendo ser utilizado como área de troca ou como um disco RAM de propósito geral) por ser mais eficiente que a Swap em disco.
Se tudo estiver correto, basta clicar no botão 'Pronto'

 Será exibida uma janela de diálogo na sequência, mostrando um resumo das alterações que serão realizadas no seu disco. Esta é a sua última chance de verificar se tudo está OK antes de continuar com o processo de instalação ou voltar atrás e modificar alguma opção de particionamento.

 Se tudo estiver correto, clique no botão "Aceitar Mudanças" para confirmar:

Será exibido um resumo das mudanças que serão feitas

 Voltando à tela principal do instalador, em "Localização", você tem a opção de alterar o layout do seu teclado e também o seu fuso horário (caso esteja errado). Clique em "Teclado", como indicado pela imagem abaixo, para continuar:

Em 'Localização', clique na opção 'Teclado'

 No meu caso o teclado já foi configurado corretamente (você pode testar a configuração do mesmo no campo superior à direita). Se quiser selecionar ou adicionar um outro layout de teclado, basta clicar no botão .

 Após, basta clicar no botão "Pronto", na parte superior esquerda da tela:

Verifique se o layout do seu teclado está correto e/ou selecione outro layout na lista

 Depois clique em "Hora e data" para ajustar o seu fuso horário:

Na tela inicial, clique em 'Data e hora'

 Selecione a sua Região e a Cidade mais próxima da sua localidade (que no meu caso é "Américas" "São Paulo"). Note que deixei marcado a opção "Horário da Rede", com isso, o horário será sincronizado automaticamente com um servidor na internet.

 Feito isso, clique em "Pronto":

Defina o seu local aproximado para ajustar o fuso horário

 Tudo pronto, agora basta clicar no botão "Iniciar a instalação" para continuar:

Na tela inicial, clique no botão 'Iniciar a instalação'

 É iniciada a instalação do Fedora! Agora é só aguardar o término do processo, que pode demorar mais de 10 minutos (uma boa hora para ir até a cozinha e preparar aquele cafezinho , hein?! heheheh):

Aguarde o processo de instalação do Fedora Workstation

 Concluída a instalação, clique no botão "Finalizar a instalação", como mostrado na imagem abaixo:

Instalação completa, clique no botão 'Finalizar a instalação'

 Agora só resta reiniciar o seu computador, clique no canto direito da barra superior, depois na opção " Power Off / Log Out" e depois em "Restart..." (caso tenha baixado o Fedora Workstation, com desktop GNOME):

Agora é hora de reiniciar o seu computador

 E clique novamente em "Restart":

Clique no botão 'Restart' para reiniciar o seu computador

 Caso tenha seguido à risca este tutorial, após reiniciar será exibido a tela do GRUB, listando todos os sistemas operacionais do seu computador.

 Deixe selecionado a primeira opção (que agora será o Fedora na ordem de boot) e pressione Enter:

Tela do GRUB exibindo o Fedora 35 recém-instalado e o Windows

 Logo na primeira inicialização do Fedora 35 será exibida uma janela de pré-configuração do sistema, clique no botão "Iniciar as definições" para continuar:

Será exibida a janela de pré-configuração do Fedora Workstation

 Em "Privacidade" você poderá selecionar se deseja ou não que os aplicativos instalados utilizem a sua localização geográfica, bem como se deseja ou não enviar ao Projeto Fedora os relatórios automáticos de problemas.
 No meu caso eu deixei as duas opções desmarcadas e cliquei no botão "Próximo" na parte superior direita da janela:

Defina as opções de privacidade

 Na sequência você terá a opção de habilitar alguns repositórios de terceiros (como os de drivers proprietários da NVIDIA e Steam disponibilizados pelo RPM Fusion), basta clicar no botão referente aos mesmos:

É possível habilitar os repositórios de terceiros nesta etapa

 A seguir você poderá (caso queira) conectar as suas contas do Google, NextCloud e Microsoft, ou deixar isso para mais tarde clicando no botão "Ignorar":

Conecte - caso queira - suas contas do Google, Microsoft e outras

 Agora é a etapa da Criação de Usuário. Informe o seu nome completo e um nome de usuário (o mesmo que será usado na tua pasta pessoal):

   Muita calma nessa hora!
Caso possua uma Partição HOME no seu disco (que é utilizada por outra distribuição Linux) e esteja utilizando-a nesta nova instalação, recomendo escolher um Nome de usuário do Fedora DIFERENTE do utilizado no seu outro Linux para evitar "conflitos" de configurações entre os sistemas (principalmente entre diferentes versões de ambientes gráficos).

 Por exemplo, se você já utiliza essa mesma partição /home no Ubuntu e tem o nome de usuário "fulano1", agora que irá instalar o Fedora 35 Workstation você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano2", ok?!
 Feito isso, clique em "Próximo" para continuar:

Informe o seu nome completo e defina um nome de usuário

 E defina uma senha para o usuário que acabou de criar (de preferência com letras, números e caracteres especiais para mais segurança):

Defina uma senha para o usuário que acabou de criar

 Pré-configuração concluída, clique no botão "Começar a usar o Fedora" para fechar a janela:

Pré-configuração finalizada, clique no botão 'Começar a usar o Fedora'

 Meus parabéns! Você instalou com sucesso o Fedora 35 Workstation no seu computador, agora é só desfrutar do seu sistema novinho em folha!! \o/:

Área de trabalho do Fedora 35 Workstation, com o desktop GNOME 41



  Somente o Windows inicia após instalar o Fedora, o que fazer?


 Um problema que alguns usuários podem ter logo após fazer um dual-boot do Fedora (ou outras distribuições Linux) com o Windows é a tela do GRUB não aparecer depois de reiniciar o computador, sendo que o Windows inicia "direto" sem mostrar as opções de qual S.O. escolher. Para corrigir esse problema será necessário configurar as opções de inicialização pelo próprio Windows.

 A solução é bem simples, basta iniciar o Windows e fazer login normalmente na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira uma imagem de exemplo AQUI).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar ou colar UM dos comandos abaixo, pressionando Enter logo em seguida:

    Se o Secure Boot (ou Inicialização Segura) estiver habilitado no Setup do seu computador, execute:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\fedora\shimx64.efi

    Já se o Secure Boot estiver desabilitado, basta executar o comando:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\fedora\grubx64.efi

Tela do CMD no Windows 10 executando o comando para computadores com Secure Boot ativado

   Informação!
 A opção relativa ao Secure Boot geralmente fica na aba "BOOT" do Setup / BIOS do seu computador. Consulte o manual do seu computador ou placa-mãe para saber qual é a tecla para acessar o BIOS.
 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. Boa sorte! :)


  O que fazer depois de instalar o Fedora 35 Workstation


 Após instalar esta mais nova versão do Fedora você provavelmente vai querer instalar os codecs e players multimídia, o Fedy, Skype, Steam, navegadores populares como o Google Chrome, o Microsoft Edge, Vivaldi e Opera, além de outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso no dia a dia, não é verdade? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 35 Workstation, basta acessar o link abaixo:

[O que fazer depois de instalar o Fedora 35 Workstation   ##external-link##]



  Conclusão


 E chegamos ao fim deste tutorial de instalação do Fedora 35 Workstation, espero que ele tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum erro, basta deixar o seu comentário logo abaixo usando o Disqus, Google/Blogger ou pelo Facebook, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)

  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,162,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Fedora 35 Workstation
Guia de instalação do Fedora 35 Workstation
Aprenda a instalar passo a passo o Fedora 35 Workstation no seu computador, desde os preparativos iniciais até a primeira inicialização do sistema!
https://1.bp.blogspot.com/-wOslbhvjbI0/YY0XHYUYrkI/AAAAAAAAKsE/dmCcDhWYdtcsXCi3oXiVVOodqIddRHJZwCLcBGAsYHQ/s0/Guia-instalacao-do-Fedora-35-Workstation.WebP
https://1.bp.blogspot.com/-wOslbhvjbI0/YY0XHYUYrkI/AAAAAAAAKsE/dmCcDhWYdtcsXCi3oXiVVOodqIddRHJZwCLcBGAsYHQ/s72-c/Guia-instalacao-do-Fedora-35-Workstation.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/11/Guia-instalacao-Fedora-35-Workstation.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/11/Guia-instalacao-Fedora-35-Workstation.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo