Aprenda a instalar o Dropbox Client no Fedora Workstation, openSUSE Tumbleweed e openSUSE Leap.

Aprenda, neste tutorial, a instalar facilmente o Dropbox Client no openSUSE e no Fedora Workstation.

 O Dropbox é um dos serviços de armazenamento e backup de dados na nuvem mais populares da atualidade, dispondo de um plano gratuito com 2 GB (O Dropbox Basic), podendo ser expandido até 18 GB através de indicações que você fizer a seus amigos, familiares e colegas de trabalho, além de planos pagos a partir de 1 TB de armazenamento. Ele também conta um aplicativo disponível para Linux, macOS, Windows e dispositivos móveis, tornando ainda mais fácil acessar os seus arquivos de qualquer lugar.

 Conheça mais sobre o Dropbox acessando o site oficial:

  https://www.dropbox.com/

 E vamos então à instalação!

Tutorial testado no openSUSE Tumbleweed, openSUSE Leap 42.2 e Fedora 25 Workstation, com o ambiente de área de trabalho GNOME 3.

Instalando o Dropbox Client no Fedora

 Há duas formas de se instalar o Dropbox no Fedora. Se você já adicionou o repositório RPMFusion no sistema (que fornece os codecs multimídia, dentre outros pacotes), basta abrir um terminal e executar o comando abaixo para instalá-lo:

sudo dnf install dropbox

 Caso queira instalar a extensão do Dropbox para o gerenciador de arquivos Nautilus, execute:

sudo dnf install nautilus-dropbox

   ---   ATENÇÃO   ---   

PROCEDIMENTO VÁLIDO APENAS PARA QUEM NÃO POSSUI OS REPOSITÓRIOS RPMFUSION NO SISTEMA

 Uma outra opção é adicionar o repositório oficial do Dropbox, para isso, copie e cole todo o conteúdo abaixo num terminal e pressione Enter :

sudo tee /etc/yum.repos.d/dropbox.repo <<RPMREPO
[Dropbox]
name=Dropbox Repository
baseurl=http://linux.dropbox.com/fedora/$releasever/
gpgkey=https://linux.dropbox.com/fedora/rpm-public-key.asc
RPMREPO

 Importe a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import https://linux.dropbox.com/fedora/rpm-public-key.asc

 E instale o pacote nautilus-dropbox, que fornece o aplicativo para desktop Dropbox, com:

sudo dnf install nautilus-dropbox


Instalando o Dropbox Client no openSUSE

 Se você usa o openSUSE, basta apenas um comando no terminal para instalar o Dropbox, já que o mesmo está presente nos repositórios oficiais:

sudo zypper in dropbox
* Ao executar o comando acima, o nautilus-extension-dropbox (extensão do Dropbox para o gerenciador de arquivos Nautilus) também será instalado






Executando o Dropbox Client

 Após a instalação do aplicativo, abra-o através do atalho criado no menu de aplicativos de sua distribuição ou pelo terminal executando:

dropbox start -i

 Será exibido uma caixa de diálogo do instalador do Dropbox, informando que é preciso baixar os componentes necessários para a execução do Dropbox Client, clique em "OK" para continuar::

Utilitário gráfico de instalação do Dropbox Client

 E aguarde enquanto é feito o download:

Aguarde enquanto é feito o download dos componentes necessários

 Após, o navegador padrão do sistema será aberto automaticamente na página de login do Dropbox. Nela, você deverá inserir o seu e-mail e senha da sua conta do Dropbox e em seguida, clique em "Sign in", como mostrado na imagem abaixo:

Será aberto o navegador para que você faça login na sua conta do Dropbox

 Aparecerá uma mensagem informando que o seu computador foi associado com sucesso à sua conta do Dropbox, semelhante a este EXEMPLO; em seguida, clique em "Continue to Dropbox" para acessar a sua conta ou feche a aba ou o navegador.

 Após fazer login, será criado o diretório "Dropbox" na sua pasta HOME (será feito o download dos seus arquivos que estão nos servidores do Dropbox, assim como será feito o upload dos arquivos que copiar para esta pasta diretamente para o Dropbox), além de um ícone de status do Dropbox na bandeja do sistema, como mostrado na imagem abaixo:

Pasta "Drobox" que foi criada na pasta HOME

 Clicando sobre o ícone de status do Dropbox você poderá acompanhar e pausar o processo de sincronização, além de acessar as Preferências (configurações) do aplicativo:

Ícone de status do Dropbox na barra de notificações do GNOME

 Nas Preferências do Dropbox, você poderá definir, dentre outras opções, se o mesmo deve iniciar ou não junto com o sistema, como destacado na imagem abaixo:

Configurações do Dropbox Client

 E caso tenha instalado a extensão do Nautilus, ficará muito mais fácil enviar qualquer arquivo diretamente para sua conta do Dropbox, basta clicar com o botão esquerdo do mouse no arquivo/pasta e selecionar a opção "Mover para Dropbox" no menu de contexto:

Menu de contexto do Nautilus mostrando a opção "Mover para Dropbox"




E como faço para desinstalar o Dropbox?

 Para remover o Dropbox do sistema é simples, basta executar:

   No Fedora:

sudo dnf remove dropbox

 Se você instalou o Dropbox através do repositório oficial ou a extensão do mesmo para o Nautilus, execute:

sudo dnf remove nautilus-dropbox

 Caso tenha adicionado o repositório do Dropbox, remova-o com o comando:

sudo rm /etc/yum.repos.d/dropbox.repo


   No openSUSE:

sudo zypper rm dropbox

 E só!


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: