Guia de pós-instalação do Fedora 27 Workstation

Confira, neste tutorial, algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation, como a instalação de codecs e softwares multimídia como o VLC, do Steam, Google Chrome, Spotify e vários outros!


 Na última terça feira, dia 14 de novembro de 2017, foi anunciado a mais nova versão do Fedora, tendo como base o Kernel 4.13 e trazendo várias novidades, dentre elas estão o suporte a UEFI de 32 bits e a implementação do Pipewire (que é um novo projeto para gerenciamento de áudio e vídeo no Linux), bem como as versões mais recentes dos aplicativos, como o Mozilla Firefox 57 "Quantum" e o LibreOffice 5.4. Para conferir o que há de novo no Fedora 27 acesse este link.

 E para ajudar os iniciantes, preparamos algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation, como habilitar o Delta RPM (o que pode diminuir em mais de 50% o volume de atualizações a serem baixadas), os codecs e players multimídia como o VLC e o Audacious, o OpenJDK e o Oracle JRE/JDK, navegadores populares como o Chromium, Google Chrome, Opera, Vivaldi, além do Adobe Flash Player e várias outras "melhorias".

  Tutorial testado no Fedora 27 Workstation (64 bits), com ambiente de área de trabalho GNOME 3.26.2.

Os principais tópicos deste tutorial:


  Habilitando o Delta RPM no Fedora

 Sempre que atualizamos qualquer sistema operacional é feito o download de uma grande quantidade de novos pacotes, que, por sua vez, são instalados em seguida, o que não é novidade para ninguém. Se você, como eu, é usuário do Fedora a algum tempo, já sabe que o volume de atualizações semanais pode ultrapassar tranquilamente os 500 MB, porém, é possível diminuir o volume de atualizações que serão baixadas com a "ajuda" do delta RPM,  um recurso muito útil e que vem desabilitado por padrão desde o Fedora 22.

 Se o delta RPM estiver habilitado, o download de atualizações pode ser reduzido em mais de 50%, já que será feito o download de pacotes menores (com a extensão .drpm) contendo apenas as alterações que foram feitas em relação ao pacote antigo que está instalado no seu sistema. Em resumo, é criado um novo pacote RPM a partir do pacote RPM antigo já instalado no seu computador e do pacote de atualização .DRPM.

 Isso é útil principalmente para quem possui uma conexão com a internet lenta ou limitada. Veja só a quantidade de atualizações que eu teria que baixar caso não tivesse habilitado o delta RPM:

Delta RPMs reduziu de 352.2 MB de atualizações para apenas 247.7 MB

 Foi reduzido para um pouco mais de 247 MB as atualizações que tive que baixar (do total de 352.2 MB), muito bom, não é?!
 E para habilitar esse recurso no Fedora é bem simples, abra um terminal e instale o pacote "deltarpm" (caso não esteja instalado) e também o editor de textos GNU Nano (que usaremos em seguida) com:

sudo dnf install deltarpm nano

 Concluída a instalação, execute o comando abaixo para editarmos o arquivo dnf.conf em /etc/dnf/:

sudo nano /etc/dnf/dnf.conf

 E com o arquivo aberto, adicione a linha deltarpm=1 no final mesmo, como mostrado pela imagem abaixo:

Habilitando o delta RPM no Fedora 27 Workstation

 Após, tecle Ctrl + o para salvar o arquivo, Enter para confirmar e Ctrl + x para fechar o nano. Simples, não?!


 Uma outra maneira bem mais prática de habilitar o delta RPM no seu Fedora, indicada pelo nosso colaborador Morvan, é adicionar "automagicamente" a linha deltarpm=1 no arquivo dnf.conf executando o comando abaixo (lembrando que você não deve executá-lo caso já tenha seguido os passos acima, do contrário, seu arquivo ficará com duas linhas "deltarpm=1"):

su -c 'dnf install deltarpm && echo "deltarpm=1" >> /etc/dnf/dnf.conf'


  Atualizando o sistema

 Uma das primeiras coisas a se fazer após instalar o Fedora (e qualquer sistema operacional) é atualizá-lo para receber novas versões dos pacotes e softwares mais recentes, bem como as atualizações de segurança e correções de erros.
 Ainda no terminal, execute o comando abaixo para atualizar o seu sistema:

sudo dnf upgrade

  Caso tenha habilitado o Delta RPM, como explicado logo acima, você terá que baixar um volume menor de atualizações! \o/

 Concluído o processo, recomendo que reinicie o seu computador para aplicar as alterações e após, continue seguindo o restante das dicas/sugestões, ok?!


  Como alterar para a sessão com Xorg no Fedora Workstation (GNOME)

 O Fedora Workstation utiliza o Wayland como servidor gráfico padrão desde a versão 25, substituindo o antigo Xorg (X11). O Wayland ainda está em desenvolvimento e funciona perfeitamente na maioria dos hardwares mais recentes e "antigos", porém, você poderá enfrentar alguns problemas ao executar programas gráficos como root ou mesmo ao utilizar algum aplicativo para gravar o seu desktop.

 A solução para evitar esses problemas é continuar usando o seu Fedora Workstation (com desktop GNOME) na sessão com Xorg. Para realizar essa troca é bem simples, basta clicar no canto superior esquerdo da tela, depois no nome do seu usuário e selecionar a opção "Encerrar sessão", como mostrado na imagem abaixo:


 Na janela de diálogo que será exibida, selecione mais uma vez a opção "Encerrar sessão" para confirmar:


 E na tela de login, clique na roda dentada (ao lado do botão "Entrar") e selecione a opção "GNOME sobre Xorg", como mostrado pela imagem abaixo:



  Deixando o Fedora totalmente em Português

 Mesmo selecionando o idioma "Português" durante a instalação do Fedora e na tela de pré-configuração após a instalação do mesmo, alguns programas, como o LibreOffice, ainda ficam em inglês. Para resolver isso, devemos instalar o pacote "system-config-language", abra um terminal e tecle:

sudo dnf install system-config-language

 Feito isso, execute-o em seguida com:

system-config-language

  Lembrando que esse procedimento DEVE ser realizado na Sessão com Xorg, ok?

 Será exibido a janela de seleção de idioma (no meu caso, selecionei o "Portuguese (Brasil)":

Tela de seleção do idioma padrão do sistema

 Após o download dos pacotes de idioma, aparecerá um aviso informando que o suporte ao idioma está instalado, clique em "OK" para defini-lo como idioma padrão do sistema:

Clique em "OK" para concluir a instalação dos pacotes de idioma

 Com isso, o seu Fedora ficará totalmente em português! Fácil, não?!


  Instalando o GNOME Tweak Tool no Fedora

 O GNOME Tweak Tool é uma ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Com ele é possível realizar vários ajustes, como, por exemplo, habilitar os botões de minimizar e maximizar das janelas, definir os aplicativos que serão iniciados junto com o sistema, alterar as fontes, ativar o tema escuro (para os aplicativos compatíveis) e gerenciar as extensões do GNOME Shell instaladas, dentre várias outras coisas.

 Se você utiliza o GNOME no Fedora 27, instale o GNOME Tweak Tool com:

sudo dnf install gnome-tweak-tool

GNOME Tweak Tool executando no Fedora 27 Workstation


  Instalando o dnfdragora no Fedora

 Apesar de ser bem mais prático (na maioria das vezes) realizar tarefas simples no dia a dia, como instalar novos softwares e atualizar o sistema pelo terminal, muitos não gostam nem de ouvir falar na "temida tela preta". Se você é um dos que não gostam de utilizá-lo, a solução para o seus "problemas" se chama dnfdragora.

 O dnfdragora é um front-end gráfico do gerenciador de pacotes DNF (semelhante ao Synaptic do Debian, Ubuntu e derivados) escrito em Python 3 e disponível tanto para o Fedora quanto para o Mageia, substituindo o já bastante conhecido "Yumex". Com ele fica muito mais fácil gerenciar os repositórios e atualizar o sistema, bem como procurar, instalar e remover pacotes. Para instalar o dnfdragora no seu Fedora basta executar:

sudo dnf install dnfdragora-gui

Tela inicial do dnfdragora, executando no Fedora 27 Workstation


  Adicionando os repositórios RPM Fusion e instalando os codecs multimídia

 Por questões legais, o Fedora (e a grande maioria das distros Linux) não disponibiliza nos repositórios oficiais os codecs para a reprodução de arquivos MP4, WMA, dentre outros, exceto o suporte a reprodução de arquivos MP3 e AAC, que a partir do Fedora 25 os pacotes necessários estão incluídos nos repositórios oficiais (gstreamer1-plugin-mpg123, mpg123-libs e fdk-aac).

 Porém, caso queira reproduzir a maioria dos formatos de áudio (além do MP3 e AAC) e vídeo no seu Fedora, a solução é adicionar os repositórios RPM Fusion e instalar todos os codecs necessários através dos mesmos.

 O RPM Fusion é a fusão dos projetos Dribble, Freshrpms e Livna, simplificando assim a vida do usuário final. O RPM Fusion é dividido em dois repositórios distintos, o "Free", que contém softwares de código aberto, e o "Non-free", que disponibiliza softwares proprietários, codecs e outros. Para adicioná-los, copie e cole os comandos a seguir no terminal:

RPM Fusion Free

sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-27.noarch.rpm

 Importe a chave GPG do repositório com:

sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-free-fedora-27

RPM Fusion Non-free

sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-27.noarch.rpm

 Importe a chave GPG do repositório com:

sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-nonfree-fedora-27


 E após adicionar os repositórios, basta instalar os codecs multimídia executando:

  Se você utiliza o Fedora com desktop GNOME, Cinnamon, Xfce, MATE, LXDE ou LXQt:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good


  Se você utiliza o Fedora com o desktop KDE Plasma:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good k3b-extras-freeworld






  Instalando players de mídia no Fedora

 O Fedora 27 Workstation (com desktop GNOME) já traz um reprodutor de áudio (Rhythmbox) e um de vídeo (Totem ou "Vídeos") pré-instalados, mas caso não queira utilizá-los, abaixo mostro como instalar algumas das opções de players de mídia mais populares (necessário que tenha habilitado os repositórios RPM Fusion):

Instalando o Audacious no Fedora 27

 O Audacious é um player de áudio minimalista (fork do Beep Media Player - BMP), focado na baixa utilização de recursos e alta qualidade de áudio. Além de reproduzir os mais variados formatos, ele também oferece suporte às skins do Winamp. Para instalá-lo, execute:

sudo dnf install audacious audacious-plugins-freeworld

Instalando o VLC Media Player no Fedora 27

 O VLC é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. Instale o VLC no Fedora 27 executando no terminal:

sudo dnf install vlc

Instalando o SMPlayer no Fedora 27

 O SMPlayer é outro player multimídia (front-end gráfico para o MPlayer) muito popular entre os usuários, que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, sendo possível procurar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube. Para instalar o SMPlayer no Fedora basta executar:

sudo dnf install smplayer


  Suporte à reprodução de DVDs criptografados

 Caso queira (ou precise) reproduzir DVDs criptografados, será necessário adicionar o repositório "negativo17 - Multimedia" no sistema para instalar o pacote necessário.

- Importe a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import http://negativo17.org/repos/RPM-GPG-KEY-slaanesh

- Adicione o repositório "negativo17 - Multimedia":

sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-multimedia.repo

- E instale o pacote libdvdcss:

sudo dnf install libdvdcss


  Instalando o HandBrake no Fedora

 O HandBrake é software usado para ripar de DVDs e Blu-rays, além de ser possível converter vídeos nos mais diversos formatos com o mesmo. Para instalar o HandBrake no seu Fedora (necessário ter habilitado o repositório "negativo17 - Multimedia", como mostrado logo acima) basta digitar:

sudo dnf install HandBrake-gui

Janela principal do HandBrake executando no Fedora 27 Workstation


  Instalando o Spotify no Fedora 27

 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas online mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo. Se você é usuário do serviço, confira como instalar o Spotify Client no Fedora acessando:

  Instalando o Spotify no Fedora Workstation


  Instalando o Steam no Fedora 27

 O Steam é a mais famosa plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.

 O instalador do Steam está presente nos repositórios RPM Fusion, porém, alguns pacotes adicionais, como o driver XPad da Valve, só estão disponíveis no repositório "negativo17 - Steam". Se você possui conta no Steam e deseja instalá-lo no seu Fedora, instale antes os drivers e bibliotecas de 32 bits no seu sistema:

  Fique atento e execute um dos comandos abaixo, de acordo com a sua placa de vídeo, ok?

  Se você possui uma placa de vídeo onboard da Intel:

sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-intel


  Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver de código aberto (Nouveau):

sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-nouveau


  Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver proprietário da mesma:

sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-libs.i686


  Se você possui uma placa de vídeo offboard da AMD:

sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-amdgpu


 Após, adicione o repositório "negativo17 - Steam":

sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-steam.repo

 E instale o Steam no seu Fedora 27 com o comando:

sudo dnf install steam


 Para mais informações a respeito da instalação do Steam no Fedora, acesse o link abaixo:

  Steam - negativo17.org


  Instalando o Telegram Desktop no Fedora 27

 O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas baseado na nuvem, tem foco na segurança e velocidade e é de código aberto. Veja como instalar o Telegram Desktop no Fedora acessando o nosso outro tutorial:

  Instalando o Telegram Desktop no Fedora Workstation
 Aproveite e siga o canal oficial do Blog Opção Linux no Telegram para ficar informado sobre os novos posts publicados, acesse o link https://t.me/BlogOpcaoLinux ou pesquise por @blogopcaolinux na caixa de busca do mesmo. :)

  Instalando o Skype no Fedora 27

 O Skype é um aplicativo que permite fazer chamadas de voz e vídeo, enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo. Confira, no link abaixo, como instalar a versão mais recente do Skype no seu Fedora, acesse:

  Instalando o Skype no Fedora Workstation


  Instalando o Dropbox no Fedora 27

 O Dropbox é um dos serviços de armazenamento e backup de arquivos na nuvem mais utilizados atualmente. Se você é usuário desse serviço e deseja instalar o Dropbox Client no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

  Instalando o Dropbox no Fedora Workstation


  Instalando o MEGA Sync no Fedora 27

 O MEGA é um serviço de armazenamento e hospedagem de arquivos em nuvem fundado por Kim Dotcom. Se você é usuário desse serviço, acesse o link abaixo que contém o passo a passo de instalação do MEGA Sync no Fedora:

  Instalando o MEGA Sync no Fedora Workstation


  Instalando um gerenciador de downloads e um cliente de torrents

 É sempre bom ter um gerenciador de downloads e um cliente de torrents instalado no sistema, principalmente se você é como eu, que sempre está baixando ISOs de outras distribuições Linux para testar. Abaixo mostro como instalar as duas opções que mais utilizo.

Instale o uGet no Fedora 27

 O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado de categorias, download de arquivos em lotes e muito mais. Para instalá-lo no Fedora basta executar:

sudo dnf install uget

uGet Download Manager executando no Fedora 27 Workstation


Instale o qBittorrent no Fedora 27

 Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona). Para instalar o qBittorrent, basta executar:

sudo dnf install qbittorrent

Tela inicial do qBittorrent executando no Fedora 27 Workstation


  Suporte para extração e criação de arquivos compactados

 Para poder compactar e extrair arquivos no Fedora 27, basta executar o comando abaixo para instalar as ferramentas necessárias::

sudo dnf install p7zip p7zip-plugins lzip cabextract unrar


  Instalando o Oracle VM VirtualBox no Fedora 27

 O VirtualBox é um dos softwares de virtualização de sistemas operacionais mais populares, e para instalar no Fedora é bem fácil, basta apenas executar o comando abaixo (necessário que tenha adicionado os repositórios RPMFusion no seu sistema):

sudo dnf install VirtualBox


  Instalando outros navegadores populares no Fedora 27

 O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da atualidade e já vem pré-instalado no Fedora (assim como em várias distribuições), porém, somente a versão estável está disponível nos repositórios oficiais. Se é do seu interesse utilizar as outras versões do Firefox (Beta, Developer Edition e Nightly) no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo de instalação:

  Instalando o Mozilla Firefox no Fedora Workstation


 Caso não queira utilizar ou não goste do Firefox, confira abaixo como instalar os principais (e mais populares) navegadores no Fedora 27!

Instalando o Chromium no Fedora (32 ou 64 bits)

 O Chromium é um navegador de código aberto que serve de "base" para o Google Chrome e vários outros navegadores. Ele está presente no repositório oficial do Fedora e a instalação é bem simples, basta apenas executar o comando abaixo:

sudo dnf install chromium

Instalando o Google Chrome (64 bits)

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições de 64 bits. Se o seu Fedora é de 64 bits e deseja instalá-lo, execute os comandos a seguir:

- Importe a chave de assinatura da Google:

sudo rpm --import https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub

- Copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e após, pressione Enter para adicionar o repositório do Google Chrome no sistema:

sudo tee /etc/yum.repos.d/google-chrome.repo <<RPMREPO
[google-chrome]
name=google-chrome
baseurl=http://dl.google.com/linux/chrome/rpm/stable/x86_64
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub
RPMREPO

- Feito isso, instale o Google Chrome (estável) com:

sudo dnf install google-chrome-stable

Instalando o Opera (32 ou 64 bits)

 O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado, ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook). Para instalar as principais versões do Opera no Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

  Instalando o Opera no Fedora Workstation

Instalando o Vivaldi (32 ou 64 bits)

 O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores). Caso queira instalá-lo no seu Fedora, basta executar os comandos abaixo:

- Importe a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub

- Adicione o repositório do Vivaldi no sistema:

  Se instalou o Fedora de 64 bits, copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e pressione Enter em seguida:

sudo tee /etc/yum.repos.d/vivaldi.repo <<RPMREPO
[vivaldi]
name=vivaldi
baseurl=http://repo.vivaldi.com/archive/rpm/x86_64/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
RPMREPO

  Se instalou o Fedora de 32 bits, copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e pressione Enter em seguida:

sudo tee /etc/yum.repos.d/vivaldi.repo <<RPMREPO
[vivaldi]
name=vivaldi
baseurl=http://repo.vivaldi.com/archive/rpm/i386/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
RPMREPO

- Logo após, instale o Vivaldi (estável) com:

sudo dnf install vivaldi-stable


  Instalando o OpenJDK no Fedora 27

 O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java, Standard Edition ("Java SE") e está disponível nos repositórios oficiais do Fedora.

 Caso queira instalar o ambiente de execução Java (JRE) no Fedora, execute o comando abaixo:

  Para o OpenJDK 9:

sudo dnf install java-1.9.0-openjdk

  Para o OpenJDK 8:

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk


 Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK), execute:

  Para o OpenJDK 9:

sudo dnf install java-1.9.0-openjdk-devel

  Para o OpenJDK 8:

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk-devel


  Instalando o Oracle Java (JRE/JDK) no Fedora 27

 Caso queira utilizar o Java da Oracle (proprietário) no seu Fedora, basta acessar um dos links abaixo que contém as instruções de instalação:

  Para instalar o Oracle Java Runtime Environment (JRE):

  Instalando o Oracle Java (JRE) no Fedora Workstation

  Para instalar o Oracle Java Development Kit (JDK):

  Instalando o Oracle Java (JDK) no Fedora Workstation


  Instalando o Adobe Flash Player no Fedora 27

 Atualmente, a grande maioria dos sites mais acessados (como, por exemplo, o YouTube) já não "dependem" do Adobe Flash Player para exibir conteúdo multimídia, mas, caso necessite utilizá-lo, basta adicionar o repositório da Adobe no sistema:

  Se instalou o Fedora de 64 bits, execute:

sudo dnf install http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-x86_64-1.0-1.noarch.rpm


  Se instalou o Fedora de 32 bits, execute:

sudo dnf install http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-i386-1.0-1.noarch.rpm

 Após, importe a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-adobe-linux

 E instale o Adobe Flash Player com o comando:

  Para o Mozilla Firefox:

sudo dnf install flash-plugin


  Para o Opera e Vivaldi:

sudo dnf install flash-player-ppapi


  Desabilitando ou habilitando o Firewall no Fedora

 O Fedora já traz o Firewall habilitado por padrão, você pode verificar se ele está sendo executado (ou não) através do comando:

sudo systemctl status firewalld.service

 O resultado será semelhante ao da imagem abaixo, que no meu caso, está ativo ( active (running) ):

Tecle q para sair.

 Caso queira ou precise desabilitá-lo temporariamente (para resolver algum problema, por exemplo), basta executar:
   Lembrando que NÃO É NECESSÁRIO desabilitar o firewall, a menos que saiba o que está fazendo e/ou esteja enfrentando algum problema, ok?
sudo systemctl stop firewalld.service

 Para desabilitá-lo definitivamente (após executar o comando acima), tecle:

sudo systemctl disable firewalld.service

 Para habilitar novamente o firewall do Fedora basta executar:

sudo systemctl enable firewalld.service
  Esta dica é de autoria do nosso colaborador Morvan!


  Desativando o SELinux no Fedora

O SELinux é um módulo de segurança para o Kernel Linux desenvolvido pela NSA em parceria com a Red Hat e que vem ativado por padrão no Fedora. Apesar de reforçar ainda mais a segurança que os sistemas GNU/Linux já proporcionam, o uso do SELinux em computadores pessoais pode causar alguns problemas, como por exemplo, impedir que você execute uma simples máquina virtual. Caso queira desativá-lo, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

  Como desativar ou ativar o SELinux no Fedora Workstation


  Instalando outros ambientes gráficos no Fedora 27

 O Fedora Workstation traz o GNOME como o ambiente de área de trabalho padrão (que é amado por muitos e odiado por outros), porém, é possível instalar facilmente outros desktops alternativos sem a necessidade de reinstalar o sistema a partir de um dos Spins oficiais. Abaixo você encontra os comandos para instalar os principais ambientes de área de trabalho disponíveis para o Fedora:

  KDE Plasma Desktop

sudo dnf install @kde-desktop

  Cinnamon Desktop

sudo dnf install @cinnamon-desktop

  MATE-Compiz Desktop

sudo dnf install @mate-desktop

  Xfce Desktop

sudo dnf install @xfce-desktop

  LXQt Desktop

sudo dnf install @lxqt-desktop

  LXDE Desktop

sudo dnf install @lxde-desktop

 Caso tenha instalado um dos Spins do Fedora e queira testar o GNOME 3.26, basta executar o comando abaixo para instalá-lo:

sudo dnf install @gnome-desktop


 Então é isso! Com essas poucas dicas o seu Fedora 27 Workstation estará pronto para uso no dia a dia! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de pós-instalação do Fedora 27 Workstation
Guia de pós-instalação do Fedora 27 Workstation
Confira, neste tutorial, algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation, como a instalação de codecs e softwares multimídia como o VLC, do Steam, Google Chrome, Spotify e vários outros!
https://3.bp.blogspot.com/-ICLteJitoYs/Wf4C6ELPu-I/AAAAAAAAHyU/OMRh2OuhihksG3-Otu-i0dWIzAtytavOwCLcBGAs/s1600/Guia-de-pos-instalacao-do-Fedora-27-Workstation.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-ICLteJitoYs/Wf4C6ELPu-I/AAAAAAAAHyU/OMRh2OuhihksG3-Otu-i0dWIzAtytavOwCLcBGAs/s72-c/Guia-de-pos-instalacao-do-Fedora-27-Workstation.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Guia-pos-instalacao-Fedora-27-Workstation.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Guia-pos-instalacao-Fedora-27-Workstation.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo