Guia de instalação do Fedora 27 Workstation

Confira, neste tutorial, como instalar facilmente o Fedora 27 Workstation no seu computador, seja em instalação única ou fazendo "dual boot".

Como instalar passo a passo o Fedora 27 Workstation no seu computador

 A versão final do Fedora 27 foi anunciada na semana passada (dia 14 de novembro de 2017), tendo como "base" o Linux Kernel 4.13 e o ambiente de área de trabalho GNOME 3.26.2 "Manchester", além de várias atualizações de software e componentes, como o Mozilla Firefox 57 (Quantum), a suíte de escritório LibreOffice 5.4, OpenJDK 9 e o GCC 7.2, dentre outras.

 Para conferir todos os detalhes sobre o Fedora 27 basta acessar os links abaixo:


   Confira também: Como atualizar do Fedora 26 para o Fedora 27

 Como é de praxe, preparamos mais um passo a passo completo de instalação do Fedora, voltado principalmente aos iniciantes no Linux e/ou às pessoas que decidiram migrar do Ubuntu, Debian ou outra distribuição para o Fedora. Tire um tempo livre para lê-lo com calma, pois contém vários detalhes que, se não executados da maneira correta, podem impedir que o seu sistema dê boot, ok?!
Utilizamos a ISO de 64 bits do Fedora 27 Workstation com o desktop GNOME neste tutorial, além do Oracle VM VirtualBox na versão 5.2.0 para esta instalação, onde já estava instalado o Windows 10 Pro (com o recurso EFI habilitado nas configurações) num disco rígido "virtual" de 50GB e 2 GB de memória RAM. Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.

Os principais tópicos deste tutorial:


  Requisitos de sistema do Fedora Workstation

 Tudo bem que você ficou interessado e já decidiu que irá instalar o Fedora, mas antes, você precisa verificar se o seu computador atende aos requisitos mínimos para a instalação e execução do Fedora 27 Workstation, que são:

  • Processador de 1 GHz ou mais veloz;
  • 1 GB de memória RAM;
  • Monitor com resolução igual ou maior que 800x600;
  • 10 GB (ou mais) de espaço livre* em disco para a instalação.

 Lembrando que para executar de forma satisfatória o Fedora (com o ambiente de área de trabalho GNOME Shell), é recomendável que tenha 3 GB ou mais de memória RAM. Caso o seu computador seja mais "antigo" e/ou tenha menos de 2 GB de RAM, considere instalar um dos Spins do Fedora com os desktops Xfce, MATE, LXDE e LXQt, ok?


 O seu computador está apto a instalar a versão mais recente do Fedora? Se sim, confira abaixo algumas etapas que você deve seguir ANTES de iniciar a instalação!


  Antes de começar, o que devo fazer?

 Pretende instalar o Fedora ao lado do Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO para evitar futuras dores de cabeça:

  • Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja como fazer isso acessando o tutorial do wikiHow:

      COMO FAZER BACKUP DO COMPUTADOR - WIKIHOW

     Você encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido) em nosso outro artigo, acesse:

      O QUE FAZER ANTES DE INSTALAR O LINUX - BACKUP
    Desde já deixo claro que NÃO ME RESPONSABILIZO por possíveis perdas de dados que venham a acontecer ao instalar o Fedora. Caso siga à risca este tutorial, as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim, é importante que você faça uma cópia de segurança dos seus dados, ok?!

  • Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o Fedora (exceto se você possui um SSD). O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.

     No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

      COMO DESFRAGMENTAR O HDD NO WINDOWS

  • Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente nas versões mais novas do Windows (mais precisamente no Windows 10, Windows 8 e 8.1).

     Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações, como mostrado neste exemplo.

 Para mais dicas do que fazer antes de instalar o Fedora no seu computador, acesse este link.


  Download do Fedora 27 Workstation

 O Fedora 27 é um sistema operacional livre e gratuito, disponível tanto para uso pessoal quanto comercial. E para baixá-lo (caso ainda não tenha feito isso), basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

  SITE OFICIAL DO FEDORA
  Lembrando que a imagem ISO Live de 32 bits do Fedora Workstation não é mais disponibilizada. Porém, ainda é possível instalar a versão de 32 bits através da ISO de instalação via rede ou através das imagens de instalação do Fedora Spins..
  Se o seu computador é equipado com UEFI, você deverá baixar e utilizar a imagem ISO de 64 bits do Fedora 27.

 Os links para download das ISOs do Fedora Workstation, incluindo os principais "Spins", você também encontra no nosso outro post, acesse:

  Links para download do Fedora 27 Workstation
  Caso queira baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Para baixar por torrent, utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!






Verifique se a imagem ISO não está corrompida

 Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar facilmente a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando o link abaixo:

  VERIFICAR SOMA MD5 E SHA-256 NO LINUX

 Já no Windows, você terá que baixar um programa de terceiros para realizar a verificação. Confira todos os detalhes acessando o nosso outro tutorial:

  VERIFICAR SOMA MD5 E SHA-256 NO WINDOWS


  Gravando a ISO do Fedora no DVD ou pen drive

 Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

Gravando num CD ou DVD

 Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Fedora utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:

  COMO GRAVAR UMA ISO NUM CD/DVD NO LINUX

 No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:

  COMO GRAVAR UMA ISO NUM CD/DVD NO WINDOWS

Gravando no pen drive

 Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do Fedora pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:

  COMO CRIAR UM PEN DRIVE BOOTÁVEL PELO TERMINAL

 Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

  COMO CRIAR UM PEN DRIVE BOOTÁVEL NO WINDOWS COM O RUFUS


  Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)

 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o Fedora. Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:

  COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES NO WINDOWS

 Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

  COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES COM O GPARTED
  Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.


  Configurando o Setup do computador

 Por último, mas não menos importante, é hora de configurar o Setup do BIOS / UEFI do seu computador para dar boot pela mídia de instalação do Fedora.

 Por padrão, a maioria dos computadores já saem de fábrica programados para dar boot primeiramente pela unidade de CD/DVD, porém, caso esteja utilizando um pen drive para instalar o Fedora, será necessário configurar o seu computador para dar boot pelo mesmo (em alguns casos, pode ser necessário definir o pen drive como disco rígido primário).

 Para mais detalhes de como realizar esse procedimento, recomendo que assista os dois vídeos abaixo, o primeiro do canal "Tutoriais para Tudo":

ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE

 E também este outro vídeo, do canal "Sayro Digital":

ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE

 Se o seu computador possui UEFI, reinicie-o (com o pen drive bootável do Fedora "plugado" na porta USB, obviamente) pressionando a tecla Delete (a tecla usada para acessar o Setup varia de computador para computador, consulte o manual do mesmo) e nas opções de boot, selecione o seu pen drive no modo UEFI, como mostrado pelo exemplo abaixo:

Como dar boot pelo pen drive no modo UEFI - SCREENSHOT  
  Além do que já foi falado, caso não consiga dar boot pela mídia de instalação do Fedora, talvez seja necessário desativar o Boot Seguro (Secure Boot). Para desativá-lo, acesse este tutorial do site TecMundo e confira as instruções, ok?!

 Após fazer backup dos seus dados e criar um espaço vazio no disco rígido, conecte/insira o pen drive ou o CD/DVD de instalação do Fedora, reinicie o computador e vamos para o passo a passo de instalação!


   Instalação do Fedora 27 Workstation

 E finalmente, chegou a hora de instalar o Fedora 27 Workstation. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!

  Caso esteja instalando o Fedora num Notebook, recomendo que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação, ok?

 Após dar boot no seu computador com o CD/DVD ou pen drive bootável do Fedora 27 Workstation, aparecerá uma tela semelhante à imagem abaixo (caso o seu computador tenha UEFI). Nela, deixe selecionado a opção "Start Fedora-Workstation-Live 27" (Iniciar o Fedora 27 Workstation no modo Live) e pressione Enter:


 Se o seu computador é mais "antigo" e tenha BIOS, a tela de boot do Fedora que você verá será semelhante a esta aqui (SCREENSHOT). De qualquer forma, deixe selecionado a opção "Start Fedora-Workstation-Live 27" para iniciarmos o processo de instalação.






 Após o carregamento do sistema, será exibido a Tela de boas-vindas do Fedora, basta clicar em "Install to Hard Drive" (Instalar no Disco Rígido), como destacado pela imagem abaixo, e aguarde enquanto o instalador é carregado:



 Nesta primeira etapa, você deverá selecionar o Idioma de Instalação do Fedora (no meu caso, selecionei o PortuguêsPortuguês (Brasil)) e após, clique no botão "Continuar", na parte inferior direita da tela, como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo:



 Na tela principal do Anaconda (o instalador do Fedora), clique na opção "Teclado" para configurar o layout do seu teclado:



 No meu caso, o teclado já foi configurado corretamente (você pode testar a configuração do mesmo no campo da direita). Se quiser selecionar ou adicionar um outro layout de teclado, basta clicar no botão + (na parte inferior esquerda da tela).

 Após, basta clicar no botão "Pronto", na parte superior esquerda da tela, como mostrado pela imagem abaixo:



 Voltando à tela inicial do instalador, clique em "Hora e Data" para ajustar o seu fuso horário:



 Selecione a sua Região e a Cidade mais próxima da sua localidade (que no meu caso é "Américas" → "São Paulo"). Note que deixei marcado a opção "Horário da Rede", com isso, o horário será sincronizado automaticamente com um servidor na internet.

 Feito isso, clique em "Pronto":



 Em seguida, selecione a opção "Nome do Host e Rede":



 E defina um 'hostname' (o nome do seu computador na rede) ou apenas deixe o que foi gerado automaticamente.

 Após, basta clicar em "Pronto":



 Vamos agora para a etapa mais importante da instalação do Fedora, a de Seleção de Disco e Particionamento. Na tela principal do Anaconda, selecione a opção "Destino da Instalação", em destaque na imagem abaixo:



 Na tela seguinte, serão listados os dispositivos presentes no seu computador, você deverá selecionar o disco rígido onde você pretende instalar o Fedora 27.
 Depois, em "Configuração de Armazenamento", marque a opção "Personalizado" e após, clique em "Pronto":



 Após, você poderá escolher o método de instalação de Fedora (o "Automático" ou o "Manual").

 OBS.: Clicando na opção indicada pela letra A na imagem abaixo, o instalador criará automaticamente as partições necessárias para a instalação do Fedora a partir do espaço livre no disco rígido selecionado anteriormente. Ela é mais adequada para quem pretende instalar o Fedora num disco rígido "novo" e/ou que não possua nenhum sistema operacional ou arquivos pessoais.

 Caso opte por essa opção, ANTES de pressionar "Clique aqui para criá-las automaticamente", recomendo que altere o esquema de particionamento para "Partição Padrão" (indicado pelo número 1 na imagem abaixo), ok? Feito isso, continue lendo este artigo a partir deste ponto (CLIQUE AQUI).

 Neste tutorial, mostro uma sugestão de instalação manual do Fedora, criando apenas a Partição Raiz e a Swap (área de troca), ideal para quem é iniciante e/ou deseja instalar o Fedora em dual boot com o Windows ou outro Linux já instalado no disco rígido.

 Para instalar manualmente o Fedora, defina o esquema de particionamento como "Partição Padrão" (1) e clique no botão de +, na parte inferior esquerda da tela (2), para criar uma nova partição a partir do espaço livre:



 Vamos então criar a partição raiz, onde o Fedora será instalado. Em "Ponto de montagem", selecione a / (barra) e logo abaixo, em "Capacidade desejada", defina o tamanho (em GiB) para esta nova partição, como mostrado na imagem abaixo.

  Neste exemplo, criei uma partição de 21 GiB para instalar o Fedora 27 Workstation, porém, é você que deve decidir o tamanho para partição raiz, de acordo com suas necessidades.

  Leve em conta que você irá instalar novos softwares, atualizar o sistema e também "guardar" os seus arquivos pessoais (como músicas, imagens, vídeos e documentos, caso não tenha ou não queira criar uma partição /home separada), ok?

 Feito isto, clique em "Adicionar um ponto de montagem":



 Na tela seguinte você poderá algumas opções desta nova partição, como o sistema de arquivos (destacado por "A" na imagem abaixo). Se você não sabe qual utilizar, recomendo que deixe selecionado o ext4, ok?

 Feito isso, clique novamente no botão +, na parte inferior esquerda do instalador, para criarmos a partição swap:

  FIQUE ATENTO - Caso já tenha uma partição swap (utilizada por alguma distribuição Linux presente no seu disco rígido) poderá pular este passo, já que o instalador do Fedora irá identificar e utilizá-la automaticamente.



 Em "Ponto de montagem", selecione swap e logo abaixo, em "Capacidade desejada", defina o tamanho (em GiB) para a mesma, como mostrado na imagem abaixo.

  Não há um tamanho pré-definido para a Swap, você é quem decide o quanto de espaço destinar para a mesma. Apesar disso, caso não tenha certeza, recomendo que deixe-a com no mínimo 4 GB, ok?

 Feito isso, clique em "Adicionar um ponto de montagem" para confirmar:



  DICA - Neste tutorial não mostro como criar uma partição /home separada para armazenar os seus arquivos pessoais. Porém, se você deseja criar uma nova partição /home, basta repetir os passos anteriores (clicar no botão +, selecionar o ponto de montagem como /home e definir o tamanho para a partição), ok?

 Caso você possua uma partição /home no seu disco rígido (que utiliza em outra distribuição Linux instalada), clique em "Desconhecido" para exibir as outras partições (como mostrado na imagem abaixo), identifique/selecione a mesma e após, defina o ponto de montagem como /home (NÃO SELECIONE A OPÇÃO REFORMATAR), ok?!

 Com isso criamos as partições necessárias para a instalação do Fedora, mas antes de continuar, fique atento:

- Se o seu computador possui BIOS (é mais "antigo"), poderá pressionar "Pronto" e pular os passos (em destaque na caixa amarela) abaixo e continuar lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI);

- Mas se o seu computador é equipado com UEFI, será necessário EDITAR a Partição de Sistema EFI presente no seu disco rígido (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).

 Para editá-la, basta seguir o passo a passo a seguir.

   ---   ATENÇÃO   ---    

Estas etapas devem ser executadas apenas se o seu computador é equipado com UEFI e que possua, no disco rígido, a partição "EFI System Partition".

 Após criar as partições necessárias, clique em "Desconhecido", como mostrado na imagem abaixo, para exibir as outras partições do seu disco rígido:



 Identifique e selecione a partição "EFI System Partition", defina o Ponto de montagem da mesma como /boot/efi (no local indicado pela seta 2 na imagem abaixo) e após, basta clicar no botão "Atualizar Configurações" (seta 3):



 Note que na parte superior esquerda será exibido as partições que serão criadas e/ou modificadas no seu disco rígido, como mostrado pela área em destaque na imagem abaixo.

 Se tudo estiver correto, basta clicar em "Pronto" para continuar:


 Aparecerá uma janela de diálogo na sequência, exibindo o resumo das alterações que serão realizadas no seu disco rígido (esta é a sua última chance de voltar atrás e modificar alguma opção de particionamento).

 Se tudo estiver correto, clique no botão "Aceitar Mudanças" para confirmar:



 Voltando à tela principal do instalador, basta clicar no botão "Iniciar a Instalação":



 É iniciada a instalação do Fedora! Durante este processo, será necessário definir a Senha de Root e Criar um Usuário.

 Primeiro, clique em "Senha de Root", como mostrado pela imagem abaixo:



 Você deverá criar uma Senha de Root para o Fedora (recomendo que utilize, além de letras e números, caracteres especiais na mesma).

 Feito isso, clique em "Pronto":
  ATENÇÃO - Caso escolha uma senha "fraca", você terá que clicar duas vezes em "Pronto" para continuar, ok?



 Após, clique em "Criação de Usuário":



 Informe o seu Nome Completo e defina um Nome de usuário e uma Senha para o mesmo.

  DICA - Lembrando que poderá tornar este usuário que está criando como o Administrador do sistema, basta apenas marcar a opção "Tornar esse usuário administrador", como indicado pela seta A na imagem abaixo.

Recomendo que deixe marcado a opção "Necessário uma senha para usar essa conta", desabilitando assim o login automático.
  FIQUE ATENTO - Caso tenha uma partição /home separada no seu disco rígido (que é utilizada por outra distribuição Linux instalada), você DEVE escolher um nome de usuário do Fedora diferente do utilizado no seu outro Linux.
 Por exemplo, se você já usa essa mesma partição /home no Ubuntu e tem o nome de usuário "fulano1", agora que irá instalar o Fedora 27 Workstation você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano2", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas, ok?!

 Feito isso, basta clicar em "Pronto":
  ATENÇÃO - Caso escolha uma senha "fraca", você terá que clicar duas vezes em "Pronto" para continuar, ok?


 Tudo pronto! Agora é só aguardar enquanto a instalação do Fedora é finalizada (o que não deve demorar muito):



 Concluída a instalação, clique no botão "Sair", na parte inferior direita da tela:



 Agora é só reiniciar, clique no canto direito da barra superior e depois no "botão de desligar", conforme indicado pela seta do mouse na imagem abaixo (caso tenha baixado o Fedora Workstation, com desktop GNOME):


 E após, clique em "Restart":



 Caso tenha seguido à risca este tutorial, após reiniciar será exibido a tela do GRUB, listando todos os sistemas operacionais do seu computador.

 Deixe selecionado a primeira opção e pressione Enter:



 Aguarde o carregamento do sistema e após, faça login na conta de usuário que você criou no momento da instalação:



 Assim que fizer login, será exibido uma janela de pré-configuração do sistema. Nela você poderá confirmar o idioma e layout do seu teclado, alterar as opções de privacidade (que, no meu caso, deixei todos desabilitados) e conectar suas contas on-line do Google, Nextcloud, Microsoft e Facebook (você poderá fazer isso mais tarde, bem como "pular" este passo, clicando no botão "Ignorar", na parte superior direita) :



 Parabéns! Você instalou com sucesso o Fedora 27 Workstation no seu computador!! \o/




   Somente o Windows inicia após instalar o Fedora, o que fazer?

 Você fez um dual boot do Fedora com o Windows, mas ao reiniciar o computador não apareceu a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. iniciar)? Então será necessário configurar a opção de inicialização através do próprio Windows.

 Para corrigir isso, inicie normalmente o Windows e faça login na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira este exemplo AQUI).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar o comando abaixo e pressionar Enter em seguida:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\fedora\grubx64.efi



 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. Boa sorte! :)


   O que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation

 Depois de instalar o Fedora, provavelmente você vai querer instalar os codecs e players multimídia, o Fedy, Skype, Steam, navegadores populares como o Google Chrome, Opera, Vivaldi e outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso no dia a dia, não é verdade? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation, acesse:

  O que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation


 Então é isso! Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Fedora 27 Workstation
Guia de instalação do Fedora 27 Workstation
Confira, neste tutorial, como instalar facilmente o Fedora 27 Workstation no seu computador, seja em instalação única ou fazendo "dual boot".
https://3.bp.blogspot.com/-jjYq147oEbs/WhIrpSIHSXI/AAAAAAAAH5k/wcNkmhPhrbYLEzAz8WT7Dfpdtr5CfPD4wCLcBGAs/s1600/Guia-de-instalacao-do-Fedora-27-Workstation.png
https://3.bp.blogspot.com/-jjYq147oEbs/WhIrpSIHSXI/AAAAAAAAH5k/wcNkmhPhrbYLEzAz8WT7Dfpdtr5CfPD4wCLcBGAs/s72-c/Guia-de-instalacao-do-Fedora-27-Workstation.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Guia-instalacao-Fedora-27-Workstation.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Guia-instalacao-Fedora-27-Workstation.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo