Como instalar o Fedy no Fedora Workstation

Você vai aprender, nesta dica, a instalar codecs, softwares multimídia, temas e muito mais no seu Fedora com o Fedy.

 Quem acompanha o blog a algum tempo já sabe que, desde 2016, publicamos algumas sugestões do que fazer após instalar as versões mais recentes do Fedora, como a instalação dos codecs e softwares multimídia, de navegadores como o Google Chrome e o Opera, do Adobe Flash e outros.
 A grande maioria dos procedimentos indicados nestes guias de pós-instalação requerem o uso do terminal, basta apenas copiar e colar cada um dos comandos apresentados para executá-los (que, na minha opinião, é uma forma de se "acostumar" com a temida "tela preta" e de aprender o que cada comando faz). Porém, existe uma maneira mais fácil de instalar softwares adicionais no seu Fedora após a instalação, que é através do Fedy (conhecido anteriormente como "Fedora Utils").

 O Fedy é uma ferramenta gráfica de pós-instalação do Fedora Workstation. Com uma interface simples, o Fedy é composto basicamente por uma coleção de scripts que facilitam (e muito) a vida do usuário final, já que basta apenas alguns cliques para instalar uma grande variedade de softwares e pacotes que não estão incluídos nos repositórios oficiais do Fedora, como codecs, temas de ícones e GTK, suporte à reprodução de DVDs criptografados e extração/compactação de arquivos, o Oracle Java e vários outros.
 Além disso, ele também traz vários utilitários para realizar pequenos ajustes no sistema, como um para desabilitar temporariamente o SELinux e um "limpador" de arquivos inúteis.

 Conheça mais detalhes sobre o Fedy acessando o site oficial:

  http://folkswithhats.org/

 Ou através da página do projeto no GitHub:

  https://github.com/folkswithhats/fedy/


Instalando o Fedy no Fedora Workstation

 Para instalar o Fedy no seu Fedora é bem simples, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo:

sudo dnf install https://dl.folkswithhats.org/fedora/$(rpm -E %fedora)/RPMS/folkswithhats-release.rpm

 E depois, executar o comando abaixo:

sudo dnf install fedy

 Após a conclusão do comando, basta procurar por "Fedy" no menu de aplicativos ou executá-lo pelo terminal com o comando fedy (a melhor opção, já que desta forma você poderá "acompanhar" a maioria das alterações que são realizadas pelo mesmo).

 Na janela principal do Fedy serão exibidos vários aplicativos disponíveis para instalação, dentre eles estão:

  •  Google Chrome;
  •  HandBrake;
  •  Master PDF Editor;
  •  Rambox;
  •  Skype;
  •  Spotify;
  •  Steam;
  •  TeamViewer;
  •  VirtualBox;
  •  Vivaldi;
  •  WPS Office e outros.




  Lembrando que para instalar qualquer um dos softwares/pacotes listados, basta apenas pressionar o botão "Install", na lateral direita do Fedy, ok?!

Janela principal do Fedy no Fedora Workstation

 Clicando na aba "Development Tools", você encontrará (como o próprio nome sugere) várias ferramentas de desenvolvimento, dentre as principais estão o Android Studio, Atom, Brackets, Eclipse, IntelliJ IDEA, Oracle JDK, PyCharm, Sublime Text e Visual Studio Code:


 Temas de ícones e GTK populares, como o Arc, Numix e Paper estão disponíveis na aba "Themes":


 Na aba "Tweaks" serão listadas algumas ferramentas úteis para ajustar o seu sistema, como melhorar a renderização das fontes (para realizar esse procedimento, clique no botão "Setup"), remover arquivos inúteis do sistema (clicando em "Cleanup"), desabilitar a aceleração do mouse (clicando em "Setup") e atualizar/configurar o GRUB (clicando em "Configure"):


 E por último, na aba "Utilities", você poderá instalar o Adobe Flash Player (versões NPAPI e PPAPI), habilitar o suporte à extração/compactação de arquivos, instalar as fontes da Microsoft, codecs multimídia e o Oracle JRE:


 É mamão com açúcar, não é?! :)

  Lembrando que para remover qualquer um dos pacotes instalados pelo mesmo, basta clicar em "Remove" e para reverter as mudanças realizadas por alguns dos utilitários disponíveis na aba "Tweaks" do Fedy, apenas clique no botão "Revert", ok?!

E como faço para desinstalar o Fedy do Fedora?

 Não quer mais utilizar o Fedy e deseja removê-lo do seu sistema? Então abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo dnf remove fedy

 Caso também queira remover o repositório do Fedy, execute:

sudo rm /etc/yum.repos.d/folkswithhats.repo


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referência

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.




  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: