Como instalar o Google Chrome no Debian e no Ubuntu

Aprenda, nesta dica, a instalar facilmente as principais versões do navegador Google Chrome no seu Ubuntu e no Debian!

Instalando o Google Chrome no Ubuntu e no Debian

 O Google Chrome é um navegador multiplataforma (disponível para Linux, macOS, Windows, Android e iOS) desenvolvido pela gigante Google. Segundo uma pesquisa feita pela StatCounter, ele é o navegador mais utilizado no mundo (no Brasil, mais de 75% das pessoas o utilizam, segundo dados de julho de 2016 à julho de 2017). O Chrome utiliza o motor de renderização Blink, que também é desenvolvido pela Google (um fork do WebKit), tendo como um dos diferenciais a sua velocidade para abrir páginas da Web, sendo considerado por muitos o mais rápido do mercado.

 Contando com uma proteção contra malware e phishing, ele possui uma interface minimalista, permitindo que você se concentre no que realmente importa, e a possibilidade de instalar vários temas e adicionar novas funcionalidades com as diversas extensões e aplicativos disponíveis a partir da Chrome Web Store:

Janela do Google Chrome, mostrando alguns dos aplicativos disponíveis na Chrome Web Store

 Além de permitir que você faça login com sua conta do Google, o que é útil para sincronizar os seus favoritos, configurações e histórico em todos os dispositivos, o Chrome também possui vários outros recursos, como um tradutor automático e um leitor de PDFs integrado.

 Confira todos os recursos presentes no Google Chrome acessando o site oficial, acesse:

  https://www.google.com.br/chrome/browser/features.html

 Nesta dica mostro-lhes como instalar as três principais versões do Chrome no Ubuntu e no Debian, que são o Google Chrome Stable (versão estável, utilizada pela maioria das pessoas), o Google Chrome Beta (como o próprio nome diz, esta é a versão beta do navegador que traz uma prévia das novidades que serão implementadas em breve na versão estável) e o Google Chrome Unstable (versão instável do Chrome, sujeita a bugs, travamentos e outros problemas, voltada principalmente a usuários avançados e desenvolvedores).

  Tutorial testado no Ubuntu 16.04.3 LTS (Xenial Xerus) e Debian 9 "Stretch".
  Lembrando que o Google Chrome só está disponível para sistemas de 64 bits. Caso seu sistema seja de 32 bits, a solução é instalar outros navegadores compatíveis, como, por exemplo, o Chromium (que é a "base" do Google Chrome), o Opera e o Vivaldi.

Instalando o Google Chrome no Debian e Ubuntu

 Vamos então ao passo a passo de instalação do Google Chrome no Debian e no Ubuntu, que é muito fácil. Abra um terminal e logue-se como root:

  No Debian:

su

  No Ubuntu:

sudo su

 Feito isso, execute o comando abaixo para instalar o pacote "apt-transport-https":

apt-get install apt-transport-https

 Adicione o repositório do Google Chrome no seu sistema:

sh -c 'echo "deb [arch=amd64] http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list'

 Importe a chave de assinatura:

wget -q -O - https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | apt-key add -

 Atualize a lista de repositórios:

apt-get update

 E execute um dos comandos abaixo para instalar a sua versão preferida do Google Chrome:

  Para instalar o Google Chrome Stable (estável):

apt-get install google-chrome-stable

  Para instalar o Google Chrome Beta:

apt-get install google-chrome-beta

  Para instalar o Google Chrome Unstable (instável):

apt-get install google-chrome-unstable

 Após a instalação, pressione Ctrl + d para sair do root e procure pelo atalho do Google Chrome, no menu de aplicativos, para executá-lo:

Google Chrome (estável) executando no Ubuntu 16.04.3 LTS, com desktop Unity 7

Na loja de Aplicativos do Chrome você encontra, além de temas, várias extensões que adicionam novas funcionalidades no seu Google Chrome. Acesse chrome.google.com/webstore.
Você utiliza o ambiente de área de trabalho GNOME no Debian e/ou no Ubuntu? Então acesse o link abaixo e confira como instalar extensões no GNOME Shell pelo Google Chrome:

http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/03/Instalando-extensoes-no-GNOME-Shell-pelo-Chrome-Opera-Vivaldi.html






Instalando o Google Chrome no Debian e Ubuntu (método alternativo)

 Uma outra maneira mais simples de instalar o Google Chrome no seu sistema, além da explicada anteriormente, é baixar o pacote .DEB do site oficial e fazer a instalação do mesmo (dica do nosso leitor Clodoaldo Santos). Para isso, basta abrir um terminal e instalar o GDebi com o comando (como root):

apt-get install gdebi

 Faça o download do pacote .DEB do Google Chrome (estável) com o comando:

wget -c https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb

 E instale o mesmo executando (como root):

gdebi google-chrome-*.deb

 Após a instalação, você pode remover o pacote do Google Chrome com o comando abaixo:

rm google-chrome-*.deb

  Lembre-se de sair do root pressionando Ctrl + d, ok?!


E como faço para desinstalar o Google Chrome do meu sistema?

 Não utiliza mais o Google Chrome e deseja removê-lo do seu Ubuntu ou Debian? Então basta abrir um terminal e logar-se como root:

  No Debian:

su

  No Ubuntu:

sudo su

 Após, desinstale a versão do Chrome que instalou:

  Caso tenha instalado o Google Chrome Stable, execute:

apt-get remove google-chrome-stable

  Caso tenha instalado o Google Chrome Beta, execute:

apt-get remove google-chrome-beta

  Caso tenha instalado o Google Chrome Unstable, execute:

apt-get remove google-chrome-unstable

 Se você instalou mais de uma versão do Opera e deseja desinstalar todas de uma vez, basta executar:

apt-get remove google-chrome-*

 Caso também queira remover o repositório do Google Chrome, basta executar:

rm /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list
  Lembre-se de sair do root pressionando Ctrl + d, ok?!


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Google Chrome no Debian e no Ubuntu
Como instalar o Google Chrome no Debian e no Ubuntu
Aprenda, nesta dica, a instalar facilmente as principais versões do navegador Google Chrome no seu Ubuntu e no Debian!
https://2.bp.blogspot.com/-mM1q0r3dTpY/WZJ8whPHG2I/AAAAAAAAHRA/Adw98ip_uK0OBt0qPEIVnCQYsjkmNhnCQCLcBGAs/s1600/Instalando-o-Google-Chrome-no-Debian-e-Ubuntu.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-mM1q0r3dTpY/WZJ8whPHG2I/AAAAAAAAHRA/Adw98ip_uK0OBt0qPEIVnCQYsjkmNhnCQCLcBGAs/s72-c/Instalando-o-Google-Chrome-no-Debian-e-Ubuntu.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Instalando-o-Google-Chrome-no-Ubuntu-e-no-Debian.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Instalando-o-Google-Chrome-no-Ubuntu-e-no-Debian.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo