Nesta dica você vai aprender a instalar o VirtualBox no Fedora Linux 41, seja a versão disponível no RPM Fusion ou a versão do repositório da Oracle!

Passo a passo de instalação do VirtualBox no Fedora Linux 41 via RPM Fusion e repositório oficial!
O Oracle VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma e de código aberto mais popular do mundo, disponível gratuitamente tanto para uso pessoal quanto comercial. Com o VirtualBox é possível criar e executar em uma única máquina física (host ou hospedeiro) uma série de sistemas operacionais convidados (ou guests) como o Linux, Windows, macOS, Solaris, BSD e muitos outros, tudo isso sem a necessidade de reinstalar o sistema que está sendo executado no computador.Sua interface amigável permite aos usuários gerenciar facilmente cada máquina virtual, personalizando o tipo de hardware (como quantidade de processadores e de memória RAM), recursos e dispositivos para as mesmas. O Oracle VirtualBox também é ideal para os profissionais de TI e desenvolvedores, permitindo-os criar ambientes de teste isolados, desenvolver, demonstrar e implantar soluções em várias plataformas sem a necessidade de possuir várias máquinas físicas.

Dentre algumas das principais funcionalidades do VirtualBox estão o compartilhamento da área de trabalho e de pastas entre o host e os sistemas convidados, integração do ponteiro do mouse, capacidade de emular várias telas, suporte a portas seriais e dispositivos USB, criptografia de disco, criação de snapshots (pontos de restauração), clonagem de máquinas virtuais, possibilidade de organizar as VMs em grupos, integração com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e muito mais!
Acesse o site oficial do projeto e confira todos os recursos presentes no Oracle VirtualBox:

Índice de Conteúdo
Atualize o seu sistema!;
Instalando o VirtualBox no Fedora pelo repositório RPM Fusion (recomendado);
Instalando o VirtualBox no Fedora via repositório oficial;
Assinando o módulo do Kernel em máquinas com o Secure Boot habilitado;
Instalação do VirtualBox Extension Pack;
Instalação via terminal (recomendado);
Instalação via interface gráfica;
Solução de problemas comuns;
VirtualBox can't enable the AMD-V/VT-x extension;
Kernel driver not installed (rc=-1908);
Não foi possível enumerar os dispositivos USB;
Como desinstalar o VirtualBox do Fedora?
Referências.
Atualize o seu sistema!
Antes de iniciar a instalação do VirtualBox, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu Fedora a fim de evitar possíveis problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo dnf upgrade --refresh
Após todas as atualizações (principalmente as de Kernel) instaladas, reinicie o seu computador para que as alterações sejam aplicadas no seu sistema ANTES de seguir os passos abaixo, ok?!
Instalando o VirtualBox no Fedora pelo repositório RPM Fusion (recomendado)
Devido a questões legais, o Projeto Fedora não inclui o Oracle VirtualBox nos seus repositórios oficiais. Apesar disso, é possível instalar o VirtualBox no Fedora facilmente através do RPM Fusion, que é o maior e mais conhecido repositório de pacotes e softwares do Fedora, RHEL e demais distribuições Linux derivadas.
Embora os mantenedores do RPM Fusion possam levar alguns dias (ou até semanas) para disponibilizar a versão mais recente do VirtualBox, há a garantia de que o pacote foi devidamente testado e ajustado para funcionar sem problemas no Fedora Linux.
É provável que você já tenha os repositórios RPM Fusion adicionados ao seu sistema, mas, caso ainda não tenha feito isso, basta executar o comando abaixo num terminal:
sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
Com os repositórios devidamente adicionados, também é importante remover a versão do VirtualBox disponibilizada pelo repositório oficial da Oracle (caso tenha instalado anteriormente). Execute:
### Para remover o VirtualBox 7.1:
sudo dnf remove VirtualBox-7.1
### Para remover o VirtualBox 7.0:
sudo dnf remove VirtualBox-7.0
Feito isso, basta executar o comando abaixo para instalar o Oracle VirtualBox do repositório RPM Fusion no seu Fedora:
sudo dnf install VirtualBox

Concluída a instalação, execute o comando abaixo para adicionar o seu usuário ao grupo vboxusers:
sudo usermod -a -G vboxusers $USER
Agora é só procurar pelo atalho do "Oracle VirtualBox" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo ou através do terminal com o comando VirtualBox
:
Instalando o VirtualBox no Fedora via repositório oficial
Supondo que o seu Fedora está devidamente atualizado (conforme indicamos logo acima), abra novamente um terminal e, em seguida, execute o comando abaixo para instalar as dependências necessárias:
sudo dnf install kernel-headers kernel-devel glibc-devel glibc-headers gcc gtk2 dkms make bzip2
Com as dependências devidamente instaladas, agora você deve remover (caso tenha instalado anteriormente) a versão do VirtualBox disponibilizada pelo RPM Fusion. Para isso, basta executar:
sudo dnf remove VirtualBox VirtualBox-kmodsrc VirtualBox-server akmod-VirtualBox
Na sequência, adicione o repositório oficial do VirtualBox no seu sistema com o comando:
### No Fedora Linux 41 e posteriores (dnf5):
sudo dnf config-manager addrepo --from-repofile=https://download.virtualbox.org/virtualbox/rpm/fedora/virtualbox.repo
### No Fedora 40 e anteriores:
sudo dnf config-manager --add-repo https://download.virtualbox.org/virtualbox/rpm/fedora/virtualbox.repo
Após, importe a chave de assinatura GPG com:
sudo rpmkeys --import https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc
E instale a versão desejada do Oracle VirtualBox no seu Fedora com um dos comandos abaixo:
### Para instalar o VirtualBox 7.1, execute:
sudo dnf install VirtualBox-7.1
### Para instalar o VirtualBox 7.0, execute:
sudo dnf install VirtualBox-7.0

Concluída a instalação, execute o comando abaixo para adicionar o seu usuário ao grupo vboxusers:
sudo usermod -a -G vboxusers $USER
Por último, adicione o parâmetro "kvm.enable_virt_at_load=0" no GRUB para impedir o carregamento do módulo do KVM na inicialização do Fedora:sudo grubby --update-kernel=ALL --args="kvm.enable_virt_at_load=0"
Agora basta procurar pelo atalho "Oracle VirtualBox" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo ou através do terminal com o comando
VirtualBox
:
Assinando o módulo do Kernel em máquinas com o Secure Boot habilitado
Nas placas-mãe dos computadores mais "recentes" (que possuem UEFI), há um recurso de segurança chamado "Secure Boot" (ou Inicialização Segura) que protege o processo de inicialização dos sistemas operacionais, permitindo que apenas os drivers e softwares devidamente assinados sejam executados durante o boot.
Como a instalação do VirtualBox envolve a criação de um módulo do Kernel (que, por sua vez, é carregado na inicialização), faz-se necessário assinar tal módulo nos computadores que possuem o Secure Boot habilitado no Setup/BIOS.
Para verificar se o Secure Boot está ou não habilitado na sua máquina, basta executar o comando abaixo num terminal:
mokutil --sb-state
A saída do mesmo será "SecureBoot enabled" (indicando que o Secure Boot está habilitado) ou "SecureBoot disabled" (o Secure Boot está desabilitado). No meu caso, o Secure Boot está habilitado, como mostrado pela imagem a seguir:

Caso o Secure Boot esteja desabilitado no seu computador, você poderá instalar e executar normalmente o VirtualBox sem se preocupar em assinar o módulo do Kernel. Porém, se o Secure Boot também estiver habilitado, você tem estas duas opções:
- Manter o Secure Boot habilitado - Se você não quer desabilitá-lo, será necessário criar uma chave de segurança e assinar o módulo do Kernel do Oracle VirtualBox (como mostraremos logo abaixo). Do contrário, o Fedora não irá carregar o módulo durante a inicialização e, por consequência, você não conseguirá iniciar nenhuma máquina virtual criada no VirtualBox;
- Desativar o Secure Boot - Apesar de não ser recomendado, esta é a opção que muitos usuários escolhem. Para realizar esta mudança, será necessário que você acesse o Setup/BIOS da sua placa-mãe e desative o Secure Boot (consulte o manual da mesma).
Se você optou por desativar o Secure Boot (ou o mesmo já está desabilitado no seu computador), clique AQUI para pular as etapas abaixo e ir diretamente para a seção "Instalando o "Extension Pack" do VirtualBox no Fedora".
Mas caso queira manter o Secure Boot habilitado, execute o comando abaixo para criar as pastas "shim-signed" e "mok" em /var/lib:
sudo mkdir -p /var/lib/shim-signed/mok
Agora crie um certificado autoassinado e uma chave privada RSA com o comando:
sudo openssl req -nodes -new -x509 -newkey rsa:2048 -outform DER -addext "extendedKeyUsage=codeSigning" -keyout /var/lib/shim-signed/mok/MOK.priv -out /var/lib/shim-signed/mok/MOK.der
Nesta etapa, será pedido algumas informações como o País, Estado, Código Postal e mais algumas outras que serão incluídas na chave. Você pode completar tais informações caso queira, mas é possível deixar os campos em branco, basta apenas pressionar Enter a cada pergunta:

Feito isso, importe a chave criada juntamente com o certificado no MOK (Machine Owner Key) executando o comando:
sudo mokutil --import /var/lib/shim-signed/mok/MOK.der
Será pedido que você crie uma senha para esta chave (que será usada na próxima reinicialização):

E digite mais uma vez a senha que acabou de criar:

systemctl reboot
Nesta primeira reinicialização, será exibida a tela inicial do utilitário "MOK Manager", onde você deve pressionar qualquer tecla para continuar:

Com as teclas direcionais, selecione a opção "Enroll MOK" (como destacado pela imagem abaixo) e pressione Enter para continuar:

Na sequência, selecione a opção "Continue" e pressione Enter:

Selecione a opção "Yes" para registrar a chave e, logo após, pressione a tecla Enter:

Informe a mesma senha que criou anteriormente para a chave, pressionando Enter em seguida:

Por último, selecione a opção "Reboot" e pressione Enter para reiniciar o seu computador:

Logo após fazer login normalmente no seu Fedora, abra novamente o terminal e execute o comando abaixo para recompilar e recarregar os módulos do Kernel do VirtualBox:
sudo /sbin/vboxconfig

Se seguir todos os passos à risca, o seu Fedora Linux carregará o módulo do Kernel do VirtualBox durante a inicialização e você poderá usar normalmente o VirtualBox! :)
Instalando o "Extension Pack" do VirtualBox no Fedora
O VirtualBox Extension Pack (como o próprio nome sugere) é um pacote de extensão do Oracle VirtualBox que permite a utilização de dispositivos USB 2.0 e 3.0 (como pen drives, adaptadores Wireless, etc.) nas máquinas virtuais, além de fornecer suporte a inicialização via rede (PXE Boot) para placas Intel, acesso remoto (via VirtualBox RDP), criptografia de disco com algoritmo AES dentre outras funcionalidades.
Diferentemente do "pacote base" do VirtualBox (que é de código aberto, sob a licença GPLv2), o Extension Pack é um binário de código fechado, fornecido sob a licença PUEL e é gratuito apenas para uso pessoal e educacional.
Caso queira (ou seja necessário) utilizar o VirtualBox Extension Pack, confira abaixo duas maneiras de instalá-lo no seu sistema.
Instalação via terminal (recomendado)
A maneira mais prática e rápida de se instalar o Extension Pack do VirtualBox é usando a linha de comando. Para isso, abra um terminal e execute o comando a seguir para identificar a versão do Oracle VirtualBox instalada no seu sistema:
export VBOX_VER=$(VBoxManage --version | awk -F'r|_' '{print $1}')
Feito isso, execute um dos comandos abaixo para baixar (na sua pasta "Downloads") o Extension Pack referente à versão do VirtualBox instalada:### Para o VirtualBox 7.1 e mais recentes:
wget -P $HOME/Downloads -c https://download.virtualbox.org/virtualbox/$VBOX_VER/Oracle_VirtualBox_Extension_Pack-$VBOX_VER.vbox-extpack
### Para o VirtualBox 7.0:
wget -P $HOME/Downloads -c https://download.virtualbox.org/virtualbox/$VBOX_VER/Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-$VBOX_VER.vbox-extpack
E instale o VirtualBox Extension Pack que acabou de baixar com o comando:
VBoxManage extpack install --replace $HOME/Downloads/Oracle*VirtualBox_Extension_Pack-$VBOX_VER.vbox-extpack
Será exibida a Licença do VirtualBox Extension Pack, pressione as teclas Y + Enter para aceitá-la:

Na sequência basta informar a sua senha de usuário para confirmar a instalação do pacote de extensão.
Instalação via interface gráfica
Esta é a forma mais "tradicional" de se instalar o Extension Pack do VirtualBox. Para baixar as versões mais recentes, basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

E na seção "VirtualBox Extension Pack", basta clicar no botão "Accept and download", como destacado pela imagem abaixo:

Após concluído o download, você pode simplesmente clicar duas vezes no pacote de extensão para instalá-lo ou realizar esse processo pelo próprio VirtualBox. Para isso, abra o Oracle VirtualBox e clique no menu "Arquivo" >> "Ferramentas" >> "Gerenciador de Pacotes de Extensão". Depois, clique no botão "Instalar" para navegar até a pasta onde baixou o VirtualBox Extension Pack, selecione-o e clique no botão "Abrir":

Na próxima janela, clique no botão "Instalar":

Será exibida a Licença do VirtualBox Extension Pack, role a página até o final e clique no botão "Eu concordo" para aceitá-la:

Informe a sua senha de usuário para confirmar e aguarde o processo de instalação, que é bem rápido.
Solução de problemas comuns
Abaixo listo alguns dos problemas comuns relacionados à execução do Oracle VirtualBox e suas possíveis soluções. Caso conheça mais alguma dica, fique à vontade para compartilhar nos comentários! :)
VirtualBox can't enable the AMD-V/VT-x extension
Este problema é geralmente causado por um conflito entre o módulo de Kernel do KVM e do VirtualBox. Ao iniciar uma máquina virtual, é exibida uma mensagem de erro com os dizeres "VirtualBox can't enable the AMD-V/VT-x extension. Please disable the KVM kernel extension, recompile your kernel and reboot (VERR_SVM_IN_USE)", como mostrado pela imagem abaixo:

A solução para isso é simples, que consiste em adicionar o parâmetro "kvm.enable_virt_at_load=0" no GRUB para que o módulo do KVM não seja carrejado na inicialização do sistema (conforme indicamos na etapa de instalação do VirtualBox via repo oficial), basta executar o comando:
sudo grubby --update-kernel=ALL --args="kvm.enable_virt_at_load=0"
Feito isso, reinicie o seu Fedora para que as alterações sejam aplicadas, ok?!
Kernel driver not installed (rc=-1908)
Este é um problema bem comum e pode ter várias causas, dentre elas estão a não instalação das dependências como o kernel-headers e o kernel-devel (no caso da instalação do VirtualBox pelo repositório da Oracle), de uma incompatibilidade com o Kernel do Fedora ou mesmo por não ter assinado os módulos do Kernel (no caso de computadores com o Secure Boot habilitado):

Caso tenha instalado o VirtualBox através do repositório da Oracle, certifique-se que todas as dependências estejam instaladas no seu sistema, execute:
sudo dnf install kernel-headers kernel-devel glibc-devel glibc-headers gcc gtk2 dkms make bzip2
Na sequência, recompile os módulos do Kernel:
sudo /sbin/vboxconfig
E, por último, reinicie o seu computador para que as alterações sejam aplicadas.
Se o seu computador possui UEFI e não tem certeza se o Secure Boot (ou Inicialização Segura) está habilitado, clique AQUI para conferir os procedimentos necessários.
Mas se o problema for alguma incompatibilidade com o Kernel do Fedora (geralmente acontece com o VirtualBox do repo Oracle), a solução é aguardar por uma correção por parte dos desenvolvedores (o que pode demorar alguns dias) OU simplesmente instalar o VirtualBox através do repositório RPM Fusion, como mostramos nesta seção AQUI.
Não foi possível enumerar os dispositivos USB
Outro problema também comum é o de que "não foi possível enumerar os dispositivos USB" (can't ennumerate USB devices), essa mensagem de erro exibida assim que o VirtualBox é aberto:

A solução para este erro também é simples, basta apenas adicionar o seu usuário ao grupo "vboxusers" com o comando abaixo:
sudo usermod -a -G vboxusers $USER
Após, reinicie o seu computador para que as alterações tenham efeito, ok?!
Como desinstalar o VirtualBox do Fedora?
Caso não queira mais utilizar o Oracle VirtualBox e deseja removê-lo do seu Fedora, basta abrir um terminal e executar um dos comandos abaixo (de acordo com a versão instalada):
Se instalou a versão do repositório RPM Fusion, execute:
sudo dnf remove VirtualBox VirtualBox-kmodsrc VirtualBox-server akmod-VirtualBox
Se instalou a versão do repositório oficial da Oracle, execute:
### Para desinstalar o VirtualBox 7.1:
sudo dnf remove VirtualBox-7.1
### Para desinstalar o VirtualBox 7.0:
sudo dnf remove VirtualBox-7.0
Caso também queira remover o repositório do VirtualBox, execute:
sudo rm /etc/yum.repos.d/virtualbox.repo
Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até a próxima dica!
Referências:
- Oracle VirtualBox
- Virtualization - Oracle VirtualBox
- VirtualBox - Wikipedia
- Oracle VM VirtualBox Overview (PDF)
- Howto/VirtualBox - RPM Fusion
- Installation Details - Oracle Help Center
- After upgrading to kernel 6.12, VirtualBox fails to start - Fedora Discussion
- Virtualbox not working - Fedora Discussion
COMENTÁRIOS