Guia de instalação do openSUSE Leap 42.3

Aprenda a instalar facilmente o openSUSE Leap 42.3 no seu computador, fazendo dual boot com o Windows ou outro Linux!

Passo a passo de instalação do openSUSE Leap 42.3

 Você vai aprender, neste tutorial, a instalar facilmente o openSUSE Leap 42.3 no seu computador, seja em instalação única ou fazendo "dual boot" com o Windows ou outras distribuições Linux.

 Foi anunciado na semana passada, dia 26 de julho de 2017, o openSUSE Leap 42.3, a última atualização da série 42.x. Nesta nova versão, que também tem como base o Linux Kernel 4.4 LTS (assim como o Leap 42.2), você encontrará mais atualizações de pacotes/softwares do que "novidades". Dentre os softwares que foram atualizados estão o Mozilla Firefox 52 ESR, Thunderbird 52 e LibreOffice 5.3, além dos ambientes de área de trabalho KDE Plasma 5.8.7 LTS e GNOME 3.20.2. Para conferir mais alguns detalhes a respeito do openSUSE Leap 42.3, acesse o nosso post anterior no link abaixo:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Lancado-o-openSUSE-Leap-42-3-download.html

Utilizamos, neste tutorial, o DVD de instalação do openSUSE Leap 42.3 e o Oracle VM VirtualBox (versão 5.1.26) para realizar esta instalação, onde já estava instalado o Windows 10 Pro (com o recurso EFI habilitado nas configurações) num disco rígido "virtual" de 50 GB e 2 GB de memória RAM.
Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.

Os principais tópicos deste tutorial:

   O que fazer ANTES de instalar o openSUSE Leap?
   Requisitos de sistema do openSUSE Leap 42.3
   Download do openSUSE Leap 42.3
   Gravando a ISO do openSUSE num CD/DVD ou pen drive
   Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)
   Configurando o Setup do computador
   Instalação do openSUSE Leap 42.3
   Somente o Windows inicia após instalar o openSUSE, o que fazer?
   O que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3

Desde já deixo claro que NÃO ME RESPONSABILIZO por possíveis perdas de dados que venham a acontecer ao instalar o openSUSE Leap no seu computador.

 Se você seguir à risca este tutorial, as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim, é importante que você faça uma cópia de segurança dos seus dados, ok?!

   O que fazer ANTES de instalar o openSUSE Leap?

 Pretende instalar o openSUSE "ao lado" do Windows 10 / 8.1 / Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido, fazendo o "famoso" dual boot? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO:


  • Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o openSUSE. O Windows já traz uma ferramenta de desfragmentação "nativa", sendo desnecessária a instalação de outros programas.

     No link abaixo você pode conferir como fazer corretamente a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.

  • Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.

     Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações. Veja este exemplo (SCREENSHOT).

 Para mais dicas do que fazer antes de instalar o openSUSE Leap acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html


   Requisitos de sistema do openSUSE Leap 42.3

 Antes de baixar a imagem ISO do openSUSE, confira abaixo os requisitos mínimos de sistema para executá-lo:

  • Processador Intel ou AMD (dual core) de 2 GHz ou mais veloz;
  • 1 GB de memória RAM (2 GB ou mais recomendado);
  • Monitor com resolução igual ou maior que 800x600;
  • 5 GB ou mais de espaço livre* em disco para a instalação (40 GB é o recomendado).
Logo abaixo você verá como liberar espaço em seu disco rígido.

 Seu computador está apto a instalar o openSUSE? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!


   Download do openSUSE Leap 42.3

 Caso ainda não tenha baixado o openSUSE Leap, acesse o site oficial e faça já o download:

  https://software.opensuse.org/distributions/leap

  DICA - Se for baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize um gerenciador de downloads, como o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Já para baixar via torrent, utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!

 Ou através dos links (oficiais) logo abaixo (recomendo que baixe por torrent):


 Para mais opções de download do openSUSE Leap basta acessar o link abaixo:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Lancado-o-openSUSE-Leap-42-3-download.html

Verifique se a imagem ISO não está corrompida

 Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html

 Já no Windows, você terá que instalar um software adicional para verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o nosso outro tutorial:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html


   Gravando a ISO do openSUSE num CD/DVD ou pen drive

 Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

Gravando num CD ou DVD

 Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do openSUSE utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html

 No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html

Gravando num pen drive

 Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do openSUSE Leap pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html

 Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html


   Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)

 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu disco rígido (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no mesmo para instalar o openSUSE. Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html

 Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-com-gparted.html

Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.

   Configurando o Setup do computador

 Por último, mas não menos importante, é hora de configurar o Setup do BIOS / UEFI do seu computador para dar boot pelo CD/DVD ou pen drive.

 Por padrão, a maioria dos computadores já saem programados de fábrica para dar boot primeiramente pelo drive de CD/DVD, porém, caso queira utilizar um pen drive para instalar o openSUSE, será necessário configurar o seu computador para dar boot pelo mesmo (em alguns casos, pode ser necessário definir o pen drive como disco rígido primário).

 Para mais detalhes de como realizar esse procedimento, recomendo que assista os dois vídeos abaixo, o primeiro do canal "Tutoriais para Tudo":

Assista o vídeo no YouTube

 E também este outro vídeo, do canal "Sayro Digital":

Assista o vídeo no YouTube

 Se o seu computador possui UEFI, reinicie-o (com o pen drive bootável do openSUSE Leap 42.3 plugado na porta USB, obviamente) pressionando a tecla Delete (a tecla usada para acessar o Setup varia de computador para computador, consulte o manual do mesmo) e nas opções de boot, selecione o seu pen drive no modo UEFI, como mostrado pelo exemplo abaixo:

Como dar boot pelo pen drive no modo UEFI - Screenshot  

Além do que já foi falado, caso não consiga dar boot pela mídia de instalação do openSUSE, talvez seja necessário desativar o Boot Seguro (Secure Boot).
Para desativá-lo, acesse o tutorial do site TecMundo no link abaixo:

  http://www.tecmundo.com.br/tutorial/80590-desabilitar-opcao-boot-seguro-uefi-bios-computador.htm

 Após fazer backup dos seus dados e criar um espaço vazio no seu HD, insira o CD/DVD de instalação ou "espete" o pen drive bootável do openSUSE Leap, reinicie o computador e vamos para o passo a passo de instalação!


   Instalação do openSUSE Leap 42.3

 E finalmente, chegou a hora de instalar o openSUSE Leap 42.3. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!

  FIQUE ATENTO - Caso esteja instalando o openSUSE num Notebook, recomendo que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação, ok?






 Após dar boot no seu computador pelo CD/DVD ou pen drive bootável do openSUSE Leap, será exibido uma tela semelhante à imagem abaixo (caso seu computador tenha UEFI).

 Nela, deixe selecionada a opção "Installation" e pressione Enter para continuar:

Tela de boot do openSUSE Leap 42.3

 Se o seu computador não tiver UEFI (é um pouco mais "antigo" e tenha BIOS), a tela de boot do openSUSE Leap 42.3 será semelhante a esta (CLIQUE AQUI). De qualquer forma, selecione a opção "Installation" para continuarmos o processo de instalação.

 Após o carregamento do sistema, será exibido a tela inicial do instalador do openSUSE, onde você poderá definir o Idioma e o Layout do teclado, bem como ler o Contrato de Licença.
 No meu caso, selecionei o idioma "Portuguese (Brazilian) - Português brasileiro" (indicado pela SETA 1 na imagem abaixo) e o layout do teclado como "Português (Brasil)", que é a opção padrão, em seguida, testei alguns caracteres especiais do meu teclado para conferir se o layout selecionado estava correto (indicado pela SETA 2).

 Feito isso, clique em "Próximo":

Tela de seleção do Idioma de instalação, layout do teclado e Contrato de Licença do openSUSE
  ATENÇÃO - Caso o instalador do openSUSE não consiga configurar automaticamente a sua rede, será aberto a janela de diálogo de "Configurações da rede" (como mostrado neste exemplo AQUI). Nela, você poderá escolher uma interface de rede listada (por exemplo, seu adaptador Wireless) e configurá-la manualmente (clicando em "Editar").

 Note que também é possível instalar o openSUSE sem realizar essa configuração (você pode fazer isso depois), basta apenas clicar em próximo e continuar seguindo os passos abaixo.

 A próxima etapa é a mais importante, nela você deverá definir o Local de Instalação do openSUSE Leap 42.3, portanto, tenha muita atenção, ok?

 O próprio "instalador" do openSUSE vai propor uma opção de particionamento e fará a instalação automaticamente (caso você aceite clicando em "Próximo"). Sugiro que aceite essa opção SOMENTE se estiver instalando o openSUSE Leap num disco rígido "vazio", que não tenha nenhum outro sistema operacional ou alguma partição com seus dados. SE você aceitou a opção de particionamento proposta pelo openSUSE, continue lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI).

 No nosso caso, vamos configurar manualmente as partições para a instalação. Supondo que você criou um espaço livre no disco rígido para esta instalação (conforme indicado um pouco acima neste post), clique no botão "Criar a configuração da partição...", como destacado pela imagem abaixo:

Esquema de particionamento sugerido pelo instalador do openSUSE

 Após, selecione a opção "Particionamento personalizado (para usuários avançados)" e clique em "Próximo":

Selecione o "Particionamento personalizado (para usuários avançados)"

 Na tela seguinte, serão exibidos todos os discos e partições dos mesmos presentes no seu computador. Para criar uma nova partição (a partir do espaço livre), SELECIONE O DISCO RÍGIDO onde pretende instalar o openSUSE, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione a opção "Adicionar partição", como mostrado pela imagem abaixo:

Clique sobre o seu HD e clique em "Adicionar partição"

 Vamos criar primeiramente a Partição Raiz (onde o openSUSE será instalado), para isso, selecione a opção "Tamanho personalizado" e, em seguida, defina o tamanho (em GiB) para a mesma, como mostrado pela imagem abaixo.

 Feito isso, clique em "Próximo":

  FIQUE ATENTO - Neste exemplo, criei uma partição raiz de 21 GiB para instalar o openSUSE Leap 42.3, porém, é você que deve decidir o tamanho para partição raiz, de acordo com suas necessidades.

  Leve em conta que você irá instalar novos softwares, atualizar o sistema e também "guardar" os seus arquivos pessoais (como músicas, imagens, vídeos e documentos, caso não tenha ou não queira criar uma partição /home separada), ok?

Escolha o "Tamanho personalizado" e defina um tamanho para a partição raiz

 Em seguida, selecione a Função dessa partição como "Sistema operacional" e clique em "Próximo", como mostrado pela imagem abaixo:

Defina como "Sistema operacional" a função da partição

 Na próxima etapa, em "Opções de formatação", selecione "Formatar a partição" e logo abaixo escolha o sistema de arquivos para a mesma.

 O sistema de arquivos padrão do openSUSE (para a Partição Raiz) é o BtrFS, mas fica a seu critério utilizá-lo ou não. No meu caso, escolhi o sistema de arquivos Ext4, já que estou mais "acostumado" com ele.

 Após, em "Opções de montagem", selecione a opção "Montar partição" e logo abaixo, em "Ponto de montagem", selecione a / (barra).

 Feito isso, clique em "Concluir":

Clique em formatar a partição e escolha o sistema de arquivos para a mesma, em seguida, marque a opção "Montar partição" e defina o ponto de montagem como / (barra)

  DICA - Neste tutorial não mostro como criar uma partição /home separada para armazenar os seus arquivos pessoais (assim como eu tenho no meu disco rígido).
 Caso queira criar uma nova partição /home, basta repetir os 4 últimos passos acima, alterando apenas o ponto de montagem para /home, como mostrado neste exemplo (CLIQUE AQUI), ok?!

 Porém, caso você já tenha uma home separada no seu disco rígido (que utiliza em outra distribuição Linux instalada no mesmo), basta acessar a tela principal do "Particionador avançado", identifique e selecione a sua partição /home, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e selecione a opção "EDITAR". Nas "Opções de formatação", você DEVE MARCAR a opção de NÃO FORMATAR A PARTIÇÃO e nas "Opções de montagem", selecione o ponto de montagem como /home, como mostrado por este exemplo (CLIQUE AQUI), simples, não?

 Vamos agora criar uma Partição Swap (área de troca) para o openSUSE, para isso, SELECIONE O SEU DISCO RÍGIDO, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione "Adicionar partição", conforme mostra a imagem abaixo:

  FIQUE ATENTO - Caso já tenha uma Partição Swap (utilizada por alguma distribuição Linux presente no seu disco rígido) poderá "pular" diretamente para este ponto do tutorial (CLIQUE AQUI), já que o instalador do openSUSE irá identificá-la e montá-la automaticamente.


Clique novamente sobre o seu HD e selecione a opção "Adicionar partição"

 Selecione a opção "Tamanho personalizado" e logo abaixo, defina o tamanho (em GiB) para a Swap.

  Não há um tamanho pré-definido para a Swap, você é quem decide o quanto de espaço destinar para a mesma. Apesar disso, caso não tenha certeza, recomendo que deixe-a com no mínimo 4 GB, ok?

 Feito isso, clique em "Próximo":

Selecione o "Tamanho personalizado" e defina o tamanho para a partição Swap (recomendo no mínimo 4 GiB)

 Logo após, em "Função", selecione a opção "Swap" e clique em "Próximo":

Defina como "Swap" a função dessa partição

 Em "Opções de formatação", selecione "Formatar a partição" e defina como "Swap" o sistema de arquivos. Depois, em "Opções de montagem", selecione a opção "Montar partição" e o ponto de montagem como swap.

 Tudo pronto, basta clicar em "Concluir":

Clique em formatar a partição e defina o sistema de arquivos como "swap", em seguida, marque a opção "Montar partição" e defina o ponto de montagem como swap

 Concluída a criação das partições necessárias para a instalação do openSUSE Leap, mas antes de continuar, fique atento:

- Se o seu computador possui BIOS (é mais "antigo"), poderá pular os passos em destaque abaixo e continuar lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI);

- Mas se o seu computador é equipado com UEFI, será necessário EDITAR a Partição de Boot EFI presente no seu disco rígido (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).

 Para editar esta partição, basta seguir os passos abaixo:

   ---   ATENÇÃO   ---    

Estas etapas devem ser executadas APENAS se o seu computador é equipado com UEFI (e que possua, no disco rígido, a partição "EFI boot").

 Após criar as partições necessárias para a instalação do openSUSE, identifique e selecione a partição "EFI boot" (e sistema de arquivos FAT), clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e selecione a opção "EDITAR", como mostrado pela imagem abaixo:

Clique sobre a sua partição EFI boot e SELECIONE A OPÇÃO EDITAR

 Nas "Opções de Formatação", você DEVE ESCOLHER a opção "Não formatar a partição". Em "Opções de montagem", clique em "Montar partição" e defina o ponto de montagem como /boot/efi, conforme indicado na imagem abaixo.

 Após, clique em "Concluir":


 Terminada a etapa de particionamento de disco, podemos conferir agora as alterações que serão realizadas no HD.
 Verifique se o ponto de montagem de cada partição está correto antes de continuar com o processo de instalação.

      ---   ATENÇÃO   ---      

 Confira também se as outras partições do seu disco rígido (como, por exemplo, a partição onde está instalado o Windows) não estão marcadas para formatação, o que é indicado pela letra "F" ao lado do tamanho de cada uma (exceto as partições criadas a partir do espaço livre, como indicado na imagem abaixo); caso alguma delas esteja, clique em "Voltar" e revise as opções das partições antes de continuar com a instalação.

 Se tudo estiver certo, basta clicar em "Aceitar" para continuar:

Tela principal do particionador, mostrando as partições modificadas e os seus respectivos pontos de montagem

 Será exibido um resumo das mudanças que serão realizadas no seu disco rígido, confira mais uma vez se tudo está correto antes de continuar. Se estiver tudo OK, clique em "Próximo":

Resumo das alterações que serão feitas no seu HD

 Selecione a sua Região e também a cidade mais próxima da sua localidade para definir o seu Fuso Horário (que no meu caso, foi detectado automaticamente). Marque também a opção "Relógio de hardware definido para UTC", indicada pela seta na imagem abaixo, e após, clique em "Próximo":

Defina a sua região e fuso horário

 Logo após, será apresentado a etapa de seleção da Interface gráfica (desktop) a ser instalado no openSUSE. Dentre as opções estão o KDE Plasma 5.8.7 (padrão) e o GNOME 3.20.2 (além da opção "Servidor (modo de texto)", ideal para você que deseja utilizar o openSUSE Leap como servidor).

Etapa de seleção de ambiente gráfico a ser utilizado no openSUSE Leap 42.3

 Caso queira instalar o openSUSE Leap com outros ambientes gráficos, basta conferir o passo a passo na área em destaque abaixo.

 Se você selecionou as opções "KDE", "GNOME" ou "Servidor", continue lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI)

Instalando o openSUSE Leap com Xfce, MATE, LXDE, LXQt ou o Enlightment

Note que também é possível instalar outros ambientes gráficos no openSUSE Leap, porém, você precisará estar conectado à internet (os pacotes não estão presentes na mídia de instalação).

 Caso queira utilizar o Xfce, o MATE, LXQt, LXDE ou o Enlightment no seu openSUSE, selecione a opção "Personalizado" e clique em "Configurar repositórios online". Após, serão listados os repositórios disponíveis (recomendo que deixe selecionado apenas as opções padrão), clique apenas em "Próximo" para continuar:

Lista de repositórios online

 E aguarde enquanto é feito o download dos metadados dos repositórios:

Aguarde enquanto os repositórios são adicionados

 Será exibido mais uma vez o Contrato de Licença do openSUSE Leap (você deve aceitá-lo para poder utilizar o sistema), apenas clique em "Próximo" para continuar e aguarde:

Leia e aceite o Contrato de Licença do openSUSE

 Você será redirecionado novamente à tela de seleção de interface gráfica, deixe selecionado "Personalizado" e clique em "Próximo" para continuar:

Clique em "Personalizado" e após, em "Próximo"

 Agora basta marcar, na barra lateral, o(s) ambiente(s) de área de trabalho que você deseja instalar no seu openSUSE.

 Tudo pronto, basta clicar em "OK", como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo:

Tela de seleção de ambientes de área de trabalho, softwares e pacotes a serem instalados

 Após selecionar o ambiente de área de trabalho desejado, clique em "Próximo" para continuar:

Após selecionar o ambiente gráfico desejado, clique em "Próximo"

 Nesta próxima etapa você deverá criar um Novo Usuário para o sistema. Informe o seu Nome Completo, o Nome de Usuário e uma Senha (de preferência com caracteres especiais, além de letras e números).

  ATENÇÃO - Caso tenha uma partição /home separada no seu disco rígido (que é utilizada por outra distribuição Linux instalada), você DEVE escolher um nome de usuário do openSUSE diferente do utilizado no seu outro Linux.
 Por exemplo, se você já usa essa mesma partição /home no Debian e tem o nome de usuário "fulano1", agora que irá instalar o openSUSE Leap 42.3 você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano2", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas, ok?!
  FIQUE ATENTO - Se você quiser utilizar a mesma senha do seu usuário para a senha de root, deixe marcado a opção "Usar esta senha para o administrador do sistema". Caso deixe essa opção desmarcada, você terá que criar uma senha de root após clicar em "Próximo".
  DICA - Sugiro que DESMARQUE a opção "Login automático" (que vem habilitada por padrão), conforme mostrado na imagem abaixo, já que não custa nada ter que digitar a sua senha para usar o openSUSE Leap, não é verdade?! :)

 Tudo pronto, basta clicar em "Próximo":

Etapa de criação de usuário

 E chegamos na última etapa antes da instalação do openSUSE Leap 42.3, onde será exibido as Configurações da instalação, contendo todas as alterações que serão realizadas no seu computador. Caso queira incluir ou excluir algum software na instalação do openSUSE Leap, basta clicar em "Software" e fazer as mudanças que achar necessário.

 Feito isso, comece a instalação do openSUSE Leap clicando em "Instalar", em destaque na imagem abaxo:

Resumo de todas as alterações a serem realizadas nessa instalação

 Será exibido uma janela de diálogo informando que todas as alterações que você escolheu anteriormente serão aplicadas. Caso esteja tudo certo, basta clicar em "Instalar" para dar início ao processo:

Confirme a instalação do openSUSE clicando em "Instalar"

 É iniciado o processo de instalação do openSUSE Leap 42.3. Aproveite e vá até a cozinha para preparar um café, já que pode demorar um pouco (principalmente se escolheu mais de um ambiente de desktop)! :)

Aguarde enquanto o openSUSE é instalado no seu computador

 Lembrando que você também pode conferir todos os pacotes que estão sendo instalados, basta clicar na aba "Detalhes" (na parte superior do instalador):

Detalhes do processo de instalação do openSUSE Leap 42.3

 Após finalizada a instalação, o seu computador será reiniciado automaticamente:

Concluída a instalação, o seu computador será reiniciado

 Caso tenha seguido à risca este tutorial, aparecerá a tela do GRUB após reiniciar o seu computador, listando todos os sistemas operacionais presentes no mesmo.

 Deixe selecionado a primeira opção (que é o openSUSE Leap 42.3), pressionando Enter em seguida:

Tela do GRUB, mostrando o openSUSE Leap 42.3 e o Windows 10

 E faça login na conta de usuário que você criou no momento da instalação:

Tela de login do openSUSE Leap 42.3 com desktop KDE

 Parabéns! Você instalou com sucesso o openSUSE Leap 42.3, agora é só aproveitar!

Área de Trabalho do openSUSE Leap 42.3 com desktop KDE Plasma 5.8.7 LTS

 E tenha um monte de diversão! :)


   Somente o Windows inicia após a instalação do openSUSE, o que fazer?

 Você fez um dual boot do openSUSE com o Windows 10 ou 8.1, mas ao reiniciar o computador não apareceu a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. iniciar)? Então será necessário configurar a opção de inicialização através do próprio Windows.

 Para corrigir isso, inicie normalmente o Windows e faça login na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira este exemplo AQUI).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar o comando abaixo e pressionar Enter em seguida (caso o Secure Boot esteja habilitado no Setup do seu computador):

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\opensuse\shim.efi

Tela do Prompt de Comando, no Windows

 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows! Se mesmo assim não conseguir iniciar o openSUSE, acesse o tutorial abaixo e veja como recuperar o GRUB:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/01/Como-restaurar-ou-recuperar-o-GRUB-do-openSUSE.html

 Boa sorte! :)


   O que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3

 Após instalar o openSUSE, você provavelmente vai querer instalar os codecs multimídia, do Steam, de navegadores populares como o Google Chrome, Opera e Vivaldi, além de outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso diário, não é verdade? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3 que preparamos, acesse o link:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Guia-pos-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-3.html


 Então é isso, espero que este tutorial seja útil pra você e que consiga instalar o openSUSE Leap 42.3 sem problemas no seu computador. Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou, se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do openSUSE Leap 42.3
Guia de instalação do openSUSE Leap 42.3
Aprenda a instalar facilmente o openSUSE Leap 42.3 no seu computador, fazendo dual boot com o Windows ou outro Linux!
https://1.bp.blogspot.com/-86lsZGaIjwM/WX5KTYIsQpI/AAAAAAAAHEA/PdDWnUqvse47OMXudFrpM-0J6CtX6YF0wCLcBGAs/s1600/Guia-instalacao-openSUSE-Leap-42-3.png
https://1.bp.blogspot.com/-86lsZGaIjwM/WX5KTYIsQpI/AAAAAAAAHEA/PdDWnUqvse47OMXudFrpM-0J6CtX6YF0wCLcBGAs/s72-c/Guia-instalacao-openSUSE-Leap-42-3.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Guia-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-3.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Guia-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-3.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo