Guia de pós-instalação do openSUSE Leap 42.3

Confira algumas dicas do que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3, como a instalação de codecs, do Steam, Google Chrome e várias outras "melhorias"!

O que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3

 No dia 26 de julho de 2017 (ontem) foi disponibilizado o openSUSE Leap 42.3, tendo como base o Linux Kernel 4.4 (de longo suporte) e trazendo várias atualizações de pacotes em relação à versão anterior. Confira mais detalhes a respeito do Leap 42.3 acessando este link.

 E para ajudar (principalmente) os iniciantes, preparamos algumas dicas do que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3, como a instalação dos codecs e players multimídia, como o VLC, SMPlayer e o Audacious, instalação do OpenJDK e do Oracle JRE/JDK, de navegadores populares como o Google Chrome, Opera e Vivaldi, do Adobe Flash Player e várias outras "melhorias".

  Este tutorial foi testado no openSUSE Leap 42.3, com o ambiente de área de trabalho GNOME 3.20.2.


Os principais tópicos deste tutorial:


Atualizando o sistema

 Uma das primeiras coisas a se fazer após instalar o openSUSE Leap é atualizar a lista de repositórios e instalar as atualizações. Você tem duas opções:

[1ª OPÇÃO] - Atualizando o openSUSE via linha de comando (zypper)


 A maneira mais prática (pelo menos na minha opinião) de atualizar o sistema é pela linha de comando, utilizando o zypper (que é a ferramenta de gerenciamento de pacotes e repositórios do openSUSE e SUSE Linux Enterprise). Para isso, abra um terminal e execute o comando:

sudo zypper ref && sudo zypper up

  Após os repositórios serem atualizados, você terá que digitar s (Sim) ou y (Yes) e pressionar Enter para baixar e instalar as atualizações, ok?!

 Para aprender mais sobre o uso do zypper, acesse o link abaixo e confira algumas dicas que preparamos:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/01/gerenciando-pacotes-opensuse-zypper.html


 Ou acesse o Guia Oficial do zypper nos links abaixo:

  https://en.opensuse.org/SDB:Zypper_usage (em inglês)
  https://pt.opensuse.org/Zypper/Uso (em português)


[2ª OPÇÃO] - Atualizando o openSUSE via interface gráfica (YaST)


Ícone do YaST (Yet another Setup Tool)
  Além de utilizar o terminal para atualizar o sistema, você também poderá fazer isso e muito mais através do YaST (Yet another Setup Tool), que é a ferramenta de instalação e configuração do openSUSE e do SUSE Linux Enterprise. Com ele é possível instalar/remover programas e gerenciar os repositórios, configurar a rede, a placa de som, o teclado e impressoras, gerenciar os serviços do sistema dentre outras opções, de um jeito simples e fácil via interface gráfica.

 Para atualizar o openSUSE via interface gráfica, abra o YaST (procure-o no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico) e na seção "Software", clique em "Atualização online", como mostrado na imagem abaixo:

Janela principal do YaST, a ferramenta de instalação e configuração do openSUSE e SUSE Linux Enterprise

 Feito isso, uma nova janela será aberta, mostrando que os repositórios estão sendo atualizados:

Os repositórios estão sendo atualizados

 Após, será exibido um resumo das atualizações disponíveis para o seu sistema, basta apenas clicar no botão "Aceitar", na parte inferior direita da tela, para instalá-las:

Resumo das atualizações disponíveis

 Agora é só aguardar enquanto as atualizações são baixadas e instaladas em seguida:

Aguarde enquanto é feito o download e instalação das atualizações

 Concluído o processo, provavelmente será exibido uma janela de diálogo informando que você deverá reiniciar a sessão manualmente para aplicar as atualizações, como mostrado pela imagem abaixo (clique em "OK" para fechá-la):

Aviso informando que é necessário reiniciar a sessão para aplicar as atualizações

 Muito fácil, não!


 Após instalar as atualizações no seu openSUSE (via terminal ou pelo YaST), recomendo que reinicie o seu computador antes de continuar executando as dicas sugeridas neste artigo, ok?!


Adicionando o Repositório Packman e instalando os codecs multimídia

 Devido a questões legais (patentes de softwares e direitos autorais), o openSUSE não oferece suporte a codecs proprietários como o MP4, AAC, WMA e outros nos repositórios oficiais, exceto o suporte à decodificação MP3, que está presente no openSUSE Leap 42.3 e Tumbleweed (as patentes do formato expiraram recentemente).

 Se você pretende reproduzir (além do MP3) os mais diversos formatos multimídia no seu openSUSE Leap 42.3, terá que adicionar no sistema o Repositório Packman (bem conhecido entre os usuários do openSUSE), que disponibiliza os codecs e também vários softwares para reprodução de áudio e vídeo. Para isso, basta executar o comando abaixo:

sudo zypper ar -f http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/openSUSE_Leap_42.3/ Packman

 Importe a chave de assinatura do mesmo:

sudo rpm --import http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/openSUSE_Leap_42.3/repodata/repomd.xml.key

 Atualize a lista de repositórios:

sudo zypper ref

 E execute o comando abaixo, de acordo com o seu ambiente gráfico, para instalar os pacotes/codecs:


  Se você utiliza o openSUSE com o desktop KDE Plasma, execute:

sudo zypper in libxine2-codecs ffmpeg lame gstreamer-0_10-plugins-good gstreamer-0_10-plugins-bad gstreamer-0_10-plugins-ugly gstreamer-0_10-plugins-bad-orig-addon gstreamer-0_10-plugins-good-extra gstreamer-0_10-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-0_10-plugins-ffmpeg dvdauthor07 gstreamer-plugins-base gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-orig-addon gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-ugly gstreamer-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-plugins-good-extra gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mpegdemux gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mpegmux k3b-codecs h264enc x264 x265 gstreamer-plugins-libav


  Se você utiliza o openSUSE com GNOME e demais ambientes gráficos, execute:

sudo zypper in libxine2-codecs ffmpeg lame gstreamer-0_10-plugins-good gstreamer-0_10-plugins-bad gstreamer-0_10-plugins-ugly gstreamer-0_10-plugins-bad-orig-addon gstreamer-0_10-plugins-good-extra gstreamer-0_10-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-0_10-plugins-ffmpeg dvdauthor07 gstreamer-plugins-base gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-orig-addon gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-ugly gstreamer-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-plugins-good-extra gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mpegdemux gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mpegmux totem-browser-plugin h264enc x264 x265 gstreamer-plugins-libav


 Para resolver as dependências, você deve aceitar a alteração do fornecedor dos pacotes, como mostrado pela imagem abaixo:

Aceite a alteração do fornecedor de pacotes

 Basta apenas digitar 1 (primeira opção) e pressionar Enter para continuar, ok?

 Após a conclusão do processo, faça uma atualização na distribuição a partir do Repositório Packman com:

sudo zypper dup --from Packman

 Com isso, você conseguirá reproduzir a maioria dos formatos multimídia através dos players do seu sistema!

 Se mesmo após instalar todos os codecs não consiga reproduzir os seus arquivos, experimente remover o cache do Gstreamer na sua pasta pessoal com o comando:

rm /home/$USER/.cache/gstreamer-1.0/*


Suporte à reprodução de DVDs criptografados

 Caso queira (ou precise) reproduzir DVDs criptografados, será necessário adicionar o Repositório "libdvdcss" com o comando:

sudo zypper ar -f http://opensuse-guide.org/repo/openSUSE_Leap_42.3/ DVD

 Importe a chave de assinatura do mesmo:

sudo rpm --import http://opensuse-guide.org/repo/openSUSE_Leap_42.3/repodata/repomd.xml.key

 E instale o pacote libdvdcss2 com:

sudo zypper in libdvdcss2


Instalando outros players de mídia

 O openSUSE já traz alguns players de mídia na "instalação padrão", como o Amarok e Dragon Player (caso tenha escolhido o KDE como interface gráfica), o Rhythmbox e o Videos (no GNOME), mas caso não queira utilizá-los, abaixo mostro como instalar algumas das opções de players de mídia mais populares no openSUSE:

Instalando o VLC Media Player no openSUSE

 O VLC é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. Instale o VLC no seu openSUSE Leap executando:

sudo zypper in --from Packman vlc vlc-codecs

Instalando o SMPlayer no openSUSE

 O SMPlayer é outro player multimídia (front-end gráfico para o MPlayer) muito popular entre os usuários, que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, sendo possível procurar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube. Para instalar o SMPlayer no openSUSE Leap basta executar:

sudo zypper in smplayer smplayer-lang smplayer-skins smplayer-themes

Instalando o Audacious no openSUSE

 O Audacious é um player de áudio minimalista (fork do Beep Media Player - BMP), focado na baixa utilização de recursos e alta qualidade de áudio. Além de reproduzir os mais variados formatos, ele também oferece suporte às skins do Winamp. Para instalá-lo, execute:

sudo zypper in audacious audacious-lang audacious-plugins audacious-plugins-lang audacious-plugins-extra






Instalando os drivers proprietários para sua placa de vídeo

 O openSUSE (bem como a maioria das distribuições) já disponibiliza os drivers de código aberto para a maioria das placas de vídeo e que funcionam muito bem para a maioria dos usuários. Caso possua uma placa de vídeo da NVIDIA e queira instalar os drivers proprietários da mesma, execute o comando abaixo para adicionar o repositório no sistema (procedimento recomendado):

sudo zypper ar -f http://download.nvidia.com/opensuse/leap/42.3/ NVIDIA

 Importe a chave de assinatura:

sudo rpm --import http://download.nvidia.com/opensuse/leap/42.3/repodata/repomd.xml.key

 E instale os drivers corretos para a sua placa de vídeo com:

sudo zypper inr

 Após, você deve reiniciar o seu computador para aplicar as mudanças, ok? Para mais detalhes, acesse o link abaixo:

  https://en.opensuse.org/SDB:NVIDIA_drivers


 Já para placas de vídeo da AMD/ATI, o procedimento é um pouco mais "trabalhoso". Confira como instalar os drivers proprietários acessando os links abaixo:

  https://en.opensuse.org/SDB:ATI_drivers
  https://en.opensuse.org/SDB:AMDGPU-PRO
  https://en.opensuse.org/SDB:AMD_fglrx


Instalando o HandBrake

 O HandBrake é software multiplataforma e de código aberto para converter vídeos nos mais diversos formatos e resoluções, sendo possível, também, ripar DVDs e Blu-rays. Para instalar o HandBrake no openSUSE basta executar:

sudo zypper in handbrake-gtk handbrake-gtk-lang

Janela principal do HandBrake sendo executado no openSUSE Leap 42.3 (GNOME)


Instalando o Spotify no openSUSE

 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas online mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo. Se você é usuário do serviço, confira como instalar o Spotify Client no seu openSUSE Leap acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/12/Instalando-o-Spotify-no-openSUSE-e-no-Fedora.html#opensuse


Instalando o Steam no openSUSE

 O Steam é a mais famosa plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve e está disponível nos repositórios oficiais do openSUSE Leap. Para instalá-lo, basta executar:

sudo zypper in steam

 Após, execute o Steam através do atalho criado no seu menu de aplicativos (na sessão "Jogos'), aceite o Contrato de Licença e aguarde enquanto os componentes necessários são baixados.

Steam sendo executado no openSUSE Leap 42.3 (GNOME)

 Para mais informações (e solução de problemas), acesse:

  https://en.opensuse.org/Steam


Instalando o Skype no openSUSE

 O Skype é um aplicativo que permite fazer chamadas de voz e vídeo, enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo. Confira, no link abaixo, como instalar a versão mais recente do Skype no openSUSE Leap 42.3:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/06/Instalando-Skype-no-openSUSE-e-Fedora.html


Instalando o Telegram Desktop no openSUSE

 O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas baseado na nuvem, tem foco na segurança e velocidade e é de código aberto. Veja como instalar o Telegram Desktop no seu openSUSE acessando o nosso outro tutorial:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/Telegram-Desktop-no-openSUSE-e-Fedora.html

 Aproveite e siga o canal oficial do Blog Opção Linux no Telegram para ficar informado sobre os novos posts publicados, acesse o link https://t.me/BlogOpcaoLinux ou pesquise por @blogopcaolinux na caixa de busca do mesmo. :)

 Participe também do Grupo de usuários do openSUSE no Telegram (openSUSE Brasil), basta acessar o link https://t.me/opensusebr ou busque por @opensusebr.

Instalando o MEGA Sync no openSUSE

 O MEGA é um serviço de armazenamento e hospedagem de arquivos em nuvem fundado por Kim Dotcom. Se você é usuário desse serviço, acesse o link abaixo que contém o passo a passo de instalação do MEGA Sync:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/02/Instalando-o-MEGA-Sync-no-openSUSE-e-Fedora.html


Instalando o Dropbox no openSUSE

 O Dropbox é um dos serviços de armazenamento e backup de arquivos na nuvem mais utilizados atualmente. Se você é usuário desse serviço e deseja instalar o Dropbox Client no seu openSUSE, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/05/Instalando-o-Dropbox-no-openSUSE-e-Fedora.html


Instalando um gerenciador de downloads e um cliente de torrents

 É sempre bom ter um gerenciador de downloads e um cliente de torrents instalado no sistema, principalmente se você é como eu, que sempre está baixando ISOs de outras distribuições Linux para testar. Abaixo mostro como instalar as duas opções que mais utilizo.

Instale o uGet no openSUSE

 O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado de categorias, download de arquivos em lotes e muito mais. Para instalá-lo basta executar:

sudo zypper in uget uget-lang

Janela principal do uGet Download Manager no openSUSE Leap 42.3 (GNOME)

Instale o qBittorrent no openSUSE

 Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona). Para instalar o qBittorrent no openSUSE, basta executar:

sudo zypper in qbittorrent

qBittorrent sendo executado no openSUSE Leap 42.3 (GNOME)


Suporte para extração e criação de arquivos compactados

 Várias ferramentas para criação e extração dos mais variados formatos de arquivos já vem instaladas por padrão no openSUSE. Porém, caso não tenha certeza se estas ferramentas estão presentes no seu sistema, basta executar o comando abaixo para instalá-las:

sudo zypper in bzip2 cabextract lhasa lzip p7zip rar unrar unzip zip


Instalando o Oracle VM VirtualBox no openSUSE

 O VirtualBox é um dos softwares de virtualização de sistemas operacionais mais populares da atualidade, e para instalá-lo no openSUSE é bem fácil, confira como acessando o link abaixo:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Instalando-VirtualBox-no-openSUSE-Leap.html


Instalando o VMware Workstation Player no openSUSE

O VMware Workstation Player também é um software de virtualização disponível para sistemas de 64 bits. Acesse o link abaixo e confira como instalar o VMware Workstation Player no seu openSUSE Leap:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/04/Instalando-o-VMware-Workstation-Player-no-Debian.html


Instalando navegadores populares no openSUSE

 O Mozilla Firefox ainda é um dos navegadores mais utilizados atualmente e já vem instalado por padrão no openSUSE (e na maioria das distribuições Linux). Porém, caso não queira utilizá-lo, abaixo mostro como instalar alguns dos mais populares navegadores:

Instalando o Chromium no openSUSE Leap

 O Chromium é o navegador de código aberto mantido pela Google (ele serve de "base" para o Google Chrome e também vários outros navegadores) e já está nos repositórios oficiais do openSUSE Leap. E para instalar o Chromium é fácil, basta executar no terminal:

sudo zypper in chromium


Instalando o Google Chrome no openSUSE Leap

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente. Para instalar o Google Chrome no openSUSE, basta executar os comandos a seguir:

 Adicione o repositório do Google Chrome no sistema:

sudo zypper ar -f http://dl.google.com/linux/chrome/rpm/stable/x86_64/ Google

 Importe a chave de assinatura do mesmo:

sudo rpm --import https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub

 E instale o Google Chrome (estável) com:

sudo zypper in google-chrome-stable


Instalando o Opera no openSUSE Leap

 O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado, ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook). Para instalar as principais versões do Opera no seu openSUSE, basta acessar o link abaixo e conferir o passo a passo:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Instalando-o-Opera-no-openSUSE-e-no-Fedora.html#opensuse


Instalando o Vivaldi no openSUSE Leap

 O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores). Caso queira instalá-lo no seu openSUSE Leap, basta executar os comandos abaixo:

 Adicione o repositório do Vivaldi no sistema:

sudo zypper ar -f http://repo.vivaldi.com/archive/rpm/x86_64/ Vivaldi

 Importe a chave de assinatura:

sudo rpm --import http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub

 E instale o Vivaldi (estável) com:

sudo zypper in vivaldi-stable

  DICA - Além de instalar o Vivaldi através do repositório oficial, também é possível instalá-lo a partir do Packman, para isso basta executar sudo zypper in vivaldi, ok?!


Instalando o OpenJDK (o Java de código aberto) no openSUSE

 O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java, Standard Edition ("Java SE") e está disponível nos repositórios oficiais de grande parte das distribuições (incluindo o openSUSE).

  Para instalar o ambiente de execução Java (JRE) no openSUSE Leap, basta executar:

sudo zypper in java-1_8_0-openjdk


  Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK), execute:

sudo zypper in java-1_8_0-openjdk-devel


Instalando o Oracle Java (JRE/JDK) no Fedora

 Caso queira utilizar o Java da Oracle (proprietário) no seu openSUSE, acesse um dos links abaixo que contém as instruções de instalação do mesmo:

  Para instalar o Oracle Java Runtime Environment (JRE) no openSUSE:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/Instalando-o-Oracle-Java-JRE-no-openSUSE.html


  Para instalar o Oracle Java Development Kit (JDK) no openSUSE:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/03/Como-instalar-o-Oracle-Java-JDK-no-openSUSE.html


Instalando o Adobe Flash Player no openSUSE Leap

 A grande maioria dos sites mais acessados atualmente (como, por exemplo, o YouTube) já não "dependem" do Adobe Flash Player para exibir conteúdo multimídia. Porém, caso necessite utilizá-lo, será necessário adicionar o repositório da Adobe no sistema, e para isso basta executar o comando abaixo:

sudo zypper ar --check --refresh http://linuxdownload.adobe.com/linux/x86_64/ Adobe

 Instale o pacote adobe-release-x86_64:

sudo zypper --no-gpg-checks in adobe-release-x86_64

 Importe a chave de assinatura do repositório (fornecida pelo pacote acima):

sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-adobe-linux

 E instale o Adobe Flash Player:


  Para o Mozilla Firefox:

sudo zypper in flash-plugin

  Para o Chromium, Opera e Vivaldi:

sudo zypper in flash-player-ppapi


 Após a instalação, você pode verificar se o Flash Player está ativo e funcionando corretamente no seu navegador através do link abaixo, acesse:

  http://www.adobe.com/software/flash/about/

  DICA - Além de instalar o Flash Player através do repositório oficial da Adobe, também é possível instalá-lo a partir do repositório Packman (que você adicionou no início deste tutorial).

 Para isso, basta executar sudo zypper in flash-player (para instalar o Adobe Flash Player no Mozilla Firefox) e/ou sudo zypper in flash-player-ppapi (para instalar o Adobe Flash Player no Chromium, Opera e Vivaldi), ok?!


Instalando outros ambientes gráficos

 O openSUSE disponibiliza os principais ambientes de área de trabalho, sendo possível escolher mais de um no momento da instalação. Caso tenha escolhido apenas o KDE Plasma (por exemplo) e agora quer testar outros ambientes, basta apenas executar um dos comandos abaixo, de acordo com desktop desejado:

  GNOME Desktop

sudo zypper in -t pattern gnome

  Xfce Desktop

sudo zypper in -t pattern xfce

  MATE Desktop

sudo zypper in -t pattern mate

  LXDE Desktop

sudo zypper in -t pattern lxde

  LXQt Desktop

sudo zypper in -t pattern lxqt

  Cinnamon Desktop

 O Cinnamon não está disponível nos repositórios oficiais do openSUSE Leap, sendo necessário adicionar o repositório do mesmo no sistema. Para isso, basta executar:

sudo zypper ar -qry http://download.opensuse.org/repositories/X11:/Cinnamon:/Current/openSUSE_Leap_42.3/X11:Cinnamon:Current.repo

 Importe a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import http://download.opensuse.org/repositories/X11:/Cinnamon:/Current/openSUSE_Leap_42.3/repodata/repomd.xml.key

 Atualize os repositórios e instale o Cinnamon Desktop com:

sudo zypper ref && sudo zypper in -t pattern cinnamon

  KDE Plasma Desktop

 Já para instalar o KDE Plasma no seu openSUSE Leap (caso não tenha escolhido o mesmo) basta executar:

sudo zypper install -t pattern kde


Instalando novos softwares no openSUSE Leap

 Uma grande quantidade de pacotes está disponível nos repositórios oficiais do openSUSE Leap e também no Repositório Packman. Para instalar novos softwares de um jeito fácil, basta abrir o YaST, clicar em "Gerenciamento de software" (na seção "Software"), pesquisar pelo nome do pacote/software desejado e marcar a caixa de seleção do mesmo para instalá-lo (e após, clicar no botão "Aceitar"):

Janela principal do Gerenciamento de Software do YaST


 Uma outra opção é utilizar a Pesquisa de pacotes do openSUSE acessando o link:

  https://software.opensuse.org/search

 E instalar novos softwares com apenas "1 clique" (1 Click Install):

Pesquisa de pacotes do openSUSE

 Fácil, não?!


 Então é isso, com essas poucas dicas o seu openSUSE Leap 42.3 estará pronto para uso no dia a dia! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de pós-instalação do openSUSE Leap 42.3
Guia de pós-instalação do openSUSE Leap 42.3
Confira algumas dicas do que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3, como a instalação de codecs, do Steam, Google Chrome e várias outras "melhorias"!
https://4.bp.blogspot.com/-1ldlOA5WSvo/WXEazDOCKzI/AAAAAAAAHBI/muLWIX1V8NMjDWB5D1nE8iHXyPU4ysS2wCLcBGAs/s1600/Guia-pos-instalacao-openSUSE-Leap-42-3.png
https://4.bp.blogspot.com/-1ldlOA5WSvo/WXEazDOCKzI/AAAAAAAAHBI/muLWIX1V8NMjDWB5D1nE8iHXyPU4ysS2wCLcBGAs/s72-c/Guia-pos-instalacao-openSUSE-Leap-42-3.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Guia-pos-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-3.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Guia-pos-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-3.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo