Como instalar o Oracle VirtualBox no openSUSE Leap

Aprenda, nesta dica, a instalar facilmente a versão mais recente do Oracle VM VirtualBox no seu openSUSE Leap

Instalando o Oracle VM VirtualBox no openSUSE Leap

 O Oracle VM VirtualBox é um poderoso software de virtualização multiplataforma para empresas e usuários domésticos. Com ele é possível virtualizar os mais variados sistemas operacionais, como o Windows e sistemas Unix-like, como o FreeBSD e TrueOS; a lista completa dos sistemas operacionais suportados você pode conferir neste link.

 O VirtualBox não é apenas um produto rico em funcionalidades de alto desempenho, mas é a única solução profissional de código aberto disponível gratuitamente, sobre os termos da licença GNU General Public License versão 2 (GPLv2).

 Para saber mais sobre o Oracle VM VirtualBox e todos as suas funcionalidades basta acessar o site oficial:

  ACESSE O SITE OFICIAL DO VIRTUALBOX

 Vamos então ao passo a passo de instalação do VirtualBox no openSUSE Leap!

  Tutorial testado no openSUSE Leap 42.3 e 42.2, com ambiente de área de trabalho GNOME.

Os principais tópicos deste tutorial:


  Atualize o seu sistema

 Antes de começar, é importante que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema, garantindo assim que o instalador do VirtualBox consiga compilar os módulos do Kernel.
 Para isso, abra o YaST, clique em "Atualização online" (na seção "Software"), aguarde enquanto os repositórios são atualizados e após, clique no botão "Aceitar" na parte inferior direita da janela.

 Uma outra maneira (mais prática) de atualizar o seu openSUSE é através do terminal, basta apenas executar o comando a seguir:

sudo zypper ref && sudo zypper up

 Concluída a atualização (seja via YaST ou pelo terminal), você DEVE reiniciar o seu sistema para aplicar as alterações, do contrário, uma das etapas a seguir poderá falhar, ok?!






  Instalando o VirtualBox no openSUSE Leap (via repositório OSS)

 Assim como nas principais distribuições Linux, o VirtualBox já se encontra disponível nos repositórios oficiais do openSUSE Leap, basta apenas abrir um terminal e executar o comando abaixo para instalá-lo:

sudo zypper in virtualbox virtualbox-qt

 Adicione o seu usuário ao grupo "vboxusers" com:

sudo gpasswd -a $USER vboxusers

 Tudo pronto, reinicie novamente o seu computador para aplicar as alterações e após, abra o VirtualBox através do atalho "Oracle VM VirtualBox" no menu de aplicativos ou pelo terminal com o comando virtualbox:

Oracle VM VirtualBox 5.1.28 (OSE) executando no openSUSE Leap 42.3 (GNOME)

 Fácil, não? Caso queira utilizar algum dispositivo USB "dentro" das suas máquinas virtuais, será necessário a instalação do Oracle VM VirtualBox Extension Pack, clique aqui e confira.


  Instalando o VirtualBox no openSUSE Leap (via repositório oficial)

 O VirtualBox disponível no repositório do openSUSE é a versão mais adequada para a maioria dos usuários, já que ele recebe várias "otimizações" para funcionar adequadamente, porém, nem sempre é a versão mais recente lançada. Caso queira instalar a versão mais recente do Oracle VM VirtualBox no seu sistema, execute o comando abaixo para remover a versão disponível nos repositórios do openSUSE (caso tenha instalado):

sudo zypper rm virtualbox virtualbox-qt

 Após, instale as dependências necessárias para compilar os módulos do Kernel:

sudo zypper in gcc make kernel-devel libelf-devel

 Adicione o repositório oficial do VirtualBox no sistema:

wget http://download.virtualbox.org/virtualbox/rpm/opensuse/13.2/virtualbox.repo && sudo mv virtualbox.repo /etc/zypp/repos.d/

 Baixe e instale a chave de assinatura do mesmo:

wget https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc && sudo sudo rpm --import oracle_vbox.asc

 Atualize a lista de repositórios:

sudo zypper ref

 E instale a versão mais recente do Oracle VM VirtualBox com:

sudo zypper in VirtualBox-5.2

 Concluída a instalação, execute o comando abaixo para adicionar o seu usuário ao grupo "vboxusers" (caso não tenha feito anteriormente):

sudo gpasswd -a $USER vboxusers

 Você deve reiniciar o seu computador para aplicar estas alterações e após, execute o VirtualBox através do atalho "Oracle VM VirtualBox" no menu de aplicativos ou através do terminal com o comando virtualbox:

Oracle VM VirtualBox 5.1.28 (OSE) executando no openSUSE Leap 42.3 (GNOME)

 Caso queira utilizar algum dispositivo USB "dentro" das suas máquinas virtuais (como um pen drive), será necessário a instalação do Oracle VM VirtualBox Extension Pack, como você pode conferir logo abaixo:

  Instalando o "Extension Pack" do VirtualBox no openSUSE

 O Oracle VM VirtualBox Extension Pack, como o próprio nome sugere, é um pacote de extensão do VirtualBox que permite a utilização de dispositivos USB 2.0 e 3.0 (como pen drives, adaptadores Wireless, etc.) nas máquinas virtuais, além de fornecer suporte a RDP, PXE para boot em placas de rede Intel dentre outras funcionalidades. Diferentemente do VirtualBox, o "Extension Pack" possui componentes proprietários (sob a licença PUEL) e está disponível gratuitamente para uso pessoal e não comercial.

 Caso queira (ou seja necessário) a utilização do Oracle VM VirtualBox Extension Pack, acesse o link abaixo e faça o download da versão correspondente à versão do VirtualBox que acabou de instalar:

  BAIXE O "EXTENSION PACK" DO ORACLE VIRTUALBOX

 Clique em "All supported plataforms", como indicado pela seta na imagem abaixo:


 E instale o pacote baixado clicando duas vezes sobre o mesmo ou através do terminal (como usuário "comum") com o comando:

VBoxManage extpack install --replace /onde/está/o/pacote/Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack.vbox-extpack

 No meu caso ficou assim:

VBoxManage extpack install --replace /home/sandro/Downloads/Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-*.vbox-extpack

 Aceite o Contrato de Licença clicando em "Eu concordo", informe a sua senha e aguarde a instalação, que é bem rápida. Após, poderá, dentre outras coisas, utilizar seus dispositivos USB diretamente nas máquinas virtuais!


  Não consigo executar nenhuma máquina virtual do VirtualBox no openSUSE Leap, o que fazer?

 Eis que você instalou corretamente o Oracle VirtualBox, como mostrado acima, mas de uma hora para outra não está mais conseguindo mais executar as suas máquinas virtuais devido a mensagem de erro "Error in suplibOsInit - Kernel driver not installed (rc=-1908)", como na imagem abaixo:


 Isso geralmente ocorre após uma atualização de Kernel, sendo necessário compilar manualmente os módulos do VirtualBox. Para resolver isso é simples, apenas execute o comando abaixo (como informado pela própria mensagem de erro):

sudo /sbin/vboxconfig

 Caso o comando acima não funcione ou receba a mensagem "comando não encontrado", execute:

sudo /usr/lib/virtualbox/vboxdrv.sh setup

 Concluído o processo você conseguirá executar as suas máquinas virtuais normalmente!


  E como faço para remover o VirtualBox do openSUSE?

 Caso não queira mais utilizar o Oracle VirtualBox e deseje removê-lo do seu sistema, basta abrir um terminal e executar um dos comandos abaixo, de acordo com a versão instalada:

  Se instalou a versão disponível no repositório OSS do openSUSE:

sudo zypper rm virtualbox virtualbox-qt


  Se instalou a versão disponível do repositório oficial do VirtualBox:

sudo zypper rm VirtualBox-5.*

 Caso queira remover também o repositório do VirtualBox, basta executar:

sudo rm /etc/zypp/repos.d/virtualbox.repo

 Simples, não?!


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,70,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,165,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,97,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Oracle VirtualBox no openSUSE Leap
Como instalar o Oracle VirtualBox no openSUSE Leap
Aprenda, nesta dica, a instalar facilmente a versão mais recente do Oracle VM VirtualBox no seu openSUSE Leap
https://1.bp.blogspot.com/-sUNQrNjxgCY/WfcIphXti_I/AAAAAAAAHv0/O8KIqGbNTkkesMeVMTvBkw1XDNI6uO9eACLcBGAs/s1600/Instalando-o-VirtualBox-no-openSUSE-Leap.png
https://1.bp.blogspot.com/-sUNQrNjxgCY/WfcIphXti_I/AAAAAAAAHv0/O8KIqGbNTkkesMeVMTvBkw1XDNI6uO9eACLcBGAs/s72-c/Instalando-o-VirtualBox-no-openSUSE-Leap.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Instalando-VirtualBox-no-openSUSE-Leap.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Instalando-VirtualBox-no-openSUSE-Leap.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo