Guia de pós-instalação do Fedora 28 Workstation

Confira, neste tutorial, algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 28 Workstation, como a instalação de codecs e softwares multimídia como o VLC, do Steam, Google Chrome, Spotify, VirtualBox, o Fedy, ferramentas para desenvolvedores e muito mais!


 Foi lançado na última terça-feira, dia 1º de abril de 2018, a versão final do Fedora 28 nas edições Workstation, Server e Atomic, contando com um suporte de aproximadamente 13 meses. Dentre algumas das novidades estão o Linux Kernel 4.16, o ambiente de área de trabalho GNOME 3.28, incluído os Adicionais para Convidado do VirtualBox na instalação padrão e uma forma mais fácil de adicionar repositórios de terceiros (seções Steam e NVIDIA do RPM Fusion, do Google Chrome e PyCharm). Além disso, foi incluído a versão mais recente de aplicativos e pacotes, tais como o Mozilla Firefox 59 e o LibreOffice 6.0.3. Para conferir todas as novidades, acesse o anúncio oficial publicado no site Fedora Magazine.

 E como já é de costume, preparamos um tutorial com algumas sugestões do que fazer após instalar o Fedora 28 Workstation, dentre elas estão a dica de habilitar o Delta RPM (que pode diminuir consideravelmente o volume de atualizações a serem baixadas), a instalação de codecs e players multimídia como o VLC e SMPlayer, dos drivers da NVIDIA, de softwares para edição de áudio, vídeo e imagem, de navegadores populares (Google Chrome, Opera e Vivaldi), ferramentas para desenvolvedores (JRE/JDK e IDEs), utilitários e muito mais!

  Tutorial testado no Fedora 28 Workstation de 64 bits, com ambiente de área de trabalho GNOME 3.28.1.

Os principais tópicos deste tutorial:



  Primeiros passos

 Após instalar a versão mais recente do Fedora há sempre alguns procedimentos "básicos" que devemos fazer. Abaixo mostro os principais (e mais importantes, na minha opinião) passos que você deve fazer logo depois de instalar o Fedora 28 Workstation.

  Habilitando o Delta RPM

 Sempre que atualizamos qualquer sistema operacional é feito o download de uma grande quantidade de novos pacotes, que, por sua vez, são instalados em seguida, o que não é novidade para ninguém. Se você, como eu, é usuário do Fedora a algum tempo, já sabe que o volume de atualizações semanais pode ultrapassar tranquilamente os 500 MB, porém, é possível diminuir o volume de atualizações que serão baixadas com a "ajuda" do delta RPM,  um recurso muito útil e que vem desabilitado por padrão desde o Fedora 22.

 Se o delta RPM estiver habilitado, o download de atualizações pode ser reduzido em mais de 50%, já que será feito o download de pacotes menores (com a extensão .drpm) contendo apenas as alterações que foram feitas em relação ao pacote antigo que está instalado no seu sistema. Em resumo, é criado um novo pacote RPM a partir do pacote RPM antigo já instalado no seu computador e do pacote de atualização .DRPM (útil principalmente para quem possui uma conexão com a internet lenta ou limitada).

 E para habilitar esse recurso no Fedora é bem simples, abra um terminal e instale o pacote "deltarpm" (caso não esteja instalado) e também o editor de textos GNU Nano (que usaremos em seguida) com:

sudo dnf install deltarpm nano

 Concluída a instalação, execute o comando abaixo para editarmos o arquivo dnf.conf em /etc/dnf/:

sudo nano /etc/dnf/dnf.conf

 E com o arquivo aberto, adicione a linha deltarpm=1 no final mesmo, como mostrado pela imagem abaixo:


 Após, tecle Ctrl + o para salvar o arquivo, Enter para confirmar e Ctrl + x para fechar o nano. Simples, não?!


 Uma outra maneira bem mais prática de habilitar o delta RPM no seu Fedora, indicada pelo nosso colaborador Morvan, é adicionar "automagicamente" a linha deltarpm=1 no arquivo dnf.conf executando o comando abaixo (lembrando que você não deve executá-lo caso já tenha seguido os passos acima, do contrário, seu arquivo ficará com duas linhas "deltarpm=1"):

su -c 'dnf install deltarpm && echo "deltarpm=1" >> /etc/dnf/dnf.conf'

  Atualize o seu sistema

 Uma das primeiras coisas a se fazer após instalar o Fedora (e qualquer sistema operacional) é atualizá-lo para receber novas versões dos pacotes e softwares mais recentes, bem como as atualizações de segurança e correções de erros.
 Ainda no terminal, execute o comando abaixo para atualizar o seu sistema:

sudo dnf upgrade


  Caso tenha habilitado o Delta RPM, como explicado logo acima, você terá que baixar um volume menor de atualizações! \o/

 Concluído o processo, recomendo que reinicie o seu computador para aplicar as alterações e após, continue seguindo o restante das dicas/sugestões, ok?!

  Deixando o Fedora totalmente em Português

 Mesmo selecionando o idioma "Português" durante a instalação do Fedora e na tela de pré-configuração após a instalação do mesmo, alguns programas, como o LibreOffice, ainda ficam em inglês. Para resolver isso, devemos instalar o pacote "system-config-language", abra um terminal e tecle:

sudo dnf install system-config-language

 Feito isso, execute-o em seguida com:

system-config-language

  Lembrando que esse procedimento DEVE ser realizado na Sessão com Xorg, ok?

 Será exibido a janela de seleção de idioma (no meu caso, selecionei o "Portuguese (Brasil)":


 Após o download dos pacotes de idioma, aparecerá um aviso informando que o suporte ao idioma está instalado, clique em "OK" para defini-lo como idioma padrão do sistema:


 Com isso, o seu Fedora ficará totalmente em português! Fácil, não?!



  Fazendo pequenos "ajustes"

 Nesta etapa você irá encontrar algumas dicas úteis para fazer pequenos ajustes no GNOME Shell e de como alternar para a Sessão com Xorg. Também mostramos como desativar o Firewall e o SELinux, bem como a instalação dos principais ambientes gráficos disponíveis para o Fedora.

  Instalando o GNOME Tweaks

 O GNOME Tweaks é uma ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Com ele é possível realizar vários ajustes, como, por exemplo, habilitar os botões de minimizar e maximizar das janelas, definir os aplicativos que serão iniciados junto com o sistema, alterar as fontes, ativar o tema escuro (para os aplicativos compatíveis), gerenciar as extensões do Shell instaladas dentre várias outras coisas.



 Se você utiliza o Fedora 28 Workstation com o desktop GNOME, instale o GNOME Tweaks com:

sudo dnf install gnome-tweaks


  Como alternar para a Sessão com Xorg no Fedora

 O Fedora Workstation utiliza o Wayland como servidor gráfico padrão desde a versão 25, substituindo o antigo Xorg (X11). O Wayland ainda está em desenvolvimento e funciona perfeitamente na maioria dos hardwares mais recentes e "antigos", porém, você poderá enfrentar alguns problemas ao executar programas gráficos como root ou mesmo ao utilizar algum aplicativo para gravar o seu desktop.

 A solução para evitar esses problemas é continuar usando o seu Fedora Workstation (com desktop GNOME) na sessão com Xorg. Para realizar essa troca é bem simples, basta clicar no canto superior esquerdo da tela, depois no nome do seu usuário e selecionar a opção "Encerrar sessão", como mostrado na imagem abaixo:


 Na janela de diálogo que será exibida, selecione mais uma vez a opção "Encerrar sessão" para confirmar:


 E na tela de login, clique na roda dentada (ao lado do botão "Entrar") e selecione a opção "GNOME sobre Xorg", como mostrado pela imagem abaixo:




  Desabilitando ou habilitando o Firewall

 O Fedora já traz o Firewall habilitado por padrão, você pode verificar se ele está sendo executado (ou não) através do comando:

sudo systemctl status firewalld.service

 O resultado será semelhante ao da imagem abaixo, que no meu caso, está ativo ( active (running) ):

Tecle q para sair.

 Caso queira ou precise desabilitá-lo temporariamente (para resolver algum problema, por exemplo), basta executar:
   Lembrando que NÃO É NECESSÁRIO desabilitar o firewall, a menos que saiba o que está fazendo e/ou esteja enfrentando algum problema, ok?
sudo systemctl stop firewalld.service

 Para desabilitá-lo definitivamente (após executar o comando acima), tecle:

sudo systemctl disable firewalld.service

 Para habilitar novamente o firewall do Fedora basta executar:

sudo systemctl enable firewalld.service
  Esta dica é de autoria do nosso colaborador Morvan!


  Desativando o SELinux

O SELinux é um módulo de segurança para o Kernel Linux desenvolvido pela NSA em parceria com a Red Hat e que vem ativado por padrão no Fedora. Apesar de reforçar ainda mais a segurança que os sistemas GNU/Linux já proporcionam, o uso do SELinux em computadores pessoais pode causar alguns problemas, como por exemplo, impedir que você execute uma simples máquina virtual. Caso queira desativá-lo, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

  Como desativar ou ativar o SELinux no Fedora Workstation


  Instalando outros ambientes gráficos no Fedora 28

 Instalou o Fedora Workstation (com GNOME) e deseja testar os outros desktops alternativos (disponibilizados pelas "Spins" oficiais)? Então é simples, basta executar um dos comandos abaixo para instalar os principais ambientes de área de trabalho no seu Fedora, sem a necessidade de reinstalar o sistema:

  KDE Plasma Desktop

sudo dnf install @kde-desktop

  Cinnamon Desktop

sudo dnf install @cinnamon-desktop

  MATE-Compiz Desktop

sudo dnf install @mate-desktop

  Xfce Desktop

sudo dnf install @xfce-desktop

  LXQt Desktop

sudo dnf install @lxqt-desktop

  LXDE Desktop

sudo dnf install @lxde-desktop

 Caso tenha instalado um dos Spins do Fedora e queira testar o GNOME 3.28, basta executar o comando abaixo para instalá-lo:

sudo dnf install @gnome-desktop



  Adicionando os repositórios RPM Fusion

 O RPM Fusion é o resultado da fusão de três repositórios (Dribble, Freshrpms e Livna), fornecendo pacotes e softwares que o Projeto Fedora e/ou a Red Hat não disponibilizam em seus repositórios oficiais (como codecs e drivers proprietários).

 O RPM Fusion é dividido em dois repositórios distintos, o "Free", que contém softwares de código aberto, e o "Non-free", que disponibiliza softwares proprietários, codecs e outros. Para adicioná-los, copie e cole os comandos a seguir num terminal:

RPM Fusion Free

sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-28.noarch.rpm

 Importe a chave GPG do repositório com:

sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-free-fedora-28

RPM Fusion Non-free

sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-28.noarch.rpm

 Importe a chave GPG do repositório com:

sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-nonfree-fedora-28


 A partir deste ponto, algumas das sugestões presentes neste tutorial utilizam os pacotes disponibilizados pelos repositórios RPM Fusion.



  Instalando o driver da NVIDIA no Fedora 28

 O Fedora já disponibiliza os drivers de código aberto para a maioria dos dispositivos (como placas de vídeo, de som, wireless, etc.). No caso das placas de vídeo da NVIDIA, é carregado o Nouveau, um driver de código aberto feito pela comunidade e que funciona muito bem na maioria dos casos, porém, ele não é capaz de "extrair" todo o desempenho da placa se comparado ao driver proprietário.

 Se você possui uma placa da NVIDIA e deseja instalar o driver proprietário da mesma no seu Fedora 28, após adicionar os repositórios RPM Fusion (como mostrado logo acima), abra um terminal e execute o comando abaixo para identificá-la (não testado em notebooks com placa de vídeo dedicada):

/sbin/lspci | grep -e VGA

 A saída será semelhante a esta abaixo:

##### EXEMPLO #####
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GP106 [GeForce GTX 1060 3GB] (rev a1)

 Feito isso, execute um dos comandos abaixo para instalar o driver correto para a sua placa de vídeo, de acordo com o modelo e/ou ano de fabricação da mesma (verifique aqui):

  Para placas GeForce, Quadro ou Tesla fabricadas de 2010 até hoje:

sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia akmod-nvidia

[OPCIONAL] Suporte à tecnologia CUDA:

sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-cuda

  Para placas GeForce das séries 8 (8xxx), 9 (9xxx) e 200:

sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-340xx akmod-nvidia-340xx

[OPCIONAL] Suporte à tecnologia CUDA:

sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-340xx-cuda



 Após a instalação, você deve reiniciar o seu computador para aplicar as alterações. Lembrando este primeiro boot será mais demorado (devido à construção dos módulos do Kernel), o que pode levar de 3 a 5 minutos. Mais detalhes sobre a instalação do driver da NVDIA podem ser encontrados na página do Projeto RPM Fusion.



  Áudio e vídeo

 O Fedora Workstation traz instalado por padrão alguns programas como o Rhythmbox e o Videos para reprodução de conteúdo multimídia, porém, são muito limitados (além disso, você não conseguirá executar certos tipos de arquivos devido a ausência de codecs proprietários). Para resolver isso, listamos abaixo alguns dos aplicativos multimídia disponíveis para instalação no Fedora, bem como a instalação dos codecs.

  Instalação dos codecs multimídia

 Por questões legais, o Fedora (e a grande maioria das distros Linux) não disponibiliza nos repositórios oficiais os codecs para a reprodução de arquivos MP4, WMA dentre outros, exceto o suporte a reprodução de arquivos MP3 e AAC, que a partir do Fedora 25 os pacotes necessários estão incluídos nos repositórios oficiais (gstreamer1-plugin-mpg123, mpg123-libs e fdk-aac).

 Caso queira reproduzir a maioria dos formatos de áudio (além do MP3 e AAC) e vídeo no seu Fedora, a solução instalar os codecs necessários executando um dos comandos abaixo:

  Se você utiliza o Fedora com desktop GNOME, Cinnamon, Xfce, MATE, LXDE ou LXQt:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good


  Se você utiliza o Fedora com o desktop KDE Plasma:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good k3b-extras-freeworld






  Suporte à reprodução de DVDs criptografados

 Caso queira (ou precise) reproduzir DVDs criptografados, será necessário adicionar o repositório "negativo17 - Multimedia" e instalar o pacote "libdvdcss". Para isso, importe a chave de assinatura a seguir:

sudo rpm --import http://negativo17.org/repos/RPM-GPG-KEY-slaanesh

 Após, adicione o repositório no sistema:

sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-multimedia.repo

 E instale o pacote em questão com:

sudo dnf install libdvdcss


  Instalando o VLC e/ou o SMPlayer

 Dentre os vários players disponíveis para o Fedora, destacam-se o VLC e o SMPlayer. O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. O SMPlayer (front-end gráfico para o MPlayer) também é muito popular entre os usuários que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, tendo como um dos diferenciais a possibilidade de pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.



 Para instalar o VLC Media Player ou o SMPlayer no seu Fedora, basta executar um dos comandos abaixo no terminal:

Para instalar o VLC Media Player:
sudo dnf install vlc
Para instalar o SMPlayer:
sudo dnf install smplayer


  Instalando o Kodi no Fedora

 O Kodi é um aplicativo multiplataforma (um centro de entretenimento) que reúne todas as suas mídias digitais num único lugar, tudo isso com uma interface bonita, customizável e fácil de usar.



 Para instalar o Kodi no Fedora, basta executar o comando:

sudo dnf install kodi


  Instalando o Spotify

 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.


 Se você é usuário do serviço e quer instalar o Spotify Client no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

Instalando o Spotify no Fedora  


  Instalando o HandBrake

 O HandBrake é um software usado para ripar DVDs e Blu-rays, além de ser possível converter vídeos nos mais diversos formatos com o mesmo.



 Para instalar o HandBrake no Fedora, basta executar no terminal o comando:

sudo dnf install HandBrake



  Produção/edição de áudio, imagem e vídeo

 Essa é uma seção dedicada para quem deseja criar e/ou editar arquivos multimídia no Fedora, listando os principais programas disponíveis para instalação.

  Instalando o GIMP

 O GIMP é um dos melhores e mais famosos softwares de manipulação e criação de imagens, podendo ser utilizado para tarefas simples como pinturas, desenhos, conversão de formato de imagens e também para procedimentos de manipulação mais complexos como, por exemplo, retoques fotográficos com qualidade profissional. Além disso, é possível adicionar ainda mais recursos ao GIMP com scripts e plugins de terceiros, tais como o G'MIC.



 Para instalar o GIMP no Fedora basta executar o comando abaixo num terminal:

sudo dnf install gimp


  Instalando o Inkscape

 O Inkscape é um programa de gráficos vetoriais de qualidade profissional multiplataforma, usado por entusiastas e profissionais de design em todo o mundo para a criação de uma grande variedade de gráficos, tais como ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, mapas e gráficos da web.



 Para instalar o Inkscape no Fedora, execute no terminal o comando:

sudo dnf install inkscape


  Instalando o Krita

 O Krita é um software multiplataforma para criação de ilustrações e pinturas digitais, histórias em quadrinhos, concept art e animações 2D. Além disso, também é possível utilizá-lo para retoques e manipulação de imagens e conversor de formatos, suportando vários modelos de cores, pinturas HDR e arquivos PSD (do Photoshop).



 Para instalar o Krita no Fedora é simples, basta apenas executar o comando:

sudo dnf install krita


  Instalando o Blender

 O Blender é uma poderosa suíte de criação 3D multiplataforma e de código aberto, oferecendo uma ampla gama de ferramentas essenciais como modelagem, renderização, animação, edição e efeitos de vídeo (VFX), composição, texturização, arranjos de animação, diversos tipos de simulações e também criação de jogos.



 Para instalar o Blender no seu Fedora basta executar o comando:

sudo dnf install blender


  Instalando o Audacity

 O Audacity é um dos mais conhecidos softwares de código aberto e multiplataforma para manipulação e gravação de áudio, contando com recursos simplificados de edição (Recortar, Copiar, Colar e Apagar), remoção de ruídos, mixagem em múltiplas faixas, efeitos de som embutidos (com a possibilidade de adicionar novos através de plugins) e muito mais.



 Para instalar o Audacity no seu Fedora é só executar o comando abaixo:

sudo dnf install audacity


  Instalando o Kdenlive

 O Kdenlive é um editor de vídeos multitrack e não-linear do Projeto KDE, projetado para atender desde uma simples edição até um trabalho profissional. Com uma interface personalizável (inclusive com temas) e fácil de utilizar, o Kdenlive traz consigo dezenas de efeitos de vídeo e de áudio que variam de correção de cor para ajustes de áudio, bem como todas as opções padrão de transformação.



 Para instalar o Kdenlive no Fedora basta apenas rodar o comando abaixo:

sudo dnf install kdenlive


  Instalando o OpenShot

 O OpenShot é também um software para edição de vídeos com suporte a vários formatos de áudio e vídeo. Sua interface simples torna muito mais fácil editar e cortar os seus vídeos, além de contar com vários efeitos, transições e títulos animados em 3D (necessário ter o Blender instalado).



 Para instalar o OpenShot no Fedora basta executar o comando a seguir:

sudo dnf install openshot



  Mensageiros instantâneos

 Difícil encontrar alguém que acessa a internet hoje em dia e não faz uso de algum aplicativo de mensagens instantâneas, seja para o trabalho ou apenas conversar com os amigos. Abaixo mostro o passo a passo de instalação de alguns dos principais mensageiros disponíveis para o Fedora.

  Instalando o Skype

 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.



 Se o seu sistema é de 64 bits e deseja instalar a versão estável mais recente do Skype, basta apenas executar o comando abaixo:

sudo dnf install https://repo.skype.com/latest/skypeforlinux-64.rpm


 Para mais detalhes sobre a instalação do Skype no Fedora, acesse o link abaixo:

Instalando o Skype no Fedora  


  Instalando o Telegram Desktop

O Telegram é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares da atualidade (um concorrente direto ao WhatsApp). Com foco na velocidade e segurança, o Telegram é super rápido, simples de usar, gratuito e o melhor de tudo, é de código aberto!


 O passo a passo de instalação do Telegram no Fedora está disponível no link abaixo, acesse:

Instalando o Telegram Desktop no Fedora  


  Instalando o Discord

 O Discord é um software proprietário de chat de voz e texto, projetado para uso durante jogos, incluindo recursos como baixa latência, servidores de bate-papo de voz gratuitos para usuários e uma infraestrutura de servidor dedicada.



 Para instalar o Discord no Fedora 28, basta rodar o comando a seguir no terminal:

sudo dnf install discord



  Games e emuladores

 Essa seção é destinada para quem joga no Linux, mostrando o passo a passo de instalação do Steam e de alguns dos principais emuladores de consoles no Fedora Workstation.

  Instalando o Steam

 O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.



 O instalador do Steam está presente nos repositórios RPM Fusion, porém, alguns pacotes adicionais, como o driver XPad da Valve, só estão disponíveis no repositório "negativo17 - Steam". Se você possui conta no Steam e deseja instalá-lo no seu Fedora, instale antes os drivers e bibliotecas de 32 bits no seu sistema:

  Fique atento e execute um dos comandos abaixo, de acordo com a sua placa de vídeo, ok?

  Se você possui uma placa de vídeo onboard da Intel:

sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-intel


  Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver de código aberto (Nouveau):

sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-nouveau


  Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver proprietário da mesma:

sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-libs.i686


  Se você possui uma placa de vídeo offboard da AMD:

sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-amdgpu


 [OPCIONAL] Adicione o repositório "negativo17 - Steam":

sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-steam.repo

 E por último, instale o Steam no seu Fedora 28 com o comando:

sudo dnf install steam


 Para mais informações a respeito da instalação do Steam no Fedora, acesse o link abaixo:

  Steam - negativo17.org


  Instalando o Dolphin Emulator

 O Dolphin é um emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii de código aberto e multiplataforma, disponível para as versões de 64 bits do Fedora. Com ele é possível executar a grande maioria dos jogos lançados para os dois consoles em alta definição com várias melhorias e funcionalidades que não estão presentes nos mesmos, como a compatibilidade com todos os controles de PC, multiplayer em rede, velocidade turbo e muito mais.


 Caso queira instalar o Dolphin Emulator no seu Fedora, basta executar o comando abaixo no terminal:

sudo dnf install dolphin-emu


  Instalando outros emuladores de consoles no Fedora

 Para os fãs de consoles de gerações passadas, abaixo listo mais alguns dos emuladores disponíveis para o Fedora através dos repositórios RPM Fusion:

MAME - Emulador de Arcade
sudo dnf install mame

FCEUX - Emulador de NES/Famicom
sudo dnf install fceux

Gens - Emulador de Mega Drive
sudo dnf install gens



  Navegadores e internet

 O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da atualidade e já vem pré-instalado no Fedora (assim como em várias distribuições), porém, somente a versão estável está disponível nos repositórios oficiais. Se é do seu interesse utilizar as outras versões do Firefox (Beta, Developer Edition e Nightly) no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo de instalação dos mesmos:

  Instalando o Mozilla Firefox no Fedora


 Caso não queira utilizar ou não goste do Firefox, confira abaixo como instalar os principais (e mais populares) navegadores no Fedora!

  Instalando o Chromium

 O Chromium é um navegador de código aberto que serve de "base" para o Google Chrome e vários outros navegadores. Ele está presente no repositório oficial do Fedora e a instalação é bem simples, basta apenas executar o comando abaixo:

sudo dnf install chromium


  Instalando o Google Chrome (estável)

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições de 64 bits. Se o seu Fedora é de 64 bits e deseja instalá-lo, basta apenas executar o comando a seguir:

sudo dnf install 'https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm'


  Instalando o Opera (estável)

 O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado, ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook). Para instalar as principais versões do Opera no Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

  Instalando o Opera no Fedora Workstation


  Instalando o Vivaldi (estável)

 O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores). Caso queira instalá-lo no seu Fedora, primeiro importe a chave de assinatura a seguir:

sudo rpm --import http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub

 Adicione o repositório do Vivaldi no sistema:

  Se instalou o Fedora de 64 bits, copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e pressione Enter em seguida:

sudo tee /etc/yum.repos.d/vivaldi.repo <<RPMREPO
[vivaldi]
name=vivaldi
baseurl=http://repo.vivaldi.com/archive/rpm/x86_64/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
RPMREPO

  Se instalou o Fedora de 32 bits, copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e pressione Enter em seguida:

sudo tee /etc/yum.repos.d/vivaldi.repo <<RPMREPO
[vivaldi]
name=vivaldi
baseurl=http://repo.vivaldi.com/archive/rpm/i386/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
RPMREPO

 E após, instale o Vivaldi (estável) com o comando:

sudo dnf install vivaldi-stable


  Instalando o Adobe Flash Player

 Atualmente (e felizmente), a grande maioria dos sites mais acessados como, por exemplo, o YouTube, já não "dependem" do Adobe Flash Player para exibir conteúdo multimídia. Se você ainda precisa utilizá-lo, execute um dos comandos abaixo (de acordo com a arquitetura do seu sistema) para adicionar o repositório da Adobe:

  Se instalou o Fedora de 64 bits, execute:

sudo dnf install http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-x86_64-1.0-1.noarch.rpm


  Se instalou o Fedora de 32 bits, execute:

sudo dnf install http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-i386-1.0-1.noarch.rpm

 Após, importe a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-adobe-linux

 E instale o Adobe Flash Player com o comando:

  Para o Mozilla Firefox:

sudo dnf install flash-plugin


  Para o Chromium, Opera e Vivaldi:

sudo dnf install flash-player-ppapi



  Ferramentas para desenvolvedores

 Esta seção é destinada para os desenvolvedores que utilizam Linux e/ou estão migrando para o Fedora, mostrando o passo a passo de instalação de alguns dos programas/ferramentas mais utilizados(as).

  Instalando o OpenJDK

 O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java, Standard Edition ("Java SE"). Ele está disponível nos repositórios oficiais do Fedora e de várias outras distribuições.
 Para instalar o ambiente de execução Java (JRE) no seu Fedora, execute o comando:

  Para o OpenJDK 9:

sudo dnf install java-1.9.0-openjdk


  Para o OpenJDK 8:

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk


 Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK) no Fedora, execute:

  Para o OpenJDK 9:

sudo dnf install java-1.9.0-openjdk-devel

  Para o OpenJDK 8:

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk-devel


  Instalando o Oracle Java

 Caso queira ou necessite utilizar o Oracle Java (proprietário) no seu Fedora, acesse o link abaixo que contém o passo a passo de instalação manual do ambiente de execução:

Instalando o Oracle Java (JRE) no Fedora  

 Já para instalar o Oracle Java (JDK), acesse o tutorial:

Instalando o Oracle Java (JDK) no Fedora  


  Instalando o Android Studio

 O Android Studio é o IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) oficial da Google para desenvolver aplicativos para o Android, baseado no IntelliJ IDEA (IDE para desenvolvimento em Java da JetBrains).


 Para instalar o Android Studio no Fedora, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo:

Instalando o Android Studio no Fedora  


  Instalando o PyCharm

 O PyCharm é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) da JetBrains para desenvolvimento em Python. Além de trazer um conjunto de ferramentas úteis para um desenvolvimento produtivo, o IDE fornece capacidades de alta classe para o desenvolvimento web profissional com os frameworks Django, Flask e Google App Engine.


 O passo a passo de instalação do PyCharm no Fedora você pode conferir no link abaixo, acesse:

Instalando o PyCharm no Fedora  


  Instalando o NetBeans

 O NetBeans é um IDE de código aberto, gratuito e multiplataforma escrito em Java e utilizado por programadores de todo o mundo. Além de oferecer o suporte ao desenvolvimento de todos os tipos de aplicativos Java (Java SE (incluindo o JavaFX), Java ME, web apps, EJB e aplicativos móveis), ele também possui suporte a várias linguagens de programação, dentre elas o PHP, HTML5, JavaScript, C e C++.



 Para instalar o NetBeans no seu Fedora, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo:

Instalando o NetBeans no Fedora  



  Virtualização

 A virtualização pode ser adotada em diferentes ambientes e situações atualmente, sendo que o uso mais comum entre usuários domésticos é o teste de sistemas operacionais sem o risco de danificar o sistema principal do computador. Abaixo mostro como instalar as principais ferramentas de virtualização disponíveis para o Fedora.

  Instalando o Oracle VM VirtualBox

 O VirtualBox é, sem dúvidas, o software de virtualização multiplataforma mais popular da atualidade, permitindo criar e executar facilmente vários sistemas operacionais diferentes.


 Para instalar o VirtualBox no seu Fedora é simples, basta executar o comando abaixo:

sudo dnf install virtualbox


 Caso queira instalar o VirtualBox pelo repositório oficial, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

Instalando o Oracle VM VirtualBox no Fedora  


  Instalando o Virtual Machine Manager

 O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt. Ele visa principalmente as VMs do KVM, mas também gerencia as máquinas virtuais do Xen e LXC (Linux Containers).


 Para instalar o virt-manager e todas as suas dependências no Fedora, execute o comando abaixo num terminal:

sudo dnf install virt-manager qemu-kvm qemu-img libvirt-daemon libvirt-daemon-driver*

 E inicie o serviço com:

sudo systemctl start libvirtd



  Ferramentas e utilitários

 E para finalizar este tutorial, abaixo listo algumas ferramentas úteis disponíveis para instalação no Fedora, dentre eles estão gerenciadores de download, um editor de partições, o Fedy, etc.

  Instalando o Fedy no Fedora 28 Workstation

 O Fedy é o famoso utilitário gráfico de pós-instalação do Fedora, tornando muito mais fácil a instalação da maioria dos softwares e pacotes citados neste tutorial (mas não todos!), sem a necessidade de uso do terminal.


 Para instalar o Fedy no seu Fedora, abra um terminal e adicione o repositório do mesmo:

sudo dnf install https://dl.folkswithhats.org/fedora/$(rpm -E %fedora)/RPMS/fedy-release.rpm

 E após, instale o Fedy com:

sudo dnf install fedy


  Instalando o dnfdragora

 O dnfdragora é um front-end gráfico do gerenciador de pacotes DNF (semelhante ao Synaptic do Debian, Ubuntu e derivados) escrito em Python 3 e disponível tanto para o Fedora quanto para o Mageia, substituindo o já bastante conhecido "Yumex". Com ele fica muito mais fácil gerenciar os repositórios e atualizar o sistema, bem como procurar, instalar e remover pacotes.



 Para instalar o dnfdragora no seu Fedora basta executar:

sudo dnf install dnfdragora-gui


  Instalando o uGet

 O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado de categorias, download de arquivos em lotes e muito mais.


 Para instalar o uGet no Fedora basta executar o comando abaixo:

sudo dnf install uget


  Instalando o qBittorrent

 Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona).



 Para instalar o qBittorrent no Fedora é só rodar o comando a seguir no terminal:

sudo dnf install qbittorrent


  Suporte para extração e criação de arquivos compactados

 Para poder compactar e extrair arquivos no seu Fedora 28, execute o comando abaixo para instalar os pacotes e ferramentas necessárias:

sudo dnf install cabextract lzip p7zip p7zip-plugins unrar


  Instalando o Dropbox

 O Dropbox é um dos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem mais utilizados, oferecendo segurança para guardar os seus documentos, músicas, imagens, etc. e praticidade, já que você pode acessá-los de qualquer lugar.



 Caso utilize esse serviço e queira instalar o cliente oficial no Fedora, execute o comando a seguir no terminal:

sudo dnf install dropbox

 Para mais detalhes, acesse o tutorial completo de instalação do Dropbox no Fedora:

  Instalando o Dropbox no Fedora Workstation


  Instalando o TeamViewer

 O TeamViewer é o mais popular software multiplataforma para acesso remoto. Com ele é possível estabelecer conexões de entrada e saída para suporte ou acesso a outros computadores em tempo real, participar de reuniões, apresentações, conversar com outras pessoas/grupos e fazer chamadas em vídeo.



 Caso queira instalar o TeamViewer no seu Fedora, execute um dos comandos abaixo, de acordo com a arquitetura do seu sistema:

  Se o seu Fedora é de 64 bits, execute:

sudo dnf install https://download.teamviewer.com/download/linux/teamviewer.x86_64.rpm


  Se o seu Fedora é de 32 bits, execute:

sudo dnf install https://download.teamviewer.com/download/linux/teamviewer.i686.rpm


 Para mais detalhes, acesse o passo a passo de instalação do TeamViewer no Fedora:

Instalando o TeamViewer no Fedora  


  Instalando o GParted

 O GParted é um dos melhores gerenciadores de partições disponível para Linux (possuindo, inclusive, uma mídia Live). Com ele é possível redimensionar, copiar e mover partições sem perdas de dados, tudo isso de uma forma simples e intuitiva.



 Caso queira instalá-lo no seu Fedora, basta executar o comando abaixo no terminal:

sudo dnf install gparted


  Procurando e instalando novos softwares

 Apesar do dnfdragora ser um ótimo aplicativo para gerenciar pacotes, ele pode não ser a melhor alternativa para quem está iniciando agora no Fedora. Ainda bem que existe o GNOME Software (ou apenas "Programas"), uma central de programas bonita e completa que torna muito mais fácil a pesquisa e instalação de novos programas, tudo isso de forma gráfica e, na maioria das vezes, com screenshots dos mesmos.



 Além de softwares, também é possível instalar com poucos cliques as famosas extensões do GNOME Shell (que adicionam novas funcionalidades ao GNOME), codecs de áudio/vídeo, drivers e fontes, basta clicar no botão "Complementos". Muito fácil, não é mesmo?!



  Conclusão

 Então é isso, espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta deixar o seu comentário logo abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco através deste formulário, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até +!


  Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de pós-instalação do Fedora 28 Workstation
Guia de pós-instalação do Fedora 28 Workstation
Confira, neste tutorial, algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 28 Workstation, como a instalação de codecs e softwares multimídia como o VLC, do Steam, Google Chrome, Spotify, VirtualBox, o Fedy, ferramentas para desenvolvedores e muito mais!
https://4.bp.blogspot.com/-2cOQMx559Jc/Wup4CfF0SrI/AAAAAAAAJBI/gJd7dfDcaYIWlcr8bxTC4rOtaBMPVhS0wCLcBGAs/s1600/Guia-pos-instalacao-do-Fedora-28-Workstation.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-2cOQMx559Jc/Wup4CfF0SrI/AAAAAAAAJBI/gJd7dfDcaYIWlcr8bxTC4rOtaBMPVhS0wCLcBGAs/s72-c/Guia-pos-instalacao-do-Fedora-28-Workstation.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/05/Guia-pos-instalacao-Fedora-28-Workstation.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/05/Guia-pos-instalacao-Fedora-28-Workstation.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo