O que fazer depois de instalar o Fedora 28? Confira 10 sugestões!

Instalou o Fedora 28 e não sabe o que fazer depois? Então confira as 10 principais dicas que preparamos para deixar o seu sistema pronto para o dia-a-dia!


 Foi lançado na última terça-feira, dia 1º de maio de 2018, a versão final do Fedora 28 tendo como base o Kernel 4.16 e o GNOME 3.28 como interface gráfica padrão. Dentre as novidades estão a possibilidade de adicionar facilmente os principais repositórios de terceiros (RPM Fusion (apenas Steam e NVIDIA), Google Chrome e PyCharm (copr)), a etapa de criação do usuário (para novas instalações) será feita após o primeiro boot do sistema e atualizações de softwares, como é o caso do Firefox 59 e LibreOffice 6.0.3.

 E para ajudar os iniciantes, preparamos este breve guia com 10 sugestões (as principais, na minha opinião) do que fazer após instalar o Fedora 28, independentemente se instalou a versão Workstation (com GNOME) ou uma das Spins oficiais. Vamos lá então?!

Tutorial testado no Fedora 28 Workstation (de 64 bits), com ambiente de área de trabalho GNOME 3.28.


1 - Atualize o seu sistema

 A primeira coisa que você deve fazer logo após instalar o Fedora é instalar todas as atualizações de pacotes disponíveis. Para isso, abra um terminal (procure-o no menu de aplicativos) e execute o comando abaixo:

sudo dnf upgrade


 Concluído o processo, reinicie o sistema para aplicar as alterações, ok?!


2 - Adicione os repositórios RPM Fusion no Fedora 28

 O RPM Fusion é um projeto mantido por um grupo de voluntários que disponibilizam softwares e pacotes que foram considerados inaceitáveis para o Fedora (tais como codecs, drivers proprietários e softwares livres que não puderam ser disponibilizados pelo Fedora). Ele é dividido em dois repositórios, o "Free" (para softwares de código aberto) e o "Non-free", que contém softwares proprietários.

 Para adicioná-los ao seu Fedora 28 é bem simples, basta apenas executar no terminal o comando abaixo:

sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-28.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-28.noarch.rpm


3 - Instale os codecs multimídia

 Para conseguir reproduzir a maioria dos formatos de áudio e vídeo no Fedora, será necessário instalar alguns codecs proprietários disponibilizados pelo RPM Fusion.

 Execute um dos comandos abaixo para instalar os pacotes necessários:

  Se você utiliza o Fedora com desktop GNOME, Cinnamon, Xfce, MATE, LXDE ou LXQt:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good


  Se você utiliza o Fedora com o desktop KDE Plasma:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good k3b-extras-freeworld


4 - Instale o VLC e/ou o SMPlayer no Fedora

 O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. O SMPlayer (front-end gráfico para o MPlayer) também é muito popular entre os usuários que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, tendo como um dos diferenciais a possibilidade de pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.



 Para instalar o VLC Media Player ou o SMPlayer no seu Fedora, basta executar um dos comandos abaixo no terminal:

Para instalar o VLC Media Player:
sudo dnf install vlc
Para instalar o SMPlayer:
sudo dnf install smplayer


5 - Instale o Spotify no Fedora 28

 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.


 Caso queira instalar o Spotify, adicione o repositório "negativo17 - Spotify client" no seu sistema:

sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-spotify.repo

 E após, instale-o com:

sudo dnf install spotify-client


6 - Instalando o Skype no Fedora 28

 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.



 Se o seu sistema é de 64 bits e deseja instalar a versão mais recente do Skype, basta apenas executar o comando:

sudo dnf install https://repo.skype.com/latest/skypeforlinux-64.rpm


7 - Instalando o Steam no Fedora 28

 O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.



 Para instalar o Steam no seu Fedora também é simples, basta executar o comando abaixo:

sudo dnf install steam


8 - Instalando o Google Chrome no Fedora 28

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições de 64 bits.



 Se o seu Fedora é de 64 bits e deseja instalar a versão estável do Google Chrome, basta apenas executar o comando a seguir:

sudo dnf install https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm


9 - Instalando o virt-manager no Fedora 28

 O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt.


 Para instalar o virt-manager e todas as suas dependências no Fedora, execute o comando abaixo num terminal:

sudo dnf install virt-manager qemu-kvm qemu-img libvirt-daemon libvirt-daemon-driver*

 E inicie o serviço com:

sudo systemctl start libvirtd


10 - Instalando o Fedy no Fedora 28

 O Fedy é o famoso utilitário gráfico de pós-instalação do Fedora, tornando muito mais fácil a instalação da maioria dos softwares e pacotes citados neste tutorial, sem a necessidade de uso do terminal.


 Para instalar o Fedy no seu Fedora, abra um terminal e adicione o repositório do mesmo:

sudo dnf install https://dl.folkswithhats.org/fedora/$(rpm -E %fedora)/RPMS/fedy-release.rpm

 E após, instale o Fedy com:

sudo dnf install fedy



Conclusão

 Espero que com essas poucas dicas você consiga deixar o seu Fedora Workstation pronto para uso no dia-a-dia! Para conferir estas e muitas outras sugestões do que fazer após instalar o Fedora 28 (como a instalação dos drivers proprietários, softwares para editar imagens/vídeos/áudio, ferramentas para desenvolvedores, etc.), acesse o nosso Tutorial completo de pós-instalação no link abaixo:

Guia de pós-instalação do Fedora 28 Workstation  


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


 Muito obrigado pela visita e até +!

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: O que fazer depois de instalar o Fedora 28? Confira 10 sugestões!
O que fazer depois de instalar o Fedora 28? Confira 10 sugestões!
Instalou o Fedora 28 e não sabe o que fazer depois? Então confira as 10 principais dicas que preparamos para deixar o seu sistema pronto para o dia-a-dia!
https://1.bp.blogspot.com/-jzIf7C_sir0/WupyTrUH23I/AAAAAAAAJA4/GWxTGdJgZ6I928YJpA46Lp7de8cpObWzgCLcBGAs/s1600/Coisas-para-se-fazer-depois-de-instalar-o-Fedora-28-Workstation.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-jzIf7C_sir0/WupyTrUH23I/AAAAAAAAJA4/GWxTGdJgZ6I928YJpA46Lp7de8cpObWzgCLcBGAs/s72-c/Coisas-para-se-fazer-depois-de-instalar-o-Fedora-28-Workstation.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/05/O-que-fazer-depois-de-instalar-o-Fedora-28.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/05/O-que-fazer-depois-de-instalar-o-Fedora-28.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo