Instalou o Fedora 28 e não sabe o que fazer depois? Então confira as 10 principais dicas que preparamos para deixar o seu sistema pronto para o dia-a-dia!
Compartilhe nas redes sociais!

 Foi lançado na última terça-feira, dia 1º de maio de 2018, a versão final do Fedora 28 tendo como base o Kernel 4.16 e o GNOME 3.28 como interface gráfica padrão. Dentre as novidades estão a possibilidade de adicionar facilmente os principais repositórios de terceiros (RPM Fusion (apenas Steam e NVIDIA), Google Chrome e PyCharm (copr)), a etapa de criação do usuário (para novas instalações) será feita após o primeiro boot do sistema e atualizações de softwares, como é o caso do Firefox 59 e LibreOffice 6.0.3.

 E para ajudar os iniciantes, preparamos este breve guia com 10 sugestões (as principais, na minha opinião) do que fazer após instalar o Fedora 28, independentemente se instalou a versão Workstation (com GNOME) ou uma das Spins oficiais. Vamos lá então?!

Tutorial testado no Fedora 28 Workstation (de 64 bits), com ambiente de área de trabalho GNOME 3.28.


1 - Atualize o seu sistema

 A primeira coisa que você deve fazer logo após instalar o Fedora é instalar todas as atualizações de pacotes disponíveis. Para isso, abra um terminal (procure-o no menu de aplicativos) e execute o comando abaixo:

sudo dnf upgrade


 Concluído o processo, reinicie o sistema para aplicar as alterações, ok?!


2 - Adicione os repositórios RPM Fusion no Fedora 28

 O RPM Fusion é um projeto mantido por um grupo de voluntários que disponibilizam softwares e pacotes que foram considerados inaceitáveis para o Fedora (tais como codecs, drivers proprietários e softwares livres que não puderam ser disponibilizados pelo Fedora). Ele é dividido em dois repositórios, o "Free" (para softwares de código aberto) e o "Non-free", que contém softwares proprietários.

 Para adicioná-los ao seu Fedora 28 é bem simples, basta apenas executar no terminal o comando abaixo:

sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-28.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-28.noarch.rpm


3 - Instale os codecs multimídia

 Para conseguir reproduzir a maioria dos formatos de áudio e vídeo no Fedora, será necessário instalar alguns codecs proprietários disponibilizados pelo RPM Fusion.

 Execute um dos comandos abaixo para instalar os pacotes necessários:

  Se você utiliza o Fedora com desktop GNOME, Cinnamon, Xfce, MATE, LXDE ou LXQt:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good


  Se você utiliza o Fedora com o desktop KDE Plasma:

sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good k3b-extras-freeworld


4 - Instale o VLC e/ou o SMPlayer no Fedora

 O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. O SMPlayer (front-end gráfico para o MPlayer) também é muito popular entre os usuários que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, tendo como um dos diferenciais a possibilidade de pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.



 Para instalar o VLC Media Player ou o SMPlayer no seu Fedora, basta executar um dos comandos abaixo no terminal:

Para instalar o VLC Media Player:
sudo dnf install vlc
Para instalar o SMPlayer:
sudo dnf install smplayer


5 - Instale o Spotify no Fedora 28

 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.


 Caso queira instalar o Spotify, adicione o repositório "negativo17 - Spotify client" no seu sistema:

sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-spotify.repo

 E após, instale-o com:

sudo dnf install spotify-client


6 - Instalando o Skype no Fedora 28

 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.



 Se o seu sistema é de 64 bits e deseja instalar a versão mais recente do Skype, basta apenas executar o comando:

sudo dnf install https://repo.skype.com/latest/skypeforlinux-64.rpm


7 - Instalando o Steam no Fedora 28

 O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.



 Para instalar o Steam no seu Fedora também é simples, basta executar o comando abaixo:

sudo dnf install steam


8 - Instalando o Google Chrome no Fedora 28

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições de 64 bits.



 Se o seu Fedora é de 64 bits e deseja instalar a versão estável do Google Chrome, basta apenas executar o comando a seguir:

sudo dnf install https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm


9 - Instalando o virt-manager no Fedora 28

 O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt.


 Para instalar o virt-manager e todas as suas dependências no Fedora, execute o comando abaixo num terminal:

sudo dnf install virt-manager qemu-kvm qemu-img libvirt-daemon libvirt-daemon-driver*

 E inicie o serviço com:

sudo systemctl start libvirtd


10 - Instalando o Fedy no Fedora 28

 O Fedy é o famoso utilitário gráfico de pós-instalação do Fedora, tornando muito mais fácil a instalação da maioria dos softwares e pacotes citados neste tutorial, sem a necessidade de uso do terminal.


 Para instalar o Fedy no seu Fedora, abra um terminal e adicione o repositório do mesmo:

sudo dnf install https://dl.folkswithhats.org/fedora/$(rpm -E %fedora)/RPMS/fedy-release.rpm

 E após, instale o Fedy com:

sudo dnf install fedy



Conclusão

 Espero que com essas poucas dicas você consiga deixar o seu Fedora Workstation pronto para uso no dia-a-dia! Para conferir estas e muitas outras sugestões do que fazer após instalar o Fedora 28 (como a instalação dos drivers proprietários, softwares para editar imagens/vídeos/áudio, ferramentas para desenvolvedores, etc.), acesse o nosso Tutorial completo de pós-instalação no link abaixo:

Guia de pós-instalação do Fedora 28 Workstation  


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


 Muito obrigado pela visita e até +!
Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: