Já está disponível o Fedora 28, confira algumas das novidades presentes nessa nova versão e faça já o download!
Compartilhe nas redes sociais!

 Conforme o esperado, o líder do Projeto Fedora (Matthew Miller) anunciou hoje, dia 1º de maio de 2018, a versão final do Fedora 28 que chega com diversas melhorias, atualizações de pacotes e novos recursos. O Fedora é uma distribuição comunitária patrocinada pela Red Hat, contando com um suporte de aproximadamente 13 meses.

 O Linux Kernel 4.16 é a "base" desta mais nova versão do Fedora, que conta com a inclusão por padrão do Repositório Modular na versão "Server" (voltada para servidores, como o próprio nome sugere) ao invés de um sistema modular em separado. Apesar disso, é possível adicionar tal repositório no Fedora Workstation e Atomic.

 Quanto à versão Workstation, esta traz o GNOME Shell 3.28.1 "Chongqing" como ambiente de desktop. Além do suporte à conexão Thunderbolt 3, o GNOME 3.28 adiciona a capacidade de favoritar pastas, arquivos e contatos, facilitando ainda mais a organização e o acesso aos mesmos. Outros aprimoramentos adicionais incluem recursos de economia de energia ativos por padrão (melhorando a duração da bateria em notebooks, a remoção do recurso de exibir os ícones (Lixeira, volumes montados, pastas, etc.) na área de trabalho, melhorada a transferência de arquivos entre o computador e as máquinas virtuais do Boxes dentre outras novidades. Para mais detalhes a respeito do GNOME 3.28, acesse este link.



 Se você instalou alguma das versões passadas do Fedora vai notar uma pequena mudança no Anaconda (instalador) da versão 28. Ao invés de criar um usuário e senha no momento da instalação, este só será criado após o primeiro boot do sistema (semelhante ao Windows). E para facilitar ainda mais a vida dos usuários, foi criada uma forma de habilitar algumas fontes de softwares de terceiros no sistema, como o repositório do Google Chrome, do PyCharm (copr), de drivers proprietários da NVIDIA e a Steam (estes dois últimos pelo RPM Fusion). Estes repositórios podem ser ativados através do GNOME Software ou pelo terminal com o comando sudo dnf install fedora-workstation-repositories.

 Outras novidades presentes no Fedora 28 Workstation estão o Mozilla Firefox 59, a suíte de escritório LibreOffice 6.0.3 e várias atualizações de componentes, como o GCC (GNU Compiler Collection) 8.1, a Biblioteca GNU C (glibc) 2.27, Golang 1.10 e Ruby 2.5.

 Para conferir mais detalhes sobre o Fedora 28, acesse o anúncio oficial, publicado no site Fedora Magazine, bem como as Notas da Versão nos links abaixo:







Como baixar o Fedora 28?

 Para baixar o Fedora é simples, basta acessar o site oficial no link abaixo e escolher a versão adequada para você (Workstation, Server e Atomic):

  Download do Fedora 28

 Ou através dos links abaixo, referentes à versão Workstation:


 Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.


Download do Fedora 28 Spins

 Além da versão "padrão" com GNOME, também é possível instalar/utilizar o Fedora com outros ambientes de área de trabalho, dentre os principais estão o KDE Plasma, Xfce, MATE, Cinnamon, LXDE e LXQt, são os chamados "Spins". Para saber mais sobre os Spins do Fedora, acesse o link abaixo:

  Fedora Spins - Desktops alternativos para o Fedora

 Logo abaixo você encontra os links para baixar as ISOs das principais versões:

  Fedora 28 KDE Plasma Desktop

 Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.

  Fedora 28 Xfce Desktop

 Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.

  Fedora 28 LXQt Desktop

 Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.

  Fedora 28 MATE-Compiz Desktop

 Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.

  Fedora 28 Cinnamon Desktop

 Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.

  Fedora 28 LXDE Desktop

 Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)

 Obrigado pela visita e até +!

Referência:

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: