Foi disponibilizado a versão final do ambiente de área de trabalho GNOME 3.28, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!
Compartilhe nas redes sociais!

 O Projeto GNOME anunciou na semana passada (dia 14 de março de 2018), após mais 6 meses de trabalho árduo da comunidade, a versão final do GNOME 3.28 "Chongqing". Incorporando mais de 25 mil alterações no código feitas por aproximadamente 838 colaboradores, esta versão contém novos recursos, pequenas melhorias e também correções de erros.

 O codename "Chongqing" foi em reconhecimento à equipe de organização do GNOME.Asia 2017, evento este que ocorreu em outubro de 2017 na cidade chinesa de Chongqing.


O que há de novo no GNOME 3.28?

 São várias novidades presentes nesta mais recente versão do GNOME 3, uma delas está no GNOME Boxes (aplicativo para criar e usar máquinas virtuais e remotas). Agora é possível fazer o download automático de sistemas operacionais (como o openSUSE, Fedora, Debian, Ubuntu e até o Red Hat Enterprise Linux) através do novo assistente de criação de máquinas:



 A transferência de arquivos entre seu computador e máquinas virtuais também foi melhorada, agora basta arrastar e soltar os seus arquivos na janela do Boxes ou selecioná-los através da opção "Enviar arquivos". Em ambos os casos, Boxes fornece comentários sobre o progresso das transferências de arquivos, para que você saiba o tempo que eles vão levar, bem como quando terminarem.


 Foi introduzido no GNOME 3.28 mais um aplicativo, o GNOME Usage (ou simplesmente "Uso"), projetado para facilitar o diagnóstico e resolução de problemas de desempenho e capacidade. Nesta versão inicial estão incluídos recursos para examinar o consumo de memória RAM e da CPU. As áreas problemáticas serão destacadas, tornando mais rápido e fácil identificar a fonte dos problemas.



 Ele permite também que o uso do disco seja examinado. A interface para isso destaca fontes comuns de uso de disco que podem ser limpas, como o lixo e arquivos temporários. Mais recursos do Uso estão planejados para o futuro, incluindo a capacidade de investigar a rede, energia e uso de dados.


 Para facilitar o acompanhamento de coisas importantes, foi implementado no Nautilus (o gerenciador de arquivos do GNOME) um recurso para sinalizar os seus arquivos e pastas com estrelas (marcando-os como favoritos). Uma vez adicionados, eles poderão ser facilmente visualizados em uma localização especial, basta acessar a seção "Favorito" na lateral do Nautilus. Este mesmo recurso também foi adicionado no aplicativo "Contatos", onde eles aparecem no topo da sua lista de contatos.

Itens favoritos no Nautilus
Itens favoritos no Nautilus - GNOME.org

 Várias outras pequenas melhorias e ajustes foram implementadas no GNOME 3.28, dentre as principais estão:

  • Remoção do recurso de exibir os ícones de pastas, dispositivos montados e quaisquer outros arquivos na área de trabalho (que era gerenciado pelo Nautilus). No entanto, será possível habilitar tal recurso através de uma extensão do GNOME Shell (que ainda está em desenvolvimento) ou instalar o gerenciador de arquivos Nemo no seu sistema. Para mais detalhes, acesse este link;
  • A fonte padrão do GNOME (Cantarell) sofreu uma atualização significativa. As formas de caracteres e o espaçamento foram desenvolvidos, de modo que o texto seja mais legível e atraente;
  • Adicionado o recurso de importação de dispositivo no "Fotos", o que facilita a adição de fotos à sua coleção a partir de mídia removível, como cartões SD e unidades USB;
  • Agora é possível reproduzir arquivos MJPEG no "Vídeos", bem como reordenar as listas de reprodução no "Músicas";
  • O "Jogos" (aplicativo do GNOME para jogos de console e arcade retrô) tem um novo filtro de vídeo de CRT que faz com que os visuais do jogo pareçam estar sendo reproduzidos em uma TV antiga. Além disso, o rumble de gamepad agora funcionará em muitos casos;
  • As categorias de aplicativos em "Software" têm um novo visual e permitem ordenar os aplicativos pela classificação ou pelo nome. Além disso, a caixa de diálogo Fontes de programas foi melhorada e renomeada para Repositórios de programas. A nova versão fornece uma visão mais confiável e transparente dos seus repositórios de programas. Também permite habilitar, desabilitar e remover cada um;
  • O "Terminal" possui uma lista de melhorias, incluindo uma janela de preferências redesenhada, que combina as janelas Preferências e Preferências de perfil, previamente separadas. Outros aprimoramentos incluem suporte para sublinhados duplos, ondulados e coloridos, texto intermitente e opções para alterar o espaçamento entre linhas e letras;
  • Ao iniciar o app "Configurações" será exibido o último painel de configurações que você utilizou, reduzindo assim a quantidade de trabalho se você muda frequentemente as mesmas configurações.


 Para conferir todas as novidades presentes no GNOME 3.28, basta acessar o anúncio oficial e também as Notas da Versão nos links abaixo:


Como testar o GNOME 3.28?

 Se você é usuário do openSUSE Tumbleweed, do Arch Linux ou de qualquer outra distribuição Rolling Release, esta nova versão do GNOME já está disponível nos repositórios (ou será disponibilizada em breve), basta apenas realizar uma atualização do sistema.

 Também é possível testá-la através de uma imagem Live disponibilizada pelo projeto "GNOME Next" do openSUSE, acesse e faça o download:

Live Images - GNOME Next  


 E você, gostou das novidades presentes nesta nova versão do GNOME? Já está utilizando-o na sua distribuição? Conte para nós nos comentários! :)

 Obrigado pela visita e até +!

Referências:


Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: