Como instalar o driver da NVIDIA no openSUSE Leap e Tumbleweed

Aprenda, neste tutorial, a instalar facilmente o driver proprietário da NVIDIA no seu openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!

Instalando o driver da NVIDIA no openSUSE

 Devido a questões legais, a maioria das distribuições Linux (como o openSUSE) não incluem os codecs proprietários nos seus repositórios oficiais, o mesmo se aplica aos drivers de vídeo da NVIDIA. Com isso, ao realizar uma instalação "limpa" do openSUSE (Leap ou Tumbleweed) é carregado o Nouveau, um driver livre e de código aberto desenvolvido através da engenharia reversa do driver original.

 Apesar de funcionar perfeitamente na maioria das situações, o Nouveau pode não ser o mais adequado para quem deseja obter o máximo desempenho da placa em softwares (principalmente em jogos). Por isso, preparamos este tutorial ensinando a maneira mais fácil de instalar o driver proprietário da NVIDIA no seu openSUSE Leap ou openSUSE Tumbleweed. Vamos lá?!

  Tutorial testado num PC/Desktop com o openSUSE Tumbleweed e também no openSUSE Leap 42.3, utilizando uma GTX 1060 de 3GB.

Os principais tópicos deste tutorial:



 Atualize o seu openSUSE

 Antes de começar, recomendo que instale todas as atualizações de pacotes e correções de erros disponíveis para seu sistema. Para isso, selecione o módulo "Atualização online" na seção "Software" do Centro de Controle do YaST, como mostrado pela imagem abaixo:

Atualizando o openSUSE pelo YaST

 Na tela seguinte (após a atualização da lista de repositórios) será exibido um resumo de todas as atualizações disponíveis, apenas clique em "Aceitar" para instalá-las.

 Uma outra maneira mais prática de atualizar o seu sistema (e que uso em 99% das vezes) é através do terminal, basta executar o comando abaixo:

sudo zypper ref && sudo zypper up

Atualizando o openSUSE pelo terminal com o zypper

  Seja via interface gráfica ou pelo terminal, após instalar as atualizações você deve reiniciar o seu computador ANTES de continuar seguindo este passo a passo, ok?!

 Instalando o driver da NVIDIA no openSUSE

 Supondo que reiniciou o seu computador, como indicado anteriormente, abra um terminal e execute o comando abaixo para adicionar o repositório da NVIDIA, de acordo com a versão do openSUSE:

  Se você utiliza o openSUSE Tumbleweed:

sudo zypper ar -f http://http.download.nvidia.com/opensuse/tumbleweed NVIDIA


  Se você utiliza o openSUSE Leap 42.3:

sudo zypper ar -f http://http.download.nvidia.com/opensuse/leap/42.3 NVIDIA

 DICA - Uma opção interessante (pelo no meu ponto de vista) é habilitar o cache dos pacotes RPM do repositório da NVIDIA. Com isso, será possível reinstalar uma versão anterior dos drivers caso a versão mais recente não funcione adequadamente.

 Se você deseja armazenar no seu HDD/SSD todos os pacotes de drivers baixados do repositório da NVIDIA, basta executar o comando abaixo:

sudo zypper mr -k NVIDIA

 Caso mude de ideia e queira desabilitar o cache de pacotes, execute:

sudo zypper mr -K NVIDIA

 Feito isso, importe a chave de assinatura do repositório:

  No openSUSE Tumbleweed, execute:

sudo rpm --import http://http.download.nvidia.com/opensuse/tumbleweed/repodata/repomd.xml.key


  No openSUSE Leap 42.3, execute:

sudo rpm --import http://http.download.nvidia.com/opensuse/leap/42.3/repodata/repomd.xml.key


 Atualize a lista de repositórios:

sudo zypper ref

 Remova o pacote "drm-kmp-default" (apenas no openSUSE Leap):

sudo zypper rm drm-kmp-default

 E instale os drivers de vídeo da NVIDIA com:

sudo zypper inr

 Concluída a instalação, você deve reiniciar mais uma vez o seu computador para aplicar as alterações e após, procure pelo Painel de Configurações da NVIDIA (o "NVIDIA X Server Settings") no menu de aplicativos do seu sistema e realizar os ajustes necessários:

Painel de Controle da NVIDIA no openSUSE Tumbleweed
Painel de Controle da NVIDIA no openSUSE Tumbleweed

Painel de Controle da NVIDIA no openSUSE Leap
Painel de Controle da NVIDIA no openSUSE Leap

 AVISO - Este tutorial é voltado (principalmente) para usuários de PC (Desktop). Se você possui um notebook híbrido (com uma placa de vídeo da NVIDIA + a placa de vídeo integrada da Intel) e que tenha a Tecnologia Optimus, acesse o link abaixo e confira as instruções detalhadas de instalação do Bumblebee, uma ferramenta que permite desativar uma das placas de vídeo para economizar a bateria do portátil:

SDB:NVIDIA Bumblebee - openSUSE Wiki  






 A interface gráfica não é carregada após instalar o driver, o que fazer?

 Mesmo seguindo o passo a passo acima (baseado no tutorial oficial da Wiki do openSUSE), podem ocorrer alguns problemas após a instalação do driver proprietário.
 Um dos mais comuns é a interface gráfica não "subir", parando numa tela preta com apenas a seta do mouse ou indo direto para o TTY (terminal), como aconteceu com a primeira versão do driver 390.25 disponibilizada pela NVIDIA em fevereiro de 2018 e que afetou principalmente os usuários do KDE Plasma.

 Caso esteja enfrentando um problema parecido no seu openSUSE, a solução "provisória" é desinstalar o driver proprietário da NVIDIA e voltar a utilizar o Nouveau até que uma nova versão do driver seja disponibilizada no repositório. Para isso, pressione Ctrl + Alt + F2 para acessar o terminal (isso é, se já não estiver nele após reiniciar), faça login com o seu nome de usuário e senha e execute o comando abaixo para remover os pacotes instalados:

sudo zypper rm nvidia-computeG0* nvidia-gfxG0*-kmp-default nvidia-glG0* x11-video-nvidiaG0*

 Reinstale o pacote "drm-kmp-default" (no openSUSE Leap):

sudo zypper in drm-kmp-default

 E reinicie o seu computador com o comando:

systemctl reboot

 Com isso será possível iniciar o seu sistema pela interface gráfica novamente (com o Nouveau).

 Após, você pode tentar reinstalar os pacotes citados anteriormente (supondo que tenha ocorrido um erro na primeira instalação):

sudo zypper inr

 Rode o comando abaixo para recriar o initial RAM disk (initrd) e reinicie em seguida para aplicar as alterações:

sudo mkinitrd

 Se mesmo assim não funcionar, a solução é aguardar até que uma nova versão do driver esteja disponível (provavelmente com os bugs corrigidos, o que pode demorar alguns dias).


 Instalando a versão anterior do driver da NVIDIA

 Logo no início deste tutorial sugeri que habilitasse o cache de pacotes do repositório da NVIDIA, não é mesmo? Pois então, se você habilitou esse recurso, instalou o driver da NVIDIA sem problemas anteriormente e na versão mais recente do driver ocorreram problemas (como os citados no tópico anterior), basta apenas instalar a versão "antiga" até que seja lançada uma correção (o que pode demorar alguns dias).

 Para isso, num terminal, acesse a pasta onde ficam armazenados os pacotes da NVIDIA:

  Se o seu sistema é de 64 bits, execute:

cd /var/cache/zypp/packages/NVIDIA/x86_64/


  Se o seu sistema é de 32 bits, execute:

cd /var/cache/zypp/packages/NVIDIA/i586/


 E execute o comando abaixo para listar os pacotes presentes na mesma:

ls


 Note que, no meu caso, tenho várias versões do driver armazenadas:

Versões do driver da NVIDIA armazenadas no meu disco rígido

 Como já sabia a versão 384.111-3.1 funcionava perfeitamente antes da 390.25-4.2, bastou remover esta mais recente e, em seguida, instalar os 4 pacotes .RPM referentes à versão antiga manualmente. O comando, no meu caso, ficou desta maneira:

sudo zypper in nvidia-computeG04-384.111-3.1.x86_64.rpm nvidia-gfxG04-kmp-default-384.111_k4.14.11_1-3.1.x86_64.rpm nvidia-glG04-384.111-3.1.x86_64.rpm x11-video-nvidiaG04-384.111-3.1.x86_64.rpm

  Lembrando que você deve substituir o nome dos 4 pacotes do comando acima pelo nome dos pacotes presentes no seu sistema, oK?!

 E realize um bloqueio temporário dos drivers problemáticos (prevenindo que os mesmos sejam reinstalados após atualizar o sistema) com:

sudo zypper al nvidia-computeG0* nvidia-gfxG0*-kmp-default nvidia-glG0* x11-video-nvidiaG0*

  Para reverter o processo anterior (remover o bloqueio dos pacotes e instalar os drivers mais recentes), basta executar o comando abaixo:

sudo zypper rl nvidia-computeG0* nvidia-gfxG0*-kmp-default nvidia-glG0* x11-video-nvidiaG0*


 Como desinstalar o driver da NVIDIA no openSUSE

 Caso queira remover de vez o driver proprietário da NVIDIA e voltar a utilizar o Nouveau, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo:

sudo zypper rm nvidia-computeG0* nvidia-gfxG0*-kmp-default nvidia-glG0* x11-video-nvidiaG0*

 Reinstale o pacote "drm-kmp-default" no openSUSE Leap:

sudo zypper in drm-kmp-default

 Reinicie o seu computador com o comando systemctl reboot para aplicar as alterações e logo após, desabilite o repositório da NVIDIA com:

sudo zypper mr -d NVIDIA

 Ou, se preferir, remova o repositório permanentemente:

sudo zypper rr NVIDIA


 Então é isso, espero que este tutorial seja útil para você! Para mais detalhes, acesse a Wiki do openSUSE sobre a instalação dos drivers da NVIDIA, bem como a seção de solução dos problemas mais comuns.

 Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta deixar o seu comentário logo abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco através deste formulário, ok?!

 Obrigado pela visita e até +!


Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima utilizando sua conta do Google ou do Disqus. Mas antes de escrever algo, fique atento:

- É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
- A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
- Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
- Evite escrever todo o seu texto em CAIXA ALTA;

PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,71,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,166,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o driver da NVIDIA no openSUSE Leap e Tumbleweed
Como instalar o driver da NVIDIA no openSUSE Leap e Tumbleweed
Aprenda, neste tutorial, a instalar facilmente o driver proprietário da NVIDIA no seu openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!
https://3.bp.blogspot.com/-FNMF11kVPKM/WoCcwbech_I/AAAAAAAAIhE/7ogbUJzuyF4NFq3Tq44aG8546KnOwHvSgCLcBGAs/s1600/Instalando-o-driver-da-NVIDIA-no-openSUSE.png
https://3.bp.blogspot.com/-FNMF11kVPKM/WoCcwbech_I/AAAAAAAAIhE/7ogbUJzuyF4NFq3Tq44aG8546KnOwHvSgCLcBGAs/s72-c/Instalando-o-driver-da-NVIDIA-no-openSUSE.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/03/Instalando-o-driver-da-NVIDIA-no-openSUSE.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/03/Instalando-o-driver-da-NVIDIA-no-openSUSE.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo