O Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver" já está disponível, confira algumas das novidades dessa versão e faça já o download (incluindo os sabores oficiais)!
Compartilhe nas redes sociais!

 Foi disponibilizado hoje (26 de abril de 2018), após vários meses de desenvolvimento, a versão final do Ubuntu 18.04 LTS (codinome "Bionic Beaver") que chega com várias novidades, atualização de pacotes e aprimoramentos. E por ser uma versão LTS, esta terá o suporte a atualizações e correções de erros pelos próximos 5 anos, ou seja, até abril de 2023.

 Tendo como base o Linux Kernel 4.15, o Ubuntu 18.04 traz uma série de mudanças em relação às últimas versões LTS, uma delas é adoção do GNOME Shell (no caso, o 3.28) como interface gráfica padrão, substituindo também o gerenciador de login LightDM pelo do GNOME, o GDM. Ao contrário do que ocorreu no 17.10, o Ubuntu "Bionic Beaver" terá o Xorg como servidor de exibição padrão e o Wayland como uma opção. Espera-se que, na próxima LTS (a ser lançada em 2020), o Wayland seja o servidor de exibição padrão.

 Outra mudança que você perceberá ao instalar o Ubuntu 18.04 (incluindo a maioria dos sabores oficiais) é a opção de instalação mínima que foi adicionada ao instalador, que conta com um ambiente de desktop básico, um navegador (Firefox) e utilitários do sistema. Quanto aos aplicativos, o GNOME To Do (gerenciador de tarefas) foi incluído na instalação padrão, assim como a suíte de escritório LibreOffice foi atualizada para a versão 6.0.

Wallpaper padrão do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)
Wallpaper padrão do Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver)

 Uma novidade incluída interessante é não ser necessário rodar um "apt update" após adicionar um repositório PPA no sistema, agora você pode executar o comando para instalar o(s) pacote(s) que a lista de repositórios será atualizada automaticamente. O OpenJDK 10 será o Java padrão no lançamento do Ubuntu 18.04 até setembro de 2018, quando será substituído pelo OpenJDK 11. Apesar disso, o OpenJDK 8 estará disponível (pelo repositório "universe") para fornecer um tempo de migração para pacotes, aplicativos personalizados ou scripts que não podem ser compilados com o OpenJDK 10 ou 11.

 Além da remoção do suporte a imagens de instalação de 32 bits (exceto dos "flavours"), a Canonical incluiu nesta versão uma ferramenta para coleta de dados do sistema no instalador (somente informações do sistema como a versão do Ubuntu, modelo do processador e placa de vídeo, quantidade de RAM, fabricante do computador, etc.). Para conferir todos os detalhes a respeito do Ubuntu 18.04 LTS, acesse as Notas da Versão no link abaixo:

Notas da Versão - Ubuntu 18.04 LTS  






Download do Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver"


 O Ubuntu 18.04 LTS está disponível gratuitamente, acesse o site oficial para fazer o download do mesmo:


 Ou através dos links (também oficiais) disponibilizados abaixo (se possível, faça o download por torrent, pois o risco da imagem ISO corromper-se é bem menor do que se baixá-la por link direto, além de geralmente ser mais rápido):


 Checksums e outras opções de download disponíveis neste link.


Baixar outros "sabores" (flavours) do Ubuntu 18.04 LTS

 Se você não gosta do GNOME (que agora é a interface padrão do Ubuntu) ou possui um computador mais "modesto", é possível baixar o Ubuntu com outras interfaces populares, como o KDE (Kubuntu), Xfce (Xubuntu), MATE (Ubuntu Mate) dentre outras. Estes são os "Flavours" (sabores) oficiais do Ubuntu. Confira todas as versões disponíveis no link abaixo, acesse:

Ubuntu flavours - Ubuntu  

 Abaixo você encontra os links para download das principais versões.

Fique atento: Se você possui um computador que tenha pouca memória RAM (com 3 GB ou menos), recomendo que utilizar o Ubuntu MATE, o Lubuntu (LXDE) ou o Xubuntu (Xfce), já que são bem mais "leves" do que o Ubuntu Desktop (GNOME), Ubuntu Budgie e o Kubuntu (KDE).








 Então é isso, obrigado pela visita e até +!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


Referência:


Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: