Guia de pós-instalação do Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver"

Confira, neste tutorial, algumas sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), dentre algumas delas estão a instalação de codecs e programas multimídia, para edição de áudio, vídeo e imagem, ferramentas para desenvolvedores, utilitários do sistema e muito mais!


 Foi lançado hoje, dia 26 de abril de 2018, a mais recente versão com Longo Tempo de Suporte (LTS) do Ubuntu, a 18.04 "Bionic Beaver", trazendo uma série de novidades, atualização de pacotes e aprimoramentos. Esta também é a primeira versão LTS a utilizar o GNOME como interface gráfica padrão depois que o Unity foi descontinuado pela Canonical.

 Dentre algumas das novidades estão o Kernel Linux 4.15, a opção de instalação mínima no instalador padrão, aplicativos do GNOME atualizados para a versão 3.28 (exceto o Nautilus) e a troca de alguns utilitários (como a Calculadora do GNOME) para o formato Snap. Além disso, agora não é mais necessário rodar um "apt update" após adicionar um repositório PPA, a lista de repositórios será atualizada automaticamente ao executar o comando para instalar os pacotes fornecidos pelo mesmo. Para mais detalhes, clique aqui e acesse as Notas da Versão.


 E como já é de costume, preparamos um tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS, dentre elas estão a instalação de codecs e players multimídia, de aplicativos para edição de áudio, vídeo e imagem, da Steam, de navegadores como o Google Chrome e Opera, do VirtualBox e muito mais!

  Tutorial testado no Ubuntu 18.04 LTS 'Bionic Beaver' de 64 bits, com ambiente de área de trabalho GNOME 3.28.

Os principais tópicos deste tutorial:



  Primeiros passos

 Lançamento após lançamento, há sempre um "ritual" que fazemos após instalar a versão mais recente do Ubuntu. Abaixo mostro os principais procedimentos (e mais importantes, na minha opinião) que você deve fazer no seu Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver".

  Atualize o seu sistema

 Uma das primeiras coisas que devemos fazer após instalar o Ubuntu é atualizá-lo. Para isso, pressione a tecla (ou Super) e procure pelo "Atualizador de Programas" pesquisando por "atualizador" (sem aspas) na barra de pesquisa, como mostrado na imagem abaixo:



 Ao executá-lo, os repositórios serão atualizados automaticamente e, caso tenha atualizações disponíveis, elas serão exibidas em seguida, como mostrado na imagem abaixo. Clique em "Instalar agora", forneça a sua senha de usuário e aguarde:


 Uma outra maneira de atualizar o seu Ubuntu é através do terminal, basta pressionar Ctrl + Alt + T para abrir o mesmo e executar o comando a seguir:

sudo apt update && sudo apt upgrade

  Após instalar as atualizações, recomendo que reinicie o seu computador antes de seguir o restante do tutorial, ok?!

  Deixando o Ubuntu totalmente em Português

 Mesmo selecionando o idioma "Português" ou "Português do Brasil" no momento da instalação e também após instalar todas as atualizações disponíveis, como vimos acima, algumas "partes" do seu Ubuntu ainda ficam em Inglês. Para corrigir isso, abra o aplicativo "Configurações" clicando no menu na barra superior direita (como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo) ou pesquisando por "configurações":


 Selecione a opção "Região e Idioma" na lateral esquerda da janela e após, clique no botão "Manage Installed Languages", como mostrado na imagem a seguir:



 Será exibido uma janela de diálogo informando que o suporte ao idioma não está instalado completamente, clique em "Lembre-me mais tarde" para fechá-la:


 Em seguida, clique em "Instalar/remover idiomas...", como mostrado pela seta do mouse na imagem abaixo:


 Na tela seguinte, desmarque todos os idiomas, deixando selecionado apenas o "Português".

 Feito isso, clique em "Aplicar", forneça a sua senha de usuário e aguarde:


 Clique em "Aplicar a todo o sistema" e forneça novamente a sua senha. Depois disso, poderá fechar a janela de diálogo.


 Após, abra novamente o "Suporte a idiomas" (conforme indicado acima), clique em "Instalar" para baixar os pacotes de idioma que faltam e aguarde:


 Uma outra maneira de instalar os pacotes de idiomas é através do terminal, basta executar o comando abaixo:

sudo apt install mythes-pt-pt mythes-pt-br thunderbird-locale-pt-pt thunderbird-locale-pt-br hunspell-pt-pt hunspell-pt-br hyphen-pt-pt hyphen-pt-br

  Aguarde a conclusão do processo e em seguida, reinicie o seu computador para aplicar as mudanças no sistema, ok?!

  Habilitando o repositório "Parceiros da Canonical"

 Alguns aplicativos "extras", como o Adobe Flash Player e Google Cloud SDK estão disponíveis no repositório "Parceiros da Canonical", que vem desabilitado por padrão no Ubuntu. Para habilitá-lo, basta pesquisar/procurar pelo aplicativo "Programas e Atualizações" (como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo):



 Após, acesse a aba "Outros programas" e selecione a opção "Parceiros da Canonical" (será necessário fornecer a sua senha), como mostrado na imagem abaixo.

 Feito isso, clique no botão "Fechar":


 Será exibido uma janela de diálogo indicando que a informação sobre os aplicativos disponíveis está desatualizada, basta apenas clicar em "Recarregar" para atualizar os repositórios:




  Fazendo pequenos "ajustes"

 O GNOME Shell (interface gráfica padrão do Ubuntu) é conhecido por ser pouco customizável, mas ainda sim é possível fazer vários ajustes alterando a sua aparência e adicionando novos recursos. Confira abaixo algumas sugestões que podem ser feitas no seu sistema:

  Como ocultar automaticamente a "Ubuntu Dock"

 Uma das novidades presentes no Ubuntu (desde a versão 17.10) é a nova Doca (chamada de "Ubuntu Dock"), fork de uma das mais populares extensões do GNOME, a "Dash to Dock". Assim como nas versões anteriores do Ubuntu, ela fica no lado esquerdo da tela, porém, é possível alterar a posição da mesma, bem como o tamanho dos ícones e habilitar a opção de ocultá-la automaticamente. Para realizar esses ajustes, abra novamente o aplicativo "Configurações" e clique em "Doca".

 Ao selecionar a opção "Auto-hide the Dock" a Ubuntu Dock será ocultada automaticamente ao maximizar uma janela (por exemplo).  Logo abaixo, em "Icon size", você poderá ajustar o tamanho dos ícones e em "Position on screen", você poderá definir a posição da Ubuntu Dock (na esquerda da tela (padrão), na parte inferior (botton) ou na direita):




  Habilitando o "minimizar com um clique" na Ubuntu Dock

 Um recurso útil e que não vem habilitado por padrão (desde os tempos do Ubuntu com Unity) é o de minimizar os aplicativos clicando sobre os ícones dos mesmos na Dock. Caso queira habilitá-lo, basta executar o comando abaixo no terminal:

gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action 'minimize'


  Removendo a "Ubuntu Dock"

 Caso não tenha gostado da nova dock do Ubuntu, também é possível removê-la e continuar usando a dock padrão do GNOME, basta apenas executar o comando abaixo no terminal:

sudo apt remove gnome-shell-extension-ubuntu-dock

 Reinicie a sua sessão para aplicar as alterações e após, basta clicar em "Atividades" (no canto superior esquerdo da tela) para exibir a dock do GNOME:



 Caso queira continuar utilizando o "Ubuntu Dock", basta reinstalá-lo com o comando abaixo (e após, reinicie a sua sessão para aplicar as alterações):

sudo apt install gnome-shell-extension-ubuntu-dock


  Como utilizar o GNOME Shell "puro" no Ubuntu 18.04 LTS

 Embora a Canonical tenha adotado o GNOME como ambiente de área de trabalho principal do Ubuntu, várias mudanças foram feitas no mesmo com o objetivo de assemelhar-se ao Unity. Porém, há a opção de utilizar uma versão "pura" do GNOME Shell no Ubuntu Bionic Beaver, basta apenas instalar o meta-pacote "Vanilla GNOME" no sistema. Caso queira, remova antes a "Ubuntu Dock" (como mostramos acima) e, em seguida, execute o comando:

sudo apt install vanilla-gnome-desktop

 Concluída a instalação, reinicie o seu computador para aplicar as alterações. Na tela de login, clique na roda dentada (ao lado do botão "Entrar") e selecione a sessão GNOME (sobre Wayland), GNOME Clássico ou GNOME sobre Xorg:



 Por fim, abra um terminal e execute o comando abaixo para habilitar os "Hot Corners" (ou cantos quentes) do GNOME Shell:

gsettings set org.gnome.shell enable-hot-corners true 

 Tudo pronto, agora é só aproveitar o seu Ubuntu 18.04 LTS com o GNOME Shell sem modificações!


  Instalando o GNOME Tweaks no Ubuntu

 O GNOME Tweaks (ou "Ajustes"), como o próprio nome sugere, é a ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Com ele é possível, por exemplo, mudar a posição dos controles das janelas para a esquerda (para quem já acostumou com o Unity), definir os aplicativos que serão iniciados junto com o sistema e gerenciar as extensões do GNOME Shell instaladas, dentre outros ajustes. Para instalá-lo, basta executar o comando abaixo no terminal:

sudo apt install gnome-tweak-tool





  Instalando drivers adicionais no Ubuntu 18.04 LTS

 O Ubuntu já disponibiliza os drivers de código aberto para a maioria dos dispositivos (como placas de vídeo, de som, wireless, etc.), porém, tais drivers podem não funcionar adequadamente e/ou o dispositivo pode apresentar um desempenho abaixo do esperado.

 Pensando nisso, a Canonical incluiu no Ubuntu uma ferramenta para instalar os drivers proprietários dos seus dispositivos de um jeito simples e fácil. Para acessá-la basta abrir o aplicativo "Programas e atualizações", acessar a aba "Drivers adicionais", selecionar a opção referente ao driver proprietário do seu dispositivo e clicar no botão "Aplicar alterações", como mostrado pela imagem abaixo:



 Aguarde enquanto é feito o download e instalação dos pacotes necessários:



 Concluído o processo, você deve reiniciar o seu computador para aplicar todas as alterações.



  Áudio e vídeo

 O Ubuntu traz instalado por padrão alguns programas como o Rhythmbox e o Videos para reprodução de conteúdo multimídia, porém, são muito limitados (além disso, você não conseguirá executar certos tipos de arquivos devido a ausência de codecs proprietários). Para resolver isso, listamos abaixo alguns dos aplicativos multimídia disponíveis para instalação no Ubuntu, bem como a instalação dos codecs.

  Instalação dos codecs multimídia

 Devido a questões legais, o Ubuntu não traz na sua mídia de instalação os codecs de vídeo e áudio. Porém, é possível habilitar o suporte a arquivos MP4, AAC, MP3 e outros com um único pacote, o "ubuntu-restricted-extras".
 Para instalá-lo, basta clicar no botão abaixo:

Instalar o pacote ubuntu-restricted-extras

 Ou, se preferir, abra um terminal e execute o comando:

sudo apt install ubuntu-restricted-extras


  Instalando o VLC e/ou o SMPlayer

 Dentre os vários players disponíveis no repositório do Ubuntu, destacam-se o VLC e o SMPlayer. O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. O SMPlayer (front-end gráfico para o MPlayer) também é muito popular entre os usuários que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, tendo como um dos diferenciais a possibilidade de pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.



 Para instalar o VLC Media Player ou o SMPlayer no seu Ubuntu, basta clicar num dos botões abaixo:


 Se preferir, utilize o terminal:

Para instalar o VLC Media Player:
sudo apt install vlc
Para instalar o SMPlayer:
sudo apt install smplayer

  Instalando o Kodi no Ubuntu

 O Kodi é um aplicativo multiplataforma (um centro de entretenimento) que reúne todas as suas mídias digitais num único lugar, tudo isso com uma interface bonita, customizável e fácil de usar.



 Para instalar o Kodi no Ubuntu, basta executar o comando sudo apt install kodi no terminal ou clicar no botão abaixo:

Instalar o Kodi


  Instalando o Spotify

 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.



 Se você é usuário do serviço e quer instalar o Spotify Client no seu Ubuntu, acesse o passo a passo no link abaixo:

Instalando o Spotify no Ubuntu  


  Instalando o HandBrake

 O HandBrake é um software usado para ripar de DVDs e Blu-rays, além de ser possível converter vídeos nos mais diversos formatos com o mesmo.



 Para instalar o HandBrake no seu Ubuntu, execute no terminal o comando sudo apt install handbrake ou clique no botão abaixo:

Instalar o HandBrake



  Edição de áudio, imagem e de vídeo

 Essa é uma seção dedicada para quem deseja criar e/ou editar arquivos multimídia no Ubuntu, listando os principais programas disponíveis para instalação.

  Instalando o GIMP

 O GIMP é um dos melhores e mais famosos softwares de manipulação e criação de imagens, podendo ser utilizado para tarefas simples como pinturas, desenhos, conversão de formato de imagens e também para procedimentos de manipulação mais complexos como, por exemplo, retoques fotográficos com qualidade profissional. Além disso, é possível adicionar ainda mais recursos ao GIMP com scripts e plugins de terceiros, tais como o G'MIC.



 Para instalar o GIMP no Ubuntu, execute o comando sudo apt install gimp no terminal ou apenas clique no botão abaixo:

Instalar o GIMP


  Instalando o Inkscape

 O Inkscape é um programa de gráficos vetoriais de qualidade profissional multiplataforma, usado por entusiastas e profissionais de design em todo o mundo para a criação de uma grande variedade de gráficos, tais como ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, mapas e gráficos da web.



 Para instalar o Inkscape no Ubuntu, execute no terminal o comando sudo apt install inkscape ou clique no botão abaixo:

Instalar o Inkscape


  Instalando o Krita

 O Krita é um software multiplataforma para criação de ilustrações e pinturas digitais, histórias em quadrinhos, concept art e animações 2D. Além disso, também é possível utilizá-lo para retoques e manipulação de imagens e conversor de formatos, suportando vários modelos de cores, pinturas HDR e arquivos PSD (do Photoshop).



 Para instalar o Krita no Ubuntu também é muito simples, basta executar o comando sudo apt install krita ou clicar no botão abaixo:

Instalar o Krita


  Instalando o Blender

 O Blender é uma poderosa suíte de criação 3D multiplataforma e de código aberto, oferecendo uma ampla gama de ferramentas essenciais como modelagem, renderização, animação, edição e efeitos de vídeo (VFX), composição, texturização, arranjos de animação, diversos tipos de simulações e também criação de jogos.



 Para instalar o Blender, execute o comando sudo apt install blender no terminal ou apenas clique no botão abaixo:

Instalar o Blender


  Instalando o Audacity

 O Audacity é um dos mais conhecidos softwares de código aberto e multiplataforma para manipulação e gravação de áudio, contando com recursos simplificados de edição (Recortar, Copiar, Colar e Apagar), remoção de ruídos, mixagem em múltiplas faixas, efeitos de som embutidos (com a possibilidade de adicionar novos através de plugins) e muito mais.



 Para instalar o Audacity no seu Ubuntu, basta executar o comando sudo apt install audacity ou clicar no botão a seguir:

Instalar o Audacity


  Instalando o Kdenlive

 O Kdenlive é um editor de vídeos multitrack e não-linear do Projeto KDE, projetado para atender desde uma simples edição até um trabalho profissional. Com uma interface personalizável (inclusive com temas) e fácil de utilizar, o Kdenlive traz consigo dezenas de efeitos de vídeo e de áudio que variam de correção de cor para ajustes de áudio, bem como todas as opções padrão de transformação.



 Para instalar o Kdenlive no seu Ubuntu, rode o comando sudo apt install kdenlive no terminal ou clique no botão abaixo:

Instalar o Kdenlive


  Instalando o OpenShot

 O OpenShot é também um software para edição de vídeos com suporte a vários formatos de áudio e vídeo. Sua interface simples torna muito mais fácil editar e cortar os seus vídeos, além de contar com vários efeitos, transições e títulos animados em 3D (necessário ter o Blender instalado).



 Para instalar o OpenShot, execute o comando sudo apt install openshot ou clique no botão logo abaixo:

Instalar o OpenShot



  Mensageiros instantâneos

 Difícil encontrar alguém que acessa a internet hoje em dia e não faz uso de algum aplicativo de mensagens instantâneas, seja para o trabalho ou apenas conversar com os amigos. Abaixo mostro o passo a passo de instalação de alguns dos principais mensageiros disponíveis para o Ubuntu.

  Instalando o Skype

 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.



 No link abaixo você encontra o passo a passo de instalação do Skype no Ubuntu, acesse:

Instalando o Skype no Ubuntu  


  Instalando o Telegram Desktop

O Telegram é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares da atualidade (um concorrente direto ao WhatsApp). Com foco na velocidade e segurança, o Telegram é super rápido, simples de usar, gratuito e o melhor de tudo, é de código aberto!


 O passo a passo de instalação do Telegram está disponível no link abaixo, acesse:

Instalando o Telegram no Ubuntu  


  Instalando o Discord

 O Discord é um software proprietário de chat de voz e texto, projetado para uso durante jogos, incluindo recursos como baixa latência, servidores de bate-papo de voz gratuitos para usuários e uma infraestrutura de servidor dedicada.


 Para instalar o Discord, abra um terminal e execute o comando abaixo para baixar a versão mais recente (na pasta /tmp):

cd /tmp && wget -O discord.deb -c 'https://discordapp.com/api/download?platform=linux&format=deb'

 E instale-o em seguida com:

sudo apt install ./discord.deb



  Games e emuladores

 Essa seção é destinada para quem joga no Linux, mostrando o passo a passo de instalação da Steam e de alguns dos principais emuladores de consoles no Ubuntu 18.04 LTS.

  Instalando a Steam

 O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.



 Para instalar o Steam no Ubuntu 18.04, basta executar o comando sudo apt install steam no terminal ou clique no botão abaixo:

Instalar o Steam


  Instalando o Dolphin Emulator

 O Dolphin é um emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii de código aberto e multiplataforma, disponível para as versões de 64 bits do Ubuntu. Com ele é possível executar a grande maioria dos jogos lançados para os dois consoles em alta definição com várias melhorias e funcionalidades que não estão presentes nos mesmos, como a compatibilidade com todos os controles de PC, multiplayer em rede, velocidade turbo e muito mais.


 Caso queira instalar o Dolphin Emulator no seu Ubuntu, abra um terminal e execute o comando abaixo para adicionar o repositório PPA oficial do projeto:

sudo apt-add-repository ppa:dolphin-emu/ppa

 Feito isso, atualize a lista de repositórios e instale a versão estável do Dolphin com:

sudo apt update && sudo apt install dolphin-emu


  Instalando outros emuladores de consoles no Ubuntu

 Para os fãs de consoles de gerações passadas, abaixo listo mais alguns dos emuladores disponíveis no repositório do Ubuntu:

MAME - Emulador de Arcade
sudo apt install mame

FCEUX - Emulador de NES/Famicom
sudo apt install fceux

Higan - Multi-Emulador de consoles (Famicom, Game Boy, Game Gear, Mega Drive, etc.)
sudo apt install higan


 Tem mais alguma sugestão? :)



  Navegadores e internet

 O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da atualidade e já vem pré-instalado no Ubuntu (assim como em várias distribuições), porém, se você não gosta de utilizá-lo, abaixo listo o passo a passo de instalação dos principais navegadores disponíveis para o Ubuntu.

  Instalando o Chromium

 O Chromium é um navegador de código aberto que serve de "base" para o Google Chrome e vários outros navegadores. Ele está presente no repositório oficial do Ubuntu e a instalação é bem simples, basta clicar no botão abaixo:

Instalar o Chromium

 Ou através do terminal com o comando:

sudo apt install chromium-browser


  Instalando o Google Chrome (estável)

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições Linux de 64 bits. Se o seu Ubuntu é de 64 bits e deseja instalá-lo, execute o comando a seguir para instalar o pacote "apt-transport-https" no seu sistema (caso não esteja instalado):

sudo apt install apt-transport-https

 Após, importe a chave de assinatura da Google:

wget -q -O - https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -

 Adicione o repositório oficial no seu sistema:

sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list'

 Atualize a lista de repositórios e instale o Google Chrome (estável) com:

sudo apt update && sudo apt install google-chrome-stable


 Para mais detalhes, acesse o passo a passo completo de instalação do Google Chrome no link abaixo:

Instalando o Google Chrome no Ubuntu  


  Instalando o Opera (estável)

 O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado, ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook). Para instalar o Opera (estável) no Ubuntu, basta executar o comando abaixo para instalar o pacote "apt-transport-https" no seu sistema (caso não esteja instalado):

sudo apt install apt-transport-https

 Depois, importe a chave de assinatura do repositório:

wget -q -O - https://deb.opera.com/archive.key | sudo apt-key add -

 Adicione o repositório do Opera no sistema:

sudo sh -c 'echo "deb https://deb.opera.com/opera-stable/ stable non-free" >> /etc/apt/sources.list.d/opera-stable.list'

 Atualize a lista de repositórios e instale o Opera (estável) com o comando:

sudo apt update && sudo apt install opera-stable


  Instalando o Vivaldi (estável)

 O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores). Caso queira instalá-lo no seu Ubuntu, basta executar o comando abaixo para instalar o pacote "apt-transport-https" no seu sistema (caso não esteja instalado):

sudo apt install apt-transport-https

 Importe a chave de assinatura:

wget -q -O - http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -

 Adicione o repositório do Vivaldi no sistema:

sudo sh -c 'echo "deb http://repo.vivaldi.com/archive/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/vivaldi.list'

 Atualize a lista de repositórios e instale o Vivaldi (estável) executando:

sudo apt update && sudo apt install vivaldi-stable


  Instalando o Adobe Flash Player

 Atualmente (e felizmente), a grande maioria dos sites mais acessados como, por exemplo, o YouTube, já não "dependem" do Adobe Flash Player para exibir conteúdo multimídia. Mas se você ainda precisa utilizá-lo (no Firefox), basta clicar no botão abaixo para instalá-lo:

Instalar o Adobe Flash Player

 Ou pelo terminal com o comando:

sudo apt install flashplugin-installer



  Ferramentas para desenvolvedores

 Esta seção é destinada para os desenvolvedores que utilizam Linux e/ou estão migrando para o Ubuntu, mostrando o passo a passo de instalação de alguns dos programas/ferramentas mais utilizados(as).

  Instalando o OpenJDK

 O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java, Standard Edition ("Java SE"). Ele está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu e de várias outras distribuições.
 Para instalar o ambiente de execução Java (JRE) no seu Ubuntu, execute o comando sudo apt install default-jre num terminal ou clique no botão a seguir:

Instalar o OpenJDK (JRE)

 Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK), basta executar o comando sudo apt install default-jdk ou clicar no botão abaixo:

Instalar o OpenJDK (JDK)


  Instalando o Oracle Java

 Caso queira ou necessite utilizar o Oracle Java (proprietário) no seu Ubuntu, acesse o link abaixo que contém o passo a passo de instalação manual do ambiente de execução:

Instalando o Oracle Java (JRE) no Ubuntu  

 Já para instalar o Oracle Java (JDK) via repositório PPA, acesse um dos links abaixo:


  Instalando o Android Studio

 O Android Studio é o IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) oficial da Google para desenvolver aplicativos para o Android, baseado no IntelliJ IDEA (IDE para desenvolvimento em Java da JetBrains).


 Para instalar o Android Studio no seu Ubuntu, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo:

Instalando o Android Studio no Ubuntu  


  Instalando o PyCharm

 O PyCharm é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) da JetBrains para desenvolvimento em Python. Além de trazer um conjunto de ferramentas úteis para um desenvolvimento produtivo, o IDE fornece capacidades de alta classe para o desenvolvimento web profissional com os frameworks Django, Flask e Google App Engine.


 O passo a passo de instalação do PyCharm você pode conferir no link abaixo, acesse:

Instalando o PyCharm no Ubuntu  



  Virtualização

 A virtualização pode ser adotada em diferentes ambientes e situações como, por exemplo, o teste de novos sistemas operacionais sem o risco de danificar o sistema principal do computador (uso mais comum). Abaixo mostro como instalar as principais ferramentas de virtualização disponíveis para o Ubuntu.

  Instalando o Oracle VM VirtualBox

 O VirtualBox é, sem dúvidas, o software de virtualização multiplataforma mais popular da atualidade, permitindo criar e executar facilmente vários sistemas operacionais diferentes.


 Para instalar o VirtualBox no seu Ubuntu basta executar o comando sudo apt install virtualbox ou clicar no botão abaixo:

Instalar o VirtualBox (OSE)

 Já para instalar o VirtualBox pelo repositório oficial, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

Instalando o Oracle VM VirtualBox no Ubuntu  


  Instalando o VMware Workstation Player

 O VMware Workstation Player é um software de virtualização proprietário disponível gratuitamente para sistemas de 64 bits (Linux e Windows).


 Caso queira fazer a instalação do VMware Workstation Player no seu Ubuntu, basta acessar o link abaixo:

Instalando o VMware Workstation no Ubuntu  


  Instalando o Virtual Machine Manager

 O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt. Ele visa principalmente as VMs do KVM, mas também gerencia as máquinas virtuais do Xen e LXC (Linux Containers).


 Para instalar o virt-manager e todas as suas dependências, execute o comando abaixo num terminal:

sudo apt install virt-manager qemu-kvm libvirt-bin ubuntu-vm-builder bridge-utils

 Após, reinicie o seu computador para aplicar as alterações.



  Ferramentas e utilitários

 E para finalizar este tutorial, abaixo listo algumas ferramentas úteis disponíveis para instalação no Ubuntu, dentre eles estão gerenciadores de download, um editor de partições, instalador de pacotes .DEB, etc.

  Instalando o Stacer no Ubuntu 18.04

 O Stacer é um dos melhores e mais completos otimizadores do sistema disponíveis para Linux. Além de um simples limpador de cache do APT e aplicativos, o Stacer também possui um monitor de uso da CPU, disco e rede, gerenciador de repositórios e aplicativos de inicialização, removedor de pacotes do sistema e várias outras funcionalidades, tudo isso com uma interface gráfica bonita e de fácil uso.



 Para instalar o Stacer no seu Ubuntu, execute o comando abaixo no terminal para baixar a versão mais recente (lançada em março de 2018):

cd /tmp && wget -O stacer.deb -c 'https://github.com/oguzhaninan/Stacer/releases/download/v1.0.9/stacer_1.0.9_amd64.deb'

 E após, instale o pacote com:

sudo apt install ./stacer.deb


  Instalando o GDebi

 O GDebi é um pequeno utilitário que permite instalar pacotes .DEB facilmente no sistema, além de resolver e instalar automaticamente as dependências dos mesmos.


 Para instalar o GDebi no Ubuntu basta executar o comando sudo apt install gdebi ou clicar no botão abaixo:

Instalar o GDebi


  Instalando o Synaptic

 O Synaptic é uma ferramenta gráfica para gerenciar pacotes que permite instalar, remover, pesquisar e atualizar pacotes de uma forma amigável e prática.



 Caso queira instalar o Synaptic no seu Ubuntu, execute o comando sudo apt install synaptic no terminal ou clique no botão abaixo:

Instalar o Synaptic


  Instalando o uGet

 O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado de categorias, download de arquivos em lotes e muito mais.


 Para instalar o uGet no Ubuntu basta executar o comando sudo apt install uget no terminal ou clicar no botão abaixo:

Instalar o uGet


  Instalando o qBittorrent

 Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona).



 Para instalar o qBittorrent no Ubuntu basta executar no terminal o comando sudo apt install qbittorrent ou apenas clique no botão abaixo:

Instalar o qBittorrent
  Lembrando que o Ubuntu já traz um cliente de torrents por padrão, o Transmission. A instalação do qBittorrent é opcional, assim como todas as outras sugestões deste tutorial.


  Instalando o Dropbox

 O Dropbox é um dos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem mais utilizados, oferecendo segurança para guardar os seus documentos, músicas, imagens, etc. e praticidade, já que você pode acessá-los de qualquer lugar.



 Caso utilize esse serviço e queira instalar o cliente oficial no Ubuntu, execute o comando a seguir no terminal para adicionar o repositório do Dropbox no sistema:

echo deb http://linux.dropbox.com/ubuntu xenial main | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/dropbox.list

 Depois, importe a chave de assinatura do mesmo:

sudo apt-key adv --keyserver pgp.mit.edu --recv-keys 5044912E

 Atualize a lista de repositórios e instale o Dropbox com:

sudo apt update && sudo apt install dropbox


  Instalando o TeamViewer

 O TeamViewer é o mais popular software multiplataforma para acesso remoto. Com ele é possível estabelecer conexões de entrada e saída para suporte ou acesso a outros computadores em tempo real, participar de reuniões, apresentações, conversar com outras pessoas/grupos e fazer chamadas em vídeo.


 Para instalar o TeamViewer no Ubuntu, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:

Instalando o TeamViewer no Ubuntu  


  Instalando o GParted

 O GParted é um dos melhores gerenciadores de partições disponível para Linux (possuindo, inclusive, uma mídia Live). Com ele é possível redimensionar, copiar e mover partições sem perdas de dados, tudo isso de uma forma simples e intuitiva.



 Caso queira instalá-lo no seu Ubuntu, basta executar o comando sudo apt install gparted no terminal ou clicar no botão abaixo:

Instalar o GParted


  Extras (dica do Morvan)

 Para instalar mais algumas outras ferramentas úteis no sistema como o aptitude, o build-essential (que fornece os pacotes "essenciais" para a compilação de programas), poppler-utils (para manipular documentos PDF) e o cups-pdf (útil para quem precisa de uma impressora PDF), basta executar no terminal:

sudo apt install aptitude build-essential most cups-pdf poppler-utils


  Procurando e instalando novos softwares

 Apesar do Synaptic ser uma das melhores alternativas para gerenciar pacotes, ele pode não ser a melhor alternativa para os iniciantes no Ubuntu. Ainda bem que existe a Ubuntu Software, uma central de programas bonita e completa que torna muito mais fácil a pesquisa e instalação de novos programas, tudo isso de forma gráfica e, na maioria das vezes, com screenshots dos mesmos.



 Além de softwares, também é possível instalar com poucos cliques as famosas extensões do GNOME Shell (que adicionam novas funcionalidades ao GNOME), codecs de áudio/vídeo, drivers e fontes, basta clicar no botão "Complementos". Muito fácil, não é mesmo?!



  Conclusão

 Então é isso, espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta deixar o seu comentário logo abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco através deste formulário, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até +!


  Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,71,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,74,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de pós-instalação do Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver"
Guia de pós-instalação do Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver"
Confira, neste tutorial, algumas sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), dentre algumas delas estão a instalação de codecs e programas multimídia, para edição de áudio, vídeo e imagem, ferramentas para desenvolvedores, utilitários do sistema e muito mais!
https://4.bp.blogspot.com/-IX_2tvyPO_4/WuCykA7suZI/AAAAAAAAI1g/fsRhBcWhN90f4kr6hMgguV1H1vt55PwlwCLcBGAs/s1600/Guia-pos-instalacao-do-Ubuntu-18-04-LTS-Bionic-Beaver.png
https://4.bp.blogspot.com/-IX_2tvyPO_4/WuCykA7suZI/AAAAAAAAI1g/fsRhBcWhN90f4kr6hMgguV1H1vt55PwlwCLcBGAs/s72-c/Guia-pos-instalacao-do-Ubuntu-18-04-LTS-Bionic-Beaver.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/04/Guia-pos-instalacao-Ubuntu-18-04-LTS-Bionic-Beaver.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/04/Guia-pos-instalacao-Ubuntu-18-04-LTS-Bionic-Beaver.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo