Confira, neste tutorial, 10 sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver".
Compartilhe nas redes sociais!

 Foi lançado a algumas horas atrás o Ubuntu 18.04 "Bionic Beaver", a mais recente versão LTS que terá suporte até abril de 2023. Além do Kernel 4.15, esta nova versão traz o LibreOffice 6.0 e GNOME 3.28 como interface gráfica padrão. Você pode conferir todos os detalhes acessando as Notas da Versão.

 E para ajudar principalmente os iniciantes, preparamos este breve guia com 10 sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS. Vamos lá?!

Tutorial testado no Ubuntu 18.04 LTS 'Bionic Beaver' (64 bits), com ambiente de área de trabalho GNOME 3.28.


1 - Atualize o seu sistema

 A primeira e mais importante tarefa a se fazer após instalar o Ubuntu 18.04 é instalar todas as atualizações disponíveis. Para isso, procure pelo "Atualizador de Programas" no menu do sistema, aguarde enquanto a lista dos repositórios é atualizada e em seguida, clique no botão "Instalar agora":



2 - Habilitando o repositório "Parceiros da Canonical"

 Este repositório vem desabilitado por padrão no Ubuntu e disponibiliza alguns aplicativos como o Adobe Flash Player e Google Cloud SDK. Para habilitá-lo, basta procurar pelo aplicativo "Programas e Atualizações" no menu do sistema, clicar na aba "Outros programas" e selecionar a opção "Parceiros da Canonical", como mostrado pela imagem abaixo:




3 - Instalando o GNOME Tweaks

 O GNOME Tweaks (ou "Ajustes"), como o próprio nome sugere, é a ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Para instalá-lo, basta pressionar o botão abaixo:

Instalar o GNOME Tweaks

 Uma outra opção é abrir um terminal pressionando Ctrl + Alt + T e executar o comando:

sudo apt install gnome-tweak-tool




4 - Instalando os codecs multimídia

 Devido a questões legais, o Ubuntu não traz os codecs proprietários na mídia de instalação (assim como a maioria das distribuições). Porém, eles podem ser instalados facilmente no sistema através do pacote "ubuntu-restricted-extras" clicando no botão abaixo:

Instalar o pacote ubuntu-restricted-extras


5 - Instalando o VLC Media Player no Ubuntu 18.04 LTS

 O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.


 Para instalar o VLC Media Player no seu Ubuntu, basta clicar no botão abaixo:

Instalar o VLC Media Player


6 - Instalando o Gdebi no Ubuntu 18.04 LTS

 O GDebi é um pequeno utilitário que permite instalar pacotes .DEB facilmente no sistema, além de resolver e instalar automaticamente as dependências dos mesmos.


 Para instalar o GDebi no Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

Instalar o GDebi


7 - Instalando o Google Chrome no Ubuntu 18.04 LTS

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições Linux de 64 bits.



 Se o seu Ubuntu é de 64 bits e deseja instalá-lo, abra um terminal e execute o comando a seguir para baixar o pacote de instalação:

cd /tmp && wget -c 'https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb'

 E após, instale-o com:

sudo apt install ./google-chrome-stable_current_amd64.deb


8 - Instalando o Skype no Ubuntu 18.04 LTS

 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.



 Para instalá-lo (e se seu sistema for de 64 bits), abra um terminal e execute o comando a seguir:

cd /tmp ; wget -c 'https://repo.skype.com/latest/skypeforlinux-64.deb' ; dpkg -i skypeforlinux-64.deb


9 - Instalando a Steam no Ubuntu 18.04 LTS

 A Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS.



 Para instalar o Steam no Ubuntu 18.04, basta clicar no botão abaixo:

Instalar a Steam


10 - Instalando o VirtualBox no Ubuntu 18.04 LTS

 O VirtualBox é, sem dúvidas, o software de virtualização multiplataforma mais popular da atualidade, permitindo criar e executar facilmente vários sistemas operacionais diferentes.


 Para instalar o VirtualBox no seu Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

Instalar o VirtualBox (OSE)


Conclusão

 Espero que com essas poucas dicas você consiga deixar o seu Ubuntu pronto para uso no dia-a-dia! Para conferir o tutorial completo de pós-instalação do Ubuntu (com a instalação dos drivers proprietários, programas para editar imagens/vídeos/áudio, ferramentas para desenvolvedores, etc.), acesse o link abaixo:

Guia de pós-instalação do Ubuntu 18.04 LTS  


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


 Muito obrigado pela visita e até +!

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: