O que fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS? Temos 10 sugestões para você!

Confira, neste tutorial, 10 sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver".


 Foi lançado a algumas horas atrás o Ubuntu 18.04 "Bionic Beaver", a mais recente versão LTS que terá suporte até abril de 2023. Além do Kernel 4.15, esta nova versão traz o LibreOffice 6.0 e GNOME 3.28 como interface gráfica padrão. Você pode conferir todos os detalhes acessando as Notas da Versão.

 E para ajudar principalmente os iniciantes, preparamos este breve guia com 10 sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS. Vamos lá?!

Tutorial testado no Ubuntu 18.04 LTS 'Bionic Beaver' (64 bits), com ambiente de área de trabalho GNOME 3.28.


1 - Atualize o seu sistema

 A primeira e mais importante tarefa a se fazer após instalar o Ubuntu 18.04 é instalar todas as atualizações disponíveis. Para isso, procure pelo "Atualizador de Programas" no menu do sistema, aguarde enquanto a lista dos repositórios é atualizada e em seguida, clique no botão "Instalar agora":



2 - Habilitando o repositório "Parceiros da Canonical"

 Este repositório vem desabilitado por padrão no Ubuntu e disponibiliza alguns aplicativos como o Adobe Flash Player e Google Cloud SDK. Para habilitá-lo, basta procurar pelo aplicativo "Programas e Atualizações" no menu do sistema, clicar na aba "Outros programas" e selecionar a opção "Parceiros da Canonical", como mostrado pela imagem abaixo:




3 - Instalando o GNOME Tweaks

 O GNOME Tweaks (ou "Ajustes"), como o próprio nome sugere, é a ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Para instalá-lo, basta pressionar o botão abaixo:

Instalar o GNOME Tweaks

 Uma outra opção é abrir um terminal pressionando Ctrl + Alt + T e executar o comando:

sudo apt install gnome-tweak-tool




4 - Instalando os codecs multimídia

 Devido a questões legais, o Ubuntu não traz os codecs proprietários na mídia de instalação (assim como a maioria das distribuições). Porém, eles podem ser instalados facilmente no sistema através do pacote "ubuntu-restricted-extras" clicando no botão abaixo:

Instalar o pacote ubuntu-restricted-extras


5 - Instalando o VLC Media Player no Ubuntu 18.04 LTS

 O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.


 Para instalar o VLC Media Player no seu Ubuntu, basta clicar no botão abaixo:

Instalar o VLC Media Player


6 - Instalando o Gdebi no Ubuntu 18.04 LTS

 O GDebi é um pequeno utilitário que permite instalar pacotes .DEB facilmente no sistema, além de resolver e instalar automaticamente as dependências dos mesmos.


 Para instalar o GDebi no Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

Instalar o GDebi


7 - Instalando o Google Chrome no Ubuntu 18.04 LTS

 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições Linux de 64 bits.



 Se o seu Ubuntu é de 64 bits e deseja instalá-lo, abra um terminal e execute o comando a seguir para baixar o pacote de instalação:

cd /tmp && wget -c 'https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb'

 E após, instale-o com:

sudo apt install ./google-chrome-stable_current_amd64.deb


8 - Instalando o Skype no Ubuntu 18.04 LTS

 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.



 Para instalá-lo (e se seu sistema for de 64 bits), abra um terminal e execute o comando a seguir:

cd /tmp ; wget -c 'https://repo.skype.com/latest/skypeforlinux-64.deb' ; dpkg -i skypeforlinux-64.deb


9 - Instalando a Steam no Ubuntu 18.04 LTS

 A Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS.



 Para instalar o Steam no Ubuntu 18.04, basta clicar no botão abaixo:

Instalar a Steam


10 - Instalando o VirtualBox no Ubuntu 18.04 LTS

 O VirtualBox é, sem dúvidas, o software de virtualização multiplataforma mais popular da atualidade, permitindo criar e executar facilmente vários sistemas operacionais diferentes.


 Para instalar o VirtualBox no seu Ubuntu basta clicar no botão abaixo:

Instalar o VirtualBox (OSE)


Conclusão

 Espero que com essas poucas dicas você consiga deixar o seu Ubuntu pronto para uso no dia-a-dia! Para conferir o tutorial completo de pós-instalação do Ubuntu (com a instalação dos drivers proprietários, programas para editar imagens/vídeos/áudio, ferramentas para desenvolvedores, etc.), acesse o link abaixo:

Guia de pós-instalação do Ubuntu 18.04 LTS  


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


 Muito obrigado pela visita e até +!

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,71,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,166,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: O que fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS? Temos 10 sugestões para você!
O que fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS? Temos 10 sugestões para você!
Confira, neste tutorial, 10 sugestões do que fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver".
https://2.bp.blogspot.com/-uIpQITg6LGo/WuDlajcAa8I/AAAAAAAAI1w/wq79Fhgihas_iJOUfei9049WGo8kIzP_gCLcBGAs/s1600/Coisas-para-se-fazer-depois-de-instalar-o-Ubuntu-18-04-LTS.png
https://2.bp.blogspot.com/-uIpQITg6LGo/WuDlajcAa8I/AAAAAAAAI1w/wq79Fhgihas_iJOUfei9049WGo8kIzP_gCLcBGAs/s72-c/Coisas-para-se-fazer-depois-de-instalar-o-Ubuntu-18-04-LTS.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/04/Dicas-do-que-fazer-apos-instalar-o-Ubuntu-18-04-LTS.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/04/Dicas-do-que-fazer-apos-instalar-o-Ubuntu-18-04-LTS.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo