Guia de instalação do openSUSE Leap 15.4

Aprenda a instalar facilmente o openSUSE Leap 15.4 no seu computador, seja em dual-boot com o Windows, com outras distros Linux ou instalação única!

Passo a passo de instalação do openSUSE Leap 15.4

 Foi disponibilizado no dia 08 de junho de 2022 a versão estável do openSUSE Leap 15.4 com várias correções de erros, atualização de pacotes e várias novidades, contando com suporte até dezembro de 2023 (cerca de 18 meses).

 O openSUSE Leap chega com o Kernel 5.14 e também com uma grande novidade, que é a inclusão do Leap Micro 5.2 (um sistema operacional moderno, leve e imutável, projetado para contêiners e cargas de trabalho virtualizadas), permitindo administração e patches automatizados.

 Dentre outras novidades presentes no Leap 15.4 estão as versões mais recentes dos ambientes de área de trabalho como o KDE Plasma 5.24 LTS, GNOME 41, Xfce 4.16, MATE 1.26, Enlightenment 0.25 e Deepin Desktop 20.3, de atualizações de aplicativos como o Mozilla Firefox 91 ESR, Mozilla Thunderbird 91 ESR e LibreOffice 7.2, de pacotes como o GCC 11, glibc 2.31 e de linguagens de programação/frameworks como o Go 1.17, Perl 5.26, PHP 8.1 e Python 3.6. Para conferir todos os detalhes e recursos do openSUSE Leap 15.4 basta acessar a anúncio oficial ou no post de lançamento aqui no blog:

[Novidades do openSUSE Leap 15.4   ##external-link##]

 E para ajudar principalmente os iniciantes que querem utilizar esta mais nova versão do openSUSE, preparamos este passo a passo completo de instalação do openSUSE Leap 15.4, desde os preparativos iniciais como a criação da mídia de instalação e liberação de espaço em disco até o primeiro login no sistema.

   Dica!
Tire um tempo livre para ler este tutorial com calma, pois há vários detalhes que, se não executados da maneira correta, podem impedir que o seu sistema inicie conforme o esperado, ok?!
   Informação!
Utilizamos a ISO/DVD de instalação do openSUSE Leap 15.4 neste tutorial, além do Oracle VM VirtualBox na versão 6.1.34 para esta instalação, onde já estava instalado o Windows 10 Pro (com o recurso EFI habilitado nas configurações) num disco rígido "virtual" de 100GB e 2 GB de memória RAM. Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


  Requisitos de sistema do openSUSE Leap


 Um dos principais requisitos para instalar a versão mais recente do openSUSE Leap é que seu processador seja de 64 bits, já que não são mais disponibilizadas ISOs de 32 bits. Além disso, seu computador também deve atender aos seguintes requisitos mínimos para a instalação e execução do openSUSE Leap 15.4:

  • Processador dual core (Intel ou AMD) de 64 bits;
  • 2 GB de memória RAM (4GB ou mais é o recomendado);
  • 40 GB (ou mais) de espaço livre* em disco para a instalação;
   Informação!
Lembrando que para executar de forma satisfatória o openSUSE Leap é recomendável que tenha 3 GB ou mais de memória RAM e, se pretende usar o sistema de arquivos Btrfs, é necessário destinar no mínimo 40 GiB de espaço para a partição root (ou /).

 Caso o seu computador seja mais "antigo" e/ou tenha menos de 2 GB de RAM, considere selecionar no momento da instalação outros ambientes gráficos como o Xfce ao invés do GNOME e KDE (que geralmente consomem mais recursos da máquina), ok?!
 Seu computador está apto a instalar a versão mais recente do openSUSE Leap? Se sim, confira abaixo algumas etapas que você deve seguir ANTES de iniciar a instalação!


  Antes de começar, o que devo fazer?


 Pretende instalar o openSUSE Leap 15.4 ao lado do Windows 11, Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO para evitar futuras dores de cabeça:


    Faça BACKUP de TODOS os seus arquivos (como músicas, documentos, fotos, etc) para um dispositivo de armazenamento externo (como um HDD/SSD, Blu-rays, DVDs, pen drives ou cartões SD) utilize um serviço de armazenamento em nuvem (Google Drive, Dropbox, MEGA, etc.). Isso é de extrema importância e deve ser feito regularmente (não apenas agora que pretende instalar o openSUSE), pois caso algo dê errado os seus dados pessoais estarão a salvo.

Ferramenta para criação de backups nativa do Windows 10

 O site "Canaltech" possui um tutorial que mostra as 3 maneiras mais fáceis de se fazer backup, basta clicar no link abaixo para acessá-lo:

3 maneiras fáceis de fazer backup - Canaltech  

 Você também encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e do seu SSD/HDD) em nosso outro artigo, acesse:

[O que fazer ANTES de instalar o Linux - BACKUP   ##external-link##]

   Atenção!
Desde já deixamos claro que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR EVENTUAIS PERDAS DE DADOS que venham a acontecer ao instalar o openSUSE. Se você realmente seguir este tutorial à risca, as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim é importante que faça uma cópia de segurança dos seus dados.

    Faça a DESFRAGMENTAÇÃO ou OTIMIZAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição NTFS que irá redimensionar para instalar o openSUSE. Caso utilize um SSD, utilize o software de otimização fornecido pelo fabricante do disco para otimizá-lo, já para HDDs, recomendo que use a própria ferramenta de desfragmentação do Windows para, obviamente, desfragmentá-lo.

Utilitário SSD Tool Box para análise e otimização dos SSDs GIGABYTE
Software para otimização dos SSDs da Gigabyte® (exemplo)

 No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

[Como desfragmentar o HDD no Windows   ##external-link##]


    Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente nas versões mais novas do Windows (mais precisamente no Windows 11, Windows 10, Windows 8.1 e 8) que faz com que o seu computador entre em hibernação ao desligá-lo, causando problemas ao realizar o dual boot e também caso queira acessar a partição do Windows.

 Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida". Após, salve as alterações, como mostrado na imagem de exemplo abaixo:

Desativando o recurso de Inicialização Rápida do Windows

 O passo a passo detalhado de como desativar a Inicialização Rápida do Windows está disponível no link abaixo, acesse:

[Como desativar a inicialização rápida do Windows   ##external-link##]


 Você pode conferir estas e mais algumas dicas do que fazer antes de instalar o openSUSE Leap no seu computador acessando o tutorial abaixo:

[O que fazer ANTES de instalar o Linux   ##external-link##]




  Download do openSUSE Leap 15.4


 O openSUSE Leap 15.4 é um sistema operacional de código aberto e gratuito, disponível tanto para uso pessoal quanto comercial. E para baixá-lo (caso ainda não tenha feito isso), basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

[Download do openSUSE Leap 15.4   ##external-link##]

   Muita calma nessa hora!
Lembrando (mais uma vez) que para instalar o openSUSE Leap o seu processador precisa ser de de 64 bits, já que não são mais disponibilizadas ISOs de 32 bits.
 Os links para download das ISOs do openSUSE Leap 15.4 você também encontra no nosso outro post, acesse:

[Novidades do openSUSE Leap 15.4   ##external-link##]

   Dica!
Se for baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Caso queira baixar por torrent, recomendo que utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!





  Verifique se a imagem ISO não está corrompida


 Após o download, é altamente recomendável que verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num DVD ou pen drive (evitando assim problemas aleatórios durante a instalação).

 Se você é usuário Linux, poderá verificar facilmente a integridade da ISO utilizando o terminal. No link abaixo você encontra um passo a passo detalhado de como checar as somas MD5 e SHA256, acesse:

[VERIFICAR SOMAS MD5 E SHA256 NO LINUX   ##external-link##]

 Já no Windows, você terá que baixar um software de terceiros para realizar a verificação. Confira todos os detalhes acessando o nosso outro tutorial:

[VERIFICAR SOMAS MD5 E SHA256 NO WINDOWS   ##external-link##]



  Crie uma mídia de instalação do openSUSE Leap 15.4


 Depois de checar se a ISO que baixou está íntegra, é hora de criar uma mídia de instalação com a mesma. Logo abaixo mostro alguns métodos fáceis de se criar um pen drive bootável que eu uso e recomendo, além do método tradicional por DVD.

  Criando um pen drive bootável com o Ventoy (recomendado)


 A maneira mais fácil de criar um pen drive de instalação do openSUSE, seja no Windows ou Linux, é utilizando o Ventoy. Com o Ventoy basta formatar o pen drive uma única vez e copiar a ISO para a partição criada, simplesmente isso!

Copiando a ISO do openSUSE Leap para o pen drive com o Ventoy instalado
Exemplo de como copiar a ISO do openSUSE Leap para o pen drive com o Ventoy

 Confira o passo a passo de uso do Ventoy acessando o link abaixo:

[Como criar um pen drive multiboot com o Ventoy   ##external-link##]

  Criando um pen drive bootável com o dd (Linux)


 Para os usuários Linux que gostam de usar o bom e velho terminal, também é possível criar uma mídia de instalação do Leap 15.4 com o "dd". Caso queira utilizar esta opção, recomendo que confira no link abaixo o passo a passo de como utilizar o comando dd, acesse:

[Como criar um pen drive bootável pelo terminal (Linux)   ##external-link##]


  Criando um pen drive bootável com o Rufus (Windows)


 O Rufus é, sem sombra de dúvidas, a ferramenta mais conhecida e prática para se criar pen drives bootáveis disponível para o Windows.

Criando um pen drive bootável no Windows com o Rufus

 Caso queira criar um pen drive bootável do openSUSE Leap com o Rufus, acesse o link abaixo para conferir o passo a passo de como utilizá-lo corretamente:

[Como criar um pen drive bootável com o Rufus (Windows)   ##external-link##]


  Gravando a ISO num DVD


 Uma outra opção mais tradicional mas que é pouco utilizada hoje em dia é de criar discos ópticos inicializáveis (CDs, DVDs e Blu-rays) para se instalar sistemas operacionais.

 No Linux você tem à disposição alguns softwares como o famoso K3B, o Brasero ou o Xfburn para criar um DVD de instalação do openSUSE facilmente em poucos cliques.

Gravando a ISO do openSUSE Leap num DVD pelo K3B

 Para aprender como gravar a ISO do openSUSE Leap num DVD pelo Linux, basta acessar o tutorial no link abaixo:

[Como gravar uma ISO num DVD pelo Linux   ##external-link##]

 O Windows possui uma ferramenta nativa para gravar ISOs em DVDs, basta apenas clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ISO do openSUSE e selecionar a opção "Gravar imagem do disco".

Gravando a ISO do openSUSE Leap num DVD pelo Windows

 Confira no link abaixo o tutorial de como como gravar um DVD de instalação do openSUSE no Windows:

[Como gravar uma ISO num DVD pelo Windows   ##external-link##]



  Libere espaço no seu SSD ou HDD (pelo Windows ou com o GParted)


 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a otimização ou desfragmentação do seu SSD/HDD (caso utilize o Windows), agora será necessário criar um espaço vazio no seu disco que seja suficiente para instalar o openSUSE Leap (o recomendado é destinar, no mínimo, 20 GB para a Partição Raiz/root). Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo. Acesse o link abaixo e confira como utilizá-la para redimensionar as suas partições:

[COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES NO WINDOWS   ##external-link##]

 Caso tenha alguma distribuição Linux instalada no seu SSD/HDD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

[COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES COM O GPARTED   ##external-link##]


   Informação!
Apesar de ser possível utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows, eu recomendo que utilize o próprio Gerenciador de discos do Windows para redimensioná-la, evitando assim "problemas" quando fizer login no mesmo.


  Inicialize o PC a partir da mídia de instalação


 Depois de liberar espaço em disco, é hora de inicializar o seu PC ou notebook a partir da mídia de instalação do openSUSE Leap que você aprendeu a criar logo acima.

 O procedimento é simples, o primeiro passo é deixar o seu pen drive bootável "espetado" numa porta USB ou inserir o DVD do openSUSE na unidade óptica. Depois, reinicie o seu computador normalmente e ANTES que seja iniciado o sistema operacional já instalado na sua máquina você deverá pressionar várias vezes uma determinada tecla para acessar o Menu de Inicialização (ou Boot Menu) e selecionar a sua mídia de instalação.

   Informação!
Se o seu computador/notebook possui uma unidade óptica, é provável que já esteja configurado para dar boot primeiramente pela mesma.
 A maioria das placas-mãe possuem uma tecla especial para acessar o Menu de Inicialização (que geralmente são as de função), sendo que cada fabricante define uma própria. No caso do meu PC, por exemplo (que possui uma mobo da ASUS®), é a tecla F8, já num outro PC mais antigo que tenho aqui da Positivo® é a tecla F11. Portanto, verifique no manual do seu computador e/ou placa-mãe para saber qual é a tecla para acessar o Boot Menu, ok?!

   Dica!
Neste link você também encontra as teclas do Boot Menu dos principais fabricantes de placas-mãe e computadores.

Uma outra opção é simplesmente pesquisar pelo "modelo da sua mobo + tecla de atalho do menu de boot" no Google, DuckDuckGo, Bing ou outros mecanismos de busca.

 Ao acessar o Boot Menu você encontrará várias opções de inicialização, incluindo o seu SSD e/ou HDD. Caso esteja utilizando um DVD para instalar o openSUSE, basta apenas selecionar a sua unidade óptica no Boot Menu, pressionar Enter e aguardar o carregamento da mesma.

 Já se você está utilizando um pen drive de instalação do openSUSE Leap, fique atento:


    Para computadores com UEFI + Secure Boot    É provável que o seu pen drive provavelmente seja listado duas vezes, porém, você DEVE selecionar o pen drive no modo UEFI (a opção de nome "UEFI: nome/modelo do pen drive") para instalar o openSUSE, como destacado pela letra A na imagem de exemplo abaixo:

   Informação!
Apesar do Secure Boot (ou Inicialização Segura) ser um recurso que ajuda os computadores resistirem a ataques e infecções contra malware, ele também pode (em alguns casos) impedir o boot a partir de um pen drive ou DVD.

 SE você enfrentar problemas para iniciar a mídia de instalação do openSUSE (depois de seguir as orientações acima), talvez seja necessário desativar temporariamente esse recurso no Setup da sua máquina (confira como neste tutorial da Microsoft).
Boot Menu / Menu de Inicialização de um PC com UEFI


    Para computadores com BIOS/Legacy    Basta selecionar normalmente o seu pen drive na lista do Boot Menu (sem a opção "UEFI"), como mostrado pela letra B na imagem de exemplo abaixo:

   Pen drive não aparece no Boot Menu
Nem todas as placas-mãe (principalmente as mais antigas) vão oferecer um Menu de Inicialização, outras também podem identificar o pen drive plugado como um HDD/SSD secundário. Nestes casos, será necessário "entrar" no Setup do computador e definir o pen drive como o dispositivo primário nas opções de boot. Você pode aprender a realizar esse procedimento assistindo este vídeo (do canal "Tutoriais para Tudo") e também este vídeo (do canal "Sayro Digital").
Boot Menu / Menu de Inicialização de um PC com BIOS

 Depois de fazer backup dos seus dados, de liberar espaço no SSD/HDD e após aprender a dar boot pela mídia de instalação, reinicie o computador para darmos início ao passo a passo de instalação do openSUSE Leap!


  Instalação do openSUSE Leap 15.4


 E finalmente chegou a hora de instalar o openSUSE Leap 15.4. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!

   Muita calma nessa hora!
Caso esteja instalando o openSUSE num notebook/netbook, é altamente recomendável que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação, ok?
 Após dar boot no seu computador com o pen drive bootável ou CD/DVD do openSUSE Leap 15.4 será exibida uma tela semelhante à imagem abaixo (caso o seu computador tenha UEFI). Nela, selecione a opção "Installation" e pressione Enter em seguida:

Tela de boot openSUSE Leap 15.4





 Aguarde enquanto é carregado o instalador do openSUSE Leap (o que pode demorar um pouco, dependendo da mídia usada). Após, será exibido as configurações de Idioma e do Teclado, bem como será exibido o Contrato de Licença do openSUSE.

 No meu caso, selecionei o idioma "Portuguese (Brazilian) - Português brasileiro" e o layout do teclado como "Português (Brasil)", que é a opção padrão, em seguida, testei no campo logo abaixo alguns caracteres especiais do meu teclado (conferindo se o layout que selecionei realmente estava correto).

 Feito isso, clique no botão "Próximo" na parte inferior direita da tela:

Configure o seu Idioma, o Teclado e leia os Termos do Contrato do openSUSE Leap 15.4

 O instalador fará uma análise geral dos dispositivos do seu computador e, em seguida, você será questionado se deseja (ou não) ativar os repositórios online. A vantagem de ativá-los é que você contará com todos os pacotes disponíveis para o openSUSE Leap (e não somente os da mídia de instalação).

 No meu caso eu optei pela ativação dos mesmos, cliquei no botão "Sim" para prosseguir:

Você tem a opção de configurar os repositórios já durante a instalação

 Caso também tenha optado pela ativação dos repositórios, na tela seguinte serão exibidos os repositórios oficiais do openSUSE Leap. Eu recomendo que não altere nada nesta etapa (a menos que realmente necessário) e apenas pressione o botão "Próximo" para continuar:

Será exibido uma lista com os repositórios oficiais do openSUSE Leap

 E aguarde enquanto é feito o download dos metadados dos repositórios selecionados anteriormente:

Aguarde enquanto é feito o download dos metadados dos repositórios

 Nesta etapa você poderá definir a Função do sistema, escolhendo um Ambiente de Área de Trabalho como o KDE Plasma, GNOME e Xfce (mais adequados para uso em computadores pessoais) ou, caso pretenda utilizar o openSUSE Leap como servidor, basta escolher as opções "Servidor" ou "Servidor transacional".

   Informação!
Note que há também a opção "Área de trabalho genérica", onde será feita uma instalação mínima de pacotes. Ela é ideal para usuários mais experientes que desejam escolher manualmente os pacotes que serão instalados no sistema, além de poder selecionar outros ambientes gráficos como o MATE, LXDE, LXQt e Enlightenment.
 No meu caso, selecionei a opção "Área de trabalho com KDE Plasma" e cliquei no botão "Próximo":

Selecione o ambiente de desktop que queira utilizar no openSUSE Leap

 A próxima etapa é a mais importante, nela você deverá definir o local de instalação do openSUSE Leap 15.4, então fique atento a todos os detalhes, ok?!

 O próprio instalador do openSUSE irá propor uma opção de particionamento automático (de acordo com os seus dispositivos de armazenamento) e fará a instalação de acordo com a mesma (caso você aceite clicando em "Próximo"). Eu sugiro que aceite o particionamento automático APENAS se estiver instalando o openSUSE Leap num HDD/SSD "vazio" e/ou que não tenha nenhum outro sistema operacional ou alguma partição com seus dados pessoais. Caso tenha escolhido a opção de particionamento automática proposta pelo instalador, continue lendo este tutorial a partir  deste ponto - CLIQUE AQUI . Neste tutorial mostraremos como configurar manualmente as partições necessárias para a instalação do openSUSE Leap em dual-boot com outros sistemas operacionais.

 Caso tenha optado pela instalação manual e supondo que você tenha criado um espaço livre no seu SSD/HDD (conforme indicamos logo mais acima), clique no botão "Particionador avançado":

O instalador do openSUSE Leap irá propor uma opção de particionamento automático

 E selecione a opção "Iniciar com as partições existentes":

Utilizando o particionamento personalizado para instalar o openSUSE Leap 15.4

 Na tela seguinte serão exibidos todos os seus discos e suas respectivas partições presentes no seu computador. Selecione o SSD/HDD em que pretende instalar o openSUSE no menu do lado esquerdo (como mostrado pelo número 1 na imagem abaixo) e após, clique no botão "Adicionar partição...":

   Informação!
Os seus SSDs/HDDs serão exibidos como sda (disco primário), sdb (disco secundário), sdc (disco terciário) e assim por diante.
Selecione o seu SSD/HDD para criarmos uma nova partição a partir do espaço livre

 Vamos primeiramente criar a partição raiz (onde o openSUSE Leap será instalado), para isso selecione a opção "Tamanho personalizado" e, em seguida, defina o Tamanho (em GiB) para a mesma, como destacado pelas setas na imagem abaixo.

   Muita calma nessa hora!
Neste exemplo eu criei uma partição de 30 GiB para a instalação do openSUSE Leap 15.4 (que é um tamanho até que "OK" para a maioria dos usuários), mas é você que deve decidir o tamanho para a partição raiz, de acordo com as suas necessidades.

 Leve em conta que você provavelmente irá instalar instalar novos softwares e pacotes, atualizar o sistema e também guardar os seus arquivos pessoais (como músicas, imagens, vídeos e documentos, caso não tenha ou não queira criar uma partição de dados - normalmente chamada de /home - separada), ok?!
 Feito isso clique em "Próximo":

Criando a partição raiz para instalação do openSUSE Leap 15.4

 Em Função escolha a opção "Sistema operacional" e clique no botão "Próximo":

Selecione a opção 'Sistema Operacional'

 Na tela seguinte, em Opções de formatação, selecione a opção "Formatar dispositivo" e logo abaixo escolha um Sistema de arquivos (que, no meu caso, selecionei o Ext4). Após, em Opções de montagem, selecione a opção "Montar dispositivo" e defina o Ponto de montagem como a / (barra), conforme destacado na imagem abaixo:

   Informação!
O sistema de arquivos padrão do openSUSE (para a partição raiz) é o BtrFS, mas fica a seu critério utilizá-lo ou não. No meu caso escolhi o sistema de arquivos Ext4 por ser um dos sistemas de arquivos mais "antigos" do mundo Linux (porém estável) e também por já estar mais "acostumado" com ele.
 Feito isso, clique em "Próximo":

Selecione a opção de formatar o dispositivo e defina o ponto de montagem como a barra

 De volta à tela inicial do particionador, vamos criar agora a partição Swap (ou área de troca) para o openSUSE Leap. Para isso, selecione novamente o seu SSD/HDD e clique no botão "Adicionar partição...":

   Informação!
Caso já tenha uma partição Swap (utilizada por outra distribuição Linux presente no seu disco) você poderá "pular" esta etapa e ir diretamente para este ponto do tutorial - CLIQUE AQUI , já que o instalador do openSUSE irá identificá-la e montá-la automaticamente.
Selecione novamente seu SSD/HDD para criarmos a partição swap

 Na tela seguinte selecione a opção "Tamanho personalizado" e, logo abaixo, defina o Tamanho (em GiB) para a Swap, como indicado pelas setas na imagem abaixo:

   Informação!
Não há um tamanho pré-definido para a Swap, você é quem decide o quanto de espaço destinar para a mesma. Apesar disso, caso não tenha certeza, recomendo que deixe-a com no mínimo 4 GiB, ok?
 Feito isso, clique em "Próximo":

Criando a partição swap para o openSUSE Leap a partir do espaço livre

 Já em Função, selecione a opção "Troca" e pressione o botão "Próximo" para continuar:

Selecione a opção 'Troca' para a partição swap

 Em Opções de formatação (Nº 1), selecione a opção "Formatar dispositivo" e defina o Sistema de arquivos como "Swap". Já em Opções de montagem (Nº 2), selecione a opção "Montar dispositivo" e defina o Ponto de montagem como swap, conforme indicado pela imagem abaixo. Pressione o botão "Próximo" para continuar:

Selecione a opção de formatar o dispositivo e defina o ponto de montagem como swap

 Com isso concluímos a criação das partições necessárias para a instalação do openSUSE Leap. Mas antes de continuar com os próximos passos, fique atento:

    Você tem a opção de criar uma Partição HOME (caso tenha espaço livre suficiente em disco) ou utilizar uma Partição HOME existente (de outra distribuição Linux instalala).

   Dica!
 A Partição HOME é usada para armazenar os dados pessoais (como músicas, documentos, imagens, vídeos, etc.) de maneira que eles fiquem separados da Partição Raiz. Caso algum dia precise reinstalar o openSUSE ou queira instalar futuramente outra distribuição Linux, os seus dados estarão a salvo na HOME, basta apenas informar a localização da mesma na nova instalação.
 Se você não quiser criar ou usar uma Partição HOME nesta instalação do openSUSE Leap 15.4 (deseja armazenar todos os seus arquivos pessoais na Partição Raiz), continue lendo o tutorial a partir   deste ponto - CLIQUE AQUI .


    Caso queira criar uma nova Partição HOME ou utilizar uma Partição HOME já existente no seu disco, confira o passo a passo de cada opção logo abaixo (clique para expandi-las):

 Para criar uma nova Partição HOME, basta repetir os mesmos passos de criação da partição raiz, que é selecionar o seu SSD ou HDD (onde há espaço livre disponível) e clicar no botão "Adicionar partição...":

Para criar uma nova partição HOME, selecione o seu SSD/HDD e clique no botão 'Adicionar partição...'

 Selecione a opção "Tamanho personalizado" e defina o Tamanho (em GiB) para a Partição HOME (neste exemplo destinei o restante do espaço livre do meu disco, mas isso vai depender da sua necessidade) como indicado pela imagem abaixo. Feito isso, basta clicar no botão "Próximo":

Clique em 'Tamanho Personalizado' e defina o valor em GiB para a Partição HOME

 Em Função, selecione a opção "Dados e aplicativos ISV" e clique em "Próximo":

Selecione a opção 'Dados e aplicativos ISV' e clique em 'Próximo'

 Em Opções de formatação (Nº 1), selecione a opção "Formatar dispositivo" e defina o Sistema de arquivos como "Ext4". Já em Opções de montagem (Nº 2), selecione a opção "Montar dispositivo" e defina o Ponto de montagem como /home, conforme indicado pela imagem abaixo. Pressione o botão "Próximo" para continuar:

   Informação!
O sistema de arquivos que o openSUSE propoẽ para a partição home é o XFS (já vem selecionado por padrão), porém, fica a seu critério utilizá-lo ou escolher outro sistema de arquivos. Neste caso eu também escolhi o Ext4 (assim como a partição raiz) pelos mesmos motivos (é estável e já estou mais "acostumado" com ele).

 Agora chegamos na parte mais "crítica" deste tutorial, então fique atento aos detalhes abaixo para que consiga dar boot no openSUSE logo após a instalação:


    Se o seu computador é mais "antigo" e possui BIOS (ou está instalando no modo "Legacy") - Basta apenas pressionar o botão "Aceitar" na tela seguinte e pular o passo adicional que mostraremos na sequência. Continue lendo este tutorial a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .

    Mas se o seu computador possui UEFI - Será necessário EDITAR a Partição de sistema EFI presente no seu SSD/HDD (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).

   Muita calma nessa hora!
A Partição EFI geralmente é uma das primeiras no SSD/HDD e é formatada em FAT32. Seu tamanho varia de 100 a 500 MiB e pode ser facilmente identificada pelo Tipo de nome "Partição do sistema EFI" no particionador do openSUSE.
 Para editá-la, você deve IDENTIFICAR e selecionar a partição de nome "Partição do sistema EFI Partição" (sim, há um erro na tradução do instalador) e, em seguida, clicar no botão "Editar...", como mostrado pelo Nº 2 na imagem abaixo:

Identifique e selecione a 'Partição do sistema EFI' para editá-la

 E fique atento na etapa seguinte, em Opções de formatação você DEVE SELECIONAR a opção "Não formatar o dispositivo" (como mostrado pelo Nº 1 na imagem abaixo), já em Opções de montagem selecione a opção "Montar dispositivo" e defina o Ponto de montagem como /boot/efi, assim como destacado pelas setas do Nº 2 na imagem abaixo.

 Feito isso, clique em "Próximo":

Selecione a opção de NÃO FORMATAR O DISPOSITIVO e defina o ponto de montagem como /boot/efi

 Retornando à tela inicial do particionador você terá uma visão geral das alterações que serão realizadas no(s) seu(s) disco(s). Verifique se o ponto de montagem de cada partição que alterou está da mesma forma que indicamos neste tutorial ANTES de concluir o processo.

   Atenção!
Confira também se as outras partições do(s) seu(s) disco(s) (como, por exemplo, a partição onde está instalado o Windows) não estão marcadas para formatação, o que é indicado pela letra "F" ao lado do tamanho das mesmas. Caso alguma delas esteja (EXCETO as partições que você criou a partir do espaço livre, obviamente), você DEVE REVISAR as opções das partições ANTES de continuar com a instalação, ok?!
 Se tudo estiver correto, basta pressionar o botão "Aceitar" para continuar:

Confira se está tudo certo antes de continuar com a instalação

 Na próxima tela será exibido um resumo das alterações que serão realizadas no(s) seu(s) disco(s). Esta é última chance para você verificar se o particionamento está correto (conforme indicamos neste tutorial) e, caso perceba algo errado, clique no botão "Voltar" para revisar o particionamento.

 Se tudo estiver OK, basta clicar no botão "Próximo" para continuar:

Será exibido um resumo das alterações que serão feitas, clique em 'Próximo' para continuar

 Em Relógio e fuso horário você deve escolher a sua Região (que no meu caso é o Brasil) e escolher a sua cidade (ou a que for mais próxima de onde mora) para definir o Fuso horário do seu sistema.

   Informação!
Se o computador que está instalando o openSUSE Leap não possuir nenhum outro sistema operacional, é recomendado que selecione também a opção "Relógio do Hardware definido como UTC", ok?!
 Após, clique em "Próximo":

Escolha a sua região e a cidade mais próxima de onde mora para definir o seu fuso horário

 Na próxima etapa você deve criar uma conta de Usuário Local. Deixe selecionado a opção "Criar Novo Usuário" e, nos campos abaixo, informe o seu Nome Completo, defina um Nome de Usuário do sistema (geralmente em letras minúsculas) e crie uma Senha (de preferência forte e com carateres especiais, além de letras e números).

   Muita calma nessa hora!
Caso tenha uma partição /home separada no seu disco (que é utilizada por outra distribuição Linux instalada) e está utilizando-a nesta nova instalação, você DEVE escolher um Nome de usuário do openSUSE Leap DIFERENTE do utilizado no seu outro Linux.
 Por exemplo, se você já utiliza essa mesma partição /home no Fedora Workstation e tem o nome de usuário "fulano1", agora que irá instalar o openSUSE Leap 15.4 você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano2", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas, ok?!
   Informação!
Se você quiser utilizar a mesma senha do seu usuário para a senha de root, deixe marcado a opção "Usar esta senha para o administrador do sistema". Caso deixe essa opção desmarcada, você terá que criar uma senha de root após clicar em "Próximo".
   Dica!
Sugiro que DESMARQUE a opção "Login automático" (que vem habilitada por padrão), já que não custa nada ter que digitar a sua senha para usar o openSUSE Leap, não é verdade?! :)
 Tudo pronto, clique em "Próximo" para continuar:

Crie uma nova conta de usuário para o openSUSE Leap 15.4 informando seu nome e definindo uma senha

 E chegamos na última etapa antes da instalação do openSUSE Leap 15.4. Nesta tela será exibido as Configurações da instalação, contendo todas as alterações que serão realizadas no seu computador (desde o boot até a ativação do firewall).

   Informação!
Clicando no título de cada seção é possível alterar algumas opções que achar necessário, como em "Sofware" (indicado pela seta azul na imagem abaixo) onde você adicionar ou excluir pacotes do seu sistema, bem como incluir outros ambientes de área de trabalho como o MATE, LXDE, LXQt e Enlightenment.
 Feito isso, comece a instalação do openSUSE Leap clicando no botão "Instalar", como mostrado pelo Nº 1 na imagem abaxo:

Será exibido um relatório de todas as mudanças que serão aplicadas no seu sistema, desde o boot até a ativação do firewall

 Será exibido uma janela de diálogo informando que todas as alterações que você escolheu anteriormente serão aplicadas. Caso esteja tudo certo, basta clicar no botão "Instalar" para dar início ao processo:

Confirme as alterações clicando no botão 'Sim'

 E é iniciada a instalação do openSUSE Leap 15.4! Agora é um ótimo momento para ir até a cozinha e preparar aquele cafezinho , já que este processo pode demorar um pouco (principalmente se escolheu mais de um ambiente de área de trabalho):

Aguarde a conclusão da instalação, o que pode demorar alguns minutos

 Após concluída a instalação o seu computador será reiniciado automaticamente:

Após a instalação o seu computador será reiniciado automaticamente

 Caso tenha seguido à risca este tutorial, após reiniciar será exibido a tela do GRUB, listando todos os sistemas operacionais instalados no seu computador.

 Deixe selecionado a primeira opção (que a partir de agora é o openSUSE Leap 15.4) e pressione Enter para continuar:

Tela de boot do GRUB após a instalação do openSUSE Leap

 Faça login na sua conta de usuário (a mesma que criou durante o processo de instalação):

Entre na sua conta de usuário informando a senha criada na instalação

 Meus parabéns, você instalou com sucesso openSUSE Leap 15.4 no seu computador! Agora é só desfrutar do seu sistema novinho em folha! \o/:

Captura de tela do openSUSE Leap 15.4 com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.24 LTS



  Somente o Windows inicia após instalar o openSUSE Leap, o que fazer?


 Um problema que alguns usuários podem ter logo após fazer um dual-boot do openSUSE (ou outras distribuições Linux) com o Windows é a tela do GRUB não aparecer depois de reiniciar o computador, sendo que o Windows inicia "direto" sem mostrar as opções de qual S.O. escolher. Para corrigir esse problema será necessário configurar as opções de inicialização pelo próprio Windows.

 A solução é bem simples, basta iniciar o Windows e fazer login normalmente na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira uma imagem de exemplo AQUI).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar ou colar UM dos comandos abaixo, pressionando Enter logo em seguida:

    Se o Secure Boot (ou Inicialização Segura) estiver habilitado no Setup do seu computador, execute:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\opensuse\shim.efi

    Já se o Secure Boot estiver desabilitado, basta executar o comando:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\opensuse\grubx64.efi

Tela do Prompt de Comando no Windows 11 Pro


 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. Boa sorte! :)


  O que fazer depois de instalar o openSUSE Leap 15.4


 Após instalar esta mais nova versão do openSUSE Leap você provavelmente vai querer adicionar o repositório Packman, instalar os codecs e players multimídia, o Skype, Steam, navegadores populares como o Google Chrome, o Microsoft Edge, Vivaldi e Opera, além de outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso no dia a dia, não é verdade? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.4, basta acessar o link abaixo:

[O que fazer depois de instalar o openSUSE Leap 15.4   ##external-link##]



  Conclusão


 E chegamos ao fim deste tutorial de instalação do openSUSE Leap 15.4, espero realmente que ele tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus, Google/Blogger ou pelo Facebook, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do openSUSE Leap 15.4
Guia de instalação do openSUSE Leap 15.4
Aprenda a instalar facilmente o openSUSE Leap 15.4 no seu computador, seja em dual-boot com o Windows, com outras distros Linux ou instalação única!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRqEr_8Wf7MVowpz0XcIucuHUFA0iY_ere7ngAnWg6jAYc3BWdaACHcfCIkWuTCc7IIcyMSBXLiTb5sLgXkYi5hiyIHSX3at5JTBVfC_rqHK-u5fe3v4VaifrvjMfQmdgXHjnDWJST86ZvYkqlSHqTYBnuZLQCWYv3TQG-0iYB39llFu9gQ9QKEYjZxQ/s1600/Guia-instalacao-do-openSUSE-Leap-15.x.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRqEr_8Wf7MVowpz0XcIucuHUFA0iY_ere7ngAnWg6jAYc3BWdaACHcfCIkWuTCc7IIcyMSBXLiTb5sLgXkYi5hiyIHSX3at5JTBVfC_rqHK-u5fe3v4VaifrvjMfQmdgXHjnDWJST86ZvYkqlSHqTYBnuZLQCWYv3TQG-0iYB39llFu9gQ9QKEYjZxQ/s72-c/Guia-instalacao-do-openSUSE-Leap-15.x.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/06/Guia-instalacao-openSUSE-Leap-15.4.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/06/Guia-instalacao-openSUSE-Leap-15.4.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo