Guia de instalação do Fedora 34 Workstation

Aprenda a instalar passo a passo o Fedora 34 Workstation no seu computador, desde os preparativos iniciais até a primeira inicialização do sistema!

Passo a passo de instalação do Fedora 34 Workstation

 Já está disponível desde o dia 27 de abril de 2021 a versão estável do Fedora 34 Workstation, versão esta que chega com muitas novidades e mudanças importantes, como a substituição do PulseAudio pelo PipeWire e a inclusão do novo padrão de compressão zstd do sistema de arquivos Brtfs. Além disso, o Fedora 34 conta com o Linux Kernel 5.11, a versão mais recente do ambiente de área de trabalho GNOME 40 e várias outras atualizações de pacotes e componentes do sistema.

 Confira estes e outros detalhes presentes no Fedora 34 Workstation acessando o link abaixo:

Novidades do Fedora 34 Workstation  

 E para ajudar principalmente os iniciantes que querem utilizar esta mais nova versão do Fedora, preparamos este passo a passo completo de instalação do Fedora 34 Workstation, desde os preparativos iniciais como a liberação de espaço em disco até o primeiro login no sistema.
 Tire um tempo livre para lê-lo com calma pois há vários detalhes que, se não executados da maneira correta, podem impedir que o seu sistema inicie conforme o esperado, ok?!
    • [message]
      • ##check##  Informação!
        •  Utilizamos a ISO do Fedora 34 Workstation (com o desktop GNOME) neste tutorial, além do Oracle VM VirtualBox na versão 6.1.20 para esta instalação, onde já estava instalado o Windows 10 Pro (com o recurso EFI habilitado nas configurações) num disco rígido "virtual" de 100GB e 2 GB de memória RAM. Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.

Os principais tópicos deste tutorial:



  Requisitos de sistema do Fedora Workstation


 Um dos principais requisitos para instalar a versão mais recente do Fedora é que seu processador seja de 64 bits, já que desde a versão 31 não é mais disponibilizadas as ISOs de 32 bits. Além disso, seu computador também deve atender aos seguintes requisitos mínimos para a instalação e execução do Fedora 34 Workstation:

  • Processador de 1 GHz ou mais veloz;
  • 2 GB de memória RAM;
  • 10 GB (ou mais) de espaço livre* em disco para a instalação.

 * Lembrando que para executar de forma satisfatória o Fedora (com o ambiente de área de trabalho GNOME Shell), é recomendável que tenha 4 GB ou mais de memória RAM. Caso o seu computador seja mais "antigo" e/ou tenha menos de 2 GB de RAM, considere instalar um dos Spins do Fedora com os desktops Xfce, i3 WM, MATE, LXDE e LXQt, ok?


 Seu computador está apto a instalar a versão mais recente do Fedora? Se sim, confira abaixo algumas etapas que você deve seguir ANTES de iniciar a instalação!


  Antes de começar, o que devo fazer?


 Pretende instalar o Fedora ao lado do Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO para evitar futuras dores de cabeça:


    Faça BACKUP de TODOS os seus arquivos (como músicas, documentos, fotos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja como fazer isso acessando o tutorial do WikiHow:

Como fazer BACKUP do computador - WikiHow  

 Você encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido) em nosso outro artigo, acesse:

O QUE FAZER ANTES DE INSTALAR O LINUX - BACKUP  

    • [message]
      • ##exclamation-triangle##  ATENÇÃO!
        •  Desde já deixamos claro que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR EVENTUAIS PERDAS DE DADOS que venham a acontecer ao instalar o Fedora. Se você realmente seguir este tutorial à risca as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim é importante que faça uma cópia de segurança dos seus dados.

    Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição NTFS que irá redimensionar para instalar o Fedora. Caso utilize um SSD, utilize o software de otimização do fabricante do disco para otimizá-la, já para HDDs, recomendo que use a própria ferramenta de desfragmentação do Windows para, obviamente, desfragmentá-la.

 No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

COMO DESFRAGMENTAR O HDD NO WINDOWS  


    Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente nas versões mais novas do Windows (mais precisamente no Windows 10, Windows 8.1 e 8).

 Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida". Após, salve as alterações, como mostrado nesta imagem de exemplo.

 Confira estas e mais dicas do que fazer antes de instalar o Fedora no seu computador acessando este link.


  Download do Fedora 34 Workstation


 O Fedora 34 é um sistema operacional de código aberto e gratuito, disponível tanto para uso pessoal quanto comercial. E para baixá-lo (caso ainda não tenha feito isso), basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

SITE OFICIAL DO FEDORA  

    • [message]
      • ##check##  Aviso!
        •  Lembrando (mais uma vez) que para instalar o Fedora o seu processador precisa ser de de 64 bits, já que não são mais disponibilizadas ISOs de 32 bits.
 Os links para download das ISOs do Fedora Workstation, incluindo os principais "Spins", você também encontra no nosso outro post, acesse:

Links para download do Fedora 34 Workstation  

    • [message]
      • ##check##  Aviso!
        •  Se for baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Caso queira baixar por torrent, recomendo que utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!






  Verifique se a imagem ISO não está corrompida


 Após o download, é altamente recomendável que verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar facilmente a integridade da ISO pelo terminal como mostramos no tutorial abaixo, acesse:

  VERIFICAR SOMA MD5 E SHA-256 NO LINUX

 Já no Windows, você terá que baixar um software de terceiros para realizar a verificação. Confira todos os detalhes acessando o nosso outro tutorial:

VERIFICAR SOMA MD5 E SHA-256 NO WINDOWS  


  Gravando a ISO do Fedora no DVD ou pen drive


 Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

  Gravando num CD ou DVD


 Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Fedora utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:

COMO GRAVAR UMA ISO NUM CD/DVD NO LINUX  

 Já no Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:

COMO GRAVAR UMA ISO NUM CD/DVD NO WINDOWS  

  Gravando no pen drive


 Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do Fedora pelo terminal utilizando o velho e bom "dd". Aprenda a utilizá-lo conferindo o nosso passo a passo no link abaixo:

COMO CRIAR UM PEN DRIVE BOOTÁVEL PELO TERMINAL  

 Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando nosso tututorial no link abaixo:

COMO CRIAR UM PEN DRIVE BOOTÁVEL NO WINDOWS COM O RUFUS  


  Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)


 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação ou otimização do seu HDD/SSD (caso utilize o Windows), você precisará agora de um espaço vazio no seu disco que seja suficiente para instalar o Fedora (cerca de 25GiB ou mais). Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo. Acesse o link abaixo e confira como utilizá-la para redimensionar as suas partições:

COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES NO WINDOWS  

 Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HDD/SSD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

COMO REDIMENSIONAR PARTIÇÕES COM O GPARTED  

    • [message]
      • ##check##  Aviso!
        •  É possível também utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows, mas eu recomendo fortemente que utilize o próprio Gerenciador de discos do Windows para evitar "problemas" quando fizer login no mesmo.


  Configurando o Setup do computador


 Por último, mas não menos importante, é hora de configurar o Setup do BIOS / UEFI do seu computador para que ele dê boot pela mídia de instalação do Fedora.

    • [message]
      • ##check##  Aviso!
        •  A maneira mais fácil de dar boot pela sua mídia de instalação é acessando o Menu de Inicialização do seu computador, que no meu caso (placa-mãe ASUS) é a tecla F8. Não há uma tecla padrão para acessar o menu de inicialização, portanto você deve pesquisar na internet pelo "modelo de sua placa-mãe/notebook + tecla de atalho do menu de boot" ou simplesmente no manual do fabricante, ok?!
 Por padrão, a maioria dos computadores já saem de fábrica programados para dar boot primeiramente pela unidade de CD/DVD, porém, caso esteja utilizando um pen drive para instalar o Fedora, será necessário configurar o seu computador para dar boot pelo mesmo (em alguns casos, pode ser necessário definir o pen drive como disco rígido primário).

 Se o seu computador possui UEFI, por exemplo, reinicie-o (com o pen drive bootável do Fedora "plugado" na porta USB, obviamente) pressionando a tecla Delete (a tecla usada para acessar o Setup também varia de fabricante para fabricante) e nas opções de boot selecione o seu pen drive no modo UEFI, como mostrado pelo exemplo abaixo:

Como dar boot pelo pen drive no modo UEFI - SCREENSHOT  


 Para mais detalhes de como realizar esse procedimento, recomendo que assista os dois vídeos abaixo, o primeiro do canal "Tutoriais para Tudo":

ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE  

 E também este outro vídeo, do canal "Sayro Digital":

ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE  

    • [message]
      • ##exclamation-triangle##  Fique atento!
        •  Se mesmo seguindo as orientações acima você não conseguir dar boot pela mídia de instalação do Fedora, talvez seja necessário desativar a Inicialização Segura (Secure Boot). Para desativá-lo, acesse este tutorial do site TecMundo e confira as instruções, ok?!

 Depois de fazer backup dos seus dados, de criar um espaço vazio no HDD/SSD e após aprender a dar boot pela mídia de instalação, reinicie o computador para darmos início ao passo a passo de instalação de Fedora!


  Instalação do Fedora 34 Workstation


 E finalmente chegou a hora de instalar o Fedora 34 Workstation. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!

    • [message]
      • ##exclamation-circlek##  Fique atento!
        •  Caso esteja instalando o Fedora num Notebook/Netbook, éaltamente recomendável que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação, ok?
 Após dar boot no seu computador com o pen drive bootável ou CD/DVD do Fedora 34 Workstation, será exibida uma tela semelhante à imagem abaixo (caso o seu computador tenha UEFI). Nela, selecione a opção "Start Fedora-Workstation-Live 34" (Iniciar o Fedora 34 Workstation no modo Live) e pressione Enter:

 Se o seu computador é mais "antigo" e tenha BIOS, a tela de boot do Fedora que você verá será semelhante a esta aqui (SCREENSHOT). De qualquer forma, deixe selecionado a opção "Start Fedora-Workstation-Live 34" para iniciarmos o processo de instalação.






 Após o carregamento do sistema será exibido a Tela de boas-vindas do Fedora, clique em "Install to Hard Drive" (Instalar no Disco Rígido), como destacado pela imagem abaixo, e aguarde enquanto o instalador é carregado:


 Nesta primeira etapa, você deverá selecionar o Idioma de Instalação do Fedora (no meu caso, selecionei o Português / Português (Brasil)) e após, clique no botão "Continuar", na parte inferior direita da tela, como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo:


 Na tela principal do Anaconda (instalador do Fedora), em "Sistema", clique em "Destino da instalação" para acessar as opções de instalação do Fedora, como destacado na imagem abaixo:


 Na tela seguinte você poderá visualizar todos os discos do seu computador (incluindo seu pen drive bootável, caso esteja utilizando um).
 Em "Discos padrão locais", selecione o(s) disco(s) que prentende usar para instalar o Fedora, depois em "Configuração de armazenamento" você deve selecionar a opção "Personalizada" e, em seguida, clicar no botão "Pronto" no canto superior esquerdo, como mostrado pela imagem abaixo:

    • [message]
      • ##exclamation-circle##  Fique atento!
        •  Caso possua uma partição /home separada num disco diferente do que pretende instalar o Fedora (e queira utilizá-la) você também precisa selecioná-lo nesta etapa, ok?!

 Nesta etapa você poderá escolher o método de instalação do Fedora:

    O Automático" - Esta opção (indicada pela letra A na imagem abaixo) criará automaticamente todas as partições necessárias para instalação do Fedora a partir do espaço livre no disco. Ela é a mais adequada para quem pretende instalar o Fedora num SSD/HDD "novo" e/ou que não possua nenhum sistema operacional ou arquivos pessoais.

    A Personalizada" - Esta opção é para os que desejam criar manualmente as partições para instalar o Fedora (e, na minha opinião, é a mais adequada para quem já possui um sistema operacional instalado), porém, exige uma certa familiaridade com particionamento de discos.


 Caso opte pela instalação automática, ANTES de pressionar "Clique aqui para criá-las automaticamente" eu recomendo que altere o esquema de particionamento para "Partição Padrão", como indicado pela seta 1 na imagem abaixo (isso altera o sistema de arquivos padrão a ser utilizado de Btrfs para o Ext4). Feito isso, continue lendo este artigo a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .

 Neste tutorial abordo o processo de instalação personalizada do Fedora criando apenas a Partição Raiz e usando o sistema de arquivos Ext4, ideal para quem é iniciante e/ou deseja instalar o Fedora em dual boot com o Windows ou outra distribuição Linux.

    • [message]
      • ##exclamation-triangle##  ATENÇÃO!
        •  Não é necessária a criação de uma Partição Swap, já que desde a versão 33 o Fedora utiliza a Swap no zRAM (módulo do Kernel Linux que cria um dispositivo de bloco compactado na RAM, podendo ser utilizado como área de troca ou como um disco RAM de propósito geral) por ser mais eficiente que a Swap em disco.
 E para instalar manualmente o Fedora, defina o esquema de particionamento como "Partição padrão" (como mostrado pelo número 1 na imagem abaixo) e depois clique no botão de + (número 2) para criar uma nova partição a partir do espaço livre, como mostrado pela imagem abaixo:


 Vamos então criar a Partição Raiz (onde o Fedora será instalado). Em "Ponto de montagem", selecione a / (barra) e logo abaixo, em "Capacidade desejada", defina o tamanho (em GiB) para esta nova partição, como mostrado na imagem abaixo.

    • [message]
      • ##exclamation-triangle##  Fique atento!
        •  Como podem perceber, neste exemplo eu criei uma partição de 30 GiB (que é um tamanho aceitável) para instalar o Fedora 34 Workstation, porém, é você quem deve decidir o tamanho para partição raiz, de acordo com suas necessidades. Leve em conta que você irá atualizar o sistema, vai instalar novos softwares e também "guardar" todos os seus arquivos pessoais (como músicas, imagens, vídeos e documentos) caso não tenha ou não queira criar uma partição /home separada, ok?!
 Feito isso, clique no botão "Adicionar um ponto de montagem":


 Depois de criada você poderá alterar algumas opções desta nova partição, como o sistema de arquivos da mesma. Se você não sabe qual utilizar, recomendo que deixe selecionado o Ext4.

    • [message]
      • ##check##  Dica!
        •  Opcionalmente você poderá criar agora uma Partição /home (caso já não tenha uma) para armazenar os seus dados pessoais. O processo é quase o mesmo da partição raiz, exceto que você deve definir um tamanho que comporte tranquilamente todas as suas músicas, documentos, vídeos, etc. e o ponto de montagem desta partição deverá ser /home, ok?!
 A etapa de particionamento já está praticamente pronta, mas antes de continuar fique atento:

    Se o seu computador é mais "antigo" e possui BIOS - Basta apenas pressionar o botão "Pronto" (na parte superior esquerda da tela de instalação) e pular o passo adicional a seguir. Continue lendo este tutorial a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .

    Mas se o seu computador possui UEFI - Será necessário EDITAR a Partição de Sistema EFI presente no seu HDD/SSD (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux). Para editá-la, clique em "Desconhecido", como destacado na imagem abaixo, para exibir as outras partições do seu disco:


 Identifique e selecione a partição "EFI System Partition", defina o Ponto de montagem da mesma como /boot/efi (no local indicado pela seta 2 na imagem abaixo) e após, basta clicar no botão "Atualizar configurações" (seta 3):


 Note que na parte superior esquerda será exibido as partições que serão criadas e/ou modificadas no seu disco, como mostrado pela área em destaque no print abaixo.

 Se tudo estiver correto, basta clicar em "Pronto" para continuar:


 Será exibida uma janela de diálogo na sequência, mostrando um resumo das alterações que serão realizadas no seu disco (esta é a sua última chance de voltar atrás e modificar alguma opção de particionamento).

 Confira tudo com atenção e se tudo estiver correto, clique no botão "Aceitar Mudanças" para confirmar:


 Voltando à tela principal do instalador, em "Localização", você tem a opção de alterar o layout do seu teclado e também o seu fuso horário (caso esteja errado). Clique em "Teclado", como indicado pela imagem abaixo, para continuar:


 No meu caso o teclado já foi configurado corretamente (você pode testar a configuração do mesmo no campo superior à direita). Se quiser selecionar ou adicionar um outro layout de teclado, basta clicar no botão +.

 Após, basta clicar no botão "Pronto", na parte superior esquerda da tela:


 Depois clique em "Hora e data" para ajustar o seu fuso horário:


 Selecione a sua Região e a Cidade mais próxima da sua localidade (que no meu caso é "Américas" "São Paulo"). Note que deixei marcado a opção "Horário da Rede", com isso, o horário será sincronizado automaticamente com um servidor na internet.

 Feito isso, clique em "Pronto":


 Tudo pronto, basta clicar no botão "Iniciar a instalação" para continuar:


 É iniciada a instalação do Fedora! Agora é só aguardar o término do processo, que pode demorar mais de 10 minutos (uma boa hora para ir até a cozinha e preparar aquele cafezinho , hein?! heheheh):


 Concluída a instalação, clique no botão "Finalizar a instalação", como mostrado na imagem abaixo:


 Agora só resta reiniciar o seu computador, clique no canto direito da barra superior, depois na opção " Power Off / Log Out" e depois em "Restart" (caso tenha baixado o Fedora Workstation, com desktop GNOME):


 E clique novamente em "Restart":


 Caso tenha seguido à risca este tutorial, após reiniciar será exibido a tela do GRUB, listando todos os sistemas operacionais do seu computador.

 Deixe selecionado a primeira opção (que agora será o Fedora na ordem de boot) e pressione Enter:


 Logo na primeira inicialização do Fedora 34 será exibida uma janela de pré-configuração do sistema, clique no botão "Iniciar as definições" para continuar:


 Em "Privacidade" você poderá selecionar se deseja ou não que os aplicativos instalados utilizem a sua localização geográfica, bem como se deseja ou não enviar ao Projeto Fedora os relatórios automáticos de problemas.
 No meu caso eu deixei as duas opções desmarcadas e cliquei no botão "Próximo":


 A seguir você poderá (caso queira) conectar as suas contas do Google, Microsoft, Facebook e NextCloud, ou deixar isso para mais tarde clicando no botão "Ignorar":


 Agora é a etapa da Criação de Usuário. Informe o seu nome completo, um nome de usuário (o mesmo que será usado na tua pasta pessoal) e uma senha (de preferência com letras, números e caracteres especiais para mais segurança):
    • [message]
      • ##exclamation-circle##  Fique atento!
        •  Caso tenha uma partição /home separada no seu disco (que é utilizada por outra distribuição Linux instalada), você DEVE escolher um nome de usuário do Fedora diferente do utilizado no seu outro Linux.
           Por exemplo, se você já utiliza essa mesma partição /home no Ubuntu e tem o nome de usuário "fulano1", agora que irá instalar o Fedora 34 Workstation você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano2", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas, ok?!
 Feito isso, clique em "Próximo" para continuar:


 Configurações concluídas, clique no botão "Começar a usar o Fedora" para fechar a janela:


 Meus parabéns! Você instalou com sucesso o Fedora 34 Workstation no seu computador, agora é só desfrutar do seu sistema novinho em folha!! \o/:




  Somente o Windows inicia após instalar o Fedora, o que fazer?


 Você fez um dual boot do Fedora com o Windows, mas ao reiniciar o computador não apareceu a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. iniciar)? Então será necessário configurar a opção de inicialização através do próprio Windows.

 Para corrigir isso, inicie normalmente o Windows e faça login na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira uma imagem de exemplo AQUI).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar ou colar o comando abaixo e pressionar Enter em seguida:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\fedora\grubx64.efi

Tela do Prompt de Comando no Windows 10 Pro


 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. Boa sorte! :)


  O que fazer depois de instalar o Fedora 34 Workstation


 Após instalar esta mais nova versão do Fedora você provavelmente vai querer instalar os codecs e players multimídia, o Fedy, Skype, Steam, navegadores populares como o Google Chrome, o Microsoft Edge, Vivaldi e Opera, além de outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso no dia a dia, não é verdade? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 34 Workstation, basta acessar o link abaixo:

  O que fazer depois de instalar o Fedora 34 Workstation



  Conclusão


 E chegamos ao fim deste tutorial de instalação do Fedora 34 Workstation, espero que ele tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum erro, basta deixar o seu comentário logo abaixo usando o Disqus, Google/Blogger ou pelo Facebook, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)

  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima utilizando sua conta do Google ou do Disqus. Mas antes de escrever algo, fique atento:

- É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
- A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
- Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
- Evite escrever todo o seu texto em CAIXA ALTA;

PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,71,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,166,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Fedora 34 Workstation
Guia de instalação do Fedora 34 Workstation
Aprenda a instalar passo a passo o Fedora 34 Workstation no seu computador, desde os preparativos iniciais até a primeira inicialização do sistema!
https://1.bp.blogspot.com/-snlzJlWnT6o/YJftjmtrxII/AAAAAAAAJiQ/hfg7NtSlqsMcND0ug-vjpeal7keZWrP4ACLcBGAsYHQ/s0/Guia-instalacao-do-Fedora-34-Workstation.webp
https://1.bp.blogspot.com/-snlzJlWnT6o/YJftjmtrxII/AAAAAAAAJiQ/hfg7NtSlqsMcND0ug-vjpeal7keZWrP4ACLcBGAsYHQ/s72-c/Guia-instalacao-do-Fedora-34-Workstation.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/05/Guia-instalacao-Fedora-34-Workstation.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/05/Guia-instalacao-Fedora-34-Workstation.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo