Veja como é fácil instalar o Dolphin (emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii) no seu openSUSE e no Fedora Workstation.

 O Dolphin é um emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii de código aberto (sob a licença GNU General Public License versão 2.0) e multiplataforma, disponível para as versões de 64 bits do Linux e Windows, além do macOS e dispositivos móveis com Android 5.0 (Lollipop) ou superior. Com ele é possível executar a grande maioria dos jogos lançados para os dois consoles em alta definição com várias melhorias e funcionalidades que não estão presentes nos mesmos, como a compatibilidade com todos os controles de PC (incluindo o próprio controle do GameCube via adaptador USB, bem como o Wiimote e Wii MotionPlus via Bluetooth), multiplayer em rede, velocidade turbo e muito mais.

 Para mais detalhes a respeito do Dolphin e todas as suas funcionalidades, acesse os links abaixo:

  LISTA COMPLETA DOS JOGOS COMPATÍVEIS COM O DOLPHIN

 Vamos então ao passo a passo de instalação do Dolphin Emulator no openSUSE e no Fedora Workstation, que é bem simples e rápido!
  Tutorial testado no openSUSE Tumbleweed, openSUSE Leap 42.3 e no Fedora 27 Workstation.
  O Dolphin não deve ser utilizado para emular os jogos que você não possui legalmente. Você pode comprar os jogos para o Wii / GameCube e extrair a ISO no seu computador, no seu próprio console, no console de um amigo ou de outra pessoa. Baixar ISOs de jogos comerciais é ilegal e os desenvolvedores do Dolphin não aprovam essa atitude.

Requisitos de sistema

 Para executar o Dolphin, além de um sistema operacional de 64 bits, é necessário que o seu computador atenda aos seguintes requisitos mínimos:

  • Processador Dual Core que suporte o conjunto de instruções SSE2 de 3GHz ou mais veloz;
  • 2GB ou mais de memória RAM;
  • Placa de vídeo com suporte ao Direct3D 10.0 / OpenGL 3.0 ou superior.

 Lembrando que processadores mais recentes da Intel, principalmente os da série "K", como o i5-3570K e i5-4670K, bem como as placas de vídeo mais novas da NVIDIA com suporte a DirectX11.1 e OpenGL 4.4 são altamente recomendados para executar satisfatoriamente os seus jogos no Dolphin.






Instalando o Dolphin Emulador no openSUSE

 O Dolphin não está disponível nos repositórios oficiais do openSUSE, sendo necessário adicionar um repositório da comunidade para instalá-lo. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo, de acordo com a versão do seu openSUSE:

  No openSUSE Tumbleweed:

sudo zypper ar -f https://download.opensuse.org/repositories/Emulators/openSUSE_Tumbleweed/ Emulators

  No openSUSE Leap 42.3:

sudo zypper ar -f https://download.opensuse.org/repositories/Emulators/openSUSE_Leap_42.3/ Emulators

  No openSUSE Leap 42.2:

sudo zypper ar -f https://download.opensuse.org/repositories/Emulators/openSUSE_Leap_42.2/ Emulators


 Feito isso, atualize a lista de repositórios:

sudo zypper --gpg-auto-import-keys ref

 E instale o Dolphin Emulator com:

sudo zypper in dolphin-emu dolphin-emu-lang

 Concluída a instalação, execute-o através do atalho "Dolphin" no menu de aplicativos ou pelo terminal com o comando dolphin-emu.

  Lembrando que para adicionar um jogo com suporte no Dolphin basta clicar no botão "Configurar" (na janela principal) e na aba "Locais", indicar a pasta onde está o arquivo GCM/ISO, GCZ, CISO ou WBFS.



Instalando o Dolphin Emulator no Fedora Workstation

 Para a felicidade dos usuários do Fedora, o Dolphin já se encontra nos repositórios oficiais, basta apenas abrir um terminal e executar o comando abaixo para instalá-lo:

sudo dnf install dolphin-emu

 Concluída a instalação, execute-o através do atalho "Dolphin" no menu de aplicativos ou pelo terminal com o comando dolphin-emu.

  Lembrando que para adicionar um jogo com suporte no Dolphin basta clicar no botão "Configurar" (na janela principal) e na aba "Locais", indicar a pasta onde está o arquivo GCM/ISO, GCZ, CISO ou WBFS.



E como faço para remover o Dolphin Emulator do meu sistema?

 Não quer mais utilizar o Dolphin e deseja desinstalá-lo? Então abra um terminal e execute um dos comandos abaixo, de acordo com o seu sistema:

  No Fedora Workstation:

sudo dnf remove dolphin-emu

  No openSUSE (Leap ou Tumbleweed):

sudo zypper rm dolphin-emu

 Caso queira também remover o repositório "Emulators", basta executar:

sudo zypper rr Emulators


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Referências:

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.




  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: