Como instalar o Dolphin Emulator no openSUSE e no Fedora Workstation

Veja como é fácil instalar o Dolphin (emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii) no seu openSUSE e no Fedora Workstation.


 O Dolphin é um emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii de código aberto (sob a licença GNU General Public License versão 2.0) e multiplataforma, disponível para as versões de 64 bits do Linux e Windows, além do macOS e dispositivos móveis com Android 5.0 (Lollipop) ou superior. Com ele é possível executar a grande maioria dos jogos lançados para os dois consoles em alta definição com várias melhorias e funcionalidades que não estão presentes nos mesmos, como a compatibilidade com todos os controles de PC (incluindo o próprio controle do GameCube via adaptador USB, bem como o Wiimote e Wii MotionPlus via Bluetooth), multiplayer em rede, velocidade turbo e muito mais.

 Para mais detalhes a respeito do Dolphin e todas as suas funcionalidades, acesse os links abaixo:

  LISTA COMPLETA DOS JOGOS COMPATÍVEIS COM O DOLPHIN

 Vamos então ao passo a passo de instalação do Dolphin Emulator no openSUSE e no Fedora Workstation, que é bem simples e rápido!
  Tutorial testado no openSUSE Tumbleweed, openSUSE Leap 42.3 e no Fedora 27 Workstation.
  O Dolphin não deve ser utilizado para emular os jogos que você não possui legalmente. Você pode comprar os jogos para o Wii / GameCube e extrair a ISO no seu computador, no seu próprio console, no console de um amigo ou de outra pessoa. Baixar ISOs de jogos comerciais é ilegal e os desenvolvedores do Dolphin não aprovam essa atitude.

Requisitos de sistema

 Para executar o Dolphin, além de um sistema operacional de 64 bits, é necessário que o seu computador atenda aos seguintes requisitos mínimos:

  • Processador Dual Core que suporte o conjunto de instruções SSE2 de 3GHz ou mais veloz;
  • 2GB ou mais de memória RAM;
  • Placa de vídeo com suporte ao Direct3D 10.0 / OpenGL 3.0 ou superior.

 Lembrando que processadores mais recentes da Intel, principalmente os da série "K", como o i5-3570K e i5-4670K, bem como as placas de vídeo mais novas da NVIDIA com suporte a DirectX11.1 e OpenGL 4.4 são altamente recomendados para executar satisfatoriamente os seus jogos no Dolphin.






Instalando o Dolphin Emulador no openSUSE

 O Dolphin não está disponível nos repositórios oficiais do openSUSE, sendo necessário adicionar um repositório da comunidade para instalá-lo. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo, de acordo com a versão do seu openSUSE:

  No openSUSE Tumbleweed:

sudo zypper ar -f https://download.opensuse.org/repositories/Emulators/openSUSE_Tumbleweed/ Emulators

  No openSUSE Leap 15.0:

sudo zypper ar -f https://download.opensuse.org/repositories/home:/KAMiKAZOW:/Emulators/openSUSE_Leap_15/ Emulators

  No openSUSE Leap 42.3:

sudo zypper ar -f https://download.opensuse.org/repositories/Emulators/openSUSE_Leap_42.3/ Emulators


 Feito isso, atualize a lista de repositórios:

sudo zypper --gpg-auto-import-keys ref

 E instale o Dolphin Emulator com:

sudo zypper in dolphin-emu dolphin-emu-lang

 Concluída a instalação, execute-o através do atalho "Dolphin" no menu de aplicativos ou pelo terminal com o comando dolphin-emu.

  Lembrando que para adicionar um jogo com suporte no Dolphin basta clicar no botão "Configurar" (na janela principal) e na aba "Locais", indicar a pasta onde está o arquivo GCM/ISO, GCZ, CISO ou WBFS.



Instalando o Dolphin Emulator no Fedora Workstation

 Para a felicidade dos usuários do Fedora, o Dolphin já se encontra nos repositórios oficiais, basta apenas abrir um terminal e executar o comando abaixo para instalá-lo:

sudo dnf install dolphin-emu

 Concluída a instalação, execute-o através do atalho "Dolphin" no menu de aplicativos ou pelo terminal com o comando dolphin-emu.

  Lembrando que para adicionar um jogo com suporte no Dolphin basta clicar no botão "Configurar" (na janela principal) e na aba "Locais", indicar a pasta onde está o arquivo GCM/ISO, GCZ, CISO ou WBFS.



E como faço para remover o Dolphin Emulator do meu sistema?

 Não quer mais utilizar o Dolphin e deseja desinstalá-lo? Então abra um terminal e execute um dos comandos abaixo, de acordo com o seu sistema:

  No Fedora Workstation:

sudo dnf remove dolphin-emu

  No openSUSE (Leap ou Tumbleweed):

sudo zypper rm dolphin-emu

 Caso queira também remover o repositório "Emulators", basta executar:

sudo zypper rr Emulators


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Dolphin Emulator no openSUSE e no Fedora Workstation
Como instalar o Dolphin Emulator no openSUSE e no Fedora Workstation
Veja como é fácil instalar o Dolphin (emulador de Nintendo GameCube e Nintendo Wii) no seu openSUSE e no Fedora Workstation.
https://2.bp.blogspot.com/-hWYqNbMMIsw/WgOFtQQtzYI/AAAAAAAAH0c/0yqeXnf4PBU_aKpt7bMLLizSoz88W-rBwCLcBGAs/s1600/Instalando-o-Dolphin-Emulator-no-openSUSE-e-Fedora.png
https://2.bp.blogspot.com/-hWYqNbMMIsw/WgOFtQQtzYI/AAAAAAAAH0c/0yqeXnf4PBU_aKpt7bMLLizSoz88W-rBwCLcBGAs/s72-c/Instalando-o-Dolphin-Emulator-no-openSUSE-e-Fedora.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Instalando-o-Dolphin-Emulator-no-openSUSE-e-no-Fedora.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Instalando-o-Dolphin-Emulator-no-openSUSE-e-no-Fedora.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo