Guia de instalação do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus

Aprenda, neste tutorial, a instalar passo a passo o Ubuntu 16.04 LTS no seu computador (com ou sem dual boot) de um jeito simples e prático.

Guia de instalação do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)

Neste tutorial, você vai aprender a instalar passo a passo o Ubuntu 16.04 LTS no seu computador (com ou sem dual boot) de um jeito simples e prático.

A Canonical anunciou, no dia 21 de abril de 2016, a versão final do Ubuntu 16.04 LTS (codinome "Xenial Xerus"), como informado neste post, dentre as novidades desta versão estão a possibilidade mover a barra do Unity para a parte inferior do desktop e também a substituição da antiga Central de Programas do Ubuntu pela Central de Aplicativos do GNOME (GNOME Software). Para conhecer todas as novidades dessa versão confira no anúncio oficial.

Vamos então à instalação!

Para este tutorial utilizei uma máquina virtual criada no Oracle VM VirtualBox, versão 5.0.18, onde já tinha instalado o Windows 10 (com o recurso EFI habilitado) num disco virtual de 50GB e 2GB de RAM; apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser realizados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


Tópicos desse artigo:

  Antes de tudo, o que fazer?
  Download do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)
  Gravando a ISO baixada no DVD ou pendrive
  Particionando o HD (no Windows)
  Instalando o Ubuntu 16.04 LTS
  O Windows inicia direto, o que fazer?
  O que fazer após instalar o Ubuntu 16.04 LTS


Antes de tudo, o que fazer?


 Pretende instalar o Ubuntu ao lado do Windows 10 (ou versões anteriores) ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido, fazendo o "famoso" dual boot? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO:

  • Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja como fazer isso neste tutorial do wikiHow:

      http://pt.wikihow.com/Fazer-Backup-do-Computador

     Você encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido) em nosso outro artigo, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html#backup

    Desde já deixo claro que NÃO ME RESPONSABILIZO por possíveis perdas de dados que venham a acontecer ao instalar o Ubuntu. Caso siga à risca este tutorial, as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim, é importante que você faça uma cópia de segurança dos seus dados, ok?!

  • Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o Ubuntu. O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.

     No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.

  • Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.

     Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.


 Confira outras dicas do que fazer antes de instalar o Ubuntu no seu computador no link abaixo, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html

OBS.: Se tiver um notebook da Samsung com UEFI, fique atento a esta notícia antes de fazer um dual boot com Linux:

  https://tecnoblog.net/123104/notebooks-samsung-linux-brick/


Download do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)


Faça o download do Ubuntu acessando o site oficial:

  http://releases.ubuntu.com/16.04/

Se o seu computador é equipado com UEFI, você deverá baixar e utilizar a imagem ISO de 64 bits do Ubuntu.

 Os links (oficiais) para download do Ubuntu (incluindo os principais "flavours") você também encontra no nosso outro post, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/lancado-o-ubuntu-1604-lts-xenial-xerus.html

Caso queira baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Para baixar por torrent, utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!

 Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html

 Já no Windows, você terá que baixar um programa par verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o nosso outro tutorial:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html


Gravar a ISO num pen drive ou DVD


 Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

Gravando num DVD

 Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Ubuntu utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html

 No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html

Gravando num pen drive

 Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do Ubuntu pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html

 Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html


Particionando o HD (no Windows)


Nesse exemplo mostrarei como criar um espaço livre no HD para instalar o Ubuntu usando o próprio Windows, que atualmente ocupa 100% do disco.

* Se estiver fazendo um dual boot com o Windows, recomendo que utilize esse processo abaixo para redimensionar a partição do Windows, mas caso queira utilizar o GParted para isso ou tenha algum outro Linux instalado no seu HDD poderá seguir os passos descritos neste tutorial (Opção 2: Usando o GParted).

Inicie o Windows normalmente; após fazer logon, abra o Gerenciamento de disco, para isto aperte as teclas Windows + R (irá abrir o "Executar"), digite diskmgmt.msc e clique em "Ok":

Digite diskmgmt.msc na janela do Executar

Com o Gerenciador de discos do Windows aberto, identifique a partição do Windows a diminuir (no caso a "C:"), clique com o botão direito do mouse sobre ela e após em Diminuir Volume...:

Selecione a partição Windows e clique em Diminuir Volume

E digite o tamanho que queira diminuir da partição Windows e clique em Diminuir, como mostra a imagem abaixo. Neste exemplo vou diminuir em 25GB (1024 x 25 = 25600):

Defina o espaço a ser diminuído da partição Windows

Agora temos um espaço livre no HD que será utilizado para instalar o Ubuntu (ou qualquer outro Linux):

Espaço livre criado

Reinicie o computador com o pendrive ou DVD criado anteriormente e vamos para o próximo, a instalação do Ubuntu.


Instalando o Ubuntu 16.04 LTS


E finalmente, vamos ao passo a passo de instalação do Ubuntu Xenial Xerus!

Após reiniciar (e se seu computador estiver configurado corretamente) irá aparecer uma tela semelhante a esta (caso seu computador tenha UEFI):

Tela do GRUB em computadores com UEFI

Deixe selecionado a opção Try Ubuntu without installing (Experimentar o Ubuntu sem instalar) e tecle Enter. Caso seu computador seja mais "antigo" e tenha BIOS, a tela será semelhante a esta AQUI.







OBS.: Se seu HDD é "novo" e/ou quer deixar o Ubuntu como o único sistema operacional no seu computador continue lendo a partir deste ponto.

Aguarde o sistema carregar e em pouco tempo irá surgir a área de trabalho do Ubuntu, logo em seguida clique no ícone do Ubuntu na barra lateral à esquerda, como indica a imagem:

Clicar no ícone do Ubuntu na barra lateral e pesquisar pelo GParted

Digite gparted no campo de pesquisa do Unity e clique para abrir o GParted (é óbvio) para criarmos as partições e instalar o Ubuntu:

Abrir o GParted

Com o GParted aberto vemos o espaço livre que criamos anteriormente (a área cinza "Unallocated" ou "Não alocado"); clique com o botão direito do mouse sobre esse espaço e após em New (ou "Novo") para criar uma nova partição, como na imagem:

Selecionar o espaço não alocado para criar as partições

No meu caso vou criar somente duas partições, a partição raiz "/" e a Swap, caso queira que a partição de dados (/home) fique separada da partição raiz, basta somente criar uma partição com o tamanho desejado e na hora da instalação do sistema informar o ponto de montagem /home.
Vamos criar a partição raiz, primeiro informe o tamanho da nova partição (como indicado pela seta "1" na imagem abaixo), no meu caso estou criando uma partição de 21GB (1GB = 1024MB, 1024 x 21 = 21504MB ou 21GB), e após selecione o sistema de arquivos (2), neste caso, utilizando o EXT4:

Criar a partição raiz do sistema

Após crie uma área de troca (Swap) para o sistema, o recomendado é usar o dobro do tamanho da memória RAM do seu computador, ou seja, se seu computador tem 3GB de RAM (por exemplo), use uma partição de 6GB para a swap; mas, no meu caso, desde a primeira vez que utilizei Linux e até hoje utilizo uma swap de 4GB (tenho 7GB de RAM), e nunca cheguei a utilizar metade dela, portanto fica a seu critério utilizar o dobro de RAM para a swap (como é recomendado) ou o tamanho que desejar (mas aconselho a deixar no mínimo 4GB para ela também, só por garantia!), e fique atento ao escolher o sistema de arquivos, que é "linux-swap":

Criar a partição Swap

Ao concluir a criação das partições clique no "ícone verde" na parte superior do GParted "Apply All Operations" (Aplicar todas as operações), como indicado pela seta na imagem abaixo:

Aplicar todas as operações

Aparecerá uma janela para você confirmar as mudanças que serão feitas no disco, verifique com cuidado e se tudo estiver correto clique em "Apply" (aplicar):

Confirmar as mudanças que serão feitas pelo GParted no seu HDD

Agora é só aguardar o GParted concluir as operações; logo após as partições estarão criadas, feche a janela do GParted e vamos para o próximo passo:

Fechar o GParted e iniciar a instalação do Ubuntu

Dê dois cliques em "Install Ubuntu 16.04":

Dê dois cliques em "Install Ubuntu 16.04 LTS"

Na próxima tela selecione o idioma (no caso Português do Brasil) e clique em Continuar:

Selecione o idioma de instalação

No próximo passo você terá a opção de baixar as atualizações e instalar drivers de vídeo, Wi-Fi e codecs não incluídos na mídia de instalação do Ubuntu. Você poderá fazer isso tudo após a instalação, fica a seu critério marcar essas opções ou não:

Deixar ou não o Ubuntu baixar e instalar atualizações, drivers...

Agora vem uma das partes mais importantes da instalação, que é a configuração do disco; se não tiver nenhum outro sistema operacional no seu computador (por exemplo, se o HDD é novo), a tela que irá aparecer será semelhante a esta. Se esse for o teu caso, recomendo deixar essa opção marcada, com isso o Ubuntu irá configurar automaticamente as partições no disco e você poderá continuar lendo a partir deste ponto, mas caso tenha outro sistema no computador (seja Windows ou Linux) você tem que marcar a "Opção avançada" (1) para configurar as partições e os pontos de montagem manualmente, após, clique em Continuar:


Selecionar a Opção avançada

Nesse passo, como criamos as partições anteriormente, basta somente selecionar cada uma e informar o ponto de montagem; primeiramente vamos configurar a partição raiz (que no meu caso é a sda5, fique atento e selecione a partição correta), selecione-a e clique em Alterar:

Clique em "Alterar" para configurar a partição selecionada

Em Usar como selecione o sistema de arquivos a ser usado nessa partição (como mostrado em 1), no caso utilizei o EXT4; logo após deixe marcado a opção Formatar a partição (2) e selecione o ponto de montagem dessa partição (3), como é a partição raiz (onde será instalado o sistema operacional), o ponto de montagem é "/" (barra), feito isso clique em "Ok":

Definir as opções da partição que irá criar

Como já criamos a partição swap anteriormente, não é necessário mudar mais nada, o próprio Ubuntu irá reconhecê-la e montá-la automaticamente.

   ---   ATENÇÃO   ---   

- Se o seu computador for mais "antigo" e não tenha UEFI, após criar/editar as partições necessárias, basta clicar em "Instalar agora" e continuar para o próximo passo clicando AQUI.


- Mas caso o seu computador seja equipado com UEFI (e tenha o Windows 8, 8.1, Windows 10 ou outra distro Linux instalado(a) no disco rígido), você deverá identificar a partição com o Tipo EFI (formatada em FAT32 e com tamanho igual ou um pouco maior que 100 MB, que no meu caso é a sda2). Após, selecione essa mesma partição em "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização", como indicado na imagem abaixo:

Caso seu computador tenha UEFI, será necessário alterar a partição onde instalar o GRUB


 Confira todas as mudanças feitas anteriormente, se tudo estiver correto, clique em "Instalar agora":

Clicar em "Instalar agora"

Confira as modificações que serão feitas no seu HDD, se tudo está certo, basta clicar em "Continuar", como mostrado pela imagem abaixo, mas caso queira fazer outras modificações, clique em "Voltar", ok?!

Confirmar as mudanças que serão feitas no HDD

Vamos agora para a parte de pré-configuração do Ubuntu, selecione a região correspondente a seu fuso horário e clique em "Continuar":

Escolher o fuso horário

Selecione o layout do seu teclado, no meu caso é a primeira opção em "Português (Brasil)", caso esteja em dúvida você pode fazer testes digitando caracteres especiais (por exemplo) no campo próprio para isso e veja se "conferem" com as teclas digitadas; ou clique em Detectar layout do teclado para iniciar o assistente de configuração de teclado do Ubuntu, após concluir, clique em "Continuar":

Escolher o layout do teclado

Na tela seguinte informe seu nome, nome do seu computador (ou hostname), nome do seu usuário e uma senha:

Criar conta de usuário

Agora é só aguardar a instalação do Ubuntu, que é bem rápida! Caso tenha marcado a opção de baixar as atualizações (por exemplo) esse processo vai demorar um pouco mais:

Inicia a instalação do Ubuntu 16.04 LTS

Instalação completa! Clique em Reiniciar agora para reiniciar o computador (obviamente) e começar a usar o Ubuntu!

Reiniciar o computador após a instalação

* Será pedido que remova o disco de instalação do Ubuntu e pressione Enter antes do sistema reiniciar.

Se estiver fazendo dual boot com o Windows (e se tudo correr bem) essa será a tela ao iniciar/reiniciar o computador (o GRUB), basta usar as teclas direcionais e escolher o sistema que quer usar:

Tela do GRUB em dual boot com Windows 10

Faça logon na sua conta criada durante a instalação e comece a usar o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus!

Área de Trabalho Ubuntu 16.04 Xenial Xerus


O Windows inicia direto, o que fazer?


 Se após instalar o Ubuntu, não aparecer a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. para iniciar), será necessário configurar a opção de inicialização dentro do próprio Windows.
 Para isso, faça login na sua conta do Windows normalmente, depois, digite "cmd" (sem aspas) no Menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (EXEMPLO).

 Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar o comando abaixo:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Tela do Prompt de comando no Windows 10

 Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. E se mesmo assim o Windows inicia direto, recomendo que tente recuperar o GRUB através do Boot-Repair, como é explicado neste post publicado no Viva o Linux, acesse:

  https://www.vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente/


O que fazer após instalar o Ubuntu 16.04 LTS


 Acabou de instalar o Ubuntu 16.04? Confira então algumas dicas de pós-instalação, como a instalação de codecs, do Google Chrome, do OpenJDK, Oracle Java, VirtualBox e outros, acesse o link:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-pos-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html


 Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus
Guia de instalação do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus
Aprenda, neste tutorial, a instalar passo a passo o Ubuntu 16.04 LTS no seu computador (com ou sem dual boot) de um jeito simples e prático.
https://1.bp.blogspot.com/-7-B-8qkx5IY/VxhCCq_PC7I/AAAAAAAADvo/m9a5fe1Mzrs0g-NO8sOpz_qlgQ1GyM-WQCLcB/s400/Guia%252Binstala%25C3%25A7%25C3%25A3o%252BUbuntu%252BXenial%252BXerus.png
https://1.bp.blogspot.com/-7-B-8qkx5IY/VxhCCq_PC7I/AAAAAAAADvo/m9a5fe1Mzrs0g-NO8sOpz_qlgQ1GyM-WQCLcB/s72-c/Guia%252Binstala%25C3%25A7%25C3%25A3o%252BUbuntu%252BXenial%252BXerus.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo