Foi lançado o KDE Plasma 5.12, a mais recente versão LTS do projeto KDE com várias melhorias e com uma melhor integração com o Wayland!
Compartilhe nas redes sociais!
Lançado KDE Plasma 5.12 LTS, confira as novidades!

 Conforme o planejado, foi anunciado hoje, dia 6 de fevereiro de 2017, o KDE Plasma 5.12, a segunda versão de longo tempo de suporte (LTS) do projeto KDE, que chega com várias novas funcionalidades e melhorias.
 A equipe de desenvolvimento do Plasma se empenhou bastante para este lançamento, fazendo uma triagem e correção de erros em todos os aspectos da base de código. Um dos resultados disso foi a redução no tempo para iniciar a sessão do ambiente de trabalho do Plasma e do consumo de memória RAM e processador quando está em execução.

 Mas o maior destaque do KDE 5.12 LTS é, sem dúvidas, as várias melhorias feitas para o servidor gráfico Wayland que agora é mais completo e está adequado para alguns testes mais abrangentes. Dentre as principais estão a possibilidade de abrir as janelas em tela cheia, de definir a resolução de tela de saída, bem como para ativar e desativar as saídas pelo KScreen, rotação de tela (inclusive a rotação automática com base no sensor de orientação) e calibração automática do touchscreen.

Configuração de Tela do KDE
Configuração de Tela agora suporta o Wayland - KDE.org

 Apesar do grande esforço para tornar o suporte do Wayland no Plasma tão bom quanto possível, não é recomendável utilizá-lo no dia a dia, já que ainda existem problemas e faltam algumas funcionalidades em certas configurações de hardware. Esta também é a última versão onde serão desenvolvidos recursos para o KWin no Xorg (X11), a partir do KDE 5.13 (previsto para junho deste ano) só serão adicionados recursos relevantes no mesmo para o Wayland.

 O Discover (Central de Aplicativos do KDE) agora está mais estável e também recebeu várias melhorias na interface (as páginas dos aplicativos foram remodeladas e os aplicativos instalados são ordenados em ordem alfabética), melhorias no suporte de pacotes Snap e Flatpak, suporte para URLs "apt://" e integração das notificações globais do PackageKit nas notificações do sistema.
Janela do Discover, a Central de Aplicativos do KDE
Nova página de aplicativos do Discover - KDE.org

 Dentre os novos recursos adicionados ao Plasma 5.12 que também merecem destaque estão a funcionalidade de cor/luz noturna (para reduzir a exposição da luz azul à noite), as sombras das janelas agora são maiores e estão centralizadas na horizontal, a janela de Propriedades agora exibe os metadados dos arquivos, o Monitor e a Atividade do Sistema agora mostram os gráficos por processo para o uso do CPU, melhorias de usabilidade para o Menu Global e correções de acessibilidade do KRunner, que pode ser usado com leitores de tela como o Orca.



 Para conferir estas e outras novidades presentes no KDE 5.12 LTS basta acessar o anúncio oficial e as notas da versão nos links abaixo:



E como posso testar o KDE Plasma 5.12?

 Se você utiliza alguma distribuição Rolling Release, como o Arch Linux e o openSUSE Tumbleweed, o KDE Plasma 5.12 estará disponível para instalação em breve através dos repositórios oficiais, mas, caso não queira esperar, poderá experimentar essa nova versão através de uma imagem ISO disponibilizada pelo projeto KDE neon ou do openSUSE Krypton:



 E você, o que achou desta mais nova versão do KDE Plasma? Já testou? Conte-nos sobre a sua experiência logo abaixo nos comentários!


 Obrigado pela visita e até +!


Referências:


Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: