Lançado o KDE Plasma 5.12 LTS com foco na velocidade e estabilidade

Foi lançado o KDE Plasma 5.12, a mais recente versão LTS do projeto KDE com várias melhorias e com uma melhor integração com o Wayland!

Lançado KDE Plasma 5.12 LTS, confira as novidades!

 Conforme o planejado, foi anunciado hoje, dia 6 de fevereiro de 2017, o KDE Plasma 5.12, a segunda versão de longo tempo de suporte (LTS) do projeto KDE, que chega com várias novas funcionalidades e melhorias.
 A equipe de desenvolvimento do Plasma se empenhou bastante para este lançamento, fazendo uma triagem e correção de erros em todos os aspectos da base de código. Um dos resultados disso foi a redução no tempo para iniciar a sessão do ambiente de trabalho do Plasma e do consumo de memória RAM e processador quando está em execução.

 Mas o maior destaque do KDE 5.12 LTS é, sem dúvidas, as várias melhorias feitas para o servidor gráfico Wayland que agora é mais completo e está adequado para alguns testes mais abrangentes. Dentre as principais estão a possibilidade de abrir as janelas em tela cheia, de definir a resolução de tela de saída, bem como para ativar e desativar as saídas pelo KScreen, rotação de tela (inclusive a rotação automática com base no sensor de orientação) e calibração automática do touchscreen.

Configuração de Tela do KDE
Configuração de Tela agora suporta o Wayland - KDE.org

 Apesar do grande esforço para tornar o suporte do Wayland no Plasma tão bom quanto possível, não é recomendável utilizá-lo no dia a dia, já que ainda existem problemas e faltam algumas funcionalidades em certas configurações de hardware. Esta também é a última versão onde serão desenvolvidos recursos para o KWin no Xorg (X11), a partir do KDE 5.13 (previsto para junho deste ano) só serão adicionados recursos relevantes no mesmo para o Wayland.

 O Discover (Central de Aplicativos do KDE) agora está mais estável e também recebeu várias melhorias na interface (as páginas dos aplicativos foram remodeladas e os aplicativos instalados são ordenados em ordem alfabética), melhorias no suporte de pacotes Snap e Flatpak, suporte para URLs "apt://" e integração das notificações globais do PackageKit nas notificações do sistema.
Janela do Discover, a Central de Aplicativos do KDE
Nova página de aplicativos do Discover - KDE.org

 Dentre os novos recursos adicionados ao Plasma 5.12 que também merecem destaque estão a funcionalidade de cor/luz noturna (para reduzir a exposição da luz azul à noite), as sombras das janelas agora são maiores e estão centralizadas na horizontal, a janela de Propriedades agora exibe os metadados dos arquivos, o Monitor e a Atividade do Sistema agora mostram os gráficos por processo para o uso do CPU, melhorias de usabilidade para o Menu Global e correções de acessibilidade do KRunner, que pode ser usado com leitores de tela como o Orca.



 Para conferir estas e outras novidades presentes no KDE 5.12 LTS basta acessar o anúncio oficial e as notas da versão nos links abaixo:



E como posso testar o KDE Plasma 5.12?

 Se você utiliza alguma distribuição Rolling Release, como o Arch Linux e o openSUSE Tumbleweed, o KDE Plasma 5.12 estará disponível para instalação em breve através dos repositórios oficiais, mas, caso não queira esperar, poderá experimentar essa nova versão através de uma imagem ISO disponibilizada pelo projeto KDE neon ou do openSUSE Krypton:



 E você, o que achou desta mais nova versão do KDE Plasma? Já testou? Conte-nos sobre a sua experiência logo abaixo nos comentários!


 Obrigado pela visita e até +!


Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,70,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,165,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,97,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Lançado o KDE Plasma 5.12 LTS com foco na velocidade e estabilidade
Lançado o KDE Plasma 5.12 LTS com foco na velocidade e estabilidade
Foi lançado o KDE Plasma 5.12, a mais recente versão LTS do projeto KDE com várias melhorias e com uma melhor integração com o Wayland!
https://1.bp.blogspot.com/-kKAqQJeJOD0/Wnc7Lrx80BI/AAAAAAAAIfs/Vp4XFuvNMQo7MKw-hi9-H84jwFmzMlkgACLcBGAs/s1600/Lan%25C3%25A7ado-KDE-Plasma-5.12-LTS.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-kKAqQJeJOD0/Wnc7Lrx80BI/AAAAAAAAIfs/Vp4XFuvNMQo7MKw-hi9-H84jwFmzMlkgACLcBGAs/s72-c/Lan%25C3%25A7ado-KDE-Plasma-5.12-LTS.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/02/Lancado-o-KDE-Plasma-5-12-LTS.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/02/Lancado-o-KDE-Plasma-5-12-LTS.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo