Como instalar o LibreOffice 6 no openSUSE e no Fedora Workstation

Confira, nesta dica, como instalar manualmente o LibreOffice 6.0 no seu openSUSE e no Fedora Workstation.


 O LibreOffice é uma das melhores e mais conhecidas suítes de escritório de código aberto, destinado tanto para uso pessoal quanto comercial e disponível gratuitamente para Linux, Windows, macOS e sistemas Unix-like, além de contar com um visualizador de documentos para Android. É um projeto da The Document Foundation (organização sem fins lucrativos fundada em 2010 pelos membros do OpenOffice.org) desenvolvido, aperfeiçoado e distribuído por uma comunidade internacional de voluntários.

 Com uma interface limpa e ferramentas poderosas, o LibreOffice ajuda você a liberar a sua criatividade e aumentar a produtividade, oferecendo todas as funções esperadas de uma suíte profissional: LibreOffice Writer (editor de textos), LibreOffice Calc (editor de planilhas eletrônicas), LibreOffice Impress (editor de apresentações), LibreOffice Draw (gráficos vetoriais e fluxogramas), LibreOffice Base (aplicativo de banco de dados) e o LibreOffice Math (editor de equações e fórmulas).



 Diferente de outras suítes comerciais, o LibreOffice utiliza por padrão o ODF (OpenDocument Format), um formato de documento moderno e de código aberto baseado em XML (eXtensible Markup Language), que podem ser facilmente descompactados e lidos por qualquer editor de texto. Apesar disso, é compatível também com os formatos de documentos da suíte de escritório da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint e Publisher).

 Para conhecer mais detalhes a respeito do LibreOffice e todas as suas funcionalidades, acesse o site oficial do projeto:


 Foi lançado na última quarta-feira, dia 31 de janeiro de 2018, o LibreOffice 6.0, versão esta que trouxe vários novos recursos e melhorias adicionados aos seus componentes. Dentre algumas das novidades estão o recurso de assinatura e criptografia de documentos com OpenPGP, novas funções de planilha para o Calc, um novo estilo de tabela padrão do Writer, a possibilidade de exportar os documentos para o formato EPUB3, inclusão dos ícones do elementary OS e duas novas variantes da "Notebookbar". Veja no vídeo as principais novidades desta versão:


 O anúncio oficial você pode conferir no blog da The Document Foundation, acesse:

Anúncio do LibreOffice 6.0 - The Document Foundation Blog

 Nas distribuições rolling release, como openSUSE Tumbleweed e o Fedora Rawhide, esta nova versão já está disponível (ou será disponibilizada em breve) nos repositórios oficiais, mas se você não quer esperar e deseja testar agora todas as novidades do LibreOffice 6.0 no seu openSUSE Leap ou Fedora Workstation, confira este passo a passo de instalação manual que preparamos.

  Tutorial testado no openSUSE Leap 42.3 e no Fedora 27 Workstation.

Os principais tópicos deste tutorial:



 Desinstalando o LibreOffice dos repositórios

 Tanto o openSUSE quanto o Fedora já trazem o LibreOffice pré-instalado no sistema que, apesar de não ser a versão mais recente, é a ideal para grande maioria dos usuários (com a vantagem de receber atualizações do mesmo através dos repositórios oficiais).

 Porém, se você deseja instalar a versão mais recente do LibreOffice, é recomendável que desinstale a versão "antiga" presente no seu sistema. Você pode simplesmente pesquisar por libreoffice no gerenciador gráfico de pacotes da sua distribuição e remover todos os pacotes que fazem referência ao mesmo ou, se preferir, abra um terminal e execute os comandos abaixo, de acordo com o seu sistema:


  Se você utiliza o Fedora:

sudo dnf remove --noautoremove libreoffice*


  Se você utiliza o openSUSE:

sudo zypper rm libreoffice*


 E realize o bloqueio a seguir para prevenir a reinstalação do LibreOffice após uma atualização do sistema:

sudo zypper al libreoffice*


 Como baixar e instalar a versão mais recente do LibreOffice

 Acesse o link abaixo, de acordo com o seu idioma e arquitetura do seu sistema (verifique com o comando uname -i no terminal), para baixar a versão mais recente do LibreOffice (pacote RPM):




 Além do instalador "principal" do LibreOffice (pacote .tar.gz com pouco mais de 200MB), você também deve baixar os pacotes de tradução e ajuda offline em português, basta clicar nos links "Translated User Interface" e "Help for offline use" na página de download (em destaque na imagem acima).


 Após, abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou os pacotes do LibreOffice (provavelmente na pasta Downloads ou Transferências) com o comando:

## No Brasil:
cd $HOME/Downloads

## Em Portugal:
cd $HOME/Transferências

 Extraia o pacote de instalação do LibreOffice com:

tar zxvf LibreOffice*rpm.tar.gz && mv LibreOffice*rpm/ LibreOffice

 Acesse a pasta onde estão armazenados os pacotes .RPM:

cd LibreOffice/RPMS/

 E instale-os com o comando:


  No Fedora Workstation:

sudo dnf install *.rpm


  No openSUSE:

sudo zypper --no-gpg-check in *.rpm


 Deixando o LibreOffice totalmente em português

 LibreOffice instalado, vamos agora instalar o pacote de tradução. Ainda no terminal, volte para a pasta onde baixou os arquivos:

## No Brasil:
cd $HOME/Downloads

## Em Portugal:
cd $HOME/Transferências

 Extraia o pacote de tradução:

tar zxvf LibreOffice*rpm_langpack*.tar.gz && mv LibreOffice*rpm_langpack*/ LibreOffice-langpack

 Acesse a pasta onde estão armazenados os pacotes .RPM:

cd LibreOffice-langpack/RPMS/

 E instale-os com o comando:


  No Fedora Workstation:

sudo dnf install *.rpm


  No openSUSE:

sudo zypper --no-gpg-check in *.rpm


 Por último, acesse a pasta onde baixou o pacote de ajuda offline do LibreOffice:

## No Brasil:
cd $HOME/Downloads

## Em Portugal:
cd $HOME/Transferências

 Extraia o pacote com o comando:

tar zxvf LibreOffice*rpm_helppack*.tar.gz && mv LibreOffice*helppack*/ LibreOffice-helppack

 Acesse a pasta onde estão armazenados os pacotes .RPM:

cd LibreOffice-helppack/RPMS/

 E instale-os com o comando:


  No Fedora Workstation:

sudo dnf install *.rpm


  No openSUSE:

sudo zypper --no-gpg-check in *.rpm

 Concluída a instalação, libere espaço no seu HDD/SSD removendo manualmente as pastas "LibreOffice", "LibreOffice-langpack" e "LibreOffice-helppack" da pasta "Downloads"/"Transferências", bem como os pacotes compactados ".tar.gz" do LibreOffice que você baixou pelo gerenciador de arquivos da sua distribuição.

 Uma maneira mais prática é excluir todas essas pastas e arquivos com um único comando no terminal, basta executar o comando (como usuário "comum"):

rm -R LibreOffice*.tar.gz LibreOffice/ LibreOffice-langpack/ LibreOffice-helppack/

 Tudo pronto, agora é só procurar pelos aplicativos do LibreOffice no menu de aplicativos da sua distribuição e executá-los:



 Uma outra opção é "chamar" cada aplicativo do LibreOffice pelo terminal com os seguintes comandos:

## Para abrir o LibreOffice Writer:
soffice --writer

## Para abrir o LibreOffice Calc:
soffice --calc

## Para abrir o LibreOffice Impress:
soffice --impress

## Para abrir o LibreOffice Draw:
soffice --draw

## Para abrir o LibreOffice Base:
soffice --base

## Para abrir o LibreOffice Math:
soffice --math






 Atualizando o LibreOffice

 Apesar do LibreOffice 6 incluir um atualizador automático para Linux, este não funciona para quem realizou a instalação do mesmo no sistema (como explicamos neste tutorial). Para atualizá-lo, você deverá repetir os passos anteriores, que são:

  • Remover a versão anterior do seu sistema;
  • Acessar o site do LibreOffice e baixar a versão mais recente (incluindo os pacotes de tradução);
  • Extrair e realizar a instalação dos pacotes .RPM manualmente.


 E como desinstalar o LibreOffice 6 do meu sistema?

 Você instalou o LibreOffice conforme indicamos neste tutorial mas agora deseja removê-lo? Então abra um terminal e execute o comando abaixo, de acordo com o seu sistema:


  Se você utiliza o Fedora:

sudo dnf remove libreoffice*


  Se você utiliza o openSUSE:

sudo zypper rm libreoffice*

 Remova também o bloqueio feito anteriormente com:

sudo zypper rl libreoffice*


 Caso queira reinstalar o LibreOffice presente nos repositórios oficiais do seu sistema, basta executar o comando:


  No Fedora:

sudo dnf install libreoffice


  No openSUSE:

sudo zypper rm libreoffice*



 Então é isso, espero que este tutorial seja útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta deixar o seu comentário logo abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco através deste formulário, ok?!


 Obrigado pela visita e até +!


Referências:


    What is LibreOffice? - LibreOffice
    LibreOffice - Wikipédia
    LibreOffice Alternatives and Similar Software - AlternativeTo.net
    LibreOffice 6.0 Beta Is Available to Download, Final Release Coming January 2018 - Softpedia News
    Installing LibreOffice on Linux - LibreOffice Wiki

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o LibreOffice 6 no openSUSE e no Fedora Workstation
Como instalar o LibreOffice 6 no openSUSE e no Fedora Workstation
Confira, nesta dica, como instalar manualmente o LibreOffice 6.0 no seu openSUSE e no Fedora Workstation.
https://3.bp.blogspot.com/-vmGJYtLk_iQ/WmpZv2hOUCI/AAAAAAAAIds/wcSB86ryD7ELyYkSXJvuPzResEH9fTT5gCLcBGAs/s1600/Instalando-o-LibreOffice-no-openSUSE-e-no-Fedora.png
https://3.bp.blogspot.com/-vmGJYtLk_iQ/WmpZv2hOUCI/AAAAAAAAIds/wcSB86ryD7ELyYkSXJvuPzResEH9fTT5gCLcBGAs/s72-c/Instalando-o-LibreOffice-no-openSUSE-e-no-Fedora.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/02/Instalando-o-LibreOffice-6-no-openSUSE-e-no-Fedora.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2018/02/Instalando-o-LibreOffice-6-no-openSUSE-e-no-Fedora.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo