Aprenda, nesta dica rápida, a habilitar o touchpad na sua distribuição Linux com o ambiente de área de trabalho LXDE.
Compartilhe nas redes sociais!

 Quem decide instalar alguma distribuição Linux num notebook/netbook com o LXDE, que é um ambiente de área de trabalho leve e rápido, desenvolvido principalmente para computadores lentos ou com baixa performance, poderá enfrentar alguns problemas com o touchpad, já que este vem desabilitado por padrão (pelo menos no Fedora 27 LXDE).

 Para resolver isso, o nosso leitor Luís Moreira preparou essa dica rápida ensinando como habilitar/ativar o touchpad no desktop LXDE.

  Tutorial testado no Fedora 27 LXDE, mas pode ser executado em qualquer distribuição Linux com o ambiente LXDE.

Como habilitar o touchpad no Linux

Vamos começar abrindo um terminal e executando o comando abaixo para listar os dispositivos de entrada do seu notebook/netbook:

xinput list

 Na lista que será exibida você deve procurar a linha que corresponde ao seu touchpad (que pode ser diferente dependendo do tipo de dispositivo da máquina).

 Exemplos:

AlpsPS/2 ALPS GlidePoint           id=12   [slave pointer (2)]
 Ou:
SynPS/2 Synaptics TouchPad         id=11   [slave pointer(2)]

 Identificada a linha, utilizamos (neste exemplo) o "id=12" e digitamos:

xinput list-props 12

 Na lista resultante procuramos a seguinte linha:

libinput Tapping Enabled (309):  0

 Essa linha indica que o Tapping está desativado, pois tem o código "0". Não adianta apenas ativá-lo, pois no próximo arranque ele voltará a ser desativado.

 Para isso, teremos de fazer com que seja ativado sempre que o LXDE é carregado, introduzindo uma linha de código no arquivo .bash_profile (presente na sua pasta pessoal) para que seja executado no arranque.
 Você pode utilizar o Leafpad para editar este arquivo, mas, neste caso, vamos utilizar o nano executando o comando:

nano .bash_profile

 E acrescentamos uma nova linha onde indicamos o ID do touchpad "12", o ID do tapping "309" e o código "1" para ativação:

xinput set-prop 12 309 1

 Depois, pressione Ctrl + O para salvar o arquivo, Enter para confirmar e Ctrl + X para sair do nano.

 E está pronto! Sempre que iniciar o seu sistema com LXDE o toque no pad do portátil está ativado.

 NOTA: No caso de ligarmos um rato (mouse) USB ao portátil, estes "IDs" serão alterados. Neste caso, deve ser seguido o mesmo procedimento, adicionando mais uma linha ao arquivo .bash_profile com os novos "IDs". Assim fica a funcionar nas duas situações, com ou sem um mouse USB conectado.


 Gostaria de agradecer novamente ao Luís Moreira por nos enviar este tutorial, tenho certeza que será muito útil para todos que passarem por este problema! Se você você também tem alguma dica e quer que ela seja publicada aqui no Blog Opção Linux (não vale copiar conteúdo de outros sites/blogs), entre em contato conosco através deste formulário.


 Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ok?!

 Obrigado pela visita e até +!

Próximo
Este é o artigo mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga
Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.


  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: